128ª Edição - Ano III
De 9 a 15 de maio/2011
 

  II Encontro do Dia Nacional da Matemática na Univap

 
 
 
Alunos do curso de Matemática da Faculdade de Educação e Artes (FEA), com apoio da coordenação, começou a realizar o ano passado Encontros para celebrar o Dia Nacional da Matemática. Essa data comemorativa foi criada por intermédio do Projeto de Lei nº 3.482/2004, aprovado por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura, que elegeu o dia 6 de maio, para celebrar o Dia da Matemática, tendo como referência o nascimento do matemático e escritor brasileiro Júlio Cesar de Melo e Souza (1895–1974), mais conhecido pelo pseudônimo de Malba Tahan.
O evento este ano, realizado no Campus Aquarius, onde está instalada a FEA da Univap, foi organizado pelas alunas Francele Ribeiro de Oliveira Silva e Rita de Cássia de Souza Viana, do 7º período semestral do curso de Matemática.
A realização de palestra e mesa redonda fez parte da programação do II Encontro, prestigiado por profissionais da área, alunos e ex-alunos da Univap. A palestra Profissão Professor, foi proferida pela Profª Sandra Helena Lima, que possui mais de vinte anos de docência na área da matemática junto à Rede Pública de Educação. Já a mesa redonda que discutiu o tema: “O que acontece atrás da porta?”, contou com a participação da Profª MSc. Elisângela Pavanello Rodrigues dos Santos (mediadora) e dos e ex-alunos, Priscila Freitas Lemes (aluna de doutorado em Física e Astronomia da Univap), Prof. Marcos Roberto Felipe (Docente do Colégio Técnico Univap Villa Branca – Jacareí), e Profª Bruna Gabriela Siqueira (Docente da EE Prof. George Summer – Distrito de São Francisco Xavier).

 

O Projeto que homenageia o professor de matemática, educador e escritor, encontra-se desde 2008, na Comissão de Constituição e Justiça, para homologação final. Malba Tahan,extremamente criativo, adorava elaborar enigmas na sala de aula para iniciar suas explicações. Autor de inúmeras obras literárias, dentre elas O Homem que Calculava. Suas histórias eram sobre aventuras misteriosas, com beduínos, xeiques, magos, princesas e sultões.

 
<< Voltar