147ª Edição - Ano IV
De 05 a 11 de dezembro/2011
 

  Univap Debate a Criação da Região Metropolitana
Perspectivas de Planejamento Urbano e Regional


 
 
 
Entrada principal do auditório no Ceplade − Campus
Urbanova
A Univap por meio do Programa de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional realizou dia 1º de dezembro, o III Seminário em Planejamento Urbano e Regional, que este ano debateu a criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
O debate aconteceu no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, com a presença da Srª. Diana Meirelles da Motta, Diretora de Gestão de Projetos, da Empresa Paulista de Desenvolvimento Metropolitano (Emplasa); Prof. Dr. Jeroen Johannes Klink, da Universidade Federal do ABC/São Paulo; Prof. Dr. Pedro Dimitrov, do Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo; Prof. Dr. Roberto Luiz do Carmo, do Núcleo de Estudos de População da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Profª. Drª. Ermínia Maricato, Docente Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), além de toda equipe de pesquisadores em Planejamento e Regional do Programa de Pós-Graduação da Univap.
O evento aberto ao público contou com a presença de aproximadamente 90 pessoas que se inscreveram pelo site e que receberão certificado de participação.


 
 
 

  Parceria: Univap e Prefeitura de Campos do Jordão
Núcleo de Preservação de Fontes Históricas Locais e Regionais


 
 
A Prefeitura Municipal de Campos do Jordão e a Univap inauguraram dia 1º de dezembro, às 11 horas, a nova sede do Núcleo de Preservação de Fontes Históricas Locais e Regionais − NUPHIR - em Campos do Jordão.
A cerimônia foi realizada no Auditório da Univap no Campus Platanus, com a presença da Prefeita de Campos do Jordão, Drª Ana Cristina Machado Cesar; do Reitor da Univap, Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior; representando o Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), Prof. Me. Samuel Roberto Ximenes Costa, a Pró-Reitora de Assuntos Jurídicos, Drª Maria Cristina Goulart Pupio; o Coordenador do NUPHIR, Prof. Dr. José Eduardo Marques Mauro; do Secretário Municipal da Administração, Dr. Danilo Rezende; da Secretária Municipal da Cultura, Profª Flávia Centofante Guimarães; da Presidente da Associação dos Arquivistas de São Paulo, Profª Ana Célia Navarro de Andrade; representando a Diretora do Centro de Documentação da PUC/CEDIC, Profª Drª Heloísa Cruz; a Profª Drª Viviane Tessitore, entre outras autoridades da Prefeitura, da Câmara Municipal de Campos do Jordão e da FVE/Univap.

O Prof. Dr. José Eduardo explica de que
forma funcionará o Núcleo
 
Apresentação do Coral da Terceira Idade
da Univap

Após a cerimônia na Universidade, os convidados seguiram para a solenidade de inauguração e visita às instalações da sede do NUPHIR, localizada na Vila Santo Antônio, onde puderam assistir à apresentação do Coral da Faculdade da Terceira Idade da Univap.
O Núcleo tem por objetivo a preservação de fontes históricas escritas e orais relacionadas com a História do Município de Campos do Jordão, sua inserção no Vale do Paraíba, e no conjunto da História de São Paulo e do Brasil.
Para realização deste trabalho foi firmado um acordo de cooperação técnico-científico e de pesquisa entre a Univap e a Prefeitura Municipal, por intermédio das Secretarias de Administração e Cultura, com a finalidade prioritária de realizar o indispensável Arranjo Arquivístico.

A solenidade de inauguração do NUPHIR
 
Instalações internas com a equipe
responsável pela parceria

Esse Arranjo abrange toda a documentação produzida pelo Poder Executivo, preservando-a, higienizando-a, classificando-a, digitalizando-a e conservando apenas os documentos indispensáveis, de acordo com as normas e leis existentes no Estado de São Paulo, referentes à conservação de Arquivos Públicos.
A execução dessa tarefa conta com a coordenação técnico-científica do NUPHIR, que, por sua vez, é assessorada pela Associação dos Arquivistas de São Paulo, encarregada de efetuar o treinamento dos estagiários; e supervisionada pela Profª Drª Heloísa Liberalli Bellotto, docente aposentada da Universidade de São Paulo (USP) e de Arquivologia na Espanha, portanto, historiadora e arquivista de renome nacional e internacional.
No Arranjo Arquivístico trabalham oito estagiários do Curso de Graduação de História, ministrado pela Univap, como bolsistas contratados pela Prefeitura Municipal, além de uma funcionária do quadro administrativo da Prefeitura. .

Saiba mais sobre o NUPHIR, pelo telefone: (12) 3668-9561

 
 
 

  Festival de Vôlei da Prefeitura é Realizado na Univap
O Atleta Maurício da Seleção Brasileira Prestigia o Evento


 
 
O atleta Maurício, ex-levantador da Seleção Brasileira de Vôlei - campeã dos Jogos Olímpicos de Barcelona e Atenas, esteve domingo, dia 4 de dezembro, no Campus Urbanova da Univap, durante o Festival Pré-mirim e Mirim de Voleibol, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos.
Na Universidade, o atleta, a comitiva da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e o Gerente de Relacionamento do Banco do Brasil, Jauro Reis de Miranda Araújo, foram recebidos pela coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA), Profª Drª Silvia Regina Ribeiro, pelo Prof. Me. Osvaldo Enrique Cimaschi e pela funcionária, Silvia Cury.

 

O evento contou com a participação de 350 alunos de 13 unidades esportivas mantidas pela Secretaria de Esportes e Lazer e foi realizado na quadra coberta da Univap, a partir das 9h.
Durante o evento, Maurício falou sobre sua trajetória no esporte, os benefícios físicos, psíquicos e sociais adquiridos com a prática esportiva, além de explicar os projetos esportivos que vem desenvolvendo. O atleta é um dos “Embaixadores do Esporte”, uma iniciativa do Banco do Brasil de integrar grandes nomes do esporte brasileiro aos eventos realizados em todas as regiões do País, como forma de incentivar novos talentos e também a prática de atividades físicas.

 

O festival tem como objetivo oferecer aos alunos iniciantes e intermediários das escolinhas de esportes a oportunidade de aplicar os fundamentos adquiridos nas aulas e promover a integração entre as diversas unidades. As equipes do Pré-mirim e Mirim são compostas por crianças entre 10 e 14 anos.
A Prefeitura realiza atividades esportivas em 55 unidades da cidade, em 32 modalidades. Atualmente, 611 alunos participam das aulas regulares de iniciação esportiva em voleibol nas regiões Norte, Leste, Sudeste, Sul e Centro.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Esportes e Lazer/PMSJC

 
 
 

  Faculdade da Terceira Idade
Formatura e Show de Encerramento do Ano Letivo


 
 
A Faculdade da Terceira Idade Univap, no encerramento das atividades do ano letivo, realizou a formatura dos concluintes do Curso de Extensão e Atualização Cultural (CEAC), dia 25 de novembro, cuja festividade teve início no dia 24, com a celebração de uma missa na Catedral São Dimas.

 


 

Os formandos do CEAC aprofundaram seus conhecimentos por intermédio das disciplinas de Conhecimentos Gerais, Direito e Cidadania, Psicologia, História, Qualidade de Vida, Gerontologia, Português e Literatura, entre muitas outras atividades. No dia 28, a partir das 19h, o show de encerramento, sob o tema: A História de Natal, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, foi organizado por professores e alunos das oficinas de expressões sensíveis que envolvem a dança, a música, a poesia e a encenação.

 
 
 

  Festa de Natal no Centro de Práticas Supervisionadas

 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), no encerramento das atividades do ano, organizou no dia 6 de dezembro, no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) no Campus Urbanova, uma festa de confraternização entre pacientes, acompanhantes, alunos, professores e funcionários.

   

Além das guloseimas servidas a todos, cada paciente adotado por um aluno dos diversos cursos da Faculdade, recebeu um presente e todos os participantes da festa natalina puderam assistir à apresentação do coral da Faculdade da Terceira Idade Univap, que abrilhantou ainda mais o encerramento de mais um ano letivo.

 
 
 

  Advento na Capela

 
 
 
Apresentação da Orquestra Sinfônica na Capela Nossa
Senhora do Amor da Univap, em 2010
A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em parceria com a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura e com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap, apresentou no último dia 7 de dezembro, na Capela Nossa Senhora do Amor, no Campus Urbanova, o concerto barroco “Advento na Capela”
O programa com peças de Antonio Vivaldi, Arcângelo Coreli, Alessandro Scarlatti e J. S. Bach, de escolha do maestro e regente Marcelo Stasi, contou com a participação especial como solista, da soprano, Elisabete Almeida.
Uma primeira apresentação do concerto barroco Advento na Capela foi realizada dia 5, na Capela Sagrado Coração de Jesus, no Parque Vicentina Aranha.


 
 
 

  Câncer de Mama
Palestra no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas


 
 
Genes Principais de Predisposição na Síndrome de Câncer de Mama-Colorretal, foi o tema da palestra proferida dia 28 de novembro, pela Profª Drª Silvia Regina Rogatto, docente titular da Unesp/Botucatu e membro do Hospital do Câncer A.C. Camargo, para os alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap.
O convite foi feito pela Profª Drª Renata Canevari, que também atua como pesquisadora do Laboratório de Espectroscopia Vibracional Biomédica (LEVB) no IP&D.
A Drª Silvia é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 1B. Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP (1982), Mestrado (1986) e Doutorado (1990) em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP (1986) e Pós-Doutorado pela University of Toronto-Canadá.

Drª Silvia durante a palestra no IP&D
 
Vista parcial do Auditório

Além de docente da Unesp/Botucatu, também atua como pesquisadora da Fundação Antônio Prudente. Tem vasta experiência na área de Genética Humana e Molecular utilizando métodos de análise de expressão gênica em larga escala e genômicos (CGH array, epigenômica) com o objetivo de identificar marcadores moleculares diagnósticos, prognósticos e de resposta a terapia de cânceres humanos incluindo tumores de cabeça e pescoço, de mama e leiomiomas uterinos. Recebeu o certificado de mérito internacional conferido pelo International Research Promotion Council como "Eminent Scientist of the Year 2006 in Cancer Research and Molecular Carcinogenesis".

 
 
 

  Confraternização do Ensino Médio
Colégios Urbanova e Aquarius


 
 
Os professores Kelly Karina Perez Bento (Educação Física), Rodolfo Benedito dos Santos (História) e Marcos Antônio Villas Boas (Filosofia), propuseram e realizaram, dia 25 de novembro, uma festa de confraternização no Campo de Futebol do Campus Urbanova, entre os alunos dos Colégios da Univap, das Unidades Urbanova e Aquarius.

   

Os alunos tiveram a oportunidade de interagir de modo descontraído, em contato com a natureza e fora da rotina escolar. As atividades envolveram várias modalidades esportivas, dentre elas, o jogo de futebol, voleibol, pinp-pong, animadas com música e Piquenique.

 
 
 

  Ação Social no Asilo Recanto São João de Deus - Pio XII

 
 
Os alunos dos 2º e 4º períodos semestrais (1º e 2º anos) do curso de Administração da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), participaram do projeto: Ação Social - Asilo Recanto São João de Deus - Pio XII, proposto pela Profª Mª . Márcia Oliveira e Profª Mª . Evanize Visigalli, que contou também com o apoio do coordenador do curso, Prof. Me. João Batista do Prado Júnior. A atividade extracurricular possibilita que os alunos coloquem em prática alguns conceitos aprendidos em sala de aula, como por exemplo, como planejar, controlar e executar uma ação administrativa de caráter sócioeducativo.

   

As primeiras tarefas desenvolvidas pelos alunos envolveram a arrecadação de fraldas geriátricas, posteriormente doadas à Instituição, coleta de presentes e guloseimas para o lanche. A ação social foi realizada no dia 10 de dezembro, no período da tarde, quando foi servido um lanche, apresentação de música e dança e a distribuição de presentes.

 
 
 

  Prova do Processo Seletivo
Colégio Univap Urbanova Ensino Médio Integral Gratuito


 
 
 
A FVE/Univap realizou dia 27 de novembro, das 9h às 12h30, a prova do Processo Seletivo para 40 vagas gratuitas no Colégio Univap Urbanova - Ensino Médio Integral. No total 522 candidatos fizeram a inscrição via internet pelo site da Univap para participar da referida prova, sendo 109 aprovados e classificados com as melhores notas. O curso tem como principal objetivo oferecer uma educação para que seus alunos sejam cidadãos bem informados, motivados e capazes de pensar criticamente. Por meio de estudos supervisionados, orientados por professores qualificados e com apoio da excelente infraestrutura do Campus Urbanova, os alunos selecionados serão capacitados e estarão aptos a se integrarem de forma harmônica e contributiva na sociedade. Para participar do Processo de Seleção o candidato para ter direito a bolsa integral de estudos teve que comprovar a conclusão o Ensino Fundamental ou estar matriculado, em 2011, na 8ª série (ou 9º ano); ter nascido após 31 de dezembro de 1995 e possuir a renda familiar, por pessoa, não superior a um salário mínimo e meio. A referida renda (por pessoa) é calculada somando-se a renda bruta dos componentes do grupo familiar e dividindo-se pelo número de pessoas que formam este grupo. O conteúdo da prova aplicada envolveu conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática e Redação.

 

Para participar do Processo de Seleção o candidato para ter direito a bolsa integral de estudos teve que comprovar a conclusão o Ensino Fundamental ou estar matriculado, em 2011, na 8ª série (ou 9º ano); ter nascido após 31 de dezembro de 1995 e possuir a renda familiar, por pessoa, não superior a um salário mínimo e meio. A referida renda (por pessoa) é calculada somando-se a renda bruta dos componentes do grupo familiar e dividindo-se pelo número de pessoas que formam este grupo. O conteúdo da prova aplicada envolveu conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática e Redação.

 
 
 

  Ginástica Artística
Apresentações de Exercícios de Solo


 
 
No encerramento do ano letivo, alunos do 2º período semestral (1º ano) matutino, do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA), realizaram no dia 9 de dezembro, por intermédio da disciplina Ginástica Artística, sob a responsabilidade da Profª Mª. Paula da Matta, apresentações de exercícios de solo.

   

A prática dos exercícios favorece o desenvolvimento das capacidades perceptivas e coordenativas dos alunos, por meio dos diferentes posicionamentos do corpo no espaço, trabalhando a consciência corporal e a criatividade.
Os elementos ginásticos desenvolvidos ao longo do semestre estimulam a flexibilidade do corpo, da força, dos movimentos acrobáticos e da dança.

 
 
 

  Natal Solidário Ano 2011: Parque Tecnológico Univap e Empresas Parceiras
Solidariedade às crianças atendidas pela Creche Nica Veneziani


 
 
O Parque Tecnológico Univap realizou dia 8 de dezembro a festa de entrega dos presentes da campanha Natal Solidário 2011, recebendo em suas instalações crianças atendidas pela Obra Social e Assistencial Madre Tereza de Jesus Eucarístico (Creche Nica Veneziani). A festa envolveu a distribuição de lanche às crianças e chegada do Papai Noel com entrega dos presentes.
No total, 146 crianças receberam vestuário completo, calçado, brinquedo (bola e luva de futebol de campo para os meninos e grande urso de pelúcia para as meninas), caixa de chocolate e panetone.

   

Esta é a sexta festa natalina que o Parque Tecnológico Univap organiza em conjunto com suas Empresas Parceiras em prol da Obra Social e Assistencial Madre Tereza de Jesus Eucarístico (Creche Nica Veneziani). É um trabalho realizado a várias mãos ao final de cada ano. A empresa Orbisat lançou a ideia ao instalar-se no edifício no ano de 2006, e a direção geral do Parque Tecnológico Univap abraçou a causa.

   

A Creche Nica Veneziani que está localizada na Vila São Geraldo, em São José dos Campos, foi fundada em 28 de março de 1987 e tem por finalidade principal amparar pessoas carentes de recursos financeiros, proporcionando-lhes o indispensável suporte físico, educacional, social, psicológico e espiritual.

 
 
 

  Publicação de Artigos em Livro na Universidade de Portugal

 
 
 
As professoras e pesquisadoras Mariângela, Elizabeth
e Débora
As pesquisadoras e docentes do curso de Especialização em Gerontologia e Família, do Curso de Serviço Social e da Faculdade da Terceira Idade Univap, Elizabeth Liberato, Mariângela Faggionato e Débora Guedes, docente da disciplina de Gerontologia no Curso de Serviço Social e Coordenadora Pedagógica da Faculdade da Terceira Idade de São José dos Campos, publicaram no Livro Pedagogia e Psicologia Positiva − Interações em Educação e Saúde, da Universidade Escola Superior de Educação, em Santarém/Portugal, pela Editora Livpsic, dois artigos intitulados: Faculdade da 3ª Idade: a Educação Continuada e o processo de construção da cidadania do idoso e Memória: território de lembranças. O convite para participação no livro se deu por intermédio do Prof. Dr. Maurício Alves, da Faculdade de Direito da Univap, que esteve em Portugal, na Universidade ESE, em contato direto com a Profª Drª Sonia Alexandre Galinha, que manifestou o interesse no envio de artigos relacionados à Gerontologia, para posterior publicação.

 
 
 
  Mestrado e Doutorado na Univap
Inscrições Abertas para o Processo Seletivo − 1º Semestre de 2012


 
 


A Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) que oferece atualmente quatro cursos de Mestrado e dois de Doutorado, todos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), está com as inscrições abertas no período de 7 de novembro de 2011 a 31 de janeiro de 2012 para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
No Mestrado estão sendo oferecidos os cursos nas áreas de: Bioengenharia (20 vagas); Engenharia Biomédica (20 vagas); Física e Astronomia (20 vagas); Planejamento Urbano e Regional (20 vagas); Ciências Biológicas (10 Vagas) e de Mestrado Profissional em Processamento de Materiais e Catálise (10) e no Doutorado, nas áreas de Engenharia Biomédica (10 vagas) e de Física e Astronomia (10 vagas).
O Processo Seletivo que será realizado de 1º a 24 de fevereiro de 2012, tem suas variações tendo em vista a especificidade de cada curso, cujas informações detalhadas poderão ser verificadas no site: www.ipd.univap.br/proc_seletivo.php
Para inscrever-se no processo de seleção, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: Formulário de Inscrição fornecido pela secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu, no IP&D ou disponível no final do edital publicado no site da Universidade; cópia do Histórico Escolar de Graduação com graus ou conceitos (oficial); Curriculum Vitae e 2 (duas) cartas de referência de professores doutores. Todos esses documentos deverão estar em um envelope fechado e endereçado à direção do IP&D/Univap.
De acordo com a direção do Instituto, a documentação exigida poderá ser enviada de duas formas: via e-mail à secretaria da Pós-Graduação, no endereço eletrônico ivone@univap.br; ou via agência dos correios, conforme endereço especificado abaixo.
Para ingresso nos Programas de Pós-Graduação haverá procedimentos específicos para cada área do conhecimento, que envolverão a realização de entrevista, análise de curriculum, provas, entre outros.
Os resultados serão publicados no site da Universidade e afixados nos quadros de aviso do IP&D, a partir do dia 27 de fevereiro de 2012, data em que se inicia a efetivação da matrícula dos selecionados junto ao Núcleo de Atendimento ao Estudante − Tudo Aqui − prédio do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, no horário das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira.
As aulas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) terão início no dia 12 de março de 2012, a partir das 14h, nos prédios do IP&D, Campus Urbanova.

Informações:
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu - Sra. Ivone
Telefone: (12) 3947-1129 − E-mail:ivone@univap.br
Endereço: Avenida Shishima Hifumi, 2911 − Campus Urbanova − São José dos Campos − SP − CEP − 12244-000


 
 
 

  Inscrições Abertas - Educação Continuada

 
 

 
 
 

  Inscrições Abertas - Ensino Médio e Técnico

 
 

 
 
 

  Inscrições Abertas - Ensino Fundamental

 
 

 
 
 

  Cartão de Natal - Equipe do Informatívo Diálogo