143ª Edição - Ano IV
De 31 de outubro a 6 de novembro/2011
 

  Alunos da Univap Assistem Palestra do Astronauta e Diretor da NASA

 
 
 
Dr. Charles Bolden, a Profª Cláudia e alunos da Univap

Os alunos da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Prof. Arlindo Caetano Filho, do Sistema FVE/Univap, Carlos Henrique Bianchi Florindo (9º ano), Priscille Dreux Fraga (8º ano) e Gabriel Alvarenga Landim (8º ano), acompanhados pela Profª Cláudia Renata Santos Vilela, assistiram no dia 27 de outubro, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) a palestra proferida pelo astronauta e diretor da Agência Espacial Americana (NASA), Dr. Charles Bolden.
Acompanhado por uma comitiva americana, a presença de Charles Bolden, envolveu a assinatura de acordos sobre pesquisas, visita ao Laboratório de Integração e Testes (LIT) e palestra para alunos da rede pública e de escolas particulares.
Estiverem presentes no auditório Fernando Mendonça do LIT do Inpe, aproximadamente 90 alunos de escolas de São José dos Campos, que ouviram com atenção as aventuras e experiências do astronauta que já foi quatro vezes para o Espaço. A palestra descontraída possibilitou que estudantes fizessem perguntas por intermédio de um intérprete, outros, até se arriscaram a formulá-las em inglês. No final da apresentação, o astronauta se despediu agradecendo o interesse dos estudantes joseenses e deixou um último recado: “Se você quer buscar aquilo que realmente quer, trabalhe duro, estude e nunca tenha medo de errar”, concluiu.

 
 
 

  Projeto Chuva

 
 
O Parque Tecnológico Univap será a sede por dois meses do centro operacional do Projeto Chuva, coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no qual também estará funcionando um moderno e sofisticado sistema de monitoramento de tempo, o SOS Vale do Paraíba, que fornecerá informações e previsões de alta qualidade, com resolução de até um quilômetro, capaz de prever chuvas com duas horas de antecedência.
O objetivo do Projeto Chuva é o domínio da compreensão, mediante o refinamento de processos microfísicos, dos mecanismos, ainda não perfeitamente entendidos, da evolução das nuvens de chuva, que ocorre ao longo, muitas vezes, de distâncias de alguns quilômetros. O Projeto dispõe, atualmente, da ajuda do Tupã − Supercomputador do Inpe, que torna possível fazer previsões mais precisas.
O Projeto Chuva constitui a quarta campanha de uma série de sete, com o objetivo de compreender os diferentes regimes de chuva do País e envolve a participação de mais de cinquenta profissionais da área.
No dia 26 de outubro, foi içado ao topo do prédio do Parque Tecnológico Univap (Universidade do Vale do Paraíba), no Campus Urbanova, o radar de dupla polarização, de última geração, para coleta de dados e monitoramento de chuvas. Outros equipamentos estão sendo instalados em Ubatuba, Caraguatatuba, Paraibuna, Jambeiro, São José dos Campos, Cachoeira Paulista e São Luiz do Paraitinga.

Guindaste instala o Radar no Parque
Tecnológico Univap
 
Sede do centro operacional do Projeto Chuva

A abertura da campanha foi realizada no auditório do Parque, no dia 31 de outubro, às 14 horas, com a presença do diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento do Inpe, Dr. Thyrso Villela Neto; do Vice-Diretor do Inpe, Dr. Marco Antonio Chamon, o Diretor do Parque Tecnológico Univap, Prof. Dr. Luiz Antônio Gargione; do Secretário Municipal de Meio Ambiente, André Miragaia; do Comandante do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros de São José dos Campos, Tenente Coronel Ernesto Rizzetto e do Coordenador do Projeto Chuva, Dr. Luiz Augusto Toledo Machado.

 
 
 

  Aplicativo Multimídia Voltado à Educação Patrimonial

 
 
 
O Professor Mestre Fábio Almeida (foto), docente do curso de Arquitetura da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo da Univap, desenvolveu para a rede pública do município de Barra do Chapéu, interior de São Paulo, um aplicativo multimídia voltado à educação patrimonial, denominado: “CD-ROM Patrimônio Cultural de Barra do Chapéu”.
O aplicativo desenvolvido pelo professor reúne informações sobre o município registrando aspectos culturais da sociedade local, representados principalmente pelos patrimônios arquitetônico, imaterial e arqueológico.
O trabalho utiliza diferentes objetos digitais de caráter cognitivo e associativo aplicados às ações de educação patrimonial. Estes objetos são produzidos por programas computacionais específicos para representação bidimensional, modelagem tridimensional, fotogrametria, fotografia digital e prototipagem rápida.
O objetivo do aplicativo é difundir o patrimônio cultural da cidade por meio digital, associando informações e registros gráficos computacionais como, por exemplo, textos, fotos, vídeos, fotos panorâmicas 360º e modelos geométricos digitais bidimensionais e tridimensionais.
A diversidade do material produzido permite novas formas de percepção e de representação do patrimônio cultural da cidade, contribuindo para preservar e valorizar a história daquele município. Seu uso como ferramenta didática em sala de aula pode ser relacionadas às várias disciplinas da grade curricular do ensino fundamental.
 
Além das aplicações didáticas que poderão ser realizadas pelos professores da rede municipal de ensino, a natureza digital do trabalho permite o acesso ao aplicativo pela internet, ampliando exponencialmente a possibilidade de difusão do patrimônio cultural, sem prejuízos aos seus valores memorais intrínsecos.
Todos os procedimentos metodológicos utilizados neste trabalho, além das discussões teóricas pertinentes a esse tipo de registro digital, estão associados à Tese de Doutoramento que o Prof. Fábio está desenvolvendo no programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil na Unicamp. O trabalho de campo contou com a participação do Arqueólogo Dr. Wagner Bornal e sua equipe de arqueologia.
O Aplicativo multimídia é resultado direto das obras para a implantação do Sistema de Tratamento de Esgotos do município de Barra de Chapéu realizado pela Sabesp − Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, no ano de 2010, e em atendimento à Portaria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) nº 230/02, que resgata os sítios arqueológicos da Barra do Chapéu, identificados em função das pesquisas realizadas nas áreas destinadas a instalação do Sistema de Esgotos Sanitários do município.
O aplicativo multimídia faz parte do programa de Educação Patrimonial e está disponível em CD-ROM ou no endereço eletrônico: http://www.fabioalmeida.xpg.com.br

Informações pelo e-mail: falmeida@univap.br
Site: http://www.fabioalmeida.xpg.com.br

 
 
 

  Faculdade de Direito Organiza Julgamentos Simulados
Sistema Prisional Brasileiro e Cidadania


 
 

A Faculdade de Direito da Univap realiza de 7 a 22 de novembro, três Julgamentos Simulados sobre o tema: “Sistema Prisional Brasileiro e Cidadania”.
Participam das Simulações, cerca de 160 alunos do 2º período semestral (1º ano) que vão atuar nas funções de Promotores, Advogados, Juízes e Jurados.
Neste ano, os Julgamentos vão apurar a responsabilidade do Sistema Prisional Brasileiro no assassinato de João Acácio (conhecido como o bandido da luz vermelha), considerando a postura estatal no processo de ressocialização da vítima sob sua guarda. As peças jurídicas serão elaboradas com argumentação contra (Advogados) e a favor (Promotores) do Estado.
A proposta de realização dos Julgamentos faz parte da disciplina Projeto de Integração Direito e Sociedade II, sob a coordenação dos docentes: Prof. Dr. Antonio Carlos Machado Guimarães, Prof. Dr. Maurício Martins Alves e Prof. M.e Luiz Carlos Andrade de Aquino, que objetiva oferecer um ensino interdisciplinar com ênfase na relação teoria e prática, favorecendo o aprendizado mais significativo e relevante para o aluno.
Os três Julgamentos Simulados, cada um com duas sessões, serão realizados pelas turmas dos períodos matutino e noturno, distribuídos em Varas de Execução, conforme descrito abaixo.
O evento que será realizado no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Centro, é aberto ao público em geral, estudantes de Direito e outros interessados.

Data
Turma
Vara de Execução
Horário
7 de novembro
Noturno
19h
8 de novembro
Matutino
9h
8 de novembro
Noturno
19h
21 de novembro
Noturno
19h
22 de novembro
Matutino
9h
22 de novembro
Noturno
19h


Faculdade de Direito - Campus Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 - São José dos Campos
Telefone: (12) 3928-9832 ou 3928-9833

 
 
 

  Atividade Complementar do Serviço Social

 
 
Os alunos do 8º período semestral (4º ano) do curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizaram no dia 22 de outubro, em São Francisco Xavier, uma atividade complementar sob a coordenação geral da Profª Elizabeth Liberato, que culminou num treinamento com exercícios, ministrado pela Profª Maria Alice Cazalli, tutora do Núcleo de Estudos de Serviço Social (NESSU), sobre o tema: Planejamento de Vida e Carreira.

 

A programação também incluiu o café da manhã, visita a cidade e à Cachoeira Pedro David, além de confraternização pela chegada do final do ano letivo e aniversário da aluna Lucia Alves de Souza Carvalho.

 
 
 

  X Encontro Intergeracional de São José dos Campos
Alunos da Terceira Idade e Pastoral da Juventude do Instituto São José


 
 
 
A Faculdade da Terceira Idade Univap realizou em parceria com a Pastoral da Juventude do Instituto São José, o X Encontro Intergeracional de São José dos Campos.
O evento foi organizado em três etapas pelas equipes mistas compostas de jovens e de idosos. Na primeira fase foi realizada uma ação social que consistiu na arrecadação de alimentos (arroz, feijão, macarrão, óleo, biscoito de maizena e biscoito de água e sal) doados às Instituições Sociais atendidas pelo Instituto São José. Na segunda, os organizadores realizaram a “Tarde Cultural” com apresentações artísticas feitas pelos alunos da Faculdade da Terceira Idade Univap São José dos Campos e dos alunos participantes da Pastoral da Juventude Instituto. Na terceira e última fase do X Encontro Intergeracional, dia 25 de outubro, “Diálogos entre as Artes e a Sétima Arte”, foi realizada com a apresentação de dança, canto e teatro, no Espaço Cultural Dom Bosco do Instituto São José, que encerrou as atividades do evento.


   

A Faculdade da Terceira Idade Univap de São José dos Campos foi criada em 1991 com a finalidade de atender pessoas a partir de 45 anos de idade. A partir de 2002, implantou o Projeto Intergeracional, com objetivo promover o convívio entre alunos idosos e adolescentes de escolas parceiras. O resultado deste trabalho tem sido a aproximação das gerações por intermédio de encontros temáticos, troca de experiências e de conhecimento, bem como apresentações culturais de temas pesquisados que são predeterminados em conjunto pelos parceiros no projeto no ano em que serão realizados.

 
 
 

  Colégio Univap Urbanova - Ensino Médio Integral Gratuito
Processo Seletivo − Inscrições até 19 de novembro - Prova − 27 de novembro


 
 

A Universidade do Vale do Paraíba − Univap oferecerá, gratuitamente, 40 vagas para o curso de Ensino Médio Integral no Colégio Univap - Urbanova. Os interessados poderão fazer a sua pré-inscrição via internet (www.univap.br) até o próximo dia 19 de novembro.
A taxa de inscrição para participar do Processo Seletivo é de R$ 10,00 (dez reais). O boleto poderá ser pago nos bancos ou pela internet.
Para participar do Processo Seletivo do Ensino Médio Integral Gratuito o candidato deverá ter concluído o Ensino Fundamental ou estar matriculado, em 2011, na 8ª série ou (9º ano). Ter nascido após 31 de dezembro de 1995 e comprovar a Renda Familiar, por pessoa, não superior a 1,5 salário mínimo, para ter direito a bolsa integral de estudos. (Obs: A renda familiar por pessoa é calculada somando-se a renda bruta dos componentes do grupo familiar e dividindo-se pelo número de pessoas que formam este grupo. A referida renda será avaliada, anualmente).
A seleção será feita, no dia 27 de novembro (domingo), das 9h às 12h30, por meio da aplicação de uma prova que irá abranger conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática e Redação.
O curso tem como principal objetivo oferecer aos jovens talentosos e com alto desempenho acadêmico, uma educação integral para que sejam cidadãos informados, motivados, capazes de pensar criticamente. O foco é prepará-los para o ato de viver, capacitando-os a responderem com qualidade as alternâncias que a vida apresenta e estarem aptos a se integrarem de forma harmônica e contributiva na sociedade.
Por meio de estudos supervisionados, orientados por professores qualificados e apoiados por uma infraestrutura privilegiada no Campus Urbanova, os alunos selecionados estudarão em jornada diária integral.
Informações: Secretaria do Colégio Univap Urbanova
Atendimento: de segunda a sexta-feira - das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30
End.: Av. Shishima Hifumi, 2911 - Campus Urbanova − São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3947-1093

 
 
 

  Concursos de Poesias, Contos e Fotografias da Univap/2011
Inscrições Abertas


 
 

Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap recebe até o dia 19 de novembro de 2011, as inscrições dos interessados em participar dos Concursos de: Poesias, Contos e Fotografias Univap/2011.
Os regulamentos poderão ser consultados pelo site:
http://www.univap.br/univap/pro_reitorias/cultura_divulgacao/concursos.php, onde também está a lista de selecionados nos Concursos de 2010.

Participe!

Informações: Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap
Telefone: (12) 3947-1009 - E-mail: cultura@univap.br

 
 
 

  III Jornada de Fisioterapia da Univap

 
 

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realiza dias 17 e 18 de novembro, a III Jornada de Fisioterapia da Univap (Jofisiu), com a finalidade de promover o conhecimento e atualização sobre recursos terapêuticos atuais e promissores.
Durante a Jornada serão realizados minicursos, palestras e mesas redondas com a participação de profissionais altamente qualificados que irão discutir assuntos de grande relevância para a prática fisioterapêutica.
O evento é uma excelente oportunidade para publicação de resumos de trabalhos científicos que deverão ser remetidos à comissão organizadora até 24 de outubro.
Detalhes sobre a taxa de inscrição, modelos e normas para submissão dos trabalhos poderão ser verificados no site: http://www.univap.br/jofisiu/trabalhos.php

Informações: (12) 3947-1087 ou (12) 3947-1015
E-mail: jofisiu@univap.br

 
 
 

  Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes

 
 

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 


A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 12 de novembro de 2011.
Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.




Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
O Significado dos nomes dos países africanos (2)
Reitoria (2º andar)
Bloco 5
O Significado do Nome dos Países Africanos(3)
O Vale paulista do Rio Paraíba
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
O Significado dos nomes dos países africanos (1)
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Arte Naif
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
Fotografias
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
Desertos − Grutas Lascaux
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Como são os grãos de areia
Praias de areias coloridas
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
África
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) - Prédio dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, etc
Bloco 7
Entrada Principal
Os 50 edifícios mais bizarros do mundo
Univap Villa Branca (Jacareí)
Jacareí
Orquídeas


Informações:(12) 3947-1009 − Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

 
 
 
  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Colégio Univap Urbanova – Ensino Médio Integral e Gratuito

Processo Seletivo − Inscrições Abertas

Prova − 27 de novembro − das 9h às 12h30



Até 19 de novembro
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
Tribunal Popular Pedagógico − 2011 (Projeto de Integração Direito e Sociedade) FD
Sistema Prisional Brasileiro e Cidadania


Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 − Centro − São José dos Campos

Horário: Das 9h às 19h

De 7 a 22 de novembro
III Encontro de Psicopedagogia Clínica e Institucional

Tema: O Comportamento e a Sexualidade do Adolescente no Século XXI

Organização: Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional – Turma de 2011

(Pós-Graduação Univap)

Horário: 19h às 21h30

Local: Bloco 8 – Ceplade – Piso I – Campus Urbanova

Endereço: Av. Shishima Hifumi, 2.911 - Urbanova

9 de novembro
VII Seminário Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde

11 de novembro
IV Jornada Farmacêutica Univap e IV Jornada de Biomedicina Univap (FCS)

Horário: Das 8h30 às 16h30

(Programação a ser definida)

De 16 a 18 de novembro
III Jornada de Fisioterapia (FCS)

Informações: Tel.: (12) 3947-1087 ou (12) 3947-1015

E-mail: jofisiu@univap.br

17 e 18 de novembro
Artesanato na Univap − Exposição − Campus Villa Branca − Jacareí

Artesãs de Jacareí estarão expondo seus trabalhos no Campus Villa Branca em Jacareí

Data: 17 e 18 de novembro − Horário: 9h às 21h

Data: 19 de novembro − Horário: 9h às 12h30

Aberto ao Público

Informações: 3955-4538 (Período da Tarde)
17 a 19 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia Nacional do Design (FCSAC)

25 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 29 de novembro a
1º de dezembro
Atendimento de Nutrição Esportiva Gratuito

Local: Bloco 7 - Campus Urbanova

Agendamento para o atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, pelo telefone (12) 3947-1086

Dias e Horários dos Atendimentos: quartas-feiras das 8h às 10h e às sextas-feiras, das 17h às 19h

Quartas e sextas-feiras
Assista aos Sábados pela TV Band Vale o Programa "República 103.9"

Idealizado pelo estudante do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Lucas Sanseverino

Horário: das 11h30 às 12h

Participe, faça seus comentários ou entre em contato pelo e-mail: republica@tvbandvale.com.br.

Acompanhe também pelo twitter: @republica1039

Todos os sábados
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visita agendada
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Quartas e sextas-feiras
Das 14h às 16h