137ª Edição - Ano VI
De 19 a 25 de setembro/2011
 

  Alunos da Univap no Estágio Universitário Aeromóvel
12ª Brigada de Infantaria Leve


 
 
 
Solenidade de recepção
Os alunos da Univap cumpriram todas as tarefas programadas na 3ª edição do Estágio de Liderança para Universitários (Projeto: Estágio Universitário Aeromóvel), ocorrido nos dias 8 e 9 de setembro, dentro das comemorações da Semana da Pátria.
Organizado pela 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), o Estágio contou com a participação de 160 universitários de cinco Universidades da região. Da Univap, 31 alunos (16 moças e 15 rapazes) de diversos cursos de graduação e campi, acompanhados pelo Prof. M.e João Batista do Prado Júnior (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação) e pelo Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro (Faculdade de Engenharias Arquitetura e Urbanismo) cumpriram durante 42 horas ininterruptas as atividades programadas.
Na solenidade de abertura o General-de-Brigada Carlos César Araújo Lima, Comandante da 12ª Brigada, idealizador e coordenador do referido Projeto ministrou uma palestra sobre liderança e falou sobre as atividades que seriam desenvolvidas nos dois dias subseqüentes, no Campo de Instrução de Técnicas Especiais (CITE) e no Forte Ipiranga.
A demonstração da pista de combate em localidade; pista de orientação; tiro com fuzil de ar-comprimido; competição cabo-de-guerra; equitação; execução da pista de obstáculos; corrida de blindados e remo-de-guerra foram atividades diurnas desenvolvidas pelos universitários divididos em quatro equipes: Azul, Amarela, Verde e Vermelha.

Palestra de abertura
 
Demonstração do assalto
aeromóvel
 
Equitação

No período noturno, os participantes cumpriram desafios como: obtenção de fogo por meios improvisados; montagem de barracas; utilização de óculos de visão noturna e simulação de transporte de feridos. Encerrando essas atividades os envolvidos debateram a respeito dos trabalhos realizados e relações com a vida civil/mercado de trabalho, em torno da Fogueira da Liderança, sob a coordenação do General Araújo Lima.
No segundo dia do Estágio Aeromóvel, as equipes receberam a visita do General-de-Exército Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste − sediado na cidade de São Paulo - que presidiu o cerimonial de encerramento das atividades no CITE, entregando medalhas aos destaques individuais.
A solenidade de conclusão do estágio foi presidida pelo comandante da 12ª Brigada e contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Dr. Paulo Antônio Skaf, de representantes das cinco universidades participantes, patrocinadores e de autoridades municipais, além de familiares e amigos dos universitários.

Pista de obstáculos
 
Remo-de-guerra
 
Premiação

Após a formatura foi realizado um coquetel de confraternização com a participação de todos.
Para o General Araújo Lima, a intenção foi dar um treinamento aos universitários para a "guerra" que irão enfrentar no "campo de batalha" do mercado de trabalho, cada dia mais exigente e competitivo.
Pela terceira vez consecutiva o Prof. Alberto representou a Univap na fase de acertos e preparações para a realização do Estágio Universitário Aeromóvel, e também participou como integrante da equipe Azul e o Prof. João Prado, a equipe Vermelha.
Os projetos de extensão os quais a Univap participa nesta área estão na maioria das vezes sob a coordenação geral do Prof. Alberto, tendo em vista a vasta experiência que possui em projetos sociais que envolvem o governo federal, como por exemplo, o Programa Universidade Solidária (UniSol) de 1997 a 2003 e, atualmente, o Projeto Rondon, vinculado ao Ministério da Defesa, desde 2004.

Fontes: Univap e 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)

Saiba mais sobre o Estágio Universitário Aeromóvel, pelo site:
http://www.bdaamv.eb.mil.br

 
 

<< Voltar