137ª Edição - Ano VI
De 19 a 25 de setembro/2011
 

  Faculdade da Terceira Idade Univap
O Resultado do I Concurso de Fotografia: “São José Florida”


 
 
 
Foto Vencedora, de Ana Cecy de Morisson Valeriano
Em continuidade as atividades comemorativas do 20º aniversário de criação da Faculdade da Terceira Idade Univap, a coordenadoria promoveu o 1º Concurso de Fotografia − "São José Florida".
O resultado das melhores fotografias participantes do concurso foi revelado no dia 19 de setembro, às 14h, no evento “Primavera da Univap − Tarde Cultural”, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, com a presença de alunos, familiares, e de Misses e Mister da Faculdade da Terceira Idade Univap 2011, Cristina de Paiva, Aldemir Poli, Jupira Maria, Armando Yutaka, além de outros convidados.
A Tarde Cultural teve início com a apresentação do Coral Viva Voz, sob a regência da Maestrina Veridiana Santos Porto de Araújo que executou quatro canções.
O concurso voltado aos alunos matriculados na Faculdade sob o tema: “São José Florida”, foi uma oportunidade para que os estudantes da Terceira Idade pudessem explorar o seu lado artístico e apresentar por intermédio da fotografia o seu olhar sobre a paisagem do município.
Participaram da comissão julgadora os funcionários da Universidade, o biólogo-pesquisador, escritor e desenhista naturalista, Prof. Dr. Frederico Lencioni Neto, o fotógrafo, Prof. M.e Veriano Takuji Miúra e a jornalista Sylvia Leds, que selecionaram as cinco melhores fotografias.

Exposição das fotos de todos os
participantes
 
A Coordenadora Pedagógica da
FTI, Profª M.ª Débora W. de
Oliveira, na abertura do evento
 
Apresentação do Coral

Neste evento também foram apresentadas algumas palestras sobre a fotografia, arte e literatura com a participação do Prof. Frederico Lencioni Neto, natural de Jacareí - Biólogo pela Universidade de Mogi das Cruzes, em 1969; professor aposentado pelo Estado, pintor naturalista e docente da Univap há mais de 20 anos; Silvinha Simões, Pedagoga, escritora, poetisa e contista com Pós-graduação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, Especialista em Linguística e membro da Academia Taubateana de Letras e da Academia Valeparaibana de Letras; Márcio Carneiro, artista plástico, programador neurolingístico, graduado em Educação Física e Pós-graduado em Treinamento Desportivo, Fisiologia e Arte do Desenvolvimento do Ser Humano, mestrando em Psicologia Artística, com especialidade em atividades para Terceira Idade. Atua também como membro das Academias Valeparaibana de Letras e Boituvense de Letras e Artes.

Vista parcial do público presente
ao evento no Teatro Univap
 
O Prof. Lencioni durante a sua
palestra sobre aves, plantas e
insetos
 
A Profª Silvinha Simões fala sobre
literatura

As cinco fotos selecionadas como as melhores inscritas no 1º Concurso de Fotografia da Faculdade da Terceira Idade retrataram as belas paisagens de São José dos Campos e foram assim classificadas:

Classificação
Autora da Foto
Título
Curso
1º lugar
Ana Cecy de Morisson Valeriano
O Ipê Branco I
Ceati D - Sempre Viva
2º lugar
Helena Luiza Oliveira do Carmo
Enfeita São José
Ceati B - Ciranda
3º lugar
Lindalva Monteiro Mendes
Amarelo Chão
Ceati D - Sempre Viva
4º lugar
Vera Lúcia Lozano
Já é primavera no espaço e meu jardim de estrelas floriu sorridente
Ceati B - Ciranda
5º lugar
Maria Bernadete Moura Souza
O amor prevalece
Ceati B - Ciranda

O Projeto da Faculdade da Terceira Idade Univap em São José dos Campos é direcionado para pessoas com idade a partir de 45 anos. Na Faculdade são oferecidos dois cursos distintos: o CEAC (Curso de Extensão e Atualização Cultural) para iniciantes e o CEATI (Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade) para os alunos veteranos. Os cursos são ministrados com disciplinas que envolvem a psicologia, conhecimentos gerais, direito e cidadania, português e literatura, atualidades, gerontologia, linguagem e cultura, qualidade de vida, entre outras, além de oficinas de francês, espanhol, de expressão artística e corporal, tais como a dança, o teatro, a pintura em tela, modelo e manequim, artesanato, coral e outras atividades sócio-culturais.

O artista plástico Márcio Carneiro
explica a importância da arte
 
A Profª Drª Elizabeth Liberato,
Coordenadora Geral da FTI e Ana
Cecy, que obteve o 1º lugar no
Concurso
 
As autoras das cinco (5) melhores
fotografias

Atualmente a Univap mantém a Faculdade da Terceira Idade em São José dos Campos no prédio da Faculdade de Direito, no Campus Centro; em Caçapava, no Centro de Convivência Viva Vida e em Campos do Jordão, no Campus Platanus.

 
 

<< Voltar