122ª Edição - Ano III
De 4 a 10 de abril/2011
 

  Hóquei sobre Grama e Indoor
Aluno da Univap é Capitão do Time Matias de São José


 
 

 
O aluno Jonel Rodrigues dos Santos, do 7º período semestral (4º ano) do curso de Educação Física, da Faculdade de Educação e Artes (FEA) é jogador e capitão do time de hóquei sobre grama e indoor, em São José dos Campos.
O hóquei sobre a grama foi 'criado' pelos ingleses em finais do século XIX. No Brasil, somente na década de 80 os primeiros atletas federados começaram a ingressar em campeonatos no exterior. Na década seguinte, o Brasil passou a participar regularmente de torneios continentais. Porém, a estréia da primeira seleção brasileira de hóquei sobre a grama aconteceu em Santiago, no Chile, em 1998, quando ocorreu o 5º Campeonato Sul-Americano.
Este esporte é disputado em um campo de grama ou de material sintético de 91m de comprimento por 55m de largura, com dois tempos de 35 minutos. Os jogadores utilizam um bastão, geralmente feito de madeira, que pesa entre 350g e 700g e não pode ultrapassar 5cm de diâmetro. A bola, feita de plástico e cortiça, pesa cerca de 160g e tem diâmetro de 3cm.
Em São José dos Campos, a iniciativa para a criação de um time que representasse o município surgiu na Univap, por intermédio do Prof. MSc. Osvaldo Enrique Cimaschi que estimulou a realização de uma palestra proferida pelo Prof. Carlos Tear, admirador deste esporte, que inclusive organizou uma aula prática demonstrativa.
 
A partir daí, um grupo de amigos criou em 2009, inclusive com a participação de estudantes da Univap, o Matias Hockey Club, cujos treinos são realizados todas as segundas e quintas-feiras, às 19 horas, no Ginásio da Vila Maria, localizado na Praça Nenê Cursino.
Além do treinamento constante, os atletas também realizam trabalhos voluntários por intermédio da escolinha de hóquei Matias Hockey Club, fundada com a finalidade de oferecer às crianças os ensinamentos básicos do referido esporte. As aulas acontecem em geral no mesmo horário dos treinamentos e são ministradas por jogadores do time.
O time de hóquei sobre a grama conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos na concessão de espaços para a realização dos treinos e da Univap que estimula a organização de palestras aos novos ingressantes do curso de Educação Física, para que eles conheçam a modalidade esportiva olímpica, ainda pouco divulgada no Brasil.
O aluno Jonel atualmente é auxiliar técnico do time feminino e já recebeu convite da Confederação Brasileira de Hóquei Sobre a Grama e Indoor, para participar da Seleção Brasileira.

Conheça mais sobre este esporte pelo endereço: www.hoqueisobregrama.com.br
e visite também o site do Mathias Hockey Club: www.matiashockey.wordpress.com

 
 

<< Voltar