144ª Edição - Ano IV
De 7 a 13 de novembro/2011
 

  13ª Semana de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo
Visita à Itaipu


 
 
 
Cerimônia de abertura em frente às instalações da
Faculdade
A Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo que oferece os cursos de: Engenharias Aeronáutica e Espaço; Ambiental; Biomédica; Civil; Elétrica/Eletrônica; Química; Computação; Alimentos; Materiais, Arquitetura e Urbanismo e o Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, realizou no Campus Urbanova da Univap, de 17 a 19 de outubro, a 13ª SEAU.
O evento anual organizado por professores e alunos da Faculdade, este ano envolveu também a realização do 4º Simpósio Cavas de Areia: Problemas e Soluções, e visita técnica dos alunos do curso de Engenharia Civil à Usina Hidrelétrica de Itaipu, na Foz do Iguaçu.
Participaram da 13ª SEAU aproximadamente 2 mil pessoas, entre alunos, professores, palestrantes e convidados.
Foram anfitriões do evento na cerimônia de abertura no Campus Urbanova no dia 17, no período da noite, em frente às instalações da Faculdade, o diretor Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos, coordenadores de cursos e alunos da comissão organizadora.

 
 
 

  XV Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica
XI Encontro Latino-Americano de Pós-Graduação
V Encontro de Iniciação Científica Júnior


 
 
A Univap realizou dias 21 e 22 de outubro, os Encontros Latino-Americanos de Iniciação Científica de Graduação, Pós-Graduação e Júnior (XV INIC, XI EPG e V INIC − Júnior).

Cerimônia de abertura
 
Vista parcial do Auditório
 
Homenagem para João Lucas
Rangel pelo PIBIC/CNPq/Univap

A abertura foi realizada no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, com a presença da diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa; do diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos, pelo coordenador do Programa Institucional de Pesquisa Científica (PIBIC/CNPq/Univap), Prof. Dr. Leandro José Raniero, pela presidente do Comitê Científico dos Encontros Latino-Americanos, Profª Drª Maria Regina de Aquino Silva e pela diretora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e coordenadora geral dos Encontros Científicos na Univap, Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa.

 
 
 

  Colégio Univap Urbanova - Ensino Médio Integral Gratuito
Processo Seletivo − Inscrições até 19 de novembro - Prova − 27 de novembro


 
 

A Universidade do Vale do Paraíba − Univap oferecerá, gratuitamente, 40 vagas para o curso de Ensino Médio Integral no Colégio Univap - Urbanova. Os interessados poderão fazer a sua pré-inscrição via internet (www.univap.br) até o próximo dia 19 de novembro.
A taxa de inscrição para participar do Processo Seletivo é de R$ 10,00 (dez reais). O boleto poderá ser pago nos bancos ou pela internet.
Para participar do Processo Seletivo do Ensino Médio Integral Gratuito o candidato deverá ter concluído o Ensino Fundamental ou estar matriculado, em 2011, na 8ª série ou (9º ano). Ter nascido após 31 de dezembro de 1995 e comprovar a Renda Familiar, por pessoa, não superior a 1,5 salário mínimo, para ter direito a bolsa integral de estudos. (Obs: A renda familiar por pessoa é calculada somando-se a renda bruta dos componentes do grupo familiar e dividindo-se pelo número de pessoas que formam este grupo. A referida renda será avaliada, anualmente).
A seleção será feita, no dia 27 de novembro (domingo), das 9h às 12h30, por meio da aplicação de uma prova que irá abranger conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática e Redação.
O curso tem como principal objetivo oferecer aos jovens talentosos e com alto desempenho acadêmico, uma educação integral para que sejam cidadãos informados, motivados, capazes de pensar criticamente. O foco é prepará-los para o ato de viver, capacitando-os a responderem com qualidade as alternâncias que a vida apresenta e estarem aptos a se integrarem de forma harmônica e contributiva na sociedade.
Por meio de estudos supervisionados, orientados por professores qualificados e apoiados por uma infraestrutura privilegiada no Campus Urbanova, os alunos selecionados estudarão em jornada diária integral.
Informações: Secretaria do Colégio Univap Urbanova
Atendimento: de segunda a sexta-feira - das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30
End.: Av. Shishima Hifumi, 2911 - Campus Urbanova − São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3947-1093

 
 
 

  Congresso Internacional de Ortodontia, Implantodontia e
Cirurgia Ortognática do Vale do Paraíba


 
 
As alunas Simone Santos, Gabriel Cequeira, Luciana Padial, Barbara Borges, Graziela Carreira, Marcela Carvalho, Natalia Carvalho, Claudia Nakamura, Regina Marcondes, Bruna Saquette, Léo Peralle e o Prof. Mestre Ewerson Shinozaki, do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde, participaram do Congresso Internacional de Ortodontia, Implantodontia e Cirurgia Ortognática do Vale do Paraíba, realizado dias 4 e 5 de novembro de 2011, no Parque Tecnológico Riugi Kojima, em São José dos Campos.

Alunos e o Prof. Ewerson
Shinozaki
 
Bruna, Regina e Luciana
 
Barbara, Léo, Bruna, Marcela,
Gabriel, Regina e Natália

O evento reuniu renomados profissionais das áreas que disponibilizaram seu conhecimento e troca de experiências. Com uma extensa programação científica, o Covap privilegiou discussões de assuntos polêmicos, duvidosos e necessários para a evolução cientifica e educacional dos participantes.
O município foi escolhido para sediar este importante evento por ser considerado o maior pólo tecnológico da América Latina, que reúne condições e tem atraído pesquisadores de várias partes do mundo e dos mais variados setores da ciência.

 
 
 

  Oficina Estadual da ABEPSS SUL II

 
 
 
As Professoras Mestres Débora Guedes e Margareth Hyashida, do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, participaram dia 30 de outubro, na PUC de São Paulo, da Oficina Estadual da Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social - Sul II.
O objetivo da Oficina foi debater a precarização do trabalho e formação profissional; Socializar o trabalho desenvolvido nas microrregiões para o fortalecimento da educação presencial e com qualidade; Estimular a abertura do Fórum de Supervisores Regional e a respectiva participação na constituição do Fórum de Supervisores estadual; Eleger nomes das microrregiões para participar do Fórum de Supervisores Estadual, entre outros assuntos.
Além dos docentes da Univap, participaram também do evento, Elizete de Fátima Rangel e Fábio Alexandre Gomes, membros diretores do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) da Seccional de São José dos Campos.
A ABESS foi criada em 1946, então denominada Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social, uma década após a instalação do primeiro curso de Serviço Social no Brasil, a Escola de Serviço Social da PUC-SP.
Uma marca na trajetória da ABESS/ABEPSS tem sido o processo democrático expresso na participação intensa dos sujeitos que constroem a formação profissional, com debates enraizados nas unidades de formação acadêmica, nas regionais e no nível nacional. Tem sido assim, desde o currículo mínimo de 1982 que significou a afirmação de uma nova direção social hegemônica no seio acadêmico-profissional, o que se consolidou com a elaboração das Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social, aprovada pela categoria em 1996 e aprimorada pela Comissão de Especialistas em documento de 1999.

 
 
 

  IV Jornada de Biomedicina da Univap

 
 

O Curso de Biomedicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap realiza de 16 a 19 de novembro de 2011, no Bloco 9, no Campus Urbanova em São José dos Campos, a IV Jornada de Biomedicina.
O evento tem por objetivo propiciar o aprimoramento e atualização dos participantes, por intermédio de palestras e minicursos com profissionais de sólida formação técnico-científica.

Faça a sua inscrição e consulte a programação completa no site: www.univap.br

 
 
 

  Mostra Cultural na EE Prof. Dr. Pedro Mascarenhas
Participação de Alunos da Univap


 
 
Os licenciandos da Faculdade de Educação e Artes (FEA) e bolsistas do subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Mônica de Oliveira Campos, Leonardo Machado Rosa, Eduardo Costa Branco, Enoque Batista da Silva e George Agostinho dos Santos, participaram dia 14 de outubro, da Mostra Cultural na EE Prof. Dr. Pedro Mascarenhas, no distrito de Eugênio de Melo, em São José dos Campos.
Os alunos da Escola Estadual juntamente com os bolsistas do PIBID-Univap elaboraram e montaram a exposição “Paisagens Cósmicas”, constituída de painéis com imagens astronômicas e de maquetes dos planetas do Sistema Solar.

 

Os trabalhos realizados na Escola foram supervisionados pelo Prof. Luiz E. C. Cardoso, em mais uma atividade bem sucedida da equipe Univap que busca contribuir no aprendizado dos alunos e abrir caminho para as futuras ações programadas no desenvolvimento, na aplicação de atividades práticas e ações pedagógicas que visam a identificação e a superação de desafios do ensino-aprendizagem dos alunos, bem como a melhoria da capacitação de futuros professores.
O PIBID, em execução na Univap desde 2010, tem como principal objetivo promover a inserção dos licenciandos na realidade da escola pública, estreitando a relações entre a Universidade e as Escolas, na busca pela melhoria na formação dos futuros educadores.

 
 
 

  Prefeitura, Univap e Revap ampliam área para incubação de empresas
Parceria ampliará de 6 para até 26 empresas de base tecnológica na Revap


 
 
 
A Prefeitura de São José dos Campos, Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e a Refinaria Henrique Lages (Revap), iniciam nesta terça-feira (08) uma parceria para ampliação de área para a hospedagem de empresas de base científica e tecnológica na Revap. Por intermédio do projeto, o novo espaço cedido pela refinaria poderá abrigar até 26 empresas nascentes com base em inovação científico-tecnológica, com ênfase no setor petroquímico de petróleo e gás.
O novo prédio está localizado dentro da Revap, em uma área de cerca de 2 mil metros quadrados, seis vezes maior que o espaço anterior e conta, atualmente, com seis empresas incubadas já em funcionamento no local.
Gerenciada pela Incubadora da Univap, a ação faz parte da política para o desenvolvimento do empreendedorismo inovador de base tecnológica estabelecida pela Prefeitura através do contrato de gestão com o Centro para Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi), e, especificamente para a incubadora Univap/Revap, prevê a parceria do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e do SEBRAE.
O projeto visa, prioritariamente, fomentar a geração e ampliação das empresas incubadas para o desenvolvimento de pesquisas científicas e inovações tecnológicas, assim como promover novas perspectivas de negócios entre as empresas incubadas para atender, inclusive, as demandas dos setores envolvidos a partir do início da exploração do pré-sal, no litoral brasileiro.
A perspectiva é que o novo espaço seja ocupado pelas empresas em 60 dias, conforme o término das adaptações físicas do prédio. Atualmente uma chamada pública está aberta para que empresas de base científico-tecnológica, com ênfase no setor petroquímico (petróleo e gás), manifestem o interesse em participar do processo de seleção para incubação.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia - Prefeitura Municipal de São José dos Campos

 
 
 

  IV Jornada Farmacêutica da Univap

 
 

Os alunos do curso de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizam de 16 a 18 de novembro de 2011, no Campus Urbanova, em São José dos Campos, a IV Jornada de Farmacêutica.
O evento técnico-científico direcionado aos alunos e profissionais da área possibilita ampliar o conhecimento sobre as diferentes áreas de atuação do farmacêutico.

Faça a sua inscrição e consulte a programação completa no site: www.univap.br

 
 
 

  Alunas de Enfermagem na ACM

 
 
As alunas do 4º ano do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Rosana Aparecida Moreira, Mariana Fernandes Beato, Marcela Batista da Silva, Franciane Dias e Flávia Priscila Dias, realizaram no final do mês de setembro, na Associação Cristã de Moços, atividades para celebrar o Dia do Idoso, comemorado em todo país em 1º de outubro.
A apresentação de dança, exposição de quadros, fotos, artesanatos e dinâmicas foi direcionado para um grupo da terceira idade que frequenta a ACM, a convite da área de Educação Física da ACM, sob a coordenação da Profª Valéria Felipe Olivatto.


O público presente
 
Bailarinos e coreógrafos
 
A exposição

O trabalho desenvolvido faz parte do conteúdo da disciplina Saúde do Idoso, sob a orientação da Professora Mestra Vania Maria de Araújo Giaretta, que busca trabalhar a auto-estima, a memória, a cognição e a interação social proporcionando a alegria coletiva.
Participaram das atividades promovidas pelo curso de Enfermagem os bailarinos convidados Jean Augusto da Silva, Iris Carolina Valentim H. da Silva e Isadora Maria Araújo Giaretta. A artista plástica Carolina Odete Valentim foi a responsável pela exposição dos quadros.

 
 
 

  Concursos de Poesias, Contos e Fotografias da Univap/2011
Inscrições Abertas


 
 

Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap recebe até o dia 19 de novembro de 2011, as inscrições dos interessados em participar dos Concursos de: Poesias, Contos e Fotografias Univap/2011.
Os regulamentos poderão ser consultados pelo site:
http://www.univap.br/univap/pro_reitorias/cultura_divulgacao/concursos.php, onde também está a lista de selecionados nos Concursos de 2010.

Participe!

Informações: Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap
Telefone: (12) 3947-1009 - E-mail: cultura@univap.br

 
 
 

  III Jornada de Fisioterapia da Univap

 
 

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realiza dias 17 e 18 de novembro, a III Jornada de Fisioterapia da Univap (Jofisiu), com a finalidade de promover o conhecimento e atualização sobre recursos terapêuticos atuais e promissores.
Durante a Jornada serão realizados minicursos, palestras e mesas redondas com a participação de profissionais altamente qualificados que irão discutir assuntos de grande relevância para a prática fisioterapêutica.
O evento é uma excelente oportunidade para publicação de resumos de trabalhos científicos que deverão ser remetidos à comissão organizadora até 24 de outubro.
Detalhes sobre a taxa de inscrição, modelos e normas para submissão dos trabalhos poderão ser verificados no site: http://www.univap.br/jofisiu/trabalhos.php

Informações: (12) 3947-1087 ou (12) 3947-1015
E-mail: jofisiu@univap.br

 
 
 

  Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes

 
 

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Colégio Univap Urbanova – Ensino Médio Integral e Gratuito

Processo Seletivo − Inscrições Abertas

Prova − 27 de novembro − das 9h às 12h30



Até 19 de novembro
Tribunal Popular Pedagógico − 2011 (Projeto de Integração Direito e Sociedade) FD
Sistema Prisional Brasileiro e Cidadania


Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 − Centro − São José dos Campos

Horário: Das 9h às 19h

De 7 a 22 de novembro
IV Jornada Biomedicina Univap (FCS)

De 16 a 18 de novembro
IV Jornada Farmacêutica Univap (FCS)

De 16 a 18 de novembro
III Jornada de Fisioterapia (FCS)

Informações: Tel.: (12) 3947-1087 ou (12) 3947-1015

E-mail: jofisiu@univap.br

17 e 18 de novembro
Artesanato na Univap − Exposição − Campus Villa Branca − Jacareí

Artesãs de Jacareí estarão expondo seus trabalhos no Campus Villa Branca em Jacareí

Data: 17 e 18 de novembro − Horário: 9h às 21h

Data: 19 de novembro − Horário: 9h às 12h30

Aberto ao Público

Informações: 3955-4538 (Período da Tarde)
17 a 19 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia Nacional do Design (FCSAC)

25 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 29 de novembro a
1º de dezembro
Missa de Ação de Graças

Celebração: Padre Eduardo Fraga

Local: Capela Nossa Senhora do Amor − Campus Urbanova

Horário: 10h

16 de dezembro
Atendimento de Nutrição Esportiva Gratuito

Local: Bloco 7 - Campus Urbanova

Agendamento para o atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, pelo telefone (12) 3947-1086

Dias e Horários dos Atendimentos: quartas-feiras das 8h às 10h e às sextas-feiras, das 17h às 19h

Quartas e sextas-feiras
Assista aos Sábados pela TV Band Vale o Programa "República 103.9"

Idealizado pelo estudante do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Lucas Sanseverino

Horário: das 11h30 às 12h

Participe, faça seus comentários ou entre em contato pelo e-mail: republica@tvbandvale.com.br.

Acompanhe também pelo twitter: @republica1039

Todos os sábados
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visita agendada
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Quartas e sextas-feiras
Das 14h às 16h