134ª Edição - Ano IV
De 15 de agosto a 4 de setembro/2011
 

  Univap Recebe Bolsas de Estudos de Graduação
Sanduíche no Exterior


 
 
 
A diretora do IP&D, Profª Drª Sandra Costa e o Prof.
Dr. Leandro Raniero, Coordenador do PIBIC/Univap
Com base no desempenho da Univap no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), que estabelece o “Ciência sem Fronteiras”, a Diretoria do CNPq aprovou a concessão de duas (2) Bolsas de Estudos – Nível de Graduação Sanduíche no Exterior, com a duração de 12 meses (um ano).
O valor das bolsas é de US$ 870 (mais benefícios) para as universidades nos Estados Unidos e de 870 euros (mais benefícios) para as instituições na Europa. Também é possível a escolha de universidades da Coréia do Sul, chinesas, australianas, entre outras.
A Graduação Sanduíche no Exterior - SWG é uma bolsa dirigida a alunos de nível superior para estágios de seis meses a um ano, sendo de seis a nove meses em atividades acadêmicas e o restante em laboratórios de pesquisa, empresas ou centros de P&D. As instituições de destino devem estar entre as melhores do mundo nas suas respectivas áreas do conhecimento. Os benefícios compreendem as passagens, auxílio instalação, seguro saúde se o país de destino não oferecer assistência gratuita, além das mensalidades para manutenção. As instituições que receberam as bolsas SWG deverão realizar processos seletivos internos entre os candidatos elegíveis, que priorizem o desempenho acadêmico, a qualidade da instituição de destino na área e o conhecimento do idioma do país no qual será realizado o estágio. Nesta etapa, ações afirmativas poderão ser incluídas como critérios adicionais. A aprovação final caberá ao CNPq.

 
 
 

  Semana Jurídica

 
 
A Faculdade de Direito da Univap realizou entre 15 e 19 de agosto, a Semana Jurídica 2011 - Campus Centro (Castejón), com objetivo de abrir espaço para a apresentação, reflexão e debate de questões relacionadas ao mundo do direito e suas relações sociais.

Dirigentes e professores da
FVE/Univap na abertura da
Semana Jurídica da Univap
 
O diretor do curso de Direito da
Univap, Prof. MSc. Luiz Carlos
Andrade de Aquino agradece a
presença de todos
 
Vista parcial do público presente à
Semana Jurídica

A Semana Jurídica realizada no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, nos períodos da manhã e da noite, possibilitou aos alunos a troca de experiência com renomados profissionais da área que acabaram por complementar os conteúdos já estudados em sala de aula.
As palestras envolveram temas atuais como: Homoafetividade, Direitos Fundamentais e Família; As Novas Implementações à Prisão em Flagrante; Ampliação de Direitos e Reserva do Possível; Dignidade da Pessoa Humana e Cidadania, Direito à Saúde e Constituição; Panorama das Alterações do Projeto no Novo CPC e Educação Previdenciária.

A homenageada Aparecida Conceição
Seguessi Estevam com o diretor da
Faculdade, Prof. Aquino
 
O Prof. Dr. Sérgio Bacha que também foi
homenageado pelos 25 anos de serviços
prestados à Faculdade

Na mesma ocasião do evento, a Direção Acadêmica prestou homenagens aos funcionários Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha e à Técnica Administrativa, Aparecida Conceição Seguessi Estevam, pelos 25 anos de serviços prestados à Faculdade de Direito da Univap.

 
 
 

  Visita às Instalações da Medley

 
 
 
Alunos de todos os períodos do Curso de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), acompanhados pelo coordenador, Prof. Me. Luiz Eduardo Cardoso, visitaram no dia 10 de agosto as instalações da Medley Indústria Farmacêutica, em Campinas.
A Medley é uma empresa que ocupa a 2ª colocação do ranking das indústrias farmacêuticas do Brasil. Com duas unidades fabris, em Campinas/SP (matriz), e Sumaré/SP, produz comprimidos, cápsulas, drágeas, líquidos, pomadas, cremes e suspensões. No total, somadas as equipes da força de vendas, a empresa emprega cerca de 1800 colaboradores.
Com grande investimento em testes de bioequivalência e equivalência farmacêutica, além da aquisição de equipamentos de alta tecnologia, a Medley desenvolve e produz uma diversificada linha de medicamentos genéricos, com a mesma eficácia e segurança dos produtos de referência, porém, com preços muito mais acessíveis para a população.
As visitas técnicas propostas pela Univap às indústrias farmacêuticas fazem parte do projeto pedagógico do Curso e contam como créditos na disciplina "Atividades Complementares".

Fontes: Medley/Curso de Farmácia (FCS/Univap)

 
 
 

  Dia dos Pais

 
 
A Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Prof. Arlindo Caetano Filho (Campus Centro) realizou durante os meses de maio e junho, com os alunos das séries iniciais, um trabalho de leitura, interpretação e escrita, sobre algumas obras do autor infanto-juvenil, Jonas Ribeiro.

 

Os resultados dos trabalhos realizados em sala de aula foram presenteados aos pais no dia 8 de agosto, data em que a Escola preparou um evento cultural a fim de celebrar a data comemorativa do Dia dos Pais.
O evento realizado no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, denominado “Momento com o Autor”, contou com a participação do escritor Jonas Ribeiro, que de maneira descontraída e interativa contou histórias e autografou seus livros.

 

Os pais e alunos presentes ao evento enviaram à diretora da Escola, Prof.ª M.ª Rieko Sakabe, alguns e-mails, manifestando opiniões sobre a celebração:

“A festa dos pais foi linda! Parabéns!”
Evandro e Heloisa pais da aluna Bianca - 1º ano

“O evento Dia dos Pais foi excelente, foi um evento para toda a família! No momento da contação de história o autor Jonas Ribeiro interagiu com a plateia, contagiando todos com risos e gargalhadas, passamos horas agradáveis. Isso nos dá a certeza de que, profissionais da área de educação, qualificados e que fazem o que gostam, despertam em todos o interesse e o prazer por livros. Agradecemos a administração da escola por proporcionar este momento lindo.”
Mauricio - Campus Aquarius - Pai do aluno Matheus - 3º ano B

“Um evento para ficar na memória de todos os pais. Foi descontraído e alegre. A alegria de ver meu filho cantando foi incrível. E o autor dos livros que os pais receberam de presente de seus filhos é um ótimo escritor e contador de histórias. Obrigado pela oportunidade.”
Ivan Carlos da Silva - Pai do aluno Lucas R. O. Silva - 2º ano A

 
 
 

  O Futuro da “Droga 15”

 
 
 
A fim de tratar dos assuntos pertinentes ao fechamento das Unidades da “Droga 15” na região do Vale do Paraíba e a repercussão desse fato junto à população, o Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sinfar/SP) e o Conselho Regional de Farmácia (CRF/SP) realizaram, no dia 24 de agosto, uma reunião no Bloco 9 da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, no Campus Urbanova.
Participaram da reunião o Diretor Regional do CRF/SP de São José dos Campos, Dr. André Luis dos Santos e o assessor do CRF/SP Sr. Marquinho Freire; o Advogado do Sinfar/SP, Dr. Fábio Angelini, o Diretor Regional do Sinfar/SP, Dr. Ricardo Murça, o Secretário Geral do Sinfar/SP, Dr. Deodato Rodrigues Alves, e o Coordenador do Curso de Farmácia da FCS/Univap, Prof. M.e Luiz Eduardo Cardoso.
Outras reuniões serão agendadas com os farmacêuticos da rede e demais interessados em discutir o assunto, como estudantes de farmácia e a população em geral.

 
 
 

  Orientações Sobre Higiene Bucal

 
 
Alunos do 2º, 4º e 8º períodos semestrais do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), acompanhados pela coordenadora, Profª Drª Renata Amadei Nicolau, deram orientações sobre higiene bucal, boa alimentação e a necessidade de visitar o dentista regularmente aos participantes das atividades promovidas pelo Ministério Amor e Vida, junto à Igreja Batista Vida Nova, no bairro Campos de São José, dia 27 de agosto, das 8h às 15h.

   

O Ministério Amor e Vida busca reunir profissionais de todas as áreas (dentistas, médicos, oftalmologistas, pedagogos, cabeleireiros, professores de trabalho artesanal, estudantes etc), para que em conjunto possam realizar atendimentos à população de comunidades carentes de recursos humanos e financeiros.

 
 
 

  Revista Univap
Divulgação de Artigos Científicos, Pesquisas e Estudos


 
 
 

A Revista Univap nº 29, que a partir dessa edição passa a ser on-line, tem por objetivo divulgar artigos científicos, pesquisas e estudos, já está com os artigos disponíveis para consulta no endereço eletrônico: http://revista.univap.br.
A publicação disponibiliza nesta edição 11 artigos científicos nas diversas áreas do conhecimento.
Novos artigos para publicação na 30ª edição já estão sendo recebidos pela comissão organizadora e a data limite de envio do material será dia 11 de novembro.
A Revista Univap On-line está sendo automatizada pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (http://seer.ibict.br).
A Univap aceita, para publicação, artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional, revisões de literatura e resenhas nas diversas áreas do conhecimento científico e não publicados, anteriormente.


Revista Univap - Divulgação de Artigos Científicos, Pesquisas e Estudos
Edição: 29
Informações:
(12) 3947-1036
E-mail:
revista@univap.br

 
 
 

  V Jornada de Nutrição

 
 


Alunos do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizam dias 13 e 14 de setembro, das 8h às 13h, no Campus Urbanova, em São José dos Campos, a V Jornada de Nutrição.
O evento busca promover a troca de experiências e atualizações técnico-científicas entre docentes, profissionais da área e estudantes.
A comissão organizadora do evento solicita a doação de 1 kg de alimento não-perecível (preferencialmente leite em pó, óleo, pó de café) como inscrição ao evento, que deverá ser entregue juntamente com a inscrição, na abertura oficial da Jornada, no dia 13 de setembro, Auditório Verde – Bloco 9.
A inscrição da V Jornada de Nutrição deve ser formalizada por intermédio do endereço eletrônico: www.univap.br/jornutri.
Os alimentos arrecadados no evento serão doados a uma instituição assistencial do município, a ser definida posteriormente.



Informações: (12) 3947-1087
E-mail: jornutri@univap.br

 
 
 

  Valores Humanos
Semana do Estudante - Colégio Técnico Univap Villa Branca-Jacareí


 
 
O Colégio Técnico Villa Branca-Jacareí, a fim de celebrar o Dia do Estudante, comemorado em todo País, dia 11 de agosto, realizou de 8 a 13, uma série de atividades aos alunos do Ensino Fundamental, Médio e Técnico.

   

Sob a coordenação dos professores Felipe Santos de Souza (disciplinas de Filosofia e Sociologia) e Juliana de Fátima Barbosa Borges Araújo (Língua Inglesa), o evento contou com a participação do Grupo: Missão Libertar, que ministrou uma palestra sobre os valores humanos e fez uma apresentação musical com mensagens de motivação e de superação.
De acordo com o diretor do Colégio, Prof. Me. Domingos Sávio Amorim, anualmente um evento deste porte é desenvolvido para ressaltar a importância do estudo na vida das pessoas e do respeito aos valores humanos como forma de obter êxito na conquista de sonhos e projetos.

 
 
 

  XI Semana de História

 
 
História presente: Paradigmas e Conflitos da Contemporaneidade foi o tema da XI Semana de História realizada de 16 a 19 de agosto no Campus Aquarius da Univap.
O evento que contou com a presença de alunos do curso de História de São José dos Campos (Campus Aquarius) e de Campos do Jordão (Campus Platanus), buscou compreender a sociedade atual e seus conflitos como objeto de interesse da História.

A mesa redonda discutiu o tema:
O jovem no mundo globalizado
 
Conflitos da Contemporaneidade,
palestra ministrada pelo Prof.
Osvaldo
 
Desafios da Historiografia nos
tempos atuais, palestra proferida
pelo Prof. José Barros

Fizeram parte da XI Semana de História os docentes Faculdade de Educação e Artes da Univap, Profª M.ª Kátia Medeiros, Profª M.ª Maria José Acedo del Olmo, Prof. M.e Gilson Ribeiro que participaram da abertura dos trabalhos no dia 16, na mesa redonda: O jovem no mundo globalizado.

Vista parcial do auditório
 
Alunos do Campus Platanus -
Campos do Jordão
 
Confraternização

O convidado Prof. Dr. Osvaldo Coggiola, da Universidade de São Paulo, ministrou aos presentes no dia 17, a palestra: Conflitos da Contemporaneidade. Os Desafios da Historiografia nos Tempos Atuais foi o tema na palestra proferida no dia 18, pelo Prof. Dr. José D’Assunção Barros, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
No encerramento do evento e para celebrar o Dia do Historiador (19), a comissão organizadora do evento organizou uma festa de confraternização entre as turmas do curso de história e de professores da Univap.

 
 
 

  Exposição: Sou poeta porque nasci em São José dos Campos

 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo mantém até o próximo dia 17 de setembro, no 2º andar do Bloco 5, no Campus Urbanova, a exposição: Sou poeta porque nasci em São José dos Campos.

 

As poetisas Dirce Araújo, Erika Siqueira, Mirian Cris, Mirian Menezes e Rita Elisa Seda se inspiraram e registraram em verso e prosa o olhar de Gilmar G. Dueñas que fotografou os detalhes da natureza urbana de São José dos Campos.

 
 
 

  INEP/MEC Avalia e Reconhece o Curso de Rádio e TV da Univap

 
 
Diário Oficial da União em 27 de junho de 2011, oficializa o reconhecimento com a nota Uma Comissão de Avaliação de Cursos, designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), visitou dias 25 e 26 de abril, as instalações do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação da Univap, no Campus Urbanova.


 

As notas das avaliações in loco do Inep/MEC, variam de 1 a 5 e o resultado obtido pelo curso foram as seguintes: Nota 3 na organização didático-pedagógico, 4 corpo docente e 3 instalações físicas.
A Portaria 193, datada de 24 de junho de 2011 e publicada no final 3.

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 


A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 17 de setembro.
Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.




Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
A Arte da Fotografia
Fotos
Reitoria (2º andar)
Bloco 5
Fotos e Poemas de Gilmar G. Dueñas
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
África
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Imagens da História
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
El Grecco
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
Salão do Humor de Piracicaba
(Cartoons)
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Arte Naif
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Wassily Kandinsky
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) - Prédio dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, etc
Bloco 7
Entrada Principal
Cow Parade (Madri)
Campus Villa Branca
Jacareí
Santos Dumont


Informações: (12) 3947-1009 - Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

 
 
 
  Encontros Latino-Americanos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação
Data de envio de trabalhos - Prorrogação até 21 de agosto


 
 
 

 
 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Assista aos Sábados pela TV Band Vale o Programa "República 103.9"

Idealizado pelo estudante do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Lucas Sanseverino

Horário: das 11h30 às 12h

Participe, faça seus comentários ou entre em contato pelo e-mail: republica@tvbandvale.com.br.

Acompanhe também pelo twitter: @republica1039

Todos os sábados
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
V Jornada de Nutrição (FCS)

Local: Campus Urbanova - Auditório Verde - Bloco 9

Inscrições: www.univap.br/jornutri - Doação de 1 Kg de alimento não perecível que deverá ser entregue na abertura oficial do evento, dia 13/9/2011

Horário: das 8h às 13h

Informações: (12) 3947-1087

E-mail: jornutri@univap.br

13 e 14 de setembro
Resultado do Concurso de Fotografias da Faculdade da Terceira Idade

Tema: São José Florida

Exclusivos para alunos matriculados na Faculdade

Inscrições: Faculdade da Terceira Idade - Praça Cândido Dias Castejón, 116 - Centro - Das 14h às 17h

Informações: (12) 3929-9850

E-mail: jornutri@univap.br

19 de setembro
8ª Jornada Odontológica da Univap (FCS)

Informações em breve

De 19 a 23 de setembro
VII Semana de Biologia - VII SEBIO – (FEA)

Programação a ser definida

De 20 a 22 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Semana de Pedagogia (FEA)

7 e 8 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

13 de outubro
Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
Encontros Latino-Americanos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação

20 e 21 de outubro
III Mostra Internacional de Vídeo Científico (FCSAC)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
Dia Nacional do Cirurgião-Dentista (FCS)

25 de outubro
Júri Penal Simulado – Campus Centro (FD)

28 de outubro
Dia Nacional do Livro (FEA)

29 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
VII Seminário Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde

11 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia Nacional do Design (FCSAC)

25 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 29 de novembro a
1º de dezembro
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visita agendada
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Quartas e sextas-feiras
Das 14h às 16h