142ª Edição - Ano IV
De 24 a 30 de outubro/2011
 

  Semana da Pedagogia e Letras

 
 
A Faculdade de Educação e Artes (FEA) realizou no Campus Aquarius, de 3 a 7 de outubro, a Semana de Pedagogia e Letras. A programação do evento envolveu a realização de palestras, apresentação de teatro, de coral e relatos de experiências.

Coordenadores e a diretora
da FEA com o jornalista Carlos Abranches
 
Exposição na entrada principal do
Campus Aquarius durante o evento
 
A equipe do teatro

As atividades da Semana tiveram início com a palestra do jornalista e apresentador da TV Vanguarda, Carlos Abranches, que falou sobre o tema: Falando de Educação, além dele, a supervisora da Secretaria de Educação de São José dos Campos, Profª Nilcéia Vetorazzi, sobre o Plano Nacional da Educação; e as doutoras Tereza Elizete Gonçalves e Ana Carla F. Pinto, sobre a Restauração dos Circuitos da Esperança e Plantão do Riso: fazendo a diferença a partir da alegria.

Alunos e professora falam das
experiências adquiridas no Projeto
Rondon
 
Plantão do Riso prestigia o evento
 
O auditório fica lotado durante a
palestra “Fazendo a diferença a
partir da alegria”

Os relatos sobre as experiências adquiridas no Projeto Rondon foram feitos por alunos e pela Profª Kátia Batista de Medeiros, que participaram da última expedição em Corumbá/MS.

A palestra sobre
o Plano Nacional de Educação
 
A apresentação do Coral da
Pedagogia
 
Palestra “Restauração dos Circuitos
da Esperança”

A encenação da peça teatral “O jovem, a família e as drogas lícitas” ficou por conta dos alunos da Escola Emanuel Kant, supervisionados pela Profª Nara Martins; e a apresentação do Coral da Pedagogia, composto por alunos da FEA/Univap, do 8º período semestral, sob a supervisão da Profª Mayra Diniz Vallim.

 
 
 

  Faculdade de Direito Organiza Julgamentos Simulados
Sistema Prisional Brasileiro e Cidadania


 
 

A Faculdade de Direito da Univap realiza de 7 a 22 de novembro, três Julgamentos Simulados sobre o tema: “Sistema Prisional Brasileiro e Cidadania”.
Participam das Simulações, cerca de 160 alunos do 2º período semestral (1º ano) que vão atuar nas funções de Promotores, Advogados, Juízes e Jurados.
Neste ano, os Julgamentos vão apurar a responsabilidade do Sistema Prisional Brasileiro no assassinato de João Acácio (conhecido como o bandido da luz vermelha), considerando a postura estatal no processo de ressocialização da vítima sob sua guarda. As peças jurídicas serão elaboradas com argumentação contra (Advogados) e a favor (Promotores) do Estado.
A proposta de realização dos Julgamentos faz parte da disciplina Projeto de Integração Direito e Sociedade II, sob a coordenação dos docentes: Prof. Dr. Antonio Carlos Machado Guimarães, Prof. Dr. Maurício Martins Alves e Prof. M.e Luiz Carlos Andrade de Aquino, que objetiva oferecer um ensino interdisciplinar com ênfase na relação teoria e prática, favorecendo o aprendizado mais significativo e relevante para o aluno.
Os três Julgamentos Simulados, cada um com duas sessões, serão realizados pelas turmas dos períodos matutino e noturno, distribuídos em Varas de Execução, conforme descrito abaixo.
O evento que será realizado no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Centro, é aberto ao público em geral, estudantes de Direito e outros interessados.

Data
Turma
Vara de Execução
Horário
7 de novembro
Noturno
19h
8 de novembro
Matutino
9h
8 de novembro
Noturno
19h
21 de novembro
Noturno
19h
22 de novembro
Matutino
9h
22 de novembro
Noturno
19h


Faculdade de Direito - Campus Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 - São José dos Campos
Telefone: (12) 3928-9832 ou 3928-9833

 
 
 

  VII Semana de Biologia
IV Simpósio - Cavas de Areia: Problemas e Soluções


 
 
 
Recepção no Ceplade
A Universidade do Vale do Paraíba realizou de 17 a 19 de outubro, a VII Semana da Biologia e o IV Simpósio - Cavas de Areia: Problemas e Soluções.
Os dois eventos foram organizados por professores e alunos da Faculdade de Educação e Artes (Curso de Ciências Biológicas), Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Curso de Engenharia Ambiental) e pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap.
Além de celebrar o Ano Internacional das Florestas, a Semana de Biologia e o Simpósio - Cavas de Areia, envolveram a realização de várias atividades, entre elas, o dia de campo em área degradada; palestras; mesas redondas; minicursos e de visitas monitoradas ao Centro de Estudos da Natureza (CEN), Ambiente das Cavas e no Jardim das Sensações.

 
 
 

  Alunos da Univap Visitam o Rádio Observatório de Itapetinga

 
 
Alunos do curso de Engenharia Química da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) e da Pós-Graduação em Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), acompanhados pelo Prof. Dr. Sérgio Pilling, visitaram dia 11 de outubro, o Radio Observatório de Itapetinga (ROI), na cidade de Atibaia/SP.
Além de ver as diversas antenas presentes no Campus do ROI, muitas delas utilizadas para o estudo da ionosfera terrestre, os alunos também conheceram o radiotelescópio de 13 metros de diâmetro utilizado para detectar moléculas em diferentes regiões no espaço. A detecção dessas moléculas pelos sensíveis receptores dos radiotelescópios é possível graças a um tipo de radiação bem tênue que elas emitem, conhecida como radiação na faixa do micro-ondas e ondas de rádio.

À esquerda o Prof. Sergio Pilling e os
alunos em frente ao prédio da antena de
13 m de diâmetro do ROI
 
Alunos dentro do prédio

Durante a visita técnica, o grupo pode acompanhar uma medida em tempo real da detecção da molécula de H2O numa região do meio interestelar (espaço entre as estrelas). O meio interestelar está longe de ser vazio. Embora tenha uma densidade bem baixa, ainda sim está repleto de muitas coisas como átomos, moléculas, radiação e até mesmo grãos de poeira cósmica. Após a explicação do funcionamento do radiotelescópio, os alunos visitaram a sala do espectrógrafo. Nesta sala, o sinal que vem do espaço é transmitido para dentro de um cristal e, com a passagem de um laser, é transformado no espectro da molécula estudada que é exibido no computador.
Com a ajuda dos radiotelescópios, nossa compreensão sobre o universo tem sido cada vez mais refinada. Por exemplo, foram a partir de observações em rádio que a estrutura espiral da Via Láctea foi determinada. Atualmente mais de 150 espécies químicas diferentes já foram detectadas no espaço incluindo moléculas simples como H2, CO, H2O e também moléculas grandes como ácidos carboxílicos, cetonas, alcoóis entre outras.

Fonte: Dr. Sergio Pilling/IP&D

 
 
 

  Visita Monitorada ao Tribunal de Justiça de São Paulo

 
 
Acompanhados da orientadora e pela técnica administrativa do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Univap, Drª Márcia Duarte Spina e Maria Auxiliadora G. dos Reis Santos, 40 alunos do último ano, realizaram no dia 18 de outubro, uma visita monitorada ao Tribunal de Justiça de São Paulo, local onde foram recebidos pelo desembargador e também docente da Faculdade de Direito da Univap, Dr. Paulo Celso Ayrosa.

 

Os alunos visitaram as instalações do Palacete Conde de Sarzedas - Sede do Museu do Tribunal de Justiça e o acervo do Palácio da Justiça de São Paulo. Por ocasião da visita, os alunos também tiveram a oportunidade de assistir a um julgamento de segunda instância e, ainda, à palestra "Formação e Evolução do Judiciário Paulista" proferida por um desembargador pertencente ao Grupo de Apoio ao Judiciário.

 
 
 

  The 7th Congress of the European Federation of ISAP Chapters
EFIC 2011


 
 
 

A Profª Drª Maria Belén Salazar Posso, docente do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) representou a Univap no The 7th Congress of the European Federation of ISAP Chapters, EFIC 2011, realizado em Hamburg, Germany de 14 a 21 de setembro.
Durante o Congresso apresentou o trabalho “Nonmalignant Chronic Pain relief With Opioids: The Nurses’ Perception” de autoria das pesquisadoras: Profª Drª Maria Belén Salazar Posso, Profª Me. Vânia Maria de Araújo Giaretta, Profª Me. Ana Lúcia G.G. de Sant’Anna e Drª Regimar Carla Machado Ranzani.
O referido trabalho científico foi publicado na revista European J. of Pain Supplements v.5,p.278, 2011.

 
 
 

  Visita ao Laboratório Nacional de Astrofísica e Observatório do Pico dos Dias

 
 
O Programa Rede Mantiqueira de Inovação (PRMI) obteve recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), para instituir um NIT - Núcleo de Inovação Tecnológica em cada uma das entidades parceiras: Centro de Tecnologia de Informação Renato Archer (CTI); Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA); Associação Brasileira de Luz Sincroton (ABTLuS) e a Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE).
O objetivo do PRMI é ajudar a transformar o capital intelectual acumulado no país em fonte geradora de propriedade intelectual, mediante registros de anterioridade que garantam patentes de produtos inovadores e de marcas identificadoras das empresas envolvidas. E nisso os NITs devem desempenhar papel fundamental.

 


A propriedade intelectual gera privilégios, em um mundo caracterizado pela livre iniciativa, a quem se esforçou por adquirir capital intelectual.
Os países asiáticos - Corea, Taiwan, Cingapura, China e, mais recentemente, a Índia, geraram todo um sistema protetor de sua indústria, mediante marcas, patentes e registros de anterioridade, enquanto o Brasil descuidou de se resguardar mediante a proteção da propriedade intelectual apropriada e o resultado é que temos uma indústria produtora de bens altamente dependentes de tecnologias externas.

 

Há, evidentemente, exceções como a Embraer, detentora de capital intelectual respeitável, tornando o Brasil conhecido, mundialmente, com os jatos da Embraer presentes em todos os continentes.
O Brasil é reconhecidamente muito competente como exportador de minério de ferro, soja e carnes de frango e bovina, que geram muito menos emprego per capita que os produtos portadores de tecnologias de futuro.
O PRMI, ao reunir entidades tão diferentes, procura, mediante reuniões, buscar o entendimento da propriedade intelectual, de modo a canalizar esforços dos NITs de cada entidade a trabalhar em rede e gerar capital intelectual eficaz.
A última reunião do PRMI, em 20/10/2011, realizou-se no LNA, em Itajubá-Minas Gerais. Presentes, pela FVE/Univap: Antonio de Souza Teixeira Júnior, Glaucia Gomes, Erik Schmidt e Juliana Barbosa, que tiveram a oportunidade de visitar o Observatório do Pico dos Dias, do LNA, em Brazópolis, a 1.800m de altitude, que proporciona uma visão extraordinária da região, dominada por montanhas e vales. O Observatório localiza o telescópio de maior capacidade de observação do Brasil, com espelho 1,60cm de diâmetro.
O Núcleo de Física e Astronomia da Univap está presente no LNA, como sua parceira, desde 2002, e um container da Univap, lá existente, mostra essa presença. O Professor Paulo Fagundes, líder do Núcleo, foram citados, na apresentação do LNA, ao grupo de parceiros do PRMI presentes, especialmente pelas pesquisas sobre o acoplamento Sol-Terra e atividades mesosfera/atmosfera/ionosfera realizadas, o que é, para FVE/Univap, motivo de orgulho.

 
 
 

  Indexada em GeoDados a Revista Univap de Divulgação de Artigos Científicos

 
 

O Coordenador da GeoDados, Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná − Campus Ponta Grossa, comunicou à Universidade em 14 de outubro, a aceitação de indexação da Revista Univap On-line de Divulgação de Artigos Científicos, Pesquisas e Estudos.
O fascículo foi analisado de acordo com critérios de editoração, difusão e visibilidade. Além desses critérios, verificou-se a inclusão na base QUALIS da Capes como um critério de qualidade do periódico, pois essa avaliação é feita por especialistas da área sobre periódicos nos quais pesquisadores nacionais publicam artigos científicos. A Revista Univap cumpre, com essa publicação, sua parte na participação na tríplice função da Universidade que proporciona o ensino, a pesquisa e a extensão, de modo indissociável.
A Univap aceita, para publicação artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional, revisões de literatura e resenhas nas diversas áreas do conhecimento científico e não publicados, anteriormente. Utilizando o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://seer.ibict.br), a Universidade mantém Comissão Editorial que analisa e só aceita o material para publicação se estiver de acordo com as normas estabelecidas no site: http://revista.univap.br - local para postagem de todo material para publicação. As edições periódicas semestrais buscam incentivar as pesquisas dentro do ambiente acadêmico da universidade, envolvendo professores e alunos da Univap ou de entidades afins, sempre com objetivo de aumentar a participação de todos nos interesses da sociedade.
A Comissão Editorial da Revista Univap recebe, até o próximo dia 11 de novembro, materiais que serão publicados na 30ª edição, que estará disponível para leitura e consulta em dezembro de 2011.

Revista Univap On-line de Divulgação de Artigos Científicos, Pesquisas e Estudos
Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade
Informações:
(12) 3947-1036
E-mail:revista@univap.br
Site:revista.univap.br

 
 
 

  Chamada para Empresas Emergentes de Base Tecnológica

 
 

 
 
 

  III Jornada de Fisioterapia da Univap

 
 

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realiza dias 17 e 18 de novembro, a III Jornada de Fisioterapia da Univap (Jofisiu), com a finalidade de promover o conhecimento e atualização sobre recursos terapêuticos atuais e promissores.
Durante a Jornada serão realizados minicursos, palestras e mesas redondas com a participação de profissionais altamente qualificados que irão discutir assuntos de grande relevância para a prática fisioterapêutica.
O evento é uma excelente oportunidade para publicação de resumos de trabalhos científicos que deverão ser remetidos à comissão organizadora até 24 de outubro.
Detalhes sobre a taxa de inscrição, modelos e normas para submissão dos trabalhos poderão ser verificados no site: http://www.univap.br/jofisiu/trabalhos.php

Informações: (12) 3947-1087 ou (12) 3947-1015
E-mail: jofisiu@univap.br

 
 
 

  Concursos de Poesias, Contos e Fotografias da Univap/2011
Inscrições Abertas


 
 

Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap recebe até o dia 19 de novembro de 2011, as inscrições dos interessados em participar dos Concursos de: Poesias, Contos e Fotografias Univap/2011.
Os regulamentos poderão ser consultados pelo site:
http://www.univap.br/univap/pro_reitorias/cultura_divulgacao/concursos.php, onde também está a lista de selecionados nos Concursos de 2010.

Participe!

Informações: Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap
Telefone: (12) 3947-1009 - E-mail: cultura@univap.br

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 


A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 29 de outubro de 2011. Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.




Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Desertos
Reitoria (2º andar)
Bloco 5
O Significado do Nome dos Países Africanos
Carros de Museu (1900-1930)
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Fotografias
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
El Greco
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
Salão do Humor de Piracicaba (Cartoons)
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
Como são os grãos de areia
Praias de areias coloridas
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Salão de Humor de Piracicaba (Caricaturas)
Caricaturas II
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
National Geographic (fotos)
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) - Prédio dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, etc
Bloco 7
Entrada Principal
Automóveis: Período Pré-Guerra
Os Divertidos Carros do Pós-Guerra
Univap Villa Branca (Jacareí)
Jacareí
Orquídeas


Informações:(12) 3947-1009 − Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

 
 
 
  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
Tribunal Popular Pedagógico − 2011 (Projeto de Integração Direito e Sociedade) FD
Sistema Prisional Brasileiro e Cidadania


Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 − Centro − São José dos Campos

Horário: Das 9h às 19h

De 7 a 22 de novembro
VII Seminário Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde

11 de novembro
IV Jornada Farmacêutica Univap e IV Jornada de Biomedicina Univap (FCS)

Horário: Das 8h30 às 16h30

(Programação a ser definida)

De 16 a 18 de novembro
III Jornada de Fisioterapia (FCS)

Informações: Tel.: (12) 3947-1087 ou (12) 3947-1015

E-mail: jofisiu@univap.br

17 e 18 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia Nacional do Design (FCSAC)

25 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 29 de novembro a
1º de dezembro
Atendimento de Nutrição Esportiva Gratuito

Local: Bloco 7 - Campus Urbanova

Agendamento para o atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, pelo telefone (12) 3947-1086

Dias e Horários dos Atendimentos: quartas-feiras das 8h às 10h e às sextas-feiras, das 17h às 19h

Quartas e sextas-feiras
Assista aos Sábados pela TV Band Vale o Programa "República 103.9"

Idealizado pelo estudante do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Lucas Sanseverino

Horário: das 11h30 às 12h

Participe, faça seus comentários ou entre em contato pelo e-mail: republica@tvbandvale.com.br.

Acompanhe também pelo twitter: @republica1039

Todos os sábados
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visita agendada
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Quartas e sextas-feiras
Das 14h às 16h