141ª Edição - Ano VI
De 17 a 23 de outubro/2011
 

  Inauguração do Observatório de Astronomia e Física Espacial Univap

 
 
 
Vista parcial do Observatório
A Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) e a Universidade do Vale do Paraíba (Univap) inauguraram no último dia 14 de outubro (sexta-feira), às 10h, o Observatório de Astronomia e Física Espacial Univap - Prof. Antonio de Souza Teixeira Júnior, no Campus Urbanova, em São José dos Campos. O Observatório além de equipamentos didático-científicos, como por exemplo, o riômetro (conjunto de antenas destinadas a medir a absorção ionosférica das ondas eletromagnéticas da atmosfera), tem um telescópio refletor de 30 centímetros de diâmetro; três telescópios portáteis de 12,5 cm de diâmetro, totalmente computadorizados, e um telescópio solar. Possui ainda um auditório para 55 pessoas com toda infraestrutura necessária para a realização de palestras e cursos, espaço para exposição de trabalhos e uma área destinada a experimentos didáticos interativos.

O Reitor da Univap, Prof. Baptista, o
homenageado, Prof. Teixeira Júnior e
o Presidente da FVE, Prof. Samuel Costa, no descerramento da placa
 
Inaugurado mais um espaço
para pesquisa na Universidade
 
Palavra do Reitor durante a cerimônia

Construído com apoio financeiro da Fapesp, do CNPq e da FVE/Univap, o Observatório está preparado para realizar pesquisas científicas nas áreas de Física Solar, Interação Sol-Terra e Astronomia, e visa propagar o conhecimento desta ciência junto aos estudantes de escolas públicas e particulares, bem como o público em geral, interessado em conhecer e observar os astros, cometas, eclipses ou chuvas de meteoros.

O economista Roberto Koga cumprimenta o Prof. Teixeira Júnior pela homenagem recebida
 
Um dos telescópios instalados no Observatório
 
Diretores da FVE/Univap e pesquisadores presentes ao evento

AA Presidência da FVE e a Reitoria da Univap prestam uma justa homenagem ao Prof. Teixeira Júnior ao dar o seu nome ao Observatório Univap devido aos seus relevantes serviços prestados desde 1992 às Instituições.

Parte do público presente à inauguração
 
O Eng. Tércio Ueda Yaokiti com as
arquitetas Sandra (projeto de arquitetura) e
Claudilene (projeto de instalações
hidráulicas) da FVE/Univap e o convidado
Roberto Koga

Nascido em São Paulo em 1920, Antonio de Souza Teixeira Júnior é Matemático; Especializado em várias áreas do conhecimento; Pós-Graduado em Física e Doutor em Ciências. Foi professor de Instrumentação para o Ensino da Física na USP/SP (1968/1978); Professor de Física Geral e Diretor da Faculdade Filosofia de Santo André/SP (1968/1978); Vice-Presidente e Presidente da ABIMO − Associação Brasileira da Indústria Médico-odonto-hospitalar (1980/1990); Coordenador Geral da FUNBEC - Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências - São Paulo/SP (1964/1990); Prefeito da Cidade Universitária - USP, acumulando com o cargo de Diretor Executivo do FUNDUSP - Fundo de Construção da USP/SP (1986/1990); Secretário Adjunto e outras funções na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (1990); Diretor da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos - Rio de Janeiro/RJ (1990/1991); Secretário Executivo do MEC − Brasília/DF (1991/1992); Coordenador do GT de Subprograma de Instrumentação - PADCT/MCT − Brasília/DF (1992/1995); Atualmente é Pró-Reitor de Integração Universidade − Sociedade e Vice-Reitor da Univap e muito contribuiu para o crescimento e fortalecimento da Instituição.

 
 

<< Voltar