145ª Edição - Ano IV
De 14 a 27 de novembro/2011
 

  Posse do Novo Reitor da Univap

 
 

 
 
 

  IV Semana de Educação Física

 
 
O curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) organizou de 24 a 29 de outubro, a IV Semana da Educação Física, com objetivo de ampliar o conhecimento e de proporcionar ao mesmo tempo maior integração entre alunos com os profissionais do esporte.

A Profª Drª Silvia Regina Ribeiro
com os convidados Prof. Leandro
Alcântara e Marcelo Sandoval
 
Vista parcial de um dos auditórios
da Educação Física
 
Apresentação prática de tênis

A abertura da Semana foi realizada no Campus Urbanova, dia 24, às 9 horas, para as turmas do período da manhã, e às 19 horas, para o pessoal da noite, com a presença da coordenadora do curso, Profª Drª Silvia Regina Ribeiro, professores, alunos e convidados.

O Prof. Me. Osvaldo Enrique
Cimaschi, um dos organizadores
do evento
 
Vista parcial do auditório
 
Val Garcia fala da importância da
dança

A Semana que este ano foi organizada pelo Prof. Me. Osvaldo Enrique Cimaschi com a colaboração da funcionária Silvia Cury, contou com a participação de 400 alunos, dos períodos da manhã e noite.

Apresentação na quadra de
esportes da dança com Val Garcia
 
O Prof. Dr. Mário Oliveira Lima,
durante a palestra
 
A Profª Mª Débora Guedes, fala
sobre a dança para a 3ª idade


O basquete adaptado
 
Apresentação da Equipe Energy
Sports
 
Apresentação de dança pelo
ex-aluno da Univap, Rogério
Aparecido Rodrigues

Ministraram palestras e fizeram apresentações práticas, o Prof. Leandro Alcântara e Marcelo Sandoval, sobre o tênis e o mercado de trabalho; Val Garcia, benefícios da dança de salão; Prof. Dr. Mário Oliveira Lima, do Laboratório de Engenharia de Reabilitação Sensório Motora da Univap, sobre superação; Profª Mª. Débora Guedes, a dança na 3ª idade; Sthefane R. Costa, ex-aluno da Univap, basquete adaptado; a Equipe da Energy Sports, ginásticas atuais e a Equipe Meta Corpus Studio do Rio de Janeiro, pilates.

 
 
 

  Colégio Técnico Univap Villa Branca
XIII Mostra Cultural - 2011


 
 
O Colégio Técnico Univap Villa Branca Jacareí - realizou nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, a XIII Mostra Cultural, com a apresentação de projetos dos alunos dos Cursos Técnicos de Química, Publicidade, Eletrônica, Informática e de Administração, além da participação especial dos alunos do Ensino Fundamental e Médio.

   

Durante os dois dias da Mostra Cultural, os visitantes puderam assistir a apresentação dos projetos, palestras, oficinas, teatro e conhecer os trabalhos desenvolvidos, que permaneceram em exposição. O evento foi realizado sob a coordenação geral da direção e do corpo docente do Colégio, que entende que atividades pedagógicas como esta,valorizam, estimulam e destacam a cada ano, novos talentos.

   

Para o diretor do Colégio, Prof. Me. Domingos Sávio Amorim, os alunos já estão acostumados e ficam ansiosos para a chegada de tal data, e com isso vão se preparando durante todo o ano para esta Mostra, inclusive, os concluintes que já fazem uma prévia apresentação dos seus Trabalhos de Conclusão de Cursos.

 
 
 

  II Feira de Ciências 2011

 
 
Com o objetivo de estimular o interesse dos alunos pelo conhecimento científico, priorizando, principalmente este ano, a importância da Química na vida das pessoas, a direção da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Prof. Arlindo Caetano Filho, Campus Centro, organizou no dia 25 de outubro de 2011, por intermédio das professoras de Ciências, Renata Aparecida Moura Diniz e Elisa Celeste Dreux, a II Feira de Ciências, com a participação dos alunos do 8º e 9º ano.

   

Os alunos foram motivados a pesquisarem temas de interesse e a desenvolverem projetos valorizando sempre a importância do trabalho de equipe. Os estudantes produziram cartazes, maquetes e vários experimentos, usando a imaginação e criatividade.

   

A premiação dos melhores trabalhos foi realizada dia 3 de novembro, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, em São José dos Campos.

Classe - Tema
Alunos
8ºA - Acupuntura
Priscille, Bruna. Diogo, Gabriel e Lucas Gargione
8ºB - Sistema Urinário
Bianca Castro, Bianca Santos, Júlia, Letícia e Raquel
8º C - O Funcionamento dos Pulmões
Thaís, Thaina, Marcos Henrique e Vinicius Higa
9º A - Eletrólise da água
Adilson, Carlos Henrique, Giovana Mello e Cristiane
9ºB - Efeito das ondas sonoras
Tatiany, Rafaela, Erica, Mariana, Linda e Luis Carlos
9ºC - Propriedades do ar e formação de imagens
Sarah Elisa, Catarina, João Vítor Melo e Gabriel Bang




 
 
 

  Programa da TV Univap é selecionado para o 7º Fest Aruanda

 
 
 
Parte dos alunos envolvidos na produção do Programa
República 103.9, em 2011
O Programa República 103,9, produzido pela TV Univap foi selecionado na 7ª Edição do Fest Aruanda, para concorrer na Categoria: Programa para TV Universitária.
Idealizado pelo aluno do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Lucas Sanseverino, e realizado juntamente com os alunos Daniel Leite, Daniel Barbosa, Gabriel Carrara, Letícia Mecatti, Herivelton Martins e Amanda Germano, o programa está sob a supervisão da jornalista Fabiana Pupio e do Prof. Me. Fernando Moreira, cuja primeira versão foi criada inicialmente com o nome Young City e exibido pela TV Univap, no Canal 14 da NET.
O programa de entretenimento com foco no comportamento jovem chamou a atenção da TV Bandeirantes do Vale do Paraíba (TV Band Vale), que propôs um contrato de co-produção para a criação de um novo programa para sua grade com o nome República 103.9 e que está em exibição desde 25 de junho, todos os sábados, das 11h30 às 12h.
O novo nome do programa é uma referencia à frequência modulada da Rádio Stéreo Vale, a primeira FM do Vale do Paraíba, constituindo assim o primeiro programa crossmídia da região, com interação entre rádio e televisão, por meio de quadros veiculados nas duas mídias.
O programa tem por objetivo de valorizar a cultura, esporte, eventos da região de forma mais dinâmica e interativa. Entrevistas com personalidades reconhecidas que fizeram ou fazem algo diferente e interessante também fazem parte do programa que conta ainda com quadros especiais e muita participação do público. O Fest Aruanda é uma iniciativa e produção do Núcleo de Estudos, Produção e Pesquisa Audiovisual (Neppau) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e o Grupo Artesanal.
Nesta sétima edição do Fest Aruanda foram inscritos quase 200 trabalhos, sem contar a produção de televisão pública e universitária.
A organização do festival informou que recebeu filmes vindos de todos os recantos do país. Do total dos filmes inscritos, aproximadamente 44% vieram da região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo); 11% do Sul (Paraná e Rio Grande do Sul); 5% do Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso); e 40% do Nordeste (Pernambuco, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão, Alagoas e Paraíba).
O resultado da seleção está disponível no site do festival: www.festaruanda.com.br que este ano vai homenagear o cantor, compositor e ator Milton Nascimento, além do cantor Geraldo Vandré por sua contribuição à música no cinema.

Fontes: TV Univap e Ascom do Festival

 
 
 

  Projeto Rondon
Viagem Precursora - Operação Pai Francisco - Janeiro de 2012


 
 
 
Profa. Kátia (Univap), o Prefeito de Luis Domingues e o
Prof. Pedro Floriano (Univali)
Professores das Instituições de Ensino Superior (IES) selecionadas para participar das operações de janeiro de 2012 do Projeto Rondon realizaram a viagem precursora aos municípios do Estado do Maranhão, no período de 23 a 29 de outubro. A viagem teve por objetivo colocar o professor da equipe de rondonistas em contato com os representantes das prefeituras para ajustar a proposta de trabalho à realidade e às necessidades de cada município.
Os professores que participaram da viagem precursora receberam apoio do 24º Batalhão de Caçadores, em São Luís e do 50º Batalhão de Infantaria de Selva, em Imperatriz/MA.
Após o retorno da viagem, as IES terão até o dia 5 de dezembro para cadastrarem as equipes de rondonistas no sistema do Projeto Rondon. A equipe da Univap vai atuar no município de Luis Domingues em conjunto com a Universidade do Vale do Itajaí (Univale)
A Univap desenvolverá atividades de comunicação (Capacitar multiplicadores e servidores municipais na produção e difusão de material informativo para a população usando os meios de comunicação, em particular as rádios comunitárias; e divulgar às lideranças e servidores municipais os benefícios, serviços e programas oferecidos na esfera federal); Meio Ambiente (Capacitar, mobilizar e realizar campanhas na área de saneamento ambiental, particularmente no que se refere a resíduo sólido, esgotamento sanitário e água); Trabalho (Capacitar produtores locais, com especial atenção a pequenos agricultores e pecuaristas; Incentivar o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável; Promover ações que desenvolvam o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão-de-obra ligada ao comércio de bens e serviços; Capacitar servidores municipais em gestão pública e de projetos); Tecnologia e Produção (Disseminar soluções auto-sustentáveis - tecnologias sociais - que melhorem a qualidade de vida das comunidades).

A Profª Kátia, a equipe da Secretaria
Municipal de Educação de Luis Domingues
e o Prof. Pedro Floriano
 
Alunos selecionados para a operação
Janeiro 2012 − Maranhão e veteranos nas
capacitações na Univap

A Operação Pai Francisco sob a coordenação geral do Coronel Jesuino José de Brito Neto, será realizada no Estado do Maranhão, no período de 20 de janeiro a 5 de fevereiro e envolverá o atendimento a onze (11) municípios envolvendo vinte e duas (22) Instituições de Ensino Superior e trinta e dois (32) rondonistas.

Equipe da Univap

Professoras Coordenadoras − Operação Pai Francisco
Profª Kátia Batista de Medeiros
Mayra Diniz Vallim
Alunos
Curso - Faculdade
Carlos Eduardo Quadro
História - Faculdade de Educação e Artes (FEA)
Cendi Gomes Silva
Enfermagem − Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)
Charles dos Santos Barbosa
Administração - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Damiane Niomara Bemvindo
Pedagogia - Faculdade de Educação e Artes (FEA)
Felippe Pires de Araújo
Engenharia Ambiental - Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Guilherme Hilário Vilela
Engenharia Ambiental - Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Marcos Gregório Santana
Engenharia Ambiental - Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Pedro Lourenço R. Freitas de Moraes
Artes Visuais - Faculdade de Educação e Artes (FEA)

 
 
 

  Apostila Facilita o Estudo em Ciências Contábeis

 
 
 
Da esq. p/dir.: O Prof. Robernei, Lucas, Letícia, Janete,
Ana, Natália, Patricia, Angeline, Vanessa, Juliana,
Gisele, Vivian, Prof. Ailton, Sérgio, Emídio e o diretor
da Faculdade, Prof. Dr. Manoel Otelino da C. Peixoto
Os alunos do 8º período do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap, em atendimento à disciplina Projeto VI, desenvolveram uma apostila comentada com questões relevantes aos principais temas observados nos exames de suficiência do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), de concursos públicos da área e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
O projeto educativo desenvolvido pelos alunos sob a orientação do Professor Especializado Ailton Vicente da Costa, e com a colaboração dos docentes, Carla Cristina F. de Miranda, José Carlos de Faria e Luiz Antonio dos Santos, está dentro dos parâmetros curriculares do curso e tem por objetivo facilitar e orientar os estudos daqueles que vão prestar exames.
O projeto intitulado “Exame CRC − Questões Comentadas” disponibiliza 120 questões pesquisadas e apuradas em diversas provas no período de 2002 a 2009, de aplicação imediata, cujas respostas foram acrescidas com comentários pelos alunos envolvidos no projeto, valorizando e enriquecendo cada questão.

 
 
 

  Univap na Feira Inovatec

 
 
 
Representantes da Univap na Feira Inovatec/2011
A Univap participou da Inovatec - Feira de Negócios em Inovação Tecnológica entre Empresas, Centros de Pesquisas e Universidades, realizada no Centro de Eventos Frei Caneca, em São Paulo, de 7 a 9 de novembro de 2011.
Promovido pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp); Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Ensino Superior do Governo do Estado de São Paulo, a Inovatec foi organizada com a realização de seminários direcionados a disseminação de conhecimento sobre boas práticas em pesquisa e desenvolvimento, bem como de apresentação de políticas públicas de incentivo e apoio a inovação tecnológica; de minicursos; rodada de negócios; banco de patentes; visitas técnicas à universidades ou centros de pesquisas e de stands.
O aluno João Lucas Rangel Silva, do 8º período semestral (4º ano), do Curso de Graduação em Engenharias Biomédica, que obteve a terceira colocação no 9º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, pelo CNPq; o Assessor da Vice-Reitoria, Prof. João Luiz Teixeira Pinto; o Vice-Reitor, Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior; o aluno do último período semestral do curso de Engenharia Biomédica e integrante do NIT Univap, Erik Schmidt e o Prof. Dr. Airton Abrahão Martin, responsável pelos Laboratórios de Espectroscopia Vibracional Biomédica e PROBES, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap (foto), representaram a Universidade demonstrando parte das pesquisas, produtos e serviços realizados pela Univap.
A Feira Inovatec propicia oportunidade para empresas que desejam inovar e que queiram fazer parte do esforço de pesquisa e desenvolvimento em colaboração com provedores de serviços tecnológicos ou em parceira com instituições de ciência e tecnologia.
Em sua terceira edição, a Inovatec mostrou mais uma vez o seu propósito de auxiliar empresas que desejam firmar parcerias para o desenvolvimento de pesquisas e de inovação, estreitar contatos de negócios de forma a transformar o conhecimento existente nas instituições de ciência e tecnologia em novos produtos, processos e serviços.
Ao reunir em um mesmo espaço um grande número de importantes instituições provedoras de ciência e tecnologia e também de prestadores de serviços, o evento possibilita e reduz o custo do contato inicial com as empresas visitantes, acelerando, assim, o processo de transferência de conhecimento.

 
 
 

  Escoteiros Recebem Orientações Sobre Higiene Bucal e Técnicas de Escovação

 
 
 
O 220º Grupo Escoteiro Mantiqueira, sob a coordenação de Juliana Aparecida Poltronieri, solicitou ao curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, a realização de uma palestra sobre higiene bucal.
A atividade foi ministrada pela Profª Drª Priscila Christiane Susy Liporoni, no dia 29 de outubro, das 15h às 17h, nas instalações do Parque Municipal Roberto Burle Marx (Parque da Cidade) em São José dos Campos.
Participaram da atividade os escoteiros, lobinhos, familiares e a comunidade local, que na ocasião receberam orientações gerais sobre como fazer corretamente a higiene bucal e a maneira correta de escovação dos dentes.
De acordo com a diretora presidente do grupo, Juliana Poltronieri, no decorrer do ano várias ações educativas são realizadas com o propósito de acompanhar o crescimento dos jovens participantes, de forma a ampliar o conhecimento deles em diversas áreas do conhecimento e colaborando na formatação do caráter.
O Grupo Escoteiro Mantiqueira realiza constantemente atividades que envolvem profissionais de várias áreas, com atividades físicas, orientações espirituais, intelectuais, sociais e noções sobre a amizade e afetividade.

 

Criado inicialmente na Escola Profª Vera Lúcia Carnevalli Barreto, no Bairro de Santana, em São José dos Campos, foi transferido para o Parque Municipal Roberto Burle Marx (Parque da Cidade), onde há mais espaço e contato com a natureza. As atividades do Grupo ocorrem todos os sábados, das 14h30 às 17h30 e é aberto à participação da comunidade.


Informações pelo e-mail:ge220mantiqueira@yahoo.com.br

 
 
 

  VII Seminário de Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde

 
 
 
O café da manhã servido aos participantes
O VII Seminário de Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde, evento gratuito promovido pela Ativia, em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, foi realizado dia 11 de novembro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) no Campus Urbanova, com a participação de mais de 300 pessoas.
O Seminário contou com a apresentação de diversos palestrantes, entre eles, Rogério Teixeira, Gerente Corporativo de Compras da Heineken Brasil, que falou sobre o tema: "Quem encanta seus males espanta". A ênfase da palestra foi sobre a importância da inovação em um mercado de trabalho com tantos profissionais "iguais", ressaltando que a chave para gerir pessoas é a afetividade. Dando continuidade ao evento, a "liderança", foi abordada pelo Assessor Técnico do Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, Eduardo Martinho, que ministrou a palestra "Como se tornar um líder servidor", pontuando as diferenças entre o "administrador" e o "líder" e entre a "autoridade" e o "poder". As "Pesquisas e os avanços tecnológicos no âmbito da Fisioterapia Neurológica" foi o tema desenvolvido pelo Prof. Dr. Mário Oliveira Lima da FCS/Univap. Ele explicou como a tecnologia contribui para a redução dos custos dos atendimentos clínicos em Fisioterapia da Universidade, além de mostrar os benefícios do esporte adaptado no tratamento de deficientes. Um relato de superação, determinação e coragem foi proferido por Evandro Bonocchi, palestrante motivacional e praticante de basquete e ciclismo adaptado. Na palestra intitulada "Tocando a vida sobre rodas", ele contou como enfrentou as dificuldades como cadeirante. O jornalista Carlos Abranches encerrou o evento com o tema "A Arte da escuta - Aprendendo a ouvir o outro com qualidade". O objetivo foi promover uma reflexão sobre a força que a comunicação bem dirigida e conscientemente compreendida tem no alcance da melhoria da saúde integral do ser humano.

A entrada principal do auditório
 
A recepção do evento
 
A Profª Drª Elizabeth Liberato da
Univap participa da cerimônia de
abertura

Vista parcial do auditório
 
A diretora da FCS da Univap, Profª
Drª Emília Ângela Lo Schiavo
Arisawa, dá boas-vindas aos
participantes
 
Dr. Luiz Henrique G. de Moaes

Rogério Teixeira, com a palestra
“Quem encanta seus males espanta”
 
O Prof. Dr, Mário Oliveira Lima da
FCS/Univap, durante a palestra
 
O jornalista Carlos Abranches

O VII Seminário de Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde da Ativia contou com o patrocínio das empresas: 4CA -- Soluções em Tecnologia; Cipax; Emprevale Seguros; Exata Contabilidade; Freedex; Laboratório São José; MDI -- Medicina Diagnóstica por Imagem; Medlink - Emergências Médicas; Mega Uniformes; MultiMed; Grupo Osteocamp; Plani; Taino Advocacia; Toledo Imóveis; Tomovale e Uniodonto.


 
 
 

  Concursos de Poesias, Contos e Fotografias da Univap/2011
Inscrições Prorrogadas até 30 de novembro de 2011


 
 

Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap recebe até o próximo dia 30 de novembro de 2011, as inscrições dos interessados em participar dos Concursos de: Poesias, Contos e Fotografias Univap/2011. Os regulamentos poderão ser consultados pelo site: http://www.univap.br/univap/pro_reitorias/cultura_divulgacao/concursos.php, onde também está a lista de selecionados nos Concursos de 2010.

Participe!

Informações: Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap
Telefone: (12) 3947-1009 - E-mail: cultura@univap.br

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 


A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 3 de dezembro de 2011. Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.




Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
National Geographic
Reitoria (2º andar)
Bloco 5
O Significado do Nome dos Países Africanos(3)
O Vale paulista do Rio Paraíba
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
O Significado dos nomes dos países africanos(2)
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Salão do Humor de Piracicaba (cartoons)
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
“Musée du Louvre”
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
Flores de Cactus
Pássaros
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Astronomia
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
O Significado dos nomes dos países africanos(1)
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) - Prédio dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, etc
Bloco 7
Entrada Principal
Arte Naif
Univap Villa Branca (Jacareí)
Jacareí
Carros de Museu 1900-1930
Carros Antigos


Informações:(12) 3947-1009 − Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

 
 
 
  Univap Debate a Criação da Região Metropolitana
Perspectivas de Planejamento Urbano e Regional


 
 


A Univap por meio do Programa de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional realiza no próximo dia 1º de dezembro, a partir das 9 horas, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, em São José dos Campos, o III Seminário em Planejamento Urbano e Regional, que este ano propõe o debate sobre a criação da Região Metropolitana (RM).
O tema conta com um amplo consenso em setores da mídia, dos parlamentares da região e no governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, inclusive com o Projeto de Lei encaminhado à Assembleia Legislativa, dia 4 de novembro de 2011, pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin. O Seminário busca algumas reflexões a respeito da RM sob vários aspectos e contará com a participação de renomados especialistas da área, entre eles, a Drª. Diana Meirelles da Motta - Diretora de Gestão de Projetos - Empresa Paulista de Desenvolvimento Metropolitano (Emplasa); Prof. Dr. Jeroen Johannes Klink - Universidade Federal do ABC − São Paulo; Prof. Dr. Pedro Dimitrov - Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo − SES/SP; Prof. Dr. Roberto Luiz do Carmo - Núcleo de Estudos de População da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Profª. Drª. Ermínia Maricato − Docente Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), além de toda equipe de pesquisadores em Planejamento e Regional do Programa de Pós-Graduação da Univap.
Para participar do evento que é gratuito e aberto ao público, os interessados deverão fazer a sua inscrição pelo site: http://www.univap.br/seminariopur O Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Univap, em São José dos Campos, interior de São Paulo, constitui um dos poucos cursos existentes no Brasil voltados a essa temática, imprescindível para o desenvolvimento sustentado. Articulado como conjunto interdisciplinar concentra-se na reflexão crítica sobre o processo de produção do espaço urbano e regional da sociedade contemporânea.
Ao longo do desenvolvimento de seu extenso rol de pesquisas foi um dos pioneiros a utilizar instrumentos metodológicos das áreas de geoprocessamento e de sensoriamento remoto como recurso para agilizar a obtenção de dados e imagens de modo compatível à velocidade da dinâmica urbana e regional das cidades capitalistas. O Programa visa o desenvolvimento de investigações científicas, de atividades acadêmicas e de difusão científica e tecnológica na área de concentração em Processos Sócio-Espaciais e Ambientais.

Inscrições:http://www.univap.br/seminariopur/
Informações:seminariometropole@univap.br

 
 
 

  Visita Técnica à Empresa Clean Line

 
 
Os alunos do 8º e do 10º período, acompanhados pela coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, Profª Drª Renata Amadei Nicolau, realizaram uma visita técnica no dia 11 de novembro, à Clean Line Indústria e Comércio de Produtos Médicos e Odontológicos Ltda., no município de Taubaté/SP.
O objetivo da visita foi conhecer os equipamentos produzidos pela empresa e participar de um workshop sobre a técnica de Sedação Consciente Inalatória, promovido pelo diretor presidente da empresa, Prof. Dr. Carlos Giordano.

 

A sedação consciente é amplamente utilizada nos EUA para procedimentos cirúrgicos odontológicos há vários anos, contudo foi regulamentada no Brasil somente em 2004, pelo Conselho Federal de Odontologia (Resolução n° 51/2004). Este tipo de atividade torna possível o contato do aluno com sistemas odontológicos atualizados e tecnologia de ponta, permitindo aprimoramento técnico-científico e diferenciação mercadológica.

 
 
 

  Mestrado e Doutorado na Univap
Inscrições Abertas para o Processo Seletivo − 1º Semestre de 2012


 
 


A Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) que oferece atualmente quatro cursos de Mestrado e dois de Doutorado, todos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), está com as inscrições abertas no período de 7 de novembro de 2011 a 31 de janeiro de 2012 para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
No Mestrado estão sendo oferecidos os cursos nas áreas de: Bioengenharia (20 vagas); Engenharia Biomédica (20 vagas); Física e Astronomia (20 vagas); Planejamento Urbano e Regional (20 vagas); Ciências Biológicas (10 Vagas) e de Mestrado Profissional em Processamento de Materiais e Catálise (10) e no Doutorado, nas áreas de Engenharia Biomédica (10 vagas) e de Física e Astronomia (10 vagas).
O Processo Seletivo que será realizado de 1º a 24 de fevereiro de 2012, tem suas variações tendo em vista a especificidade de cada curso, cujas informações detalhadas poderão ser verificadas no site: www.ipd.univap.br/proc_seletivo.php
Para inscrever-se no processo de seleção, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: Formulário de Inscrição fornecido pela secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu, no IP&D ou disponível no final do edital publicado no site da Universidade; cópia do Histórico Escolar de Graduação com graus ou conceitos (oficial); Curriculum Vitae e 2 (duas) cartas de referência de professores doutores. Todos esses documentos deverão estar em um envelope fechado e endereçado à direção do IP&D/Univap.
De acordo com a direção do Instituto, a documentação exigida poderá ser enviada de duas formas: via e-mail à secretaria da Pós-Graduação, no endereço eletrônico ivone@univap.br; ou via agência dos correios, conforme endereço especificado abaixo.
Para ingresso nos Programas de Pós-Graduação haverá procedimentos específicos para cada área do conhecimento, que envolverão a realização de entrevista, análise de curriculum, provas, entre outros.
Os resultados serão publicados no site da Universidade e afixados nos quadros de aviso do IP&D, a partir do dia 27 de fevereiro de 2012, data em que se inicia a efetivação da matrícula dos selecionados junto ao Núcleo de Atendimento ao Estudante − Tudo Aqui − prédio do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, no horário das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira.
As aulas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) terão início no dia 12 de março de 2012, a partir das 14h, nos prédios do IP&D, Campus Urbanova.

Informações:
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu - Sra. Ivone
Telefone: (12) 3947-1129 − E-mail:ivone@univap.br
Endereço: Avenida Shishima Hifumi, 2911 − Campus Urbanova − São José dos Campos − SP − CEP − 12244-000


 
 
 

  ExpocomArte

 
 

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
ExpoComArte (FCSAC)

Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso: Jornalismo -Publicidade e Propaganda - Moda - Rádio e TV

Local: Pavilhão de Eventos − Campus Urbanova

Horário: Das 19h às 21h50

De 29 de novembro a 2 de dezembro
III Seminário de Planejamento Urbano e Regional − Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (IP&D)

Inscrições Abertas

Tema: “Perspectivas de Planejamento Urbano e Regional: a região metropolitana em debate”

Local: Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) − Campus Urbanova − São José dos Campos

Horário: das 9h às 17h30

1º de dezembro
Cerimônia de Inauguração do Núcleo de Preservação de Fontes Históricas Locais e Regionais de Campos do Jordão

Local: Campus Platanus - Avenida Dr. Januário Miraglia, 3 - Bairro Fracalanza – com visita à sede do NUPHIR - Rua Pavão, 130 - Vila Santo Antônio – Campos do Jordão

Horário: 11 horas

Parceria: Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, FVE/Univap

1º de dezembro
Orquestra Sinfônica de São José dos Campos Concerto Barroco –
Advento na Capela


Local: Capela Nossa Senhora do Amor – Campus Urbanova

End.: Av. Shishima Hifumi, 2.911 – Bairro Urbanova – São José dos Campos/SP

Horário: 20 horas

Informações: (12) 3947-1009 – Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

7 de dezembro
Missa de Ação de Graças

Celebração: Padre Eduardo Fraga

Local: Capela Nossa Senhora do Amor − Campus Urbanova

Horário: 10h

16 de dezembro
Atendimento de Nutrição Esportiva Gratuito

Local: Bloco 7 - Campus Urbanova

Agendamento para o atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, pelo telefone (12) 3947-1086

Dias e Horários dos Atendimentos: quartas-feiras das 8h às 10h e às sextas-feiras, das 17h às 19h

Quartas e sextas-feiras
Assista aos Sábados pela TV Band Vale o Programa "República 103.9"

Idealizado pelo estudante do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Lucas Sanseverino

Horário: das 11h30 às 12h

Participe, faça seus comentários ou entre em contato pelo e-mail: republica@tvbandvale.com.br.

Acompanhe também pelo twitter: @republica1039

Todos os sábados
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visita agendada
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Quartas e sextas-feiras
Das 14h às 16h