137ª Edição - Ano IV
De 19 a 25 de setembro/2011
 

  Processo Seletivo Univap 2012-1
(Vestibular)


 
 


A Univap que oferece atualmente 44 cursos superiores (Bacharelado e Licenciatura) está com as inscrições abertas até 23 de outubro para o Processo Seletivo 2012-1.
A Universidade possui cursos nos Campi de São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão.
O candidato deverá fazer a sua pré-inscrição via Internet e pagar a taxa no valor de R$ 25,00 nos bancos credenciados. A referida taxa será descontada quando o candidato efetivar a sua matrícula na Universidade.
O candidato com alguma necessidade especial (visual, auditiva ou motora) deverá informar pelo e-mail seletivo2012@univap.br, até o dia 11 de outubro, o tipo de atendimento especial do qual necessita para a realização da prova.
A prova, para todos os cursos, será realizada no dia 30 de outubro de 2011 (domingo), das 9h às 12h, no local (Campus) escolhido pelo candidato no ato de inscrição.
A lista de distribuição dos candidatos por prédios e salas, constando o número de inscrição, será divulgada pela Internet dois (2) dias antes da realização da prova.
A Univap orienta que o candidato esteja no local com uma (1) hora de antecedência, a fim de que identifique o local onde realizará a prova, munido de caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.
Os documentos exigidos para a realização da prova são: comprovante de inscrição autenticado ou boleto da inscrição junto ao comprovante de pagamento (se o pagamento tiver sido efetuado via Internet ou Caixa Eletrônico); documento de identidade original ou, na ausência deste, o original da Carteira de Motorista (novo modelo com foto), Carteira Profissional ou, ainda, a Carteira de Órgão de Classe.
No Processo Seletivo 2012-1 (Vestibular) serão avaliados os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e Médio. O manual completo do candidato está disponível gratuitamente para download no site da Univap (www.univap.br/seletivo2012).

Informações adicionais: E-mail: seletivo2012@univap.br ou pelo
telefone (12) 3947-1099.

 
 
 

  Alunos da Univap no Estágio Universitário Aeromóvel
12ª Brigada de Infantaria Leve


 
 
 
Solenidade de recepção
Os alunos da Univap cumpriram todas as tarefas programadas na 3ª edição do Estágio de Liderança para Universitários (Projeto: Estágio Universitário Aeromóvel), ocorrido nos dias 8 e 9 de setembro, dentro das comemorações da Semana da Pátria.
Organizado pela 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), o Estágio contou com a participação de 160 universitários de cinco Universidades da região. Da Univap, 31 alunos (16 moças e 15 rapazes) de diversos cursos de graduação e campi, acompanhados pelo Prof. M.e João Batista do Prado Júnior (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação) e pelo Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro (Faculdade de Engenharias Arquitetura e Urbanismo) cumpriram durante 42 horas ininterruptas as atividades programadas.
Na solenidade de abertura o General-de-Brigada Carlos César Araújo Lima, Comandante da 12ª Brigada, idealizador e coordenador do referido Projeto ministrou uma palestra sobre liderança e falou sobre as atividades que seriam desenvolvidas nos dois dias subseqüentes, no Campo de Instrução de Técnicas Especiais (CITE) e no Forte Ipiranga.
A demonstração da pista de combate em localidade; pista de orientação; tiro com fuzil de ar-comprimido; competição cabo-de-guerra; equitação; execução da pista de obstáculos; corrida de blindados e remo-de-guerra foram atividades diurnas desenvolvidas pelos universitários divididos em quatro equipes: Azul, Amarela, Verde e Vermelha.

 
 
 

  Faculdade da Terceira Idade Univap
Resultado do I Concurso de Fotografia: “São José Florida”


 
 
 
Foto Vencedora, de Ana Cecy de Morisson Valeriano
Em continuidade as atividades comemorativas do 20º aniversário de criação da Faculdade da Terceira Idade Univap, a coordenadoria promoveu o 1º Concurso de Fotografia − "São José Florida".
O resultado das melhores fotografias participantes do concurso foi revelado no dia 19 de setembro, às 14h, no evento “Primavera da Univap − Tarde Cultural”, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, com a presença de alunos, familiares, e de Misses e Mister da Faculdade da Terceira Idade Univap 2011, Cristina de Paiva, Aldemir Poli, Jupira Maria, Armando Yutaka, além de outros convidados.
A Tarde Cultural teve início com a apresentação do Coral Viva Voz, sob a regência da Maestrina Veridiana Santos Porto de Araújo que executou quatro canções.
O concurso voltado aos alunos matriculados na Faculdade sob o tema: “São José Florida”, foi uma oportunidade para que os estudantes da Terceira Idade pudessem explorar o seu lado artístico e apresentar por intermédio da fotografia o seu olhar sobre a paisagem do município.
Participaram da comissão julgadora os funcionários da Universidade, o biólogo-pesquisador, escritor e desenhista naturalista, Prof. Dr. Frederico Lencioni Neto, o fotógrafo, Prof. M.e Veriano Takuji Miúra e a jornalista Sylvia Leds, que selecionaram as cinco melhores fotografias.

 
 
 

  Revista Univap
Divulgação de Artigos Científicos, Pesquisas e Estudos


 
 
 



Novos artigos para publicação na 30ª edição da Revista Univap já estão sendo recebidos pela comissão organizadora e a data limite para o envio do material será dia 11 de novembro.
A Revista Univap On-line está sendo automatizada pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (http://seer.ibict.br).
A Univap aceita, para publicação, artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional, revisões de literatura e resenhas nas diversas áreas do conhecimento científico e não publicados, anteriormente.



Revista Univap - Divulgação de Artigos Científicos, Pesquisas e Estudos
Informações: (12) 3947-1036
E-mail: revista@univap.br
Site: revista.univap.br

 
 
 

  IV Semana de Artes
Fora do Cubo Branco: Os outros lugares das artes


 
 
Os alunos do Curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap realizaram de 13 a 16 de Setembro, a IV Semana de Artes Visuais que, este ano, tratou da temática: Fora do Cubo Branco: Os outros lugares das artes.
“Fora do Cubo Branco” propõe práticas artísticas contemporâneas que se desenvolvem além das portas das Instituições museológicas. Práticas essas que se constroem na possibilidade de ressignificar espaços públicos ou lugares não-usuais à arte, procurando alcançar a sensibilidade do espectador sem a intermediação do aparelho institucional que, muitas vezes, engessa e direciona o trabalho do artista.

 

A programação envolveu várias atividades com o objetivo de extrapolar espaços formais, dentre elas: um bate papo entre artistas com a participação de Allan Szacher (Revista Zupi) e Núcleo (Coletivo de Artes), Ação artística simultânea com o Grupo “Nois que Faz” de Taubaté. A programação também contou com uma mesa redonda com o tema: Arte, Educação e Tecnologia com a presença de Akira Umeda (Artista Plástico), Kátia Medeiros (Docente-FEA), Mayra Diniz (Docente de Artes Visuais) e Silene Bicudo (Univap Virtual).

 

Música e dança foram elementos que marcaram presença no evento. A “Cia Passos” e músicos integrantes da Orquestra Municipal de Jacareí estiveram juntos se apresentando para cerca de 180 participantes. O tema Arte Urbana também foi abordado com grafitagem artística e batalha de mc’s, workshops, oficinas também fizeram parte da programação.
A IV Semana de Artes, aberta ao público, foi realizada no Campus Aquarius da Universidade e contou com a participação de alunos, professores e convidados.

 
 
 

  V Jornada de Nutrição

 
 
Alunos do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizaram dias 13 e 14 de setembro, das 8h às 13h, no Campus Urbanova, em São José dos Campos, a V Jornada de Nutrição.
O evento teve por objetivo promover a troca de experiências e atualizações técnico-científicas entre docentes, profissionais da área e estudantes. A comissão organizadora do evento arrecadou alimentos que serão doados a uma instituição assistencial do município, que deverá ser definida na próxima semana.

   

Durante os dois dias de evento, palestrantes convidados trataram dos seguintes temas: Assessoria em Nutrição em Escolas Particulares, por Larissa Vasques; Consultoria em Nutrição, Tereza Cristina de Oliveira Marsi; Nutrição Clínica, Ludmila Zappa; A função do Nutricionista como gestor de negócios, Patrícia Pozzatti; Culinária e Nutrição: multifacetas da alimentação em áreas interligadas e Docência em nutrição, Maria Cecília Marcondes Vasconcelos.
A Jornada contou com o apoio das empresas: Abbott Nutrition; Livro Saúde; Angelina Café e Doceria; Mundo Verde; Paraquedismo e Instituto Racine.

 
 
 

  Univap presente na XIII Semana de Gerontologia da PUC/SP

 
 
 
As alunas Antônia, Cassandra, Cassiano, Cristina, Dionára, Érica, Fernanda, Marta, Nazareth, Sidnéia, Vanda, acompanhadas da Profª M.ª Mariângela Faggionato dos Santos, do Curso de Especialização em Gerontologia e Família, participaram da XIII Semana de Gerontologia na PUC/SP, realizada de 14 a 16 de setembro, no Campus Perdizes, em São Paulo, que teve como tema central: Longevidade: Moradia e Políticas Públicas.
O curso de Especialização em Gerontologia e Família da Univap oferece a oportunidade de aperfeiçoamento e especialização aos profissionais que atuam no campo do envelhecimento, capacitando-os para o trabalho interdisciplinar, de análise e de melhoria do nível de atendimento à população idosa. Possibilita ainda a formação de quadros especializados em Gerontologia Social, assim como qualificar a formação de docentes na área.

 
 
 

  Simpósio Internacional
Participação de Aluno de Engenharia Aeronáutica e Espaço


 
 
 
Renan Guilherme Santos Vilela, aluno do 3º ano (6º período semestral), do curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço - Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), participou da 28ª edição do Simpósio Internacional Sobre Ondas de Choque (International Symposium on Shock Waves - ISSW), na modalidade Student Competition, realizado de 17 a 22 de julho, na Universidade de Manchester - Inglaterra.
Por ocasião de sua participação no Simpósio apresentou na forma oral, o trabalho “OH Emission Diagnostics Applied to Study Ignition of the Supersonic Combustion”, desenvolvido sob a orientação da Drª. Carla Simone Tafuri Marques e dos doutores Luiz Gilberto Barreta, Alberto Monteiro dos Santos, Paulo Gilberto de Paula Toro e Marco Antonio Sala Minucci, pesquisadores do Instituto de Estudos Avançados (IEAv).
O Simpósio Internacional Sobre Ondas de Choque teve início em 1957 e é realizado a cada dois anos com a presença de renomados cientistas dedicados ao estudo desse fenômeno.
Renan é aluno da FVE/Univap desde 1994, e aqui concluiu os ensinos: Infantil, Fundamental, Médio, Técnico e, agora, o curso superior em Engenharia Aeronáutica e Espaço na FEAU.
A referida pesquisa conta com recursos financeiros provenientes da Fapesp e da FINEP e a empresa Axis Aeroespacial (Tupaciguara/MG) patrocinou, parcialmente, a apresentação de resultados da pesquisa no 28º International Symposium on Shock Waves.

 
 
 

  Momento Cívico no Colégio Villa Branca − Jacareí

 
 
 
O Colégio Técnico Univap Villa Branca-Jacareí semanalmente realiza o “Momento Cívico” onde os alunos o Ensino Fundamental, Médio e Técnicos fazem uma reflexão sobre datas comemorativas, além de entoarem o Hino Nacional Brasileiro e hastearem as Bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, no pátio do Colégio.
Os temas relevantes são escolhidos pelos professores responsáveis que coordenam e preparam os alunos para essas apresentações, com o objetivo não só de promover como também enaltecer o espírito cívico dos alunos.
No último Momento Cívico realizado, dia 14 de setembro, o tema escolhido sob a coordenação das professoras da área de Educação Física, Adriana Vilela de Oliveira Veríssimo e Kelly Karina Perez Bento, foi “Inclusão Social” em virtude de 2011 ter sido escolhido como o “Ano Nacional da Inclusão Social” e o Colégio Villa Branca estar convivendo com dois alunos especiais com deficiência auditiva, Émersom Cupido Guedes formado no ano passado no Ensino Médio Técnico e hoje, estagiário do Laboratório de Informática e Wallace de Carvalho Silva, aluno do 1º ano do Ensino Médio e Técnico em Informática.
As professoras fizeram uma apresentação aos alunos do projeto que estão desenvolvendo em salas de aulas, denominado “ADOLE SER”, com o apoio da Professora Suéllen Celeste de Sousa, Coordenadora do Curso de Eletrônica, e alguns alunos do Ensino Fundamental entoaram o Hino Nacional Brasileiro em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais).
Também o ex-aluno e estagiário Émersom (deficiente auditivo), com o apoio e tradução em Libras da Profª Suéllen, proferiu uma mensagem redigida por ele mesmo sobre Independência e Deficiência, onde agradeceu a todos pelo carinho da inclusão realizada no Colégio e também por sentir que a Escola é a extensão de sua Família.
O Diretor do Colégio, Prof. M.e Domingos Sávio Amorim proferiu algumas palavras sobre o tema e também fez os agradecimentos.
A Profª Adriana falou sobre o tema “Deficiência” e para encerrar prestou uma homenagem em Libras juntamente com a Profª Suéllen e alunos do Ensino Fundamental, aos dois jovens deficientes auditivos.

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 


A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 1º de outubro de 2011.
Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.




Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Como São os Grãos de Areia/Praias de Areias coloridas/Gruta Lascaux
Reitoria (2º andar)
Bloco 5
Índios Bororos do Mato Grosso
Arte Naif
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
National Geographic (fotos)
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Fotos/A Arte da Fotografia
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
Flores/Natureza Univap
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
África
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Desertos
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Fotografias
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) - Prédio dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, etc
Bloco 7
Entrada Principal
Flores de Cactus
Univap Villa Branca (Jacareí)
Jacareí
Santos Dumont


Informações: (12) 3947-1009 - Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

 
 
 
  Atendimento de Nutrição Esportiva Gratuito

 
 
 
O curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, por meio da disciplina de Nutrição Esportiva, oferece atendimento e acompanhamento nutricional para atletas de todas as modalidades esportivas.
Os atendimentos serão realizados por alunos do 3º ano (6º período semestral) do curso de Nutrição, supervisionados por um professor especializado na área.
O objetivo deste atendimento é adequar a alimentação de atletas ao treinamento e melhorar o desempenho esportivo.
O agendamento poderá ser marcado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, pelo telefone (12) 3947-1086 e os atendimentos serão realizados no Campus Urbanova, Bloco 7, às quartas-feiras das 8h às 10h e às sextas-feiras, das 17h às 19h.

 
 
 

  Encontros Latino-Americanos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação

 
 
 

 
 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
XIII Mostra Cultural/2011 − Colégio Técnico Univap Villa Branca − Jacareí
Exposições − Oficinas − Teatros - Palestras


Mostra dos projetos pedagógicos nas áreas de: Administração, Eletrônica, Informática, Publicidade, Química, Ensino Médio e Fundamental

Visitas monitoradas agendadas pelos telefones:

(12) 3955-4511 ou 3955-4512

E-mails: Jairo@univap.br - sbatelli@univap.br

Horário: das 8h às 12h

Endereço: Estrada Municipal do Limoeiro, 250 − Jardim Dora − Jacareí

Prestigie!

30 de setembro e 1º de outubro
Processo Seletivo 2012-1

Inscrições Abertas

Prova: 30 de outubro

Horário: das 9h às 12h

Até 23 de outubro
Atendimento de Nutrição Esportiva Gratuito

Local: Bloco 7 - Campus Urbanova

Agendamento para o atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, pelo telefone (12) 3947-1086

Dias e Horários dos Atendimentos: quartas-feiras das 8h às 10h e às sextas-feiras, das 17h às 19h

Ás quartas e sextas-feiras
Exposição de Orquídeas na Univap - Villa Branca - Jacareí

Organização: União Joseense de Orquidófilos (UJO)

Horário: Das 9h às 20h

Informações: (12) 3955-4538 - Direção Geral do Campus Villa Branca

De 5 a 8 de outubro
Semana de Pedagogia (FEA)

7 e 8 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

13 de outubro
Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor (FVE/Univap)

15 de outubro
VII Semana de Biologia - VII SEBIO – (FEA)

(Programação a ser definida)

De 17 a 19 de outubro
Encontros Latino-Americanos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação

20 e 21 de outubro
III Mostra Internacional de Vídeo Científico (FCSAC)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
Dia Nacional do Cirurgião-Dentista (FCS)

25 de outubro
Júri Penal Simulado – Campus Centro (FD)

28 de outubro
Dia Nacional do Livro (FEA)

29 de outubro
Prova do Processo Seletivo 2012-1

Horário: das 9h às 12h

Local: No Campus Escolhido (Ato da Inscrição)

(Atenção: Chegar com 1 hora de antecedência para verificar o local e sala de realização da prova)

Informações: www.univap.br/seletivo2012

30 de outubro
Dia do Radialista (FCSAC)

7 de novembro
Tribunal Popular Pedagógico − 2011 (Projeto de Integração Direito e Sociedade) FD
Sistema Prisional Brasileiro e Cidadania


Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 − Centro − São José dos Campos

Horário: Das 9h às 19h

De 7 a 22 de setembro
VII Seminário Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde

11 de novembro
III Jornada de Fisioterapia (FCS)

(Programação a ser definida)

17 e 18 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia Nacional do Design (FCSAC)

25 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 29 de novembro a
1º de dezembro
Assista aos Sábados pela TV Band Vale o Programa "República 103.9"

Idealizado pelo estudante do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Lucas Sanseverino

Horário: das 11h30 às 12h

Participe, faça seus comentários ou entre em contato pelo e-mail: republica@tvbandvale.com.br.

Acompanhe também pelo twitter: @republica1039

Todos os sábados
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visita agendada
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Quartas e sextas-feiras
Das 14h às 16h