133ª Edição - Ano VI
De 8 a 14 de agostol/2011
 

  Simpósio Nacional de Educação em Astronomia - SNEA

 
 
 
Entre os dias 28 e 30 de julho, foi realizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), o I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA).
O Simpósio foi idealizado durante as discussões no Ano Internacional da Astronomia em 2009 (AIA-2009), que partiu do pressuposto de que o ensino de Astronomia deveria ser visto e apoiar-se em três pilares: a formação (inicial e continuada) de professores para o ensino fundamental e médio; formação de divulgadores, seja para atuação em meios de comunicação, seja para atuação em espaços não formais de ensino e a formação de pesquisadores trabalhando nas áreas de educação em Astronomia - Stricto Sensu.
Durante a realização do Simpósio, a aluna do curso de Matemática da Faculdade de Educação e Artes (FEA), Francele Ribeiro de Oliveira Silva, apresentou dois trabalhos sobre os resultados do subprojeto Ensino de Física Contextualizado pela Astronomia, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Univap). Sob os títulos: “A astronomia como instrumento contextualizador de conceitos matemáticos no ensino médio” (autoria de Francele Ribeiro de Oliveira Silva e do Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes) e “Subprojeto Pibid-Física da Univap: uma metodologia complementar no ensino não formal de física contextualizado pela Astronomia” (autoria Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes e bolsistas do subprojeto), os trabalhos foram apresentados na forma de painéis e deverão ser publicados na íntegra nos Anais do referido SNEA.
Os trabalhos descrevem as atividades realizadas e os resultados obtidos no subprojeto que tem como base pedagógica os conceitos de interdisciplinaridade e contextualização pautados pela Astronomia.
A realização do subprojeto do Pibid-Física da Univap destaca-se tendo em vista as oficinas e atividades já realizadas e que acabou por se constituir em uma ferramenta adicional na estratégia de modificar a atitude dos alunos, antes agentes passivos e hoje, protagonistas no processo de ensino-aprendizagem.
O Pibid/Univap em execução desde 2010 na Universidade é financiado pela Coordenadoria de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e tem dado excelentes resultados, considerando o fascínio que esta ciência exerce nos alunos.
Este subprojeto é um dos quatro projetos que integram o Pibid da Univap e tem por finalidade proporcionar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.
Estimular a participação das escolas públicas de educação básica para que elas se tornem protagonistas nos processos de formação dos estudantes é outra tarefa da iniciativa do Pibid, mobilizando os docentes como co-formadores de futuros professores.
As atividades e oficinas do subprojeto de Física são realizadas para cerca de 80 alunos das Escolas Estaduais Pedro Mazza e Dr. Pedro Mascarenhas, por uma equipe composta por dois professores-supervisores das escolas estaduais participantes e de nove alunos de graduação da FEA/Univap, além do coordenador geral.

 
 

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