141ª Edição - Ano IV
De 17 a 23 de outubro/2011
 

  Alunos do Colégio Técnico Univap Villa Branca Participam da Mostratec/RS

 
 
 
Alexandre, Thales, a Profª Valéria e Gustavo
Os alunos Alexandre Alves dos Santos, Gustavo Machado Moura e Thales Lemes dos Santos, do 3º ano do Curso Técnico em Informática, do Colégio Univap Villa Branca, em Jacareí, classificados em 1º lugar na categoria Ciência da Computação na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia − Criatividade e Inovação (Febrace), realizada na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 21 e 25 de março, também foram selecionados para expor seu projeto na Mostra de Ciência e Tecnologia (Mostratec), a ser realizada entre os dias 24 e 28 de outubro, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
Os alunos da Univap idealizaram e desenvolveram o projeto: “Urna Eletrônica com Realidade Aumentada Acessível a Portadores de Necessidades Especiais”que consiste em aumentar a segurança e a eficiência no processo de votação eleitoral. O projeto limita a intervenção no processo de escolha de um candidato e permite ao mesário apenas a fiscalizar se o eleitor com necessidades especiais está cumprindo com as normas impostas no processo de votação. As demais funções de identificação do eleitor passam a serem feitas pela própria urna eletrônica.
Para a construção da urna eletrônica a equipe do projeto desmontou um notebook e fez a remontagem em uma base de acrílico, juntamente com um webcam, um leitor biométrico, um leitor de smart card e um hub USB. Em seguida foi criada e editada a sessão de marcadores impressos nas imagens que representavam os candidatos. A finalização do projeto ocorreu com a instalação dos programas e teste de validação do mesmo junto à introdução de um software de reconhecimento facial, aumentando assim, a segurança do sistema de votação.
Os alunos pela criatividade do projeto, desenvolvido sob a orientação Prof. Esp. Rogério B. de Andrade e pela Coordenadora do Curso, Profª Valéria Fernandes Mendes, receberam o certificado da Intel e um prêmio em dinheiro no valor de duzentos dólares.
A Mostratec, no Rio Grande do Sul, onde os alunos vão apresentar o projeto é um evento realizado pela Fundação Liberato que se destina à apresentação de projetos de pesquisa científica e tecnológica nas diversas áreas do conhecimento humano, desenvolvidos por alunos do ensino médio e da educação profissional de nível técnico, do Brasil e de outros países. O evento proporciona a integração entre as instituições de ensino, pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias.
Patrocinam a Mostratec, a INTEL/ISEF − International Science and Engineering Fair dos Estados Unidos; Milset − Mouvement International Pour le Loisir Scientifique et Technique da França; INEPO; Feiras afiliadas; Ministérios de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil e de países participantes.

 
  << Voltar