119ª Edição - Ano III
De 14 a 20 de março/2011
 

  Concessão de Bolsas Integrais de Estudo
Prefeitura Municipal de São José dos Campos e Univap


 
 
 
Alunos da Univap, ingressantes e veteranos da
parceria: Prefeitura e Univap
A Pró-Reitoria de Projetos e Ação Social da Univap e a Coordenadoria do Programa São José Universitária da Prefeitura Municipal, realizaram no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova , dia 16 de março, a partir das 19h, um encontro com todos os alunos da Universidade contemplados com bolsas integrais de estudo para 2011.
As bolsas de estudo são custeadas na proporção de 50% (cinquenta por cento) pela Prefeitura e 50% (cinquenta por cento) pela Univap.
No total foram concedidas 124 bolsas, sendo 115 renovadas e 9 para ingressantes do primeiro período semestral.

Para ter direito a concorrer a este benefício foram estabelecidos critérios de aproveitamento escolar e da apresentação de documentos comprobatórios sobre a situação sócioeconômica, analisados pelo Grupo Especial de Trabalho com representantes da Prefeitura e da Univap.
Do total de bolsas remanescentes concedidas em 2011, 60% foram destinadas para ingressantes e 40% aos veteranos.

 
A Pró-Reitora de Projetos e Ação
Social da Univap
Para a Pró-Reitora de Projetos e Ação Social da Univap, Maria Helena Beolchi Rios Ribeiro, esta parceria é extremamente importante e tem possibilitado que nossos munícipes estudantes possam seguir adiante, num curso de graduação, com seus projetos pessoais e profissionais. “Trata-se de um trabalho minucioso e de extrema responsabilidade, pois todas as informações têm que ser averiguadas para que possamos atender o máximo de candidatos possíveis. Gostaríamos de poder atender mais e até mesmo ampliar esta parceria que deu certo e tem beneficiado dezenas de cidadãos município que darão a sua contribuição, como futuros profissionais, para a modernização do município”.

 
 
 
A Coordenadora do Programa São
José Universitária da Prefeitura
Municipal
Já a Coordenadora do Programa São José Universitária, Gisele Moreira Martins da Conceição, que complementa inclusive as considerações da Pró-Reitora da Univap, enfatiza que este Programa de Bolsas de Estudo exerce um papel fundamental no município, pois dá oportunidade do munícipe ingressar numa universidade conceituada como a Univap e realizar o curso de graduação de seus sonhos. Também favorece o processo de disseminação da cultura do conhecimento e consequentemente, a inserção e qualificação destes profissionais no mercado de trabalho. “É um referencial de programa, pois visa à formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade, nos aspectos pessoais e profissionais. Ser cidadão é participar da sua comunidade. As vagas oferecidas são destinadas a todos os cursos, possibilitando aos candidatos interessados participarem do Programa. Portanto, trata-se de um compromisso social assumido pela Prefeitura e Univap, com vistas à qualidade de vida da população joseense. O conhecimento é o maior tesouro que uma pessoa possui e que deve ser partilhado para o bem de todos que os rodeia. E esta parceria entre a Prefeitura e a Univap vem consolidar este princípio”.

Depoimentos dos Beneficiados:

Suzana Carla Inês de Oliveira Faria, 24 anos
Curso de Direito – Faculdade de Direito
Categoria: Ingressante

“A parceria entre a Prefeitura e a Univap é uma excelente oportunidade para quem quer estudar e não tem condições financeiras para pagar uma faculdade e um ótimo incentivo para aqueles que já estão cursando, porque para que possam permanecer têm que se esforçar e não deixar de atingir a média exigida. Estou extremamente feliz, porque adoro a área do direito e já tive aulas com o Prof. Aquino, um show a parte”.


Suellen Alves Cursino, 27 anos
Curso de Nutrição – Faculdade de Ciências da Saúde
Categoria: Veterana – 5º período semestral

“Se não fosse por esta parceria entre a Prefeitura e a Univap eu não estaria aqui, porque não tenho condições financeiras para arcar com tamanha despesa. Minha dedicação é imensa porque preciso terminar a faculdade e espero realmente que as instituições renovem este convênio para que eu possa concluir o meu curso e que este benefício seja estendido a outras pessoas. Por outro lado a Universidade oferece uma ótima infraestrutura na área, acredito até que seja a melhor da região”.


Nigel Roderick Messmer, 33 anos
Curso: Engenharia de Materiais – Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo
Categoria: Ingressante – 3º período semestral

“Perdi meu emprego em 2010 e entrei com o pedido de concessão de bolsa de estudo para poder continuar meus estudos. Entendo que esta parceria é visionária, porque o caminho para aumentar a riqueza humana do país é a educação. Com essa possibilidade de concluir o curso pretendo no futuro trabalhar em prol das pessoas que utilizam lixões como meio de vida. Minha ideia é orientá-las de como utilizar esses resíduos em condições mais adequadas”.



 
 
<< Voltar