133ª Edição - Ano IV
De 8 a 14 de agosto/2011
 

  Univap Cumpre Missão Especial do Projeto Rondon no Rio Paraguai

 
 
 
Navios Piraim e Leverger, casa dos rondonistas por 12
dias
Durante o período de 15 a 31 de julho, as equipes Univap e Unifenas (MG) desenvolveram com sucesso as ações junto às populações ribeirinhas nas localidades de Forte Coimbra, Porto Esperança, Albuquerque e Porto Manga, todas no tramo sul do Rio Paraguai.
“Participar do Rondon foi uma experiência incrível! Nas quatro comunidades em que passamos fomos recebidos com carinho, alegria ou, no mínimo, com curiosidade. Esforçamo-nos bastante para deixar a essas comunidades algo que fosse relevante e as ajudasse de alguma maneira a melhorar aspectos da vida cotidiana. Fizemos amizades, brincamos com as crianças, conversamos com jovens, adultos e idosos que vivem numa realidade muito diferente da nossa”, diz a estudante de Artes Visuais, Raquel Sales.
A Univap tradicional no projeto, com mais de 15 anos de vivências sócio-educativas e cerca de 1800 alunos voluntários envolvidos, foi selecionada desta vez para uma missão diferente. A ’Operação Especial Rio Paraguai’ foi um projeto piloto dentro do projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa que atuou em quatro comunidades diferentes em 15 dias e, não apenas uma como de costume.

 
 
 

  Revista Univap
Divulgação de Artigos Científicos, Pesquisas e Estudos


 
 
 
A partir da sua 29ª edição da Revista Univap, que tem por objetivo divulgar artigos científicos, pesquisas e estudos, será publicada na versão online, seguindo a tendência acadêmica mundial. Esta edição estará disponível para consulta na primeira quinzena do mês de setembro de 2011.
A Revista Univap cumpre, com essa publicação, sua parte na participação na tríplice função da Universidade que proporciona o ensino, a pesquisa e a extensão, de modo indissociável.
A Univap aceita, para publicação artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional, revisões de literatura e resenhas nas diversas áreas do conhecimento científico e não publicados, anteriormente.
Utilizando o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://seer.ibict.br), a Universidade mantém Comissão Editorial que analisa e só aceita o material para publicação se estiver de acordo com as normas estabelecidas no site: http://revista.univap.br - local para postagem de todo material para publicação. As edições periódicas semestrais buscam incentivar as pesquisas dentro do ambiente acadêmico da universidade, envolvendo professores e alunos da Univap ou de entidades afins, sempre com objetivo de aumentar a participação de todos nos interesses da sociedade. A comissão organizadora da Revista Univap recebe, de 15 de agosto a 11 de novembro, materiais que serão publicados na 30ª edição, que estará disponível para leitura e consulta em dezembro de 2011.

Revista Univap - Divulgação de Artigos Científicos, Pesquisas e Estudos
Edições: 29 e 30

Revista Univap On-line
Informações: (12) 3947-1036 – Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade

 
 
 

  Simpósio Nacional de Educação em Astronomia - SNEA

 
 
 
Entre os dias 28 e 30 de julho, foi realizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), o I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA).
O Simpósio foi idealizado durante as discussões no Ano Internacional da Astronomia em 2009 (AIA-2009), que partiu do pressuposto de que o ensino de Astronomia deveria ser visto e apoiar-se em três pilares: a formação (inicial e continuada) de professores para o ensino fundamental e médio; formação de divulgadores, seja para atuação em meios de comunicação, seja para atuação em espaços não formais de ensino e a formação de pesquisadores trabalhando nas áreas de educação em Astronomia - Stricto Sensu.
Durante a realização do Simpósio, a aluna do curso de Matemática da Faculdade de Educação e Artes (FEA), Francele Ribeiro de Oliveira Silva, apresentou dois trabalhos sobre os resultados do subprojeto Ensino de Física Contextualizado pela Astronomia, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Univap). Sob os títulos: “A astronomia como instrumento contextualizador de conceitos matemáticos no ensino médio” (autoria de Francele Ribeiro de Oliveira Silva e do Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes) e “Subprojeto Pibid-Física da Univap: uma metodologia complementar no ensino não formal de física contextualizado pela Astronomia” (autoria Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes e bolsistas do subprojeto), os trabalhos foram apresentados na forma de painéis e deverão ser publicados na íntegra nos Anais do referido SNEA

 
 
 

  Mostra no Sesc de São José dos Campos
Impressões Modernistas


 
 
 
O Prof. MSc. Fábio Almeida, 40 anos, docente da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo da Univap participa da mostra “Impressões Modernistas” em exposição no Sesc de São José dos Campos, de 11 de agosto a 30 de setembro.
A exposição apresenta ao público alguns conceitos e aspectos estéticos do modernismo brasileiro trazendo produções diversificadas de artistas, arquitetos e designer, incorporadas em cada objeto e trabalho apresentado.
Serigrafias de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa que registram a criação da cidade de Brasília e painéis de Athos Bulcão, todos do acervo Sesc/SP, e miniaturas de cadeiras de José Zanine Caldas, fazem parte da exposição.
Representando as obras desenvolvidas na região, uma maquete virtual do antigo Centro Técnico Aeroespacial (CTA), cujo projeto arquitetônico é assinado por Oscar Niemeyer, faz parte de um dos trabalhos que estão sendo expostos e foi desenvolvido pelo Prof. Fábio Almeida (Univap) em parceria com os arquitetos Ademir Pereira dos Santos e Alexandre Penedo.
Ao todo três produções foram desenvolvidas no período de dois meses pelos arquitetos de São José dos Campos (Fábio, Ademir e Alexandre) sobre o CTA e fazem parte da exposição. A primeira produção fez o levantamento de dados, pesquisa histórica e documental; execução da maquete e produção do vídeo em 3D. A segunda e terceira produções foram desenvolvidas pelo docente da Univap. Ele criou uma maquete física da residência do H-19, que será distribuída aos estudantes de escolas visitantes para montagem como uma atividade educacional e desenvolveu o aplicativo multimídia para consulta de informações (fotos, maquete virtual, foto panorâmica de 360º e desenhos arquitetônicos) de edifícios modernistas da cidade, assim ao visitar a exposição no Sesc, as pessoas poderão acessar ambientes virtuais no aplicativo multimídia.

 

Conheça melhor os trabalhos digitais do Prof. MSc. Fábio Almeida, que ministra as disciplinas Expressão Gráfica (Projeto Auxiliado por Computador); Tópicos Especiais de Computação Gráfica e Técnicas Retrospectivas na Univap, pelo site: www.fabioalmeida.xpg.com.br A exposição é gratuita e monitorada para escolas que deverão fazer o agendamento pelos telefones: (12) 3904-2000 - 3904-2020 ou 3904-2033.

Exposição: Impressões Modernistas
De 11 de agosto a 30 de setembro
De: Terça a sexta-feira
Horário: das 13h às 21h30
Sábados, domingos e feriados
Horário: das 10h às 18h30
Sesc – São José dos Campos: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas
Telefone: (12) 3904-2000

Fontes: Sesc São José dos Campos

 
 
 

  Semana Jurídica
Faculdade de Direito – Campus Centro


 
 


A Faculdade de Direito da Univap realiza de 15 a 19 de agosto, a Semana Jurídica 2011, com objetivo de abrir espaço para a apresentação, reflexão e debate de questões relacionadas ao mundo do direito e suas relações sociais.
A Semana Jurídica que é realizada nos períodos da manhã e da noite possibilita aos alunos a troca de experiência com renomados profissionais da área que acabam por complementar os conteúdos já estudados em sala de aula.
O evento que conta com o apoio da Marcato Cursos Jurídicos envolve a realização de uma série de palestras e é direcionado aos estudantes do curso de direito da Univap, porém aberto à participação pública, desde que haja inscrição antecipada, na secretaria da Faculdade.
As palestras serão realizadas no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no prédio da Faculdade de Direito, em São José dos Campos.

Click no banner para ter acesso à programação completa.

Informações na secretaria do curso - Telefone: (12) 3928-9833

 
 
 

  Missão de Paz no Haiti
Alunos da Univap colaboram com os militares


 
 
Alunos do curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap participaram dias 2 e 3 de agosto das atividades de comunicação do contingente que comporá o 2º Batalhão de Infantaria de Força de Paz, a ser deslocado para o Haiti, a partir de 1º de setembro de 2011.
O objetivo da participação dos alunos de jornalismo da Univap foi de treinar, preparar e de avaliar postura de comunicação dos militares diante às câmeras.

 

Os alunos simularam entrevistas coletivas e reportagem de rua com os militares em três idiomas: português, inglês e francês.
O Exército a fim de ambientar os militares e as equipes de reportagens criou situações similares ao que irão encontrar no Haiti, representando o dia-a-dia das tropas brasileiras naquele país.


 

Atualmente, o Brasil é o país com maior contingente de tropa no Haiti e o 2º Batalhão de Infantaria conta com 810 militares de todas as regiões do País, sendo a maioria composta por integrantes da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), que coordena a preparação desses militares no município de Caçapava-SP.

 
 
 

  Núcleo de História e Memória da Univap

 
 
 
Profª Papali, Rafael, Juliana e a Profª Valéria
O Conselho de Integração Universidade-Sociedade (CIUS), aprovou em reunião no último dia 17 de junho de 2011, a criação do Núcleo de História e Memória da Univap (Nuhvap), com objetivo de preservar a memória, resgatar a história e de proporcionar maior visibilidade da Instituição junto à comunidade.
O projeto de autoria das pesquisadoras e historiadoras da Universidade, Profª Drª Maria Aparecida Papali e Profª Drª Valéria Zanetti, parte do pressuposto que a construção de identidades ligadas a lugares e instituições, necessariamente, passa pelo resgate e preservação da memória histórica de espaços. A idéia foi criar um núcleo semelhante aos centros já existentes em renomadas universidades como a Unicamp que possui o Centro de Memória da Unicamp; o Centro de Memória da Educação da FEUSP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; o Centro de Memória da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), entre muitas outras.
O Nuhvap que iniciou suas atividades em 1º de agosto, sob a coordenação das pesquisadoras, contará com o apoio dos estagiários do curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA), Rafael de Paula Silva e Juliana Eliza Viana.

Objetivos do Nuhvap

Preservar a Memória e a História da Universidade do Vale do Paraíba;

Preservar, em alguns casos, resgatar, a Memória e a História de cada Curso existente na Univap (Graduação e Pós-Graduação);

Preservar a Memória e a História da administração da Univap (Reitoria, Pró-Reitorias, Diretorias, Parque Tecnológico);

Constituir, preservar, digitalizar e disponibilizar acervos documentais da Univap, cuidando de sua organização, tratamento e conservação;

Constituir e preservar acervos de documentação oral sobre a história dos Cursos da Univap, por meio da coleta de depoimentos de docentes, alunos e ex-alunos da Instituição;

Levantar, armazenar e preservar, por meio material e virtual, a documentação produzida pelos Cursos da Instituição, obtendo assim um registro das informações históricas dos respectivos cursos;

Levantar, preservar e digitalizar a documentação iconográfica (fotografias) dos Cursos da Univap;

 
 
 

  XI Semana de História

 
 
 
Alunos e professores do Curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap realizam de 16 a 19 de agosto, a XI Semana de História, que este ano tem como tema: História presente: Paradigmas e Conflitos da Contemporaneidade.
Este evento realizado anualmente busca criar um ambiente de discussão e reflexão sobre a reciprocidade da influência entre a história e o presente.
Estarão presentes os palestrantes convidados Prof. Dr. Osvaldo Coggiola e o Prof. Dr. José Costa D'Assunção Barros, além dos docentes da Univap, Profª MSc. Kátia Medeiros, Profª MSc. Maria José Acedo Del Olmo e Prof. MSc. Gilson Ribeiro, que também darão à sua contribuição ao evento.
No encerramento dos trabalhos no dia 19, a comissão organizadora, preparou uma atividade cultural para celebrar o Dia do Historiador.
O evento aberto à participação pública será realizado a partir das 19 horas, nas instalações da Faculdade de Educação e Artes (FEA), no Campus Aquarius, na Rua Dr. Tertuliano Delphim Jr., 181, São José dos Campos/SP, imediações do Carrefour – Dutra.

Informações: (12) 3947-1105

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 


A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 20 de agosto.
Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.




Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Imagens da História/Paisagens Brasileiras
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Salão do Humor de Piracicaba
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Almuerzo en el rascacielo
Carros Antigos
Início da Indústria Automobilística Brasileira
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
Paul Cézanne
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
A Arte da Fotografia/Fotos
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
El Grecco
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Machu Picchu
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) - Prédio dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, etc
Bloco 7
Entrada Principal
Fotos de Ângulos Inusitados
Fotos Surrealistas


Informações: (12) 3947-1009 - Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

 
 
 
  Reunião Pedagógica de Replanejamento
Colégio Técnico Villa Branca-Jacareí


 
 
 
Quando do retorno das férias no dia 28 de julho, quinta-feira, o Colégio Técnico Univap Villa Branca-Jacarei, sob a Direção e Coordenação do Professor Sávio Amorim, promoveu uma Reunião Pedagógica de Replanejamento do segundo semestre do ano letivo de 2011.
O evento contou com uma palestra ministrada pela Professora Mestre Lia Gonzalez, Assessora Pedagógica da Editora Moderna, com o título “Gêneros Textuais e Produção Textual”, cujo objetivo é auxiliar os professores no incentivo e na facilitação de que os alunos tenham não só mais interesse, bem como as técnicas necessárias para a leitura e o desenvolvimento na escrita de textos.
O Colégio Villa Branca se fez presente com todo seu corpo docente e também contou com representantes de todos os outros colégios Univap que foram previamente convidados: Aquarius, Centro e Urbanova de São José dos Campos e Platanus de Campos do Jordão.
No início do evento, durante a recepção feita pelo Professor Sávio e as devidas apresentações dos presentes, um farto café da manhã foi gentilmente oferecido pela Editora Moderna, representado pelo Consultor Técnico Agnaldo Sena.
Ao final, todos concluíram a riqueza dos conhecimentos explanados, bem como a conscientização de que a sala de aula é uma oficina de criação de textos de ação social, em concomitância com a realização de projetos entre educadores e alunos.

 
 
 

  Programa Qualidade de Vida para Funcionários e Alunos da FVE/Univap
Prática de Liang Gong


 
 
 
Com o objetivo dar continuidade ao programa de qualidade de vida dirigido aos funcionários e alunos da FVE/Univap, a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) deu início no dia 12 de agosto à prática de Liang Gong (Ginástica de alto nível e o mais completo sistema de alongamento).
As atividades são realizadas sempre às sextas-feiras, das 13h30 às 14h, no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS), da FCS, no Bloco 7 – Campus Urbanova.
O programa está sob a supervisão da Profª MSc. Josne Carla Paterno, do Curso de Biomedicina.
O Liang Gong é acompanhado de música com utilização de instrumentos chineses onde o arranjo estabelece o ritmo apropriado para a execução dos movimentos, cujos exercícios são realizados em, aproximadamente, 30 minutos em cada sessão.

 
 
 

  Processo Seletivo 2011 - Segundo Semestre

 
 
 

 
 
 
 

  Projeto Universitário Aeromóvel

 
 
 

 
 
 
 

  Encontros Latino-Americanos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação
Data de envio de trabalhos - Prorrogação até 21 de agosto


 
 
 

 
 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Semana Jurídica 2011 – Faculdade de Direito Univap

Local: Praça Cândido Dias Castejón, 116 - Centro

São José dos Campos - SP

Inscrições para o público externo na secretaria do curso

Informações: (12) 3928-9833

De 15 a 19 de agosto
Processo Seletivo 2011 - Ingresso para o Segundo Semestre

Inscrições Abertas

Campi: São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão

Até 20 de agosto
XI Semana de História da Univap

Tema: História Presente: Paradigmas e Conflitos da Contemporaneidade

Local: Sede da Faculdade de Educação e Artes (FEA) - Campus Aquarius

Rua Dr. Tertuliano Delphim Júnior, 181

Informações: (12) 3947-1105

De 16 a 19 de Agosto
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
48º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

27 de agosto
Semana da Educação Física – Campi: Urbanova e Villa Branca (FEA)

30 e 31 de agosto
Dia do Educador Físico (FEA)

1º de setembro
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
8ª Jornada Odontológica da Univap (FCS)

Informações em breve

De 19 a 23 de setembro
VII Semana de Biologia - VII SEBIO – (FEA)

Programação a ser definida

De 20 a 22 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Semana de Pedagogia (FEA)

7 e 8 de outubro
Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
Encontros Latino-Americanos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação

Data de envio de trabalhos - Prorrogação até 21 de agosto

20 e 21 de outubro
III Mostra Internacional de Vídeo Científico (FCSAC)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
Dia Nacional do Cirurgião-Dentista (FCS)

25 de outubro
Júri Penal Simulado – Campus Centro (FD)

28 de outubro
Dia Nacional do Livro (FEA)

29 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
VII Seminário Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde

11 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia Nacional do Design (FCSAC)

25 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 29 de novembro a
1º de dezembro
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visita agendada
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Quartas e sextas-feiras
Das 14h às 16h