146ª Edição - Ano IV
De 28 de novembro a 04 de dezembro/2011
 

  Geografia em Foco
Aluno é Destaque na Produção Científica


 
 
 
O aluno Rafael Lúcio, do 8º período semestral (4º ano), do curso de Geografia da Faculdade de Educação e Artes (FEA), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), sob a orientação da Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa, apresentou três trabalhos científicos em importantes Simpósios realizados no Brasil, neste segundo semestre. De 16 a 19 de novembro, participou em Belo Horizonte (MG), do XII Simpósio Nacional de Geografia Urbana, Ciência e Utopia: Por uma Geografia do Possível, com a apresentação do trabalho: Segregação Sócio-Espacial e os Enclaves Fortificados: Tipologias dos Condomínios Horizontais e Loteamentos Fechados da Cidade de São José dos Campos - SP e o Perfil dos Seus Moradores. De 21 a 25 de novembro, na Universidade de São Paulo (SP), participou do 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica, com o trabalho: Segregação Sócio-Espacial e as Tipologias dos Enclaves Fortificados da Cidade de São José dos Campos - SP. De 23 a 25 de novembro, em Brasília (DF), na 2ª Conferência do Desenvolvimento (2ª Code), organizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o trabalho: Enclaves Fortificados:Tipologias dos Condomínios Horizontais e Loteamentos Fechados e Perfil dos seus Moradores na Cidade São José dos Campos, São Paulo. O Ipea financiou para um dos autores do trabalho selecionado pelo comitê científico, as despesas de viagem e hospedagem.


 
 
 

  III Jornada de Fisioterapia da Univap

 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizou dias 17 e 18 de novembro, a III Jornada de Fisioterapia da Univap (Jofisiu), com a finalidade de promover o conhecimento e atualização sobre recursos terapêuticos atuais e promissores.
A cerimônia de abertura realizada dia 17, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, contou com a participação de Marcos Paulo Corrêa e Rony William Pereira, representantes do Vice-Prefeito de São José dos Campos, Dr. Luis Antonio Angelo da Silva, da Profª Drª Fernanda Pupio Lima, presidente do comitê organizador do evento, da diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa, e pelo coordenador do curso de Fisioterapia da FCS, Prof. Dr. Rodrigo Aléxis Lazo Osório. A primeira palestra da III Jornada de Fisioterapia foi proferida pelos funcionários da Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência de São José dos Campos, Marcos Paulo Correa e Rony William Pereira, que falaram sobre a inclusão de pessoas portadoras de deficiência física no município.

A cerimônia de abertura do evento
 
Vista parcial do auditório do Ceplade

A apresentação de trabalhos científicos, minicursos e mesas redondas também fizeram parte da programação.
Também prestigiaram a Jornada, as fisioterapeutas Carmen C. Mota Dutra e Leny Cavalheiro, que proferiram uma palestra sobre o tema: Gestão em fisioterapia hospitalar; o Prof. Me. Alexandre Araújo dos Santos, sobre as Principais aplicações diagnósticas da tomografia e ressonância magnética na neurologia e ortopedia; o fisioterapeuta Bruno de Moraes Prinate, que falou sobre Exercícios Posturais Dinâmicos com Estabilização Central; Profª Átila Araújo Cartaxo, Órteses e próteses; Prof. Dr. Rodrigo Deamo Assis, Atualidades em Neurorreabilitação; Prof. Me. Alexandre Sabbag da Silva, Abordagem fisioterapêutica no pós-operatório do ligamento cruzado anterior, entre outros.

A exposição de trabalhos científicos
 
A empresa Nissan concede prêmios aos alunos

O comitê organizador contou com a parceria das empresas Nissan, Banco Santander, Instituto de Tecnologia em Saúde (ITS) e Instituto de Estudos, pesquisa e reabilitação neuromuscular (VIVAZ,) que patrocinaram o evento.

Trabalhos premiados na III Jornada de Fisioterapia:

Classificação
Título
Obra
Análise do Índice de Estabilidade Após a Utilização de Plataforma Vibratória em Indivíduos Hígidos
Ana Carolina Lacerda Borges, Denise C.N. Montoni, Maria Laís Demétrio Borges, Débora Daisy da Silva, Janaína de Moraes Silva, Mario Oliveira Lima
Efeito do Laser de Baixa Potência em Indivíduos Portadores de Pontos Gatilhos Miofascias e Sua Atuação Sobre a Variabilidade da Frequência Cardíaca
Mariana César Ribeiro dos Reis, Maíra Salles, Maria das Graças Bastos Licurci, Alessandra de Almeida Fagundes
Aplicabilidade da Estimulação Elétrica Neuromuscular no Músculo Agonista de Indivíduos com Sequela de Hemiplegia Espástica: Revisão de Literatura
Djenifer Queiroz de Souza, Izabela dos Santos Mendes, Sergio Takeshi Tatsukawa de Freitas, Mario Oliveira Lima

 
 
 

  Julgamentos Simulados
Sistema Prisional Brasileiro e Cidadania
Caso: assassinato do bandido da luz vermelha


 
 
 
A Faculdade de Direito da Univap realizou de 7 a 22 de novembro, três Julgamentos Simulados sobre o tema: “Sistema Prisional Brasileiro e Cidadania” que apuraram a responsabilidade do Sistema Prisional Brasileiro, no caso do assassinato de João Acácio (conhecido como o bandido da luz vermelha), considerando a postura estatal no processo de ressocialização da vítima sob sua guarda.
Participam das Simulações, cerca de 160 alunos do 2º período semestral (1º ano) que atuaram nas funções de Promotores, Advogados, Juízes e Jurados.
As peças jurídicas foram elaboradas com argumentação contra (Advogados) e a favor (Promotores) do Estado.
Nos três Julgamentos Simulados, cada um com duas sessões, realizados por turmas de alunos dos períodos da manhã e da noite, foram distribuídos em Varas de Execução.
Os Julgamentos foram realizados no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Centro, com os alunos paramentados com becas jurídicas, cujo cenário representou um tribunal real de julgamento.
Os resultados obtidos foram os seguintes:

Vara de Execução
Turma
Votos a Favor
Votos Contra
Matutino
2º CMA
3
4
Noturno
2º CNB
6
1
Noturno
2ºCNA
4
1

Para o diretor da Faculdade de Direito, Prof. Me. Luiz Carlos Andrade de Aquino, os Julgamentos Simulados permitiram ampla discussão sobre o sistema prisional brasileiro e sua atual incapacidade de ressocialização do apenado.
A proposta de realização dos Julgamentos faz parte da disciplina Projeto de Integração Direito e Sociedade II, sob a coordenação dos docentes: Prof. Dr. Antonio Carlos Machado Guimarães, Prof. Dr. Maurício Martins Alves e Prof. Mestre Luiz Carlos Andrade de Aquino, que objetiva oferecer um ensino interdisciplinar com ênfase na relação teoria e prática, favorecendo o aprendizado mais significativo e relevante para o aluno.

 
 
 

  Palestras: Alterações Genéticas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas


 
 
 
A Profª Drª Renata Canevari (IP&D) e as palestrantes
convidadas, Drª Priscila e Profª Me. Sara
Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos de Mestrado por intermédio de palestras com pesquisadores que trabalham na área de biologia molecular do câncer e ao mesmo tempo difundir as pesquisas que estão em desenvolvimento nesta área, a responsável pela disciplina Biologia da Célula Tumoral, Profª Drª Renata de Azevedo Canevari, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, convidou duas pesquisadoras que realizaram palestra no dia 7 de novembro, no auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D).
O IP&D é o setor responsável dentro da Universidade pelos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu que hoje oferece 6 cursos de Mestrado ( Ciências Biológicas; Engenharia Biomédica; Física e Astronomia; Planejamento Urbano e Regional; Mestrado Profissional em Bioengenharia e Mestrado Profissional em Processamento de Materiais e Catálise) e 2 de Doutorado (Engenharia Biomédica; Física e Astronomia). A Profª Me. Sara Martorelli da Silveira, do Hospital do Câncer A.C .Camargo de São Paulo, ministrou a palestra: Diagnóstico Molecular em Sarcomas Pleomórficos e Leiomiossarcomas; e a Drª Priscila Daniele Ramos Cirilo, da Faculdade de Medicina da USP, Rnas Não-Codificantes e Aplicações Clínicas.

Vista parcial do Auditório
 
A Profª Sara, durante a palestra

Os conteúdos de ambas as palestras apresentaram detalhes sobre a análise das alterações genéticas que ocorrem no câncer e como o achado dessas alterações podem possibilitar o descobrimento de marcadores moleculares de diagnóstico, prognóstico e que possam ser utilizados como futuros alvos terapêuticos no tratamento de diversas neoplasias.
Participaram das referidas palestras os alunos de mestrado bem como os estudantes de graduação em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA).

 
 
 

  IV Jornada de Biomedicina da Univap

 
 
O Curso de Biomedicina da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizou de 16 a 19 de novembro, a IV Jornada de Biomedicina da Univap, que este ano trabalhou com o tema: A Biomedicina e Suas Interfaces na Área da Saúde.
A cerimônia de abertura no auditório do Bloco 9, no Campus Urbanova, contou com a participação da Drª Camilla de Lima Patti Hissamura que ministrou a palestra: Lembrar é preciso e dormir é necessário.
O evento técnico-científico direcionado aos alunos e profissionais da área foi organizado com a realização de seis palestras, mesa redonda e três minicursos.

Os coordenadores dos cursos de
Biomedicina e Farmácia
 
Vista parcial do Auditório do Bloco 9, no
Campus Urbanova

A mesa redonda discutiu as diversidades de atuação do profissional biomédico, com a participação de especialistas, Drª Auricélia de Cássia da Silva Batista, Drª Adriana Santarém Ferreira, Drª Heliodora Caetano Rabello, Drª Mônica Aparecida Guerreiro Fernandes e Dr. Wilson de Almeida Siqueira, Vice-Presidente do Conselho Regional de Biomedicina.

A mesa redonda contou com a participação
de especialistas
 
O minicurso sobre o Controle de
Qualidade da Água

Os minicursos Microscopia de Varredura; Controle de Qualidade da Água e Análise Microbiológica de Anaeróbios, inclusos na programação, foram realizados no Núcleo de Estudos Farmacêuticos e Biomédicos da FCS e também no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade e envolveram teorias e práticas, bem como leitura e interpretação de exames.

 
 
 

  Laboratório de Desenvolvimento Urbano e Mudança Climática
1º Seminário Interno


 
 
O Coordenador do Laboratório de Desenvolvimento Urbano e Mudança Climática, Prof. Dr. Leonardo Freire de Mello, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), com objetivo de apresentar as contribuições e os projetos em desenvolvimento pelos estudantes ligados ao laboratório, realizou dia 27 de outubro, o 1º Seminário Interno, com a participação do Prof. Enio Blay, da Empresa Renergia, que ministrou uma palestra sobre energias alternativas.
O Laboratório de Desenvolvimento Urbano e Mudança Climática da Univap foi criado dentro do contexto do projeto temático Fapesp "Urban growth, vulnerability and adaptation: social and ecological dimensions of climate change on the coast of São Paulo" para contribuir com a análise e o entendimento das dimensões humanas dos processos de mudanças ambientais e climáticas sobre as populações residentes no Vale do Paraíba e no Litoral Norte do Estado de São Paulo.

O Dr. Leonardo faz uma explanação geral
sobre o objetivo do Seminário
 
O Prof. Enio cursa atualmente o MBA em
Sustentabilidade da USP

O referido projeto conta com a participação de mais de oitenta pesquisadores de diversas universidades, entre elas, a Univap, Unicamp, a Unifesp e a Ufscar.
Dentro deste contexto, o trabalho que é especialmente desenvolvido no Laboratório, se dá por meio da elaboração de artigos científicos, na participação dos alunos e de pesquisadores em congressos nacionais e internacionais e, na formação de estudantes de diversos cursos de Graduação (Iniciação Científica) e Pós-Graduação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional), concentrados em identificar, analisar e propor soluções que contribuam para a redução da vulnerabilidade das populações em situação de risco, principalmente daquelas mais expostas aos processos e ventos relacionados com as mudanças ambientais globais.

 
 
 

  I Fórum Acadêmico de Atividade Física, Esporte e Saúde

 
 
A coordenadoria do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap em parceria com instituições esportivas e empresas da região realizou dias 18 e 19 de novembro, no Campus Urbanova, em São José dos Campos, o I Fórum Acadêmico de Atividade Física, Esporte e Saúde.
O objetivo do Fórum é criar um espaço para discussões acadêmicas sobre práticas físicas e esportivas emergentes no mercado de trabalho no Vale do Paraíba, além de orientar os alunos a respeito da realização de pesquisas, projetos e docência.
Organizado com a realização de palestras, clínicas e aulas abertas, o evento contou com a participação de renomados profissionais nas diversas modalidades esportivas.

 

A coordenadora do curso, Profª Drª Silvia Ribeiro, ministrou a palestra de abertura do Fórum sobre as perspectivas do mercado de trabalho em Educação Física. Numa explanação bastante ampla e geral, ela falou sobre as diversas possibilidades de trabalho na atualidade, das diferenças entre licenciatura e bacharelado nos cursos de graduação, dos programas de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) e Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), da procura dos governos (municipal, estadual e federal) por bons projetos na área da educação física, dos inúmeros concursos públicos e por fim, da importância dos profissionais de hoje possuírem alguns diferenciais na carreira, como por exemplo, a especialização.
As clínicas propostas no I Fórum Acadêmico de Atividade Física, Esporte e Saúde, envolveram as modalidades de Tênis, Yoga, Natação e Pilates.
O Prof. Esp. José Carlos Pimentel, do Clube Santa Rita e do Tênis Clube São José, ministrou a Clínica de Tênis, demonstrando aos alunos a grande expansão da modalidade na cidade; o trabalho de base; a profissionalização; perspectivas olímpicas do Brasil e metodologias de treinamentos na atualidade.

 

A Profª Esp. Vera Andrade, acompanhada pelos profissionais, Leandro Bomconpagno e Tania Lucci, do Studio Om, apresentaram a Clínica de Yoga; com princípios básicos; atividade física; a utilização da Yoga como técnica alternativa nos esportes; a evolução e o mercado de trabalho na região. Além disso, falaram da vivência prática, dificuldades e perspectivas futuras.
A Clínica de Natação foi ministrada pelo Prof. Esp. Clayton Gomes da Silva, do Minas Tênis Clube, que apresentou a modalidade enquanto esporte de rendimento na região do Vale do Paraíba; o trabalho de base e profissionalização; as perspectivas olímpicas do Brasil, além das atuais metodologias de treinamento.
A Clínica de Pilates contou com a participação dos Profºs Glays de Sousa, Rossana Gomes e Adriane dos Santos.

 
 
 

  IV Jornada de Farmácia da Univap

 
 
O curso de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizou de 16 a 18 de novembro, no Campus Urbanova, a IV Jornada de Farmácia da Univap.
Organizado pela coordenadoria do curso em parceria com os alunos, o evento técnico-científico realizou oito palestras durante os três dias de evento.

A palestrante Drª Ana Elisa e coordenador
do curso de Farmácia
 
Vista parcial do Auditório

A Drª Camilla de Lima Patti Hissamur,
durante a palestra “Dormir e Lembrar”
 
Drª Magali Corrêa Andrêo, durante a
palestra “Florais”

Prestigiaram a IV Jofau, a Drª Camila de Lima Patti Hissamur, com a palestra Dormir e Lembrar; Drª Ana Elisa Sousa, Assuntos Regulatórios; Drª Magali Corrêa Andrêo, Florais; Drª Ana Helena Cunha, Ativos e Bases Cosméticas Inovadoras; Drª Lorena Blau, Terapia Nutricional; Drª Giselle Maria Beneti, do Conselho Regional de Farmácia/SP, Interpretações dos Princípios Legais da RDC 44/09; Dr. Marcos Raymundo Pereira, Controle de Qualidade na Indústria Farmacêutica e Dr. João Leopoldo Oliveira Araújo, As Indústrias Nacionais e as Áreas de Atuação Farmacêutica − Marketing Farmacêutico.

 
 
 

  Projeto Adole Ser
Colégio Univap Villa Branca − Jacareí


 
 
Criado para os alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Univap Villa Branca, em Jacareí, sob a coordenação da Profª Adriana Vilela e com o apoio da Profª Kelly Karina, ambas da área de Educação Física, o projeto Adole Ser, busca desenvolver ações voluntárias e despertar o espírito solidário dos estudantes. Os alunos são estimulados no decorrer do ano a desenvolver ações solidárias para beneficiar uma entidade de acordo com a necessidade apresentada.
Este ano, a Escola Municipal de Educação Infantil Profª Vicentina das Dores Queiroz, localizada na periferia do município de Jacareí, que atende cerca de 320 crianças, entre 3 e 6 anos de idade, foi a beneficiada.
A proposta deste ano foi arrecadar brinquedos para a escola, os quais foram entregues no dia 23 de novembro, em uma festa natalina organizada pelo Colégio Univap em parceria com a Escola Municipal.

Professores do Colégio Villa Branca e da
Escola Municipal
 
Entrega dos presentes

Outra atividade inserida neste projeto é a inclusão social que busca a integração entre os jovens. Neste sentido, os alunos da Univap puderam assistir a abertura da XII Olimpíada Recreativa Esportiva Especial, no SESC de São José dos Campos, dia 9 de novembro. As modalidades oferecidas na Olimpíada são: Futsal (regras oficiais com adaptações para a Pessoa com Deficiência). No Vôlei utiliza-se um jogo chamado “câmbio” em que a bola pode ser segurada com ambas as mãos; Xadrez, Dama, Dominó e Jogo da Velha (Todos adaptados e específicos para atender pessoas com cegueira e de baixa visão, pessoas com deficiência intelectual e também física). Goal Ball é o futebol para cegos, joga-se com 3 jogadores por vez, a trave para fazer o gol é estendida e a bola possui um guizo. A Natação, o Atletismo e o Basquete sobre rodas são as regras oficiais da modalidade, adaptadas nas deficiências apresentadas pelos participantes. E para abrilhantar ainda mais a Olimpíada, houve ainda o Festival de Dança, que estimula e desenvolve nos participantes o gosto pela dança.

 
 
 

  Palestra e Hands On com Laser de Alta Intensidade

 
 
 
A Profª Renata Amadei e o palestrante
O Prof. Dr. Hermes Pretel, Diretor Científico do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Fototerapia nas Ciências da Saúde (Nupen) da DMC Equipamentos Ltda., a convite da Profª Drª Renata Amadei Nicolau, coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), do Laboratório de Biomodulação Tecidual e do Centro de Laserterapia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), ministrou no dia 22 de novembro, nos períodos da manhã e da tarde, a palestra e Hands On sobre Laser de Diodo de Alta Intensidade (laser cirúrgico). As atividades foram realizadas com alunos de Graduação (Biomedicina, Engenharia Biomédica e Odontologia) e da Pós-Graduação (Bioengenharia) da Univap.


Dr. Hermes
 
Vista parcial do auditório do Laboratório
A DMC foi a primeira empresa a desenvolver a terceira e quarta gerações de aparelhos de fotopolimerização utilizando LEDs como fonte de luz, criou e patenteou a tecnologia de fotoativação para clareamento dental que congrega dois tipos de emissores de luz de estado sólido (laser de diodo infravermelho e LEDs).

 
 
 

  Processo Seletivo 2012

 
 
 
A Univap abre as inscrições para a nova etapa do Processo Seletivo 2012, aos interessados em estudar na Universidade.
São várias possibilidades de participar do Processo Seletivo: prova agendada; nota do Enem; possuir curso superior completo ou solicitar a transferência para a Univap.
Aqueles participantes da prova tradicional realizada dia 30 de outubro, das 9h às 12h30, e que tenham sido aprovados, poderão efetuar a matrícula diretamente no Núcleo de Atendimento ao Estudante − Tudo Aqui, nos diversos Campi da Univap, enquanto houver vagas.
A prova tradicional em 30 de outubro foi realizada nos Campi de São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão, local escolhido pelo candidato no ato da inscrição.

Informações:

Núcleo de Atendimento ao Estudante
Tudo Aqui
Telefone
Horário de Atendimento
Campus Urbanova (São José dos Campos)
(12) 3947-1099
9h às 20h
Campus Aquarius (São José dos Campos)
(12) 3913-1501
13h às 20h
Campus Centro (São José dos Campos)
(12) 3928-9858
9h às 20h
Campus Villa Branca (Jacareí)
(12) 3955-4532
9h às 20h
Campus Platanus (Campos do Jordão)
(12) 3668-9263
13h às 20h


Saiba mais: www.univap.br - E-mail: seletivo2012@univap.br


 
 
 

  Projeto Desenvolvido no Colégio Técnico Villa Branca na Mostratec

 
 
 
O aluno Alexandre na Mostratec/RS
O aluno Alexandre Alves dos Santos, do 3º ano do Ensino Técnico em Informática do Colégio Técnico Univap Villa Branca, Jacareí, representou a Instituição durante a 26° Mostra de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada de 24 a 29 de outubro, em Novo Hamburgo (RS).
O projeto exposto “Urna Eletrônica com Realidade Aumentada Recarregável à Energia Solar Acessível a Portadores de Necessidades Especiais”, obteve a terceira colocação na área de Ciência da Computação.
O evento recebe em média 350 projetos de alunos do Ensino Médio e Técnico de todo país, além de contar com a participação de outros 19 países. O projeto noticiado nos Informativos Diálogos 126ª Edição - Ano III - De 2 a 8 de maio/2011 e 141ª Edição - Ano IV, foi desenvolvida como trabalho de conclusão de curso, de autoria Alexandre Alves dos Santos, Gustavo Machado de Moura e Thales Lemes dos Santos, sob a orientação Prof. Esp. Rogério B. de Andrade e pela Coordenadora do Curso de Informática, Profª Valéria Fernandes Mendes.

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 


A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 21 de dezembro de 2011.
Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.




Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
El Greco
Reitoria (2º andar)
Bloco 5
Máquinas de Escrever
Vladimir Kush
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Desertos
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
China
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
África
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
National Geographic
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
2008 – Detroit Auto Show
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Fotos
A Arte da Fotografia
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) - Prédio dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, etc
Bloco 7
Entrada Principal
Machu Picchu
Univap Villa Branca (Jacareí)
Jacareí
Carros de Museu 1900-1930
Carros Antigos


Informações:(12) 3947-1009 − Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

 
 
 
  Mestrado e Doutorado na Univap
Inscrições Abertas para o Processo Seletivo − 1º Semestre de 2012


 
 


A Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) que oferece atualmente quatro cursos de Mestrado e dois de Doutorado, todos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), está com as inscrições abertas no período de 7 de novembro de 2011 a 31 de janeiro de 2012 para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
No Mestrado estão sendo oferecidos os cursos nas áreas de: Bioengenharia (20 vagas); Engenharia Biomédica (20 vagas); Física e Astronomia (20 vagas); Planejamento Urbano e Regional (20 vagas); Ciências Biológicas (10 Vagas) e de Mestrado Profissional em Processamento de Materiais e Catálise (10) e no Doutorado, nas áreas de Engenharia Biomédica (10 vagas) e de Física e Astronomia (10 vagas).
O Processo Seletivo que será realizado de 1º a 24 de fevereiro de 2012, tem suas variações tendo em vista a especificidade de cada curso, cujas informações detalhadas poderão ser verificadas no site: www.ipd.univap.br/proc_seletivo.php
Para inscrever-se no processo de seleção, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: Formulário de Inscrição fornecido pela secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu, no IP&D ou disponível no final do edital publicado no site da Universidade; cópia do Histórico Escolar de Graduação com graus ou conceitos (oficial); Curriculum Vitae e 2 (duas) cartas de referência de professores doutores. Todos esses documentos deverão estar em um envelope fechado e endereçado à direção do IP&D/Univap.
De acordo com a direção do Instituto, a documentação exigida poderá ser enviada de duas formas: via e-mail à secretaria da Pós-Graduação, no endereço eletrônico ivone@univap.br; ou via agência dos correios, conforme endereço especificado abaixo.
Para ingresso nos Programas de Pós-Graduação haverá procedimentos específicos para cada área do conhecimento, que envolverão a realização de entrevista, análise de curriculum, provas, entre outros.
Os resultados serão publicados no site da Universidade e afixados nos quadros de aviso do IP&D, a partir do dia 27 de fevereiro de 2012, data em que se inicia a efetivação da matrícula dos selecionados junto ao Núcleo de Atendimento ao Estudante − Tudo Aqui − prédio do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, no horário das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira.
As aulas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) terão início no dia 12 de março de 2012, a partir das 14h, nos prédios do IP&D, Campus Urbanova.

Informações:
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu - Sra. Ivone
Telefone: (12) 3947-1129 − E-mail:ivone@univap.br
Endereço: Avenida Shishima Hifumi, 2911 − Campus Urbanova − São José dos Campos − SP − CEP − 12244-000


 
 
 

  Inscrições Abertas para Cursos de Especialização

 
 

 
 
 

  Inscrições Abertas para Ensino Médio e Técnico

 
 

 
 
 

  Inscrições Abertas para Ensino Fundamental

 
 

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Missa de Ação de Graças

Celebração: Padre Eduardo Fraga

Local: Capela Nossa Senhora do Amor − Campus Urbanova

Horário: 10h

16 de dezembro
Assista aos Sábados pela TV Band Vale o Programa "República 103.9"

Idealizado pelo estudante do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Lucas Sanseverino

Horário: das 11h30 às 12h

Participe, faça seus comentários ou entre em contato pelo e-mail: republica@tvbandvale.com.br.

Acompanhe também pelo twitter: @republica1039

Todos os sábados
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visita agendada
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Agendamento a partir de fevereiro/2012
Visitas sempre às quartas e sextas-feiras
Das 14h às 16h