138ª Edição - Ano IV
De 26 de setembro a 2 de outubro/2011
 

  NESSU - Núcleo de Estudos de Serviço Social Univap On-line

 
 
 
A Pedagoga Camila M. Rodrigues e as Professoras
Elizabeth e Maria Alice, na sala da Univap Virtual
Com objetivo de criar um espaço virtual para a troca de experiências na área do Serviço Social por intermédio de debate, estudo e pesquisa sobre diversos temas, a Univap criou o Núcleo de Estudos de Serviço Social On-line.
Direcionado aos alunos e professores da Universidade, o acesso ao NESSU só pode ser feito por meio do site da Univap (www.univap.br), junto à plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
Estão em pauta neste segundo semestre, os seguintes assuntos: Desenvolvimento humano e profissional: Carreira e Planejamento de Vida e Carreira; Identidade Enquanto Metamorfose; Projeto Ético-Político Profissional e Práticas Sociais; Técnicas para a Elaboração de Trabalho Científico, além do Mural; Discussão On-line do Filme: Gênio Indomável e Vivências: Profissional do Mês.
O NESSU está sob a coordenação das docentes da Universidade, Profª Drª Elizabeth M. Liberato; Profª M.ª Mariângela Faggionato e Profª M.ª Maria Alice Cazalli.

 
 
 

  Processo Seletivo Univap 2012-1
(Vestibular)


 
 


A Univap que oferece atualmente 44 cursos superiores (Bacharelado e Licenciatura) está com as inscrições abertas até 23 de outubro para o Processo Seletivo 2012-1.
A Universidade possui cursos nos Campi de São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão.
O candidato deverá fazer a sua pré-inscrição via Internet e pagar a taxa no valor de R$ 25,00 nos bancos credenciados. A referida taxa será descontada quando o candidato efetivar a sua matrícula na Universidade.
O candidato com alguma necessidade especial (visual, auditiva ou motora) deverá informar pelo e-mail seletivo2012@univap.br, até o dia 11 de outubro, o tipo de atendimento especial do qual necessita para a realização da prova.
A prova, para todos os cursos, será realizada no dia 30 de outubro de 2011 (domingo), das 9h às 12h, no local (Campus) escolhido pelo candidato no ato de inscrição.
A lista de distribuição dos candidatos por prédios e salas, constando o número de inscrição, será divulgada pela Internet dois (2) dias antes da realização da prova.
A Univap orienta que o candidato esteja no local com uma (1) hora de antecedência, a fim de que identifique o local onde realizará a prova, munido de caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.
Os documentos exigidos para a realização da prova são: comprovante de inscrição autenticado ou boleto da inscrição junto ao comprovante de pagamento (se o pagamento tiver sido efetuado via Internet ou Caixa Eletrônico); documento de identidade original ou, na ausência deste, o original da Carteira de Motorista (novo modelo com foto), Carteira Profissional ou, ainda, a Carteira de Órgão de Classe.
No Processo Seletivo 2012-1 (Vestibular) serão avaliados os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e Médio. O manual completo do candidato está disponível gratuitamente para download no site da Univap (www.univap.br/seletivo2012).

Informações adicionais: E-mail: seletivo2012@univap.br ou pelo
telefone (12) 3947-1099.

 
 
 

  Univap é Representada no Encontro com a Comunidade Científica em Brasília

 
 
 
O Ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha e o Prof.
Dr.Mário Oliveira Lima da Univap
O Presidente do Comitê de Ética da Univap, Prof. Dr. Mário Oliveira Lima, foi convidado pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Augusto Grabois Gadelha, para representar a Univap no Encontro com a Comunidade Científica que contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha e com Coordenadora da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Drª. Gyselle Saddi Tannous, dia 8 de setembro, no Hotel Grand Bittar, em Brasília (DF).
Durante o evento foi feito o lançamento da base nacional que visa a unificar os registros de pesquisas com seres humanos do sistema CEP/Conep; anunciado a Certificação do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (Rebec); o lançamento das prioridades de pesquisa da Política Nacional de Saúde, elencadas no livro: “Pesquisas Estratégicas para o Sistema de Saúde”; e o lançamento do curso “Seleção Racional de Medicamentos e Boas Práticas de Prescrição Médica e Odontológica”.
Os registros de pesquisas com seres humanos do sistema CEP/Conep serão protocolados por intermédio de uma oficina de capacitação pela plataforma Brasil, no sistema on-line, a partir de novembro de 2011.
Estiveram presentes neste Encontro representantes de várias universidades brasileiras, institutos de pesquisas, órgãos de fomento e autoridades na área da saúde.

 
 
 

  12ª Feira Técnica Científica e Cultural
Colégio Técnico “Antônio Teixeira Fernandes”


 
 
 
O Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes, realizou nos dias 15 e 16 de setembro, a 12ª Feira Técnica Científica e Cultural, com objetivo de apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio e do Ensino Técnico Profissionalizante nas áreas de: Administração, Eletrônica, Informática, Manutenção e Suporte em Informática (Informática Industrial), Meio Ambiente, Análises Clínicas, Publicidade, Química e Segurança do Trabalho.
Durante a feira os visitantes puderam observar e interagir com alunos durante as demonstrações dos experimentos, apresentações de trabalhos em painéis, revistas, literatura de cordel, pinturas, entre outros.
Os alunos do terceiro ano do Curso Técnico de Administração apresentaram em painéis as pesquisas realizadas nas empresas da região através de cases, que serviram de base para o desenvolvimento de projetos para as mesmas e, também, são partes do TFC − Trabalho Final de Conclusão do Curso.

 
 
 

  Concursos de Poesias, Contos e Fotografia da Univap/2011
Inscrições Abertas


 
 

Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap recebe até o dia 19 de novembro de 2011, as inscrições dos interessados em participar dos Concursos de: Poesias, Contos e Fotografia Univap/2011.
Os regulamentos poderão ser consultados pelo site:
http://www.univap.br/univap/pro_reitorias/cultura_divulgacao/concursos.php, onde também está a lista de selecionados nos Concursos de 2010.

Participe!

Informações: Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap
Telefone: (12) 3947-1009 - E-mail: cultura@univap.br

 
 
 

  8ª Jornada Odontológica Univap

 
 
O Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap realizou de 19 a 23 de setembro, no período da manhã, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) e no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova, a 8ª Jornada Odontológica Univap.

Prof. Dr. Antonio Cláudio Tedesco, Terapia
Fotodinâmica com Vistas à Área da Saúde
 
Profª Drª Rosemeire Facioli, Aspectos
Psicológicos na Odontologia

O evento foi realizado no sentido de aprofundar o conhecimento dos alunos por intermédio de palestras com especialistas e as diversas especificidades da área odontológica.

Profª Drª Estela Kaminagakura Tango,
Aspectos Clínicos e Prognóstico do
Carcinoma Epidermóide de Boca
 
Dr. Roberto Shoueri Jr, na palestra:
Avaliação Abrangente do Idoso: Quem?
Como? Por quê?

Os temas da 8ª Jornada Odontológica Univap foram: Inter-Relação da Odontologia e Fonoaudiologia (Profª Helena Watanabe); Sistemas Adesivos Atuais (Prof. Dr. Willian C. Brandt); Radiologia Digital e Indicação da Tomografia Cone Beam (Renata C. Almeida); Uso de Antimicrobianos e Moduladores da Resposta do Hospedeiro no Tratamento Periodontal (Prof. Dr. Fernando A. Parrella); Prótese Total Imediata (Prof. Dr. Mateus B. Fernandes dos Santos); Terapia Fotodinâmica com Vistas à Área da Saúde (Prof. Dr. Antonio Cláudio Tedesco); A Propaganda em Odontologia Segundo os Princípios do Código de Ética (Prof. Dr. Antônio Carlos V. Canettieri); Avaliação Abrangente do Idoso: Quem? Como? Por quê? (Dr. Roberto Shoueri Jr.); Sedação Consciente em Odontologia (Dr. Carlo Eduardo Giordano); Células-Tronco de Câncer: Conceitos e Perspectivas Terapêuticas (Profª Drª Márcia Sampaio Campos); Emergências em Endodontia (Prof. Dr. João Marcelo Ferreira de Medeiros); Aspectos Clínicos e Prognóstico do Carcinoma Epidermóide de Boca (Profª Drª Estela Kaminagakura Tango); Princípios Básicos de Regeneração Óssea Guiada e Biomateriais na Implantodontia e Periodontia (Prof. Dr. Luis Marcelo Calderero) e Aspectos Psicológicos na Odontologia (Profª Rosemeire Facioli).

Dra. Renata Amadei Nicolau e
Prof. Dr. Luis Marcelo Calderero
 
Público presente
 
Profª Helena Watanabe,
Inter-Relação da Odontologia e
Fonoaudiologia

Além das palestras realizadas, uma exposição de peças artesanais produzidas pelas professoras doutoras do curso de Odontologia, Irís Maria Frois e Ana Christina Claro Neves, foi apresentada aos alunos, a fim de incentivá-los a desenvolver a criatividade.

 
 
 

  Exposição de Subprojetos do PIBID-Univap
Feira Cultural na Escola Estadual Prof. Pedro Mazza


 
 
 
A Escola Estadual Prof. Pedro Mazza, localizada no Jardim da Granja, em São José dos Campos, parceira no projeto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-Univap (PIBID-Univap), intitulado, “Universidade e escola pública: espaço de formação docente” realizou dia 24 de setembro, uma Feira Cultural, onde foram apresentados subprojetos nas áreas de Ciência e de Física, em execução na Univap desde 2010.
O PIBID-Univap tem por objetivo promover a cooperação entre a Universidade e Escolas da Rede Pública a fim de elevar a qualidade do ensino de graduação e da educação básica.
Na Feira os licenciandos-bolsistas do subprojeto de Ciências, Marcelo Sodero, Marcela Merides e Elise Costa, montaram uma exposição com detalhes do desenvolvimento do projeto na escola que está sob a supervisão da Profª Simone D. Miranda de Oliveira, como atividades de construção de canteiros de plantas medicinais por alunos do ensino fundamental ou de lições sobre Etnobotânica, para o resgate da tradição popular, com exposição de várias espécies de plantas medicinais.
O subprojeto de Ciências, intitulado: “As plantas medicinais como instrumento de trabalho no ensino de Ciências”, sob a Coordenação da Profª Drª Nádia Maria Rodrigues de Campos Velho e colaboração da Profª Drª Walderez Moreira Joaquim, prioriza o aprendizado de botânica a partir das plantas medicinais, englobando atividades práticas, instalações de experimentos, discussão e contextualização de conteúdo de Ciências.
Já os licenciandos-bolsistas do subprojeto de Física, Francele Ribeiro de Oliveira Silva, Idebil Alves Corrêa de Freitas, José Edson de Moraes e Leandro Eduardo da Silva, supervisionados na Escola pela Profª Fabrícia F. Gonzaga, montaram a “Sala Escura”, onde foram reproduzidos os planetas do Sistema Solar em escala e outras informações sobre as oficinas de Astronomia já realizadas. Na mesma ocasião foram expostos painéis “Universo em Evolução”, com imagens astronômicas. Esses painéis foram doados ao Projeto Astronomia na Cidade das Estrelas desenvolvido na Univap durante o Ano Internacional da Astronomia em 2009.

 

O subprojeto de Física, intitulado: “Ensino da Física Contextualizado pela Astronomia, está sob a coordenação do Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes.
A participação dos licenciandos da Univap na Feira Cultural da Escola Estadual Prof. Pedro Mazza contribuiu para ampliar a inserção dos temas relacionados aos projetos desenvolvidos no dia-a-dia da Escola, abrindo caminho para as futuras atividades programadas no desenvolvimento e aplicação de atividades práticas e ações pedagógicas que visam a identificação e a superação de desafios de aprendizagem dos alunos, bem como a melhoria na capacitação de futuros professores.
A Feira Cultural aberta à visitação pública possibilitou ainda a divulgação dos resultados obtidos no PIBID-Univap até o momento e possibilitou ampliar o conhecimento dos visitantes a respeito das plantas medicinais, imagens astronômicas, esclarecimento de dúvidas sobre objetos, fenômenos astronômicos e outros assuntos semelhantes.

 
 
 

  Atividade Saúde Leroy Merlin/FCS

 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizou pela quarta vez consecutiva na Leroy Merlin, em São José dos Campos, um dos maiores varejistas no ramo de construção do Brasil, atividades de saúde junto ao público e funcionários da empresa.

Biomedicina
 
Fisioterapia

Os atendimentos e orientações foram realizados no último dia 24 de setembro, das 9 às 17 horas, envolvendo as áreas de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Nutrição
 
Serviço Social

A família Leroy iniciou suas atividades comerciais na França, em 1918, logo após a Primeira Guerra Mundial. A empresa Leroy Merlin chegou ao Brasil em 1997, e a primeira loja da rede no país foi aberta em 1998, em São Paulo, no bairro de Interlagos, zona sul da capital paulista. Em São José dos Campos ela está instalada na Avenida Andrômeda, 100 − Jardim Satélite.
As ações realizadas na Leroy Merlin pela FCS na referida data estão inseridas na Campanha do “Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular − 2011”.

Equipe
Serviço
Biomedicina - Coordenadora do Curso: Profª Drª Sonia Khoury e alunos
Fungos - Cuidados com filtro de ar condicionado
Enfermagem - Coordenador do Curso − Prof. Me. Professor João Benício e alunos
A Pressão Alta a Importância do controle e Medidas Preventivas
Fisioterapia - Professoras Alessandra A Fagundes, Maria das Graças Licurci e Prof. Daniel Nogueira e alunos
Ergonomia e Alongamento
Nutrição - Profª Marlene Maria Amaral Scheid e Profª Liv Almeida Mello de Oliveira
Índice de Massa Corporal (IMC) e Orientação Nutricional
Odontologia - Prof. Dr. Antonio Carlos Victor Canettieri e alunos
Evidenciação de Cáries - Prevenção de Câncer Bucal
Serviço Social - Prof. Me. Débora W. de Oliveira e alunas
Divulgação do curso e áreas de atuação do serviço social
Terapia Ocupacional - Profª Esp. Adriana Marques Barja e alunos
Proteção e Prevenção de Acidentes com os Idosos


Se a sua empresa tiver interesse de realizar uma atividade semelhante, entre em contato com a direção da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap, pelos telefones:
(12) 3947-1015 ou 3947-1087 ou por intermédio do e-mail: fcs@univap.br

 
 
 

  Apresentação de Monografias
Curso de Especialização em Terapia Familiar


 
 
 
Alunos do Curso de Especialização em Terapia Familiar apresentaram nos dias 21 e 22 de setembro, no prédio de Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, monografias para a conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu.
Os trabalhos apresentados trataram dos seguintes temas: Implicações da Submissão no Sistema Familiar (Lindsey Lacerda Alves de Oliveira); A Aproximação na Família (Aline Freire Korting); As Dores do Desafeto no Contexto Familiar (Rosemary Motta); Permissividade: Uma orquestração Silenciosa no Contexto Familiar (Silvana Alvarez); Maternidade sem Maternagem (Maria Ruth de Almeida Cavalcante); Inovação: Uma questão de pertencer (Danusia Matias Silveira Teixeira); Exigências no Pertencer (Vera Furlan dos Santos); Dificuldade de Expressar Emoções na Família (Marco Antônio Araújo Santana) e Habilitados no Desamor, Incapacitados na Afetividade (Déborah Martins de Almeida).

 

O Curso de Terapia Familiar sob a coordenação da Profª M.ª Ivone Placoná Bertin, que acaba de graduar a sua terceira turma, objetivou formar especialistas para intervir nas famílias em diferentes contextos, seja em escolas, empresas, instituições públicas ou privadas, comunidades e outros segmentos da sociedade.

Conheça os Cursos Pós-Graduação Lato Sensu oferecidos pela Univap, acesse o site: www.posgrau.univap.br ou entre em contato pelos telefones:
(12) 3947-1233 ou 3949-2292.

 
 
 

  Abertas as Inscrições para Bolsas de Estudos
Graduação Sanduíche no Exterior


 
 
 
O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap recebe até o próximo dia 15 de outubro, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, as inscrições para a concessão de Bolsas de Estudos na modalidade “Graduação Sanduíche no Exterior − SWG”.
A Graduação Sanduíche no Exterior - SWG é uma bolsa dirigida a alunos de nível superior para estágios de seis meses a um ano, sendo de seis a nove meses em atividades acadêmicas e o restante em laboratórios de pesquisa, empresas ou centros de P&D.
Os interessados devem ter conhecimento suficiente do idioma para o desenvolvimento das atividades na instituição de destino.
São elegíveis alunos que participam de programas de iniciação científica, tenham um bom desempenho acadêmico e ter concluído no mínimo, em tempo, a 40% ou dois anos de graduação.
A diretoria do CNPq por intermédio do programa “Ciência sem Fronteiras”, aprovou a concessão de duas (2) Bolsas de Estudos − Nível de Graduação Sanduíche no Exterior. O valor das bolsas é de US$ 870 (mais benefícios) para as universidades nos Estados Unidos e de 870 euros (mais benefícios) para as instituições na Europa. Também é possível a escolha de universidades da Coréia do Sul, chinesas, australianas, entre outras.

EDITAL SWG 01/2011 - Bolsas Sanduíche na Graduação

 
 
 
  Faculdade de Direito Organiza Julgamentos Simulados
Sistema Prisional Brasileiro e Cidadania


 
 

A Faculdade de Direito da Univap realiza de 7 a 22 de novembro, três Julgamentos Simulados sobre o tema: “Sistema Prisional Brasileiro e Cidadania”.
Participam das Simulações, cerca de 160 alunos do 2º período semestral (1º ano) que vão atuar nas funções de Promotores, Advogados, Juízes e Jurados.
Neste ano, os Julgamentos vão apurar a responsabilidade do Sistema Prisional Brasileiro no assassinato de João Acácio (conhecido como o bandido da luz vermelha), considerando a postura estatal no processo de ressocialização da vítima sob sua guarda. As peças jurídicas serão elaboradas com argumentação contra (Advogados) e a favor (Promotores) do Estado.
A proposta de realização dos Julgamentos faz parte da disciplina Projeto de Integração Direito e Sociedade II, sob a coordenação dos docentes: Prof. Dr. Antonio Carlos Machado Guimarães, Prof. Dr. Maurício Martins Alves e Prof. M.e Luiz Carlos Andrade de Aquino, que objetiva oferecer um ensino interdisciplinar com ênfase na relação teoria e prática, favorecendo o aprendizado mais significativo e relevante para o aluno.
Os três Julgamentos Simulados, cada um com duas sessões, serão realizados pelas turmas dos períodos matutino e noturno, distribuídos em Varas de Execução, conforme descrito abaixo.
O evento que será realizado no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Centro, é aberto ao público em geral, estudantes de Direito e outros interessados.

Data
Turma
Vara de Execução
Horário
7 de novembro
Noturno
19h
8 de novembro
Matutino
9h
8 de novembro
Noturno
19h
21 de novembro
Noturno
19h
22 de novembro
Matutino
9h
22 de novembro
Noturno
19h


Faculdade de Direito - Campus Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 - São José dos Campos
Telefone: (12) 3928-9832 ou 3928-9833

 
 
 

  III Jornada de Fisioterapia da Univap

 
 

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realiza dias 17 e 18 de novembro, a III Jornada de Fisioterapia da Univap (Jofisiu), com a finalidade de promover o conhecimento e atualização sobre recursos terapêuticos atuais e promissores.
Durante a Jornada serão realizados minicursos, palestras e mesas redondas com a participação de profissionais altamente qualificados que irão discutir assuntos de grande relevância para a prática fisioterapêutica.
O evento é uma excelente oportunidade para publicação de resumos de trabalhos científicos que deverão ser remetidos à comissão organizadora até 24 de outubro.
Detalhes sobre a taxa de inscrição, modelos e normas para submissão dos trabalhos poderão ser verificados no site: http://www.univap.br/jofisiu/trabalhos.php

Informações: (12) 3947-1087 ou (12) 3947-1015
E-mail: jofisiu@univap.br

 
 
 

  Encontros Latino-Americanos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação

 
 
 

 
 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Inscrições Abertas − Bolsas de Estudos Graduação Sanduíche no Exterior (PIBIC/CNPq)

Até 15 de outubro
Processo Seletivo 2012-1

Inscrições Abertas

Prova: 30 de outubro

Horário: das 9h às 12h

Até 23 de outubro
Atendimento de Nutrição Esportiva Gratuito

Local: Bloco 7 - Campus Urbanova

Agendamento para o atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, pelo telefone (12) 3947-1086

Dias e Horários dos Atendimentos: quartas-feiras das 8h às 10h e às sextas-feiras, das 17h às 19h

Ás quartas e sextas-feiras
Exposição de Orquídeas na Univap - Villa Branca - Jacareí

Organização: União Joseense de Orquidófilos (UJO)

Horário: Das 9h às 20h

Informações: (12) 3955-4538 - Direção Geral do Campus Villa Branca

De 5 a 8 de outubro
Semana de Pedagogia (FEA)

7 e 8 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

13 de outubro
Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor (FVE/Univap)

15 de outubro
13ª Semana de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

Informações: (12) 3947-1006 De 17 a 19 outubro

De 17 a 19 de outubro
VII Semana de Biologia - VII SEBIO – (FEA)

(Programação a ser definida)

De 17 a 19 de outubro
Encontros Latino-Americanos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação

20 e 21 de outubro
III Mostra Internacional de Vídeo Científico (FCSAC)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
Dia Nacional do Cirurgião-Dentista (FCS)

25 de outubro
Júri Penal Simulado – Campus Centro (FD)

28 de outubro
Dia Nacional do Livro (FEA)

29 de outubro
Prova do Processo Seletivo 2012-1

Horário: das 9h às 12h

Local: No Campus Escolhido (Ato da Inscrição)

(Atenção: Chegar com 1 hora de antecedência para verificar o local e sala de realização da prova)

Informações: www.univap.br/seletivo2012

30 de outubro
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
Tribunal Popular Pedagógico − 2011 (Projeto de Integração Direito e Sociedade) FD
Sistema Prisional Brasileiro e Cidadania


Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 − Centro − São José dos Campos

Horário: Das 9h às 19h

De 7 a 22 de setembro
VII Seminário Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde

11 de novembro
III Jornada de Fisioterapia (FCS)

Informações: Tel.: (12) 3947 1087 ou (12) 3947-1015

E-mail: jofisiu@univap.br

17 e 18 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia Nacional do Design (FCSAC)

25 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 29 de novembro a
1º de dezembro
Assista aos Sábados pela TV Band Vale o Programa "República 103.9"

Idealizado pelo estudante do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Lucas Sanseverino

Horário: das 11h30 às 12h

Participe, faça seus comentários ou entre em contato pelo e-mail: republica@tvbandvale.com.br.

Acompanhe também pelo twitter: @republica1039

Todos os sábados
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visita agendada
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Quartas e sextas-feiras
Das 14h às 16h