119ª Edição - Ano III
De 14 a 20 de março/2011
 

  Artigo
Faculdade da Terceira Idade Univap - 20 Anos


 
 
 
Apresentação do Coral
"Quando idealizamos algo, do mais simples ao mais complexo, nos encontraremos ainda frente ao desconhecido, temos objetivos e metas, conhecemos a realidade que pretendemos abordar ou na qual pretendemos atuar, mas os resultados são uma incógnita.
Evidentemente, nossos esforços serão no sentido de fazer o melhor, buscar resultados e realizações coerentes com o que está sendo proposto, ainda mais quando se trata de uma intervenção que implique lidar e nos envolver com outras pessoas, os sujeitos de nossas ações. Há que se pensar no respeito às individualidades e ao grupo, nos compromissos assumidos tão logo nosso projeto ganhe adesões e se inicie.
Há vinte anos, agosto/1991, a criação da Faculdade da Terceira Idade, na Univap, em São José dos Campos, implicava termos plena consciência do ponto de partida desse projeto que se estenderia no tempo, não se apresentava como mera realização que duraria alguns meses e poucos anos.


Projeto Intergeracional
 
Concursos
 
Sala de Aula

Isto porque estávamos frente a uma questão que deveria merecer, por parte da sociedade, uma atenção cada vez maior, pois naquele momento já se anunciava, pelos estudos e estatísticas, o crescimento da população idosa em nosso país, a exigir ações efetivas para dar conta de uma realidade para a qual muitos, governo, instituições, pessoas, nem sequer desviavam seu olhar ou investiam recursos.
Portanto, a criação da Faculdade da Terceira Idade Univap, em si já correspondia assumir um comprometimento com a realidade social e buscar responder a um desafio, considerando-se ser o 7º projeto implantado até então nas universidades brasileiras. É uma Faculdade intensa; compreende o Curso de Extensão e Atualização Cultural (CEAC) e o Centro de Estudos Avançados para a Terceira Idade (CEATI), onde convivem alunos, professores, coordenadores, estagiários, funcionários, de forma democrática e criativa. Da mesma forma se dá nas cidades de Caçapava e Campos do Jordão.
 
 


Encontro Intergeracional em
Campos do Jordão
 
Sala de Aula (2)
 
Eventos

Falar sobre o Projeto Faculdade da Terceira Idade Univap, na condição de alguém que acompanhou e participa da sua história nesses vinte anos, é uma grande alegria. Na verdade, bastaria fechar os olhos e rememorar: pessoas, acontecimentos, momentos significativos. Tantas lembranças.
Então queremos dizer da Faculdade da Terceira Idade no tom mais emocionado, pois não saberíamos fazê-lo de outra maneira. Realmente, sentimos que o trabalho com idosos exige do profissional essa tarefa maravilhosa de conciliar paixão e lucidez. Uma paixão lúcida, uma lucidez apaixonada, eis uma das missões da Faculdade da Terceira Idade.


Palestras
 
Prevenção de Doenças

Paixão, porque não é possível a sensibilidade, ficar indiferente diante das questões sociais que envolvem as pessoas idosas. Os projetos da vida que nascem, renascem com a maturidade, o idoso discriminado, o idoso e sua família, seu círculo de relações sociais, a convivência entre as gerações, a busca do idoso pelo exercício pleno da cidadania. A proximidade com essas questões trabalhadas no Projeto Faculdade da Terceira Idade Univap comove e impressiona.
A sensibilidade que nasce de tais questões inspira os caminhos trilhados pelo Projeto Faculdade da Terceira Idade Univap ao longo desses vintes anos e isso se vê no aluno que aprende a pensar e refletir o seu cotidiano e as coisas da vida. E em cada profissional que passa por esse projeto, desde o primeiro dia, já se sente a aptidão dos que estão dispostos a lidar com a essência do indivíduo no processo da educação continuada.
 
 


Alunos e Professores da
Faculdade da Terceira Idade de
Campos do Jordão
 
Visita ao Museu Aberto Felícia
Lerner - Campos do Jordão
 
Integração Final de Ano

O Projeto Faculdade da Terceira Idade Univap sempre trouxe em si, desde o seu início, a urgência de ação e o potencial da realização plena do ser humano, que empolga e nos coloca em marcha. E ainda assim é necessário fazer-se lúcido, mas não por estreiteza de limites, não por insensibilidade, mas pelo desejo de alcançar o possível nessa busca por um ideal. Essa lucidez relembra e alerta de quanto esforço, trabalho e dedicação de tantas pessoas, profissionais e voluntários, são necessários para que um projeto social complete vinte anos de existência.
Essa caminhada vem seguindo uma trilha cuja finalidade maior é despertar em cada um a percepção das possibilidades que ele possui de se recriar a cada dia, num processo de aprendizagem constante em que transcende a si mesmo.


Evento: Ano França-Brasil 2009
 
Comemorações do Ano França
Brasil
 
Apresentação de Trabalhos nos
Encontros Intergeracionais
O momento é de celebração do encontro, do agradecimento, de todos por todos; nesse processo de acolhimento mútuo se constituiu um espaço de trocas entre pessoas que se deixaram encantar e se permitiram encantar uns aos outros, criando momentos de magia, para a vida acontecer em sua plenitude.


Atividades em Campos do Jordão
 
Coral

O resultado do trabalho desenvolvido pelo Projeto Faculdade da Terceira Idade Univap tem alcançado seus objetivos de atualização cultural e reinserção social das pessoas da 3ª. Idade. Mais importante é percebermos que estamos tendo a oportunidade privilegiada de agregar pessoas acima de 45 anos, e nas faixas etárias de 50, 60, 70, 80 anos e mais, e com elas compartilhar nossas experiências, juntarmos num mesmo espaço a convivência do dia-a-dia, a alegria de estarmos juntas e dividir nossas expectativas e realizações.

 
 


Público - Aula Inaugural em 2011
 
Faculdade recebe a visita do Coral
Alvorada
 
Entrega de Certificados

Vinte anos da Faculdade da Terceira Idade Univap representam 20 anos de vida, de aprendizado, de encontros concretizados, de saudades e reencontros, de sorrisos trocados nos muitos dias em que tivemos a especial regalia de cruzarmos nossos caminhos e construir juntos vivências, vínculos e pontes que nos ligam a uma história plena de sentimentos e emoções, que nos faz acreditar nas coisas boas que fizemos acontecer e ainda podemos criar.

Parabéns a todos."

Equipe da Faculdade da Terceira Idade Univap
Elizabeth Moraes Liberato
Débora Wilza de Oliveira Guedes
Mariangela Faggionato dos Santos

 
 
<< Voltar