135ª Edição - Ano IV
De 5 a 11 de setembro/2011
 

  Trabalho de Pesquisadores da Univap - 1º Lugar na XV Semana de Bio
Unesp/Botucatu


 
 
 
Drª Renata, a aluna Jéssica e a Dra. Juliana, no
LEVB/IP&D da Univap
A aluna do 8º período semestral (4º ano) do curso de Biomedicina da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Jéssica Camila da Silva, orientanda de iniciação científica da Profª Drª Renata de Azevedo Canevari, conquistou o 1º lugar com a apresentação oral do trabalho intitulado: Genes da Apoptose Associados com Terapia Fotodinâmica em Carcinomas Mamários, na 15ª edição da Semana da Bio, realizada de 15 a 20 de agosto de 2011, no Campus de Botucatu da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
O evento realizado com objetivo de promover atualização científica e estimular a visão crítica dos participantes foi organizado pelos cursos de graduação em Ciências Biológicas e Ciências Biomédicas do Instituto de Biociências (IB) da Unesp.
O trabalho científico da Univap de autoria de: Jéssica Camila da Silva (apresentadora), Dra. Juliana Ferreira (professora colaboradora), Luciana Marques de Paula, Letícia Correa Fontana, Dr. Leandro Raniero (professor colaborador) e sob a orientação da Profª Drª Renata de Azevedo Canevari, descreve uma pesquisa em desenvolvimento no Laboratório de Espectroscopia Vibracional Biomédica (LEVB) do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), sobre o câncer de mama, que de acordo com os pesquisadores é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, sendo a neoplasia maligna mais comum entre as mulheres. Este tumor é uma doença complexa, heterogênea e de difícil tratamento, com alterações em genes relacionados ao controle do crescimento, morte e diferenciação celular. A terapia fotodinâmica (TFD) é uma opção para o sucesso no tratamento de tumores sólidos, podendo constituir uma alternativa para a redução tumoral. O objetivo deste trabalho é buscar marcadores moleculares envolvidos na via da apoptose celular que podem estar relacionados ao efeito da TFD em carcinomas mamários.
A referida pesquisa com excelente classificação neste evento conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Durante a XV Semana de Bio da Unesp, além dos trabalhos científicos apresentados, foram realizadas palestras, oficinas, minicursos, mesas-redondas e mostra fotográfica.

Fontes: Assessoria de Comunicação do Instituto de Biociências da Unesp e IP&D/Univap

 
 
 

  Alunos da Faculdade de Direito Visitam o TRT de Campinas

 
 
Os alunos do 5º ao 10º período semestral (3º ao 5º ano) da Faculdade de Direito da Univap, visitaram dia 24 de agosto, as instalações do edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, em Campinas.
Os alunos receberam material informativo elaborado pela Escola Judicial do TRT e foram recepcionados no Plenário Ministro Coqueiro Costa, pelo Juiz Auxiliar da Presidência, Edison dos Santos Pelegrini e pelo Secretário-Geral, Paulo Eduardo de Almeida.

Alunos em frente ao prédio do TRT em
Campinas
 
O desembargador Flávio Cooper esclarece
dúvidas dos estudantes da Univap

Na ocasião da visita, o desembargador Flávio Allegretti de Campos Cooper, que já foi docente da Univap e Juiz da 1ª Instância de São José dos Campos, esclareceu algumas dúvidas dos estudantes e o subsecretário do Tribunal Pleno, Márcio das Virgens Caiado, fez uma breve apresentação sobre o funcionamento das seções especializadas, especialmente sobre a 3ª Seção de Dissídios Individuais, que julga as ações rescisórias no TRT.
A direção da Faculdade de Direito da Univap organiza, anualmente, visitas ao TRT de Campinas e a outros órgãos judiciais, para que os alunos possam ampliar a visão jurídica e as possíveis áreas de atuação.
Os alunos foram acompanhados pela Profª Márcia Duarte Spnia, docente da disciplina de Prática Forense na Univap.

 
 
 

  Orientações Sobre o Enem e Vestibulares

 
 
 
Para orientar os estudantes do 3º ano do Ensino Médio a respeito das redações que são solicitadas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e nos Vestibulares, a direção do Colégio Técnico Univap Villa Branca-Jacarei, recebeu no último dia 23 de agosto, a presença da orientadora pedagógica da Editora Moderna, Profª M.ª Lia Gonzales.
Participaram da palestra os alunos do Colégio Villa Branca e do Colégio Univap Aquarius, de São José dos Campos, que no encerramento puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas.
As orientações auxiliaram também s professores da área de linguagens para que eles possam desenvolver com mais propriedade os conteúdos programáticos do curso.

 
 
 

  VI Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação
Docentes da Univap Apresentam Resultados do PIBID


 
 
Os docentes da Univap Prof. M.e Iuri Rojahn da Silva, a Profª Drª Nádia Maria Rodrigues de Campos Velho, a Profª Drª Walderez Moreira Joaquim e o Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes, da Faculdade de Educação e Artes (FEA) participaram, do VI Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação (Simped), realizado entre 31 de agosto e 2 de setembro de 2011, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), em Resende – RJ.
O Simpósio sobre o tema: “Desafios Contemporâneos na Educação: da Formação ao Trabalho Docente – Fundamentos e Práticas Educativas Inovadoras”, teve por objetivo proporcionar aos profissionais e pesquisadores da área de educação a oportunidade de cooperação e de intercâmbio sobre estudos, pesquisas e experiências educacionais interdisciplinares.

A equipe do PIBID/Univap
 
As Profªs Drªs Walderez e Nádia

Os professores da Universidade apresentaram três trabalhos no Simpósio, resultados dos subprojetos de Ciências, de Matemática e de Física, do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e em execução na Univap desde 2010.
Os trabalhos apresentados e publicados nos Anais do Simpósio, intitulados: “Plantas Medicinais como instrumento de trabalho no ensino de Ciências”; “Atividade Prática no Ensino da Matemática: Uma Visão Procedimental na Rede Estadual de Ensino Fundamental” e “O Subprojeto do Pibid-Física/Univap: Uma Abordagem Contextualizada e Interdisciplinar no Ensino de Física” descrevem as atividades realizadas e os resultados obtidos até o momento por intermédio do Programa.

O Prof. Dr. Francisco Fernandes
 
O Prof. M.e Iuri Rojahn

O PIBID visa proporcionar a 60 licenciandos da Faculdade de Educação e Artes (FEA), membros dos subprojetos, a participação no cotidiano da escola pública e em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas-docentes de caráter inovador e interdisciplinar, na busca de superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem.
A participação dos membros do PIBID-Univap no Simpósio possibilitou divulgar as atividades em andamento na Universidade em parceria com escolas da rede estadual de educação e de promover uma valiosa troca de experiências com educadores de outras instituições envolvidas com pesquisas e práticas pedagógicas.

 
 
 

  Resultados dos Concursos de Poesias, Contos e Fotografia da Univap/2010

 
 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica disponibiliza no site da Univap as listas dos selecionados nos concursos de Poesias, Contos e Fotografia de 2010.
Todos os selecionados receberão, como prêmio, exemplares das Antologias em que participou, sendo a melhor fotografia, capa da Antologia de Contos/2010.
De acordo com a Pró-Reitora, Profª Fátima Manfredini, ainda não há data definida para o lançamento das Antologias, mas assim que isso for definido, todos os participantes serão informados.
Os resultados dos selecionados em 2010 e as inscrições para as edições de 2011 já podem ser consultadas no site: http://www.univap.br/univap/pro_reitorias/cultura_divulgacao/concursos.php

Informações: Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap
Telefone: (12) 3947-1009 - E-mail: cultura@univap.br

 
 
 

  Cursos da Univap no Guia do Estudante

 
 

 




O Diretor de Redação do Guia do Estudante impresso pela Editora Abril, Fábio Volpe, informou à Reitoria da Univap, no último dia 5 de setembro, os cursos da Universidade que foram estrelados na avaliação geral e que farão parte do Guia do Estudante disponíveis nas bancas de jornal de todo País, a partir do dia 6 de outubro de 2011.




Cidade
Curso
Estrelas
Selo
Jacareí
Educação Física
3
São José dos Campos
Educação Física
3
São José dos Campos
Enfermagem
3
São José dos Campos
Engenharia Biomédica
4
São José dos Campos
Fisioterapia
3
São José dos Campos
Jornalismo
3
São José dos Campos
Odontologia
3
São José dos Campos
Publicidade e Propaganda
3
São José dos Campos
Rádio e TV
3
São José dos Campos
Serviço Social
3
São José dos Campos
Terapia Ocupacional
3

 
 
 
  IV Olimpíada de Matemática e III Torneio de Xadrez

 
 
 
No dia 2 de setembro, a Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Prof. Arlindo Caetano Filho (Campus Centro), da FVE/Univap, realizou no período da manhã, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, a premiação dos melhores colocados da IV Olimpíada de Matemática e no III Torneio de Xadrez.
As provas da competição sob a coordenação do Prof. Robson Luis Cunha, da disciplina de matemática, foram realizadas no dia 10 de agosto, com o apoio de todos os professores da Escola e que contou com a participação dos alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A Olimpíada de Matemática busca estimular e desenvolver o interesse e o gosto dos alunos pela matemática, conscientizando-os da importância do saber matemático para resolver problemas do seu dia-a-dia, contribuir para a melhoria do ensino da matemática em todos os níveis, valorizar o raciocínio lógico-criativo e premiar aqueles que conseguiram os melhores resultados. Já o Torneio de Xadrez, da mesma forma, visa a estimular e desenvolver de modo alternativo a concentração, o raciocínio lógico-matemático, a visão espacial, além de trabalhar com: a imaginação, a atenção, o estímulo da memória, a projeção do presente e do futuro, a recordação, a percepção, o planejamento, e o pensamento de todas as atitudes feitas na partida, bem como premiar o melhor colocado de cada um dos níveis.

   
No evento, a abertura ficou por conta dos alunos do 2º e 3º anos que fizeram uma apresentação musical com flauta, sob a coordenação da professora de música, Sonia Cristina Coelho de Alcântara Garelha e no encerramento a performance de dança contou com a participação dos alunos do 7º e 8º anos.

 
 
 

  Encontro Regional de Estágio em Serviço Social

 
 
O Conselho Regional de Serviço Social – Seccional de São José dos Campos, em parceria com a Univap e Unitau, realizou dia 2 de novembro no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Centro, com o apoio do curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), o Encontro Regional de Estágio em Serviço Social, com objetivo de discutir com supervisores de estágio, alunos e docentes, a importância da prática de estágio na formação dos futuros Assistentes Sociais.

A abertura do Encontro
 
Vista parcial do público presente

Participaram do Encontro (foto), o coordenador do curso de Serviço Social da FCS/Univap, Prof. M.e Geraldo Vilhena de Almeida Paiva; o Vice-Presidente Cress/SP, Prof. M.e Marcos Valdir Silva; a Coordenadora Cress - Seccional São José dos Campos, a Assistente Social Helena Cristina de Souza Figuti; a Coordenadora de Estágio da Unitau, Profª M.ª Lindamar Alvez Faermann e o Representante do Enesso - Josuel Rodrigues de Lima.
As palestrantes convidadas foram: a Profª Drª Maria Helena Elpídio Abreu, Coordenadora Nacional de Graduação da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) e a Profª Drª Juliana Iglesias Melim, membro do Conselho Federal de Serviço Social (Cfess).

 
 
 

  Faculdade da Terceira Idade Univap
Concurso de Fotografia: “São José Florida”


 
 
 
Em continuidade as atividades comemorativas do 20º aniversário de criação da Faculdade da Terceira Idade Univap, a coordenadoria promove o 1º Concurso de Fotografia – São José Florida.
O concurso voltado aos alunos matriculados na Faculdade tem como tema: “Árvores e Flores do município de São José dos Campos”. Os alunos terão a oportunidade neste concurso de explorar o lado artístico e apresentar por intermédio da fotografia o seu olhar sobre a paisagem do município.
Irão participar da comissão julgadora os funcionários da Universidade, o biólogo-pesquisador, escritor e desenhista, Prof. Dr. Frederico Lencioni Neto e a jornalista Sylvia Leds.
O resultado do concurso será divulgado dia 19 de setembro, às 14h, no evento “Primavera da Univap – Tarde Cultural”, com programação de palestras ministradas por convidados da área de fotografia, literatura e artes plásticas, entre eles, Silvinha Simões e Márcio Carneiro, da Academia Valeparaibana de Letras.
O Projeto da Faculdade da Terceira Idade Univap em São José dos Campos é direcionado para pessoas com idade a partir de 45 anos. Na Faculdade são oferecidos dois cursos distintos: o CEAC (Curso de Extensão e Atualização Cultural) para iniciantes e o CEATI (Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade) para os alunos veteranos. Os cursos são ministrados com disciplinas que envolvem a psicologia, conhecimentos gerais, direito e cidadania, português e literatura, atualidades, gerontologia, linguagem e cultura, qualidade de vida, entre outras, além de oficinas de francês, espanhol, de expressão artística e corporal, tais como a dança, o teatro, a pintura em tela, modelo e manequim, artesanato, coral e outras atividades sócio-culturais.
Atualmente a Univap mantém a Faculdade da Terceira Idade em São José dos Campos no prédio da Faculdade de Direito, no Campus Centro; em Caçapava, no Centro de Convivência Viva Vida e em Campos do Jordão, no Campus Platanus.

Informações: Secretaria da Faculdade da Terceira Idade Univap - das 14h às 17h
Telefone: (12) 3928-9850
Endereço: Praça Cândido Dias Castejón, 116 - Centro, São José dos Campos.

 
 
 

  V Jornada de Nutrição

 
 


Alunos do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizam dias 13 e 14 de setembro, das 8h às 13h, no Campus Urbanova, em São José dos Campos, a V Jornada de Nutrição.
O evento busca promover a troca de experiências e atualizações técnico-científicas entre docentes, profissionais da área e estudantes.
A comissão organizadora do evento solicita a doação de 1 kg de alimento não-perecível (preferencialmente leite em pó, óleo, pó de café) como inscrição ao evento, que deverá ser entregue juntamente com a inscrição, na abertura oficial da Jornada, no dia 13 de setembro, Auditório Verde – Bloco 9.
A inscrição da V Jornada de Nutrição deve ser formalizada por intermédio do endereço eletrônico: www.univap.br/jornutri.
Os alimentos arrecadados no evento serão doados a uma instituição assistencial do município, a ser definida posteriormente.



Informações: (12) 3947-1087
E-mail: jornutri@univap.br

 
 
 

  Encontros Latino-Americanos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação
Data de envio de trabalhos - Prorrogação até 21 de agosto


 
 
 

 
 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
V Jornada de Nutrição (FCS)

Local: Campus Urbanova - Auditório Verde - Bloco 9

Inscrições: www.univap.br/jornutri - Doação de 1 Kg de alimento não perecível que deverá ser entregue na abertura oficial do evento, dia 13/9/2011

Horário: das 8h às 13h

Informações: (12) 3947-1087

E-mail: jornutri@univap.br

13 e 14 de setembro
12ª Feira Técnico-Científica e Cultural - Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes

Local: Campus Centro - Rua Paraibuna, 75

Horário: Dia 15 - das 8h30 às 21h e no dia 16 - das 8h às 12h

Informações: (12) 3928-9822 ou (12) 3928-9830

15 e 16 de setembro
Resultado do Concurso de Fotografias da Faculdade da Terceira Idade

Tema: São José Florida

Exclusivos para alunos matriculados na Faculdade

Inscrições: Faculdade da Terceira Idade - Praça Cândido Dias Castejón, 116 - Centro - Das 14h às 17h

Informações: (12) 3929-9850

E-mail: fti@univap.br

19 de setembro
8ª Jornada Odontológica da Univap (FCS)

Informações em breve

De 19 a 23 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Semana de Pedagogia (FEA)

7 e 8 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

13 de outubro
Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
VII Semana de Biologia - VII SEBIO – (FEA)

(Programação a ser definida)

De 17 a 19 de outubro
Encontros Latino-Americanos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação

20 e 21 de outubro
III Mostra Internacional de Vídeo Científico (FCSAC)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
Dia Nacional do Cirurgião-Dentista (FCS)

25 de outubro
Júri Penal Simulado – Campus Centro (FD)

28 de outubro
Dia Nacional do Livro (FEA)

29 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
VII Seminário Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde

11 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia Nacional do Design (FCSAC)

25 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 29 de novembro a
1º de dezembro
Assista aos Sábados pela TV Band Vale o Programa "República 103.9"

Idealizado pelo estudante do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Lucas Sanseverino

Horário: das 11h30 às 12h

Participe, faça seus comentários ou entre em contato pelo e-mail: republica@tvbandvale.com.br.

Acompanhe também pelo twitter: @republica1039

Todos os sábados
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visita agendada
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Quartas e sextas-feiras
Das 14h às 16h