141ª Edição - Ano IV
De 17 a 23 de outubro/2011
 

  Processo Seletivo Univap 2012-1
(Vestibular)


 
 


A Univap que oferece atualmente 44 cursos superiores (Bacharelado e Licenciatura) prorrogou até o próximo dia 25 de outubro as inscrições para o Processo Seletivo 2012-1.
A Universidade possui cursos nos Campi de São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão. O candidato deverá fazer a sua pré-inscrição via Internet e pagar a taxa no valor de R$ 25,00 nos bancos credenciados. A referida taxa será descontada quando o candidato efetivar a sua matrícula na Universidade.
O candidato com alguma necessidade especial (visual, auditiva ou motora) deverá informar pelo e-mail seletivo2012@univap.br, até o dia 11 de outubro, o tipo de atendimento especial do qual necessita para a realização da prova.
A prova, para todos os cursos, será realizada no dia 30 de outubro de 2011 (domingo), das 9h às 12h, no local (Campus) escolhido pelo candidato no ato de inscrição. A lista de distribuição dos candidatos por prédios e salas, constando o número de inscrição, será divulgada pela Internet dois (2) dias antes da realização da prova.
A Univap orienta que o candidato esteja no local com uma (1) hora de antecedência, a fim de que identifique o local onde realizará a prova, munido de caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.
Os documentos exigidos para a realização da prova são: comprovante de inscrição autenticado ou boleto da inscrição junto ao comprovante de pagamento (se o pagamento tiver sido efetuado via Internet ou Caixa Eletrônico); documento de identidade original ou, na ausência deste, o original da Carteira de Motorista (novo modelo com foto), Carteira Profissional ou, ainda, a Carteira de Órgão de Classe.
No Processo Seletivo 2012-1 (Vestibular) serão avaliados os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e Médio. O manual completo do candidato está disponível gratuitamente para download no site da Univap (www.univap.br/seletivo2012).

Informações adicionais: E-mail: seletivo2012@univap.br ou pelo
telefone (12) 3947-1099.

 
 
 

  Inauguração do Observatório de Astronomia e Física Espacial Univap

 
 
 
Vista parcial do Observatório
A Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) e a Universidade do Vale do Paraíba (Univap) inauguraram no último dia 14 de outubro (sexta-feira), às 10h, o Observatório de Astronomia e Física Espacial Univap - Prof. Antonio de Souza Teixeira Júnior, no Campus Urbanova, em São José dos Campos. O Observatório além de equipamentos didático-científicos, como por exemplo, o riômetro (conjunto de antenas destinadas a medir a absorção ionosférica das ondas eletromagnéticas da atmosfera), tem um telescópio refletor de 30 centímetros de diâmetro; três telescópios portáteis de 12,5 cm de diâmetro, totalmente computadorizados, e um telescópio solar. Possui ainda um auditório para 55 pessoas com toda infraestrutura necessária para a realização de palestras e cursos, espaço para exposição de trabalhos e uma área destinada a experimentos didáticos interativos.

 
 
 

  Alunos do Colégio Técnico Univap Villa Branca Participam da Mostratec/RS

 
 
 
Alexandre, Thales, a Profª Valéria e Gustavo
Os alunos Alexandre Alves dos Santos, Gustavo Machado Moura e Thales Lemes dos Santos, do 3º ano do Curso Técnico em Informática, do Colégio Univap Villa Branca, em Jacareí, classificados em 1º lugar na categoria Ciência da Computação na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia − Criatividade e Inovação (Febrace), realizada na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 21 e 25 de março, também foram selecionados para expor seu projeto na Mostra de Ciência e Tecnologia (Mostratec), a ser realizada entre os dias 24 e 28 de outubro, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
Os alunos da Univap idealizaram e desenvolveram o projeto: “Urna Eletrônica com Realidade Aumentada Acessível a Portadores de Necessidades Especiais” que consiste em aumentar a segurança e a eficiência no processo de votação eleitoral. O projeto limita a intervenção no processo de escolha de um candidato e permite ao mesário apenas a fiscalizar se o eleitor com necessidades especiais está cumprindo com as normas impostas no processo de votação. As demais funções de identificação do eleitor passam a serem feitas pela própria urna eletrônica.
Para a construção da urna eletrônica a equipe do projeto desmontou um notebook e fez a remontagem em uma base de acrílico, juntamente com um webcam, um leitor biométrico, um leitor de smart card e um hub USB. Em seguida foi criada e editada a sessão de marcadores impressos nas imagens que representavam os candidatos.

 
 
 

  Univap Recebe a Visita dos Alunos da EE Profª Márcia Helena Barbosa Lino

 
 
Alunos da Escola Estadual Profª Márcia Helena Barbosa Lino, acompanhados pelas professoras Geralda de Souza Carvalho e Marina Vieira Campos, além do motorista Sr. João Francisco Manoel, visitaram no último dia 18 de outubro, o Campus Urbanova da Univap. A recepção da visita ficou por conta da jornalista Sylvia Leds e da Auxiliar Administrativa Odete Pereira Batista da Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Universidade.

Chegada dos alunos em nas imediações
da Faculdade de Ciências Sociais
Aplicadas e Comunicação (Bloco 2)
 
Encerramento da visita, na Faculdade
de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo
e Centro de Estudos da Natureza

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer parte das instalações dos cursos: Rádio e TV, Jornalismo, Moda e Propaganda e Publicidade da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação; Educação Física da Faculdade de Educação e Artes; Odontologia, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Gastronomia, Nutrição e Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências da Saúde; alguns laboratórios da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo; Biblioteca Central; o Centro de Estudos da Natureza e o Pavilhão de Eventos, onde puderam também visitar o Jardim das Sensações, que fez parte da programação da VII Semana de Biologia e do IV Simpósio “Cavas de Areia: Problemas e Soluções”, realizadas na Universidade de 17 a 19 de outubro. Os alunos por ocasião da visita assistiram ao vídeo institucional da FVE/Univap, receberam informações sobre o processo seletivo, provas agendadas e as modalidades dos programas de bolsas de estudo disponíveis na Instituição.

 
 
 

  Momento Educação - Momento Univap
Rádio Jovem Pan


 
 
 
A FVE/Univap assinou em outubro um contrato de três meses com a Rádio Jovem Pan - São José dos Campos - para veiculação de boletins diários de 1 minuto de duração.
A ideia é apresentar a população o que a FVE/Univap desenvolve no meio acadêmico e junto à comunidade.
O boletim está sendo produzido no setor de jornalismo da Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica, com apoio da coordenadoria do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação.
O Momento Educação − Momento Univap é veiculado na abertura e encerramento do Jornal da Manhã, de segunda a sexta-feira, na frequência modulada, FM 94,3.
O jornal local das 7h10 às 8h20 é considerado líder absoluto neste horário, em São Jose dos Campos.

 
 
 

  Alunos de Rádio e TV na Jovem Pan

 
 
 

Os alunos do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, visitaram no período da manhã, do último dia 8 de outubro, as instalações da Rádio Jovem Pan de São José dos Campos.
Durante duas horas de visita os alunos puderam conversar com o radialista Eloi Moreno, que explicou o funcionamento de uma emissora de rádio nos padrões da Jovem Pan, da transmissão de sinal via satélite, sobre intervalos comerciais e da participação do ouvinte.
A atividade faz parte da disciplina Técnicas de Locução e Apresentação em Rádio e TV, ministrada no 6º período pelo Prof. Me. Celso Meneguetti, que durante muitos anos, também trabalhou como locutor de rádio.
O curso de Rádio e TV procura manter contato permanente com o mercado de trabalho na região possibilitando maior interação dos alunos com os profissionais da área, de forma a enriquecer ainda mais o aprendizado acadêmico.

 
 
 

  Experimentos do Grupo de Astroquímica
Acelerador de Partículas Van De Graaff


 
 
 
A Dra. Diana Andrade, Alexandre Bergantini,
Williamary Portugal e o Dr. Sergio Pilling

Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, formada pelos professores Dr. Sergio Pilling e Dra. Diana Andrade e seus alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu, Alexandre Bergantini e Williamary Portugal, realizaram experimentos entre os dias 12 e 15 de outubro, no acelerador de partículas Van De Graaff, do Instituto de Física da PUC-Rio.
Os experimentos simularam os efeitos de raios cósmicos (prótons de 1 MeV) em moléculas supostamente presentes em ambientes extraterrestres como nuvens moleculares, nebulosas planetárias, discos protoplanetários, atmosferas planetárias, superfícies congeladas de luas do sistema solar e cometas. Além das pesquisas realizadas na PUC-Rio, os pesquisadores mantêm colaborações científicas com diversos grupos de pesquisa nessa área em outras instituições no Brasil, bem como no exterior.
A astroquímica experimental estuda a formação, destruição e abundância de moléculas diversas em ambientes extraterrestres. Contudo, quando o foco das pesquisas são moléculas orgânicas pré-bióticas, como aminoácidos e bases nitrogenadas, as pesquisas também ajudam a elucidar questões sobre a própria origem da vida em nosso planeta.

Fonte: Dr. Sergio Pilling/IP&D

 
 
 

  FCS Recebe Visita de Equipe da Prefeitura
Políticas para Pessoa com Deficiência


 
 
 
Patrícia, Rogério, Alexandre, Prof. Sérgioe Prof. Mário,
no Laboratório de Engenharia e Reabilitação
Sensório Motora
Visitaram as instalações da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), no último dia 13 de outubro, onde funciona o Centro de Práticas Supervisionadas, os funcionários da Assessoria de Políticas para Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São José dos Campos, Rogério Ferracin e Alexandre Vargas.
A equipe foi recebida pelo Prof. Dr. Mário Oliveira Lima, Prof. Me. Sérgio Takeshi Tatsukawa de Freitas e pela Enfermeira Patrícia Goulart da Rosa Cardoso, responsável técnica do CPS/FCS, que apresentaram o sistema e a dinâmica de atendimento adotado pela Faculdade no setor de Fisioterapia, em especial na hidroterapia. Na ocasião, os visitantes aproveitaram a oportunidade também para conhecer o Laboratório de Engenharia e Reabilitação Sensório Motora, sob a responsabilidade do Dr. Mário Lima.

 
 
 

  Dia Internacional do Idoso


 
 
A Faculdade da Terceira Idade Univap, para celebrar o Dia Internacional do Idoso, comemorada no dia 1º de outubro, organizou no dia 3, a partir das 14h, um evento no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, que discutiu o Tema: A Terceira Idade e o Trabalho Voluntário.

Misses e Misters Faculdade da Terceira
Idade recepcionaram os convidados
 
O Sr. Ahed Said Amin conduz o cerimonial
de abertura do evento

Participaram como palestrantes do evento, Lourdes Mesquita, Nilza Gomes dos Santos, Luiz Oliveira e Poliana Rizzo.

Os palestrantes convidados: Nilza,
Lourdes, Luiz e Poliana
 
Vista parcial do Teatro Univap

A realização do evento buscou valorizar e conhecer a ação voluntária enquanto alternativa de participação social das pessoas idosas.

 
 
 

  18º Recreança


 
 
 
O SESI de São José dos Campos e a Prefeitura Municipal, com apoio da TV Vanguarda, realizaram dia 12 de outubro, das 9 às 16 horas, a 18ª edição do Recreança. O evento que acontece todos os anos no espaço do SESI, objetiva comemorar o Dia das Crianças com atividades recreativas por intermédio do lazer, da educação, da cultura e da música.
Participaram do evento dezesseis alunos e as professoras doutoras do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Ilene Cristine Rosia Cesar, Priscila Christiane Suzy Liporoni e Renata Amadei Nicolau, coordenadora do curso na Univap.
A equipe da Universidade desenvolveu atividades relativas à higiene bucal, por meio do escovódromo, com orientações individuais em 822 crianças sobre a forma correta de escovar os dentes, e prestaram esclarecimentos aos adultos presentes de como prevenir o câncer bucal.

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 


A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 29 de outubro de 2011. Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.




Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Desertos
Reitoria (2º andar)
Bloco 5
O Significado do Nome dos Países Africanos
Carros de Museu (1900-1930)
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Fotografias
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
El Greco
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
Salão do Humor de Piracicaba (Cartoons)
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
Como são os grãos de areia
Praias de areias coloridas
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Salão de Humor de Piracicaba (Caricaturas)
Caricaturas II
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
National Geographic (fotos)
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) - Prédio dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, etc
Bloco 7
Entrada Principal
Automóveis: Período Pré-Guerra
Os Divertidos Carros do Pós-Guerra
Univap Villa Branca (Jacareí)
Jacareí
Orquídeas


Informações:(12) 3947-1009 − Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

 
 
 
  Concursos de Poesias, Contos e Fotografias da Univap/2011
Inscrições Abertas


 
 

Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap recebe até o dia 19 de novembro de 2011, as inscrições dos interessados em participar dos Concursos de: Poesias, Contos e Fotografias Univap/2011.
Os regulamentos poderão ser consultados pelo site:
http://www.univap.br/univap/pro_reitorias/cultura_divulgacao/concursos.php, onde também está a lista de selecionados nos Concursos de 2010.

Participe!

Informações: Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap
Telefone: (12) 3947-1009 - E-mail: cultura@univap.br

 
 
 

  2º Arena de Profissões
Colégio Técnico Univap Villa Branca − Jacareí


 
 
 
O diretor do Colégio, Prof. Sávio e os coordenadores
responsáveis pela produção do evento,
Marcos Felipe e Solange Batelli
A direção do Colégio Técnico Univap Villa Branca − Jacareí, a fim de aproximar os alunos que concluem este ano o ensino médio da realidade do mercado de trabalho, organizou no último dia 29 de setembro, a 2ª Arena de Profissões.
O objetivo principal do evento, de acordo com o diretor do Colégio, Prof. Me. Domingos Sávio Amorin, é despertar e estreitar a linha de pensamento dos estudantes para um futuro bem próximo, ou seja, a universidade.
Este ano, o Colégio recebeu os profissionais nas áreas de Engenharia, Nutrição, Física, Psicologia, Biomedicina e do Agrupamento do Corpo de Bombeiros, que ministraram palestras e esclareceram dúvidas dos alunos.

 
 
 

  III Jornada de Fisioterapia da Univap

 
 

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realiza dias 17 e 18 de novembro, a III Jornada de Fisioterapia da Univap (Jofisiu), com a finalidade de promover o conhecimento e atualização sobre recursos terapêuticos atuais e promissores.
Durante a Jornada serão realizados minicursos, palestras e mesas redondas com a participação de profissionais altamente qualificados que irão discutir assuntos de grande relevância para a prática fisioterapêutica.
O evento é uma excelente oportunidade para publicação de resumos de trabalhos científicos que deverão ser remetidos à comissão organizadora até 24 de outubro.
Detalhes sobre a taxa de inscrição, modelos e normas para submissão dos trabalhos poderão ser verificados no site: http://www.univap.br/jofisiu/trabalhos.php

Informações: (12) 3947-1087 ou (12) 3947-1015
E-mail: jofisiu@univap.br

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
IV Semana da Educação Física (FEA)

De 24 e 29 de outubro
Processo Seletivo 2012-1 Inscrições Prorrogadas

Prova: 30 de outubro

Horário: das 9h às 12h

Até 25 de outubro
Dia Nacional do Cirurgião-Dentista (FCS)

25 de outubro
Júri Penal Simulado – Campus Centro (FD)

28 de outubro
Dia Nacional do Livro (FEA)

29 de outubro
Prova do Processo Seletivo 2012-1

Horário: das 9h às 12h

Local: No Campus Escolhido (Ato da Inscrição)

(Atenção: Chegar com 1 hora de antecedência para verificar o local e sala de realização da prova)

Informações: www.univap.br/seletivo2012

30 de outubro
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
Tribunal Popular Pedagógico − 2011 (Projeto de Integração Direito e Sociedade) FD
Sistema Prisional Brasileiro e Cidadania


Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 − Centro − São José dos Campos

Horário: Das 9h às 19h

De 7 a 22 de novembro
VII Seminário Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde

11 de novembro
IV Jornada Farmacêutica Univap e IV Jornada de Biomedicina Univap (FCS)

Horário: Das 8h30 às 16h30

(Programação a ser definida)

De 16 a 18 de novembro
III Jornada de Fisioterapia (FCS)

Informações: Tel.: (12) 3947-1087 ou (12) 3947-1015

E-mail: jofisiu@univap.br

17 e 18 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia Nacional do Design (FCSAC)

25 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 29 de novembro a
1º de dezembro
Atendimento de Nutrição Esportiva Gratuito

Local: Bloco 7 - Campus Urbanova

Agendamento para o atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, pelo telefone (12) 3947-1086

Dias e Horários dos Atendimentos: quartas-feiras das 8h às 10h e às sextas-feiras, das 17h às 19h

Quartas e sextas-feiras
Assista aos Sábados pela TV Band Vale o Programa "República 103.9"

Idealizado pelo estudante do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Lucas Sanseverino

Horário: das 11h30 às 12h

Participe, faça seus comentários ou entre em contato pelo e-mail: republica@tvbandvale.com.br.

Acompanhe também pelo twitter: @republica1039

Todos os sábados
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visita agendada
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Quartas e sextas-feiras
Das 14h às 16h