132ª Edição - Ano IV
De 1 a 7 deagosto/2011
 

  Próteses Oculares, Nasais, Faciais e Auriculares
Tratamento Gratuito na Universidade


 
 
Você já imaginou perder uma parte da face como resultado de uma cirurgia para remoção de um tumor (câncer)? Já pensou na possibilidade de ficar sem uma orelha? Ou, em decorrência de um acidente caseiro, ficar sem um de seus olhos? É, na verdade ninguém gosta de pensar nisto e muito menos tocar no assunto. Mas e se acontecer o que fazer? Onde buscar ajuda?

Pacientes
 
Marineide conta a sua história
 
Silvana em atendimento no
Ambulatório

Muitas pessoas não sabem, mas a Univap faz este tipo de prestação de serviço e ele é inteiramente gratuito. Trata-se de um trabalho social de extrema importância que resgata a autoestima dos pacientes, permitindo que os mesmos retornem ao convívio social.
O trabalho consiste em reconstruir com próteses a parte da face que foi perdida (nariz, olho, orelha, etc) em consequência de um trauma ou de uma doença. Também são confeccionadas próteses dentárias para aqueles pacientes que por trauma ou tumor maligno tiveram perda de tecido bucal, como por exemplo, pálato ou mandíbula (céu da boca ou maxilar inferior).

 
 
 

  Formatura e Show da Terceira Idade

 
 
A Faculdade da Terceira Idade da Univap para encerrar as atividades do semestre letivo realizou dois eventos.
No dia 21 de junho, a coordenadoria da Faculdade organizou a solenidade para a entrega de certificados aos concluintes do curso do Centro de Extensão e Atualização Cultural (CEAC), no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, às 19 horas. Dentro da programação dos festejos de formatura, a comissão também solicitou a realização de uma missa de agradecimento, celebrada dia 15 de junho, na Catedral São Dimas, com apresentação do Coral: Grupo da Pércida.

   

No dia 22, os alunos apresentaram o show: A Jovem Guarda - movimento que surgiu no final da década de 1950 - e que mesclava música, comportamento e moda em várias partes do mundo.
A apresentação na Univap foi organizada pelos alunos orientados por profissionais das áreas de expressão sensível e corporal, por intermédio das oficinas realizadas durante as aulas no Coral da Terceira Idade; Danças; Pintura em Tela; Teatro; Terapia Ocupacional, entre outras.
Os jovens durante este Movimento no Brasil passaram a vivenciar tempos de impressionante efervescência, sob a forte influência musical de Rock and Roll, de Elvis Presley, Chuck Berry, Beatles e Rolling Stones. A grande revelação do rock no País foi Celly Campello, nascida em São Paulo e criada em Taubaté. A carreira artística da cantora brasileira chegou ao auge em 1959, com a versão brasileira de Stupid Cupid – Estúpido Cupido, lançado em um dos programas do Chacrinha. No mesmo período, Celly Campello participou do filme de longa-metragem de Mazzaropi, Jeca Tatu.

   

O movimento ganhou muita expressão por intermédio do Programa A Jovem Guarda, exibido pela TV Record, a partir de 1965. Além de Celly, outros artistas que se destacaram e agitaram a época foram Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia. Ao contrário de muitos movimentos que surgiram na mesma época, a Jovem Guarda não possuía cunho político, apenas interesse cultural.

 
 
 

  I Semana da Química

 
 
A I Semana de Química realizada pela Faculdade de Educação e Artes aconteceu de 30 de maio a 02 de junho e vem de encontro com a comemoração ao Ano Internacional da Química (AIQ). A organização do evento foi realizada por uma comissão de alunos juntamente com a coordenação do curso e contou com o apoio das empresas Marconi – Equipamentos para Laboratórios; Johnson & Johnson; Heineken Brasil e Byofórmula.

   

Com objetivo de aproximar, ainda mais, os estudantes com os diversos setores químicos presentes na região do Vale do Paraíba, palestras sobre a Pesquisa e Pós-Graduação (Profª Drª Sandra M. Fonseca da Costa); Processo de Fabricação de Cerveja (Ricardo Gregório); Fabricação de Vidro de Produtos Farmacêuticos, Cosméticos/Perfumaria e Artigos Domésticos (Dr. Edison Toporcov); Microbiologia (Camila Ferrari e Daiane de Jesus); Cosmetologia (Drª Nádia Ruscinc); A Cana de açúcar: Açúcar e Álcool, Processo e Perspectiva no Mercado de Combustíveis Alternativos (Eng. Químico, Fábio Queiroz) e Atribuições do Profissional da Química (Conselho Regional de Química - CRQ), foram ministradas por especialistas durante toda a Semana.
O coordenador do curso, Prof. Dr. Milton Beltrame Júnior, destacou que a interação entre os alunos e os profissionais que atuam em empresas de grande prestígio tem como consequência a ampliação da visão do mercado de trabalho nesta área e também a promoção do curso na região.

 
 
 

  Arraiás da Univap

 
 
 
Para celebrar os festejos folclóricos durante os meses de junho ou de julho, caracterizado por quermesses, dança de quadrilhas, comidas típicas, fogueiras, bandeirinhas, além das peculiaridades da região, a Fundação Valeparaibana de Ensino, mantenedora da Universidade do Vale do Paraíba (FVE/Univap), por intermédio de suas Escolas, Colégios e Faculdades realizaram em dias alternados, suas festanças com a participação de alunos, professores, familiares e convidados.
A tradicional festa junina um dos traços mais fortes do folclore brasileiro acontece em todas as regiões, em geral entre os dias 12 e 29 de junho, vésperas do Dia de Santo Antônio e São Pedro, respectivamente, no entanto não é uma regra e pode ser celebrada em qualquer ocasião, durante os meses de junho e julho.
Existem duas explicações para o termo “festa junina”. A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

 
 
 

  Aeromodelismo e Automodelismo na FVE/Univap
CMU - Clube de Modelismo Urbanova José Manoel Pinho


 
 


A Fundação Valeparaibana de Ensino, mantenedora da Univap disponibiliza no Campus Urbanova, em São José dos Campos, um espaço aberto aos estudantes da Universidade e à comunidade que gosta de praticar, como hobby, o aeromodelismo e o automodelismo.
O nome dado ao CMU - Clube de Modelismo Urbanova José Manoel Pinho é uma homenagem que a Universidade e amigos prestaram ao esportista, falecido em 2008, em reconhecimento ao seu espírito empreendedor e pelo estímulo que sempre deu à prática desses hobbies na região do Vale do Paraíba.
O CMU é registrado oficialmente, sem fins lucrativos e homologado pela Confederação Brasileira de Aeromodelismo – COBRA. Possui uma pista de 210x12m de concreto e 210x6m de grama para pousos e decolagens, conta ainda com ótima infraestrutura, inclusive adaptada para pessoas com necessidades especiais.
Uma nova pista para automodelos off-road esta em fase final de construção e, em algumas semanas, disponível para utilização.

 

O Clube foi planejado com os mais altos padrões de segurança e disponibiliza aos esportistas: bancadas de trabalho, energia elétrica (220 volts), banheiros adaptados, área coberta, espaço para a família, amplo estacionamento, telas de segurança e pista que pode ser usada para as duas práticas esportivas.
A atual diretoria é composta pelos seguintes membros: Camilo Santos – Diretor-Presidente, Eduardo Coupe – Vice-Presidente, Willian Antero – Diretor-Técnico, Dr. Alexandre Sobrinho – Diretor do Departamento Legal e Fernando Dotta – Diretor do Automodelismo.
O CMU funciona geralmente aos finais de semana, mas pode ser visitado em outros dias, no entanto, o interessado deverá solicitar autorização à diretoria do Clube com antecedência.


 

Para uso das instalações do CMU, os alunos da FVE/Univap devem ser cadastrados e os sócios, em dia com a tesouraria do Clube. Os praticantes de aeromodelismo precisam, obrigatoriamente, apresentar documentação válida (BRA/COBRA) para utilizar o espaço.
Toda quarta feira à noite o Clube promove um evento especial para voos noturnos com aeronaves preparadas e com iluminação apropriada. As regras são rígidas e cumprem com o estabelecido no estatuto do CMU, que visa antes de tudo, garantir a segurança de todos, atende a legislação da COBRA e propicia um ambiente amigável e familiar para os associados e visitantes.
Os interessados em participar do CMU poderão entrar em contato com Camilo Santos para a prática de Aeromodelismo, pelo e-mail: Camilo-santos@uol.com.br – Telefone: (11) 8255-6005; e com Fernando, para o Automodelismo pelo e-mail: fdotta@gmail.com – Telefone: (12) 9168-1022.

CMU - Clube de Modelismo Urbanova José Manoel Pinho
Fundado em 2 de abril de 2007
Filiado à Confederação Brasileira de Aeromodelismo - COBRA
CNPJ Nº: 09.620.085/0001-85 – São José dos Campos – SP

Endereço: Av. Shishima Hifumi, 2.911 – Bairro Urbanova - São José dos Campos/SP.
E-mail: c.m.u_sjc@hotmail.com

 
 
 

  Copa 2014
Comitiva Visita São José dos Campos


 
 
 
São José dos Campos recebeu na tarde da última segunda-feira (1º), representantes do governo e Federação Australiana de Futebol, Federação Paulista de Futebol e Secretaria Executiva do Comitê Paulista. Essa foi primeira visita técnica de uma delegação que poderá participar da Copa do Mundo de 2014. São José dos Campos é uma das 32 cidades do Estado candidatas a ser sede do Centro de Treinamento para delegações durante o Mundial.
A delegação australiana foi a primeira a visitar a cidade após participar do sorteio para as eliminatórias da Copa do Mundo, no Rio de Janeiro no sábado (30). Além de São José, estão no roteiro de visitas da delegação, as cidades de Extrema (MG) e Campos do Jordão (SP).
Durante a visita os representantes foram recepcionados pelo Secretário de Esportes e Lazer, Sérgio Francisco Theodoro e pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, José de Mello Corrêa, da Prefeitura do Município, além de outras autoridades, no Hotel Blue Tree.

 
 
 

  XXV International Union of Geomagnetism and Geophysics

 
 
Os Professores pesquisadores Dr. José Ricardo Abalde e Dr. Paulo Fagundes (fotos) do Grupo de Pesquisa em Física Espacial do IP&D da Univap, participaram da XXV International Union of Geomagnetism and Geophysics, realizada em Melbourne, Austrália, entre os dias 28 de junho a 7 de julho.
Durante a conferência os pesquisadores apresentaram os resultados das suas pesquisas relacionadas com a relação Sol-Terra, principalmente seus efeitos na ionosfera tropical.

 

A primeira reunião da International Union of Geomagnetism and Geophysics (IUGG) ocorreu em 1922 em Roma. Nessa primeira reunião, entre várias sessões apresentadas, a mais importante e atuante foi a Magnétisme et Electricité Terrestres. Na IV-IUGG, que ocorreu em 1930 em Estocolmo, a sessão Magnétisme et Electricité Terrestres deu origem a uma associação independente chamada International Association of Terrestrial Magnetism and Electricity (IATME). Posteriormente, na X-IUGG que ocorreu novamente em Roma (1954) a associação IATME tornou-se a International Association of Geomagnetism and Aeronomy (IAGA), cujo objetivo é reunir os cientistas que estudam o magnetismo e aeronomia terrestre, os outros corpos do sistema solar e do meio interplanetário. Atualmente o IAGA é subdividido em 5 divisões: Division I: Internal Magnetic Fields, Division II: Aeronomic Phenomena, Division III: Magnetospheric Phenomena, Division IV: Solar Wind and Interplanetary Field e Division V: Geomagnetic Observatories, Surveys, and Analyses.
Durante a Conferência Internacional deste ano na Austrália, o Prof. Dr. Paulo Fagundes foi eleito como co-chair do IAGA/Division II (Aeronomic phenomena) e Chair do working group E da Divisão II (ionospheic irregularities, fields and waves) para o período de 2012-2015.
A participação de docentes da Univap na XXV IUGG mostrou a importância das pesquisas realizadas na Universidade e o reconhecimento das pesquisas brasileiras nessa área do conhecimento.

 
 
 

  Fóruns na Educação Continuada da Univap

 
 
Em continuidade às atividades da disciplina Fórum de Práticas Ginásticas, Esportivas e de Lazer, ministrada pela Profª Drª Silvia Regina Ribeiro, e atendendo ao planejamento pedagógico do curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Condicionamento Físico e Desempenho Esportivo Infanto-Juvenil oferecido pela coordenadoria de Educação Continuada da Univap, cerca de 200 alunos participaram no último dia 30 de maio, de um Fórum Especial, no Campus Urbanova.

Prof. Marcelo Vinicyus Silva -
Ginástica/Dança e 3ª
Idade/Ginástica Laboral
 
Prof. MSc. Osvaldo E. Cimaschi –
Voleibol e Basquetebol
 
Prof. Esp. Glauco Putomatti –
Natação

Os Fóruns buscam ampliar o conhecimento dos alunos que atuam como professores ou dirigentes dos centros poliesportivos da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
As modalidades esportivas abordadas durante o Fórum Especial envolveu as atividades realizadas no Futsal e Futebol; Voleibol e Basquetebol; Natação; Judô; Ginástica/Dança e 3ª Idade/Ginástica Laboral; Taekwondo; Karatê; Recreação; Avaliação Física e Tênis.

Prof. Júlio Marcondes e Ito - Futsal
e Futebol
 
Profª Silvia Helena G. Matos –
Recreação
 
Prof. Bruno Takayuki - Tênis

A coordenadoria do curso inicia neste segundo semestre, outros fóruns semelhantes, de forma a aprofundar o conhecimento de todos os alunos nas diversas modalidades esportivas e de recreação.

 
 
 

  Atendimento a Situações Emergenciais
Treinamento aos Funcionários da FVE/Univap


 
 
 
Orientação para realizar a reanimação cardiopulmonar
em parada cardiorrespiratória
A presidência da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) aprovou no final do mês de maio de 2011, a implantação do Programa de Treinamento: Ressuscitação Cardiopulmonar e Avaliação de Risco Coronariano, destinado aos Funcionários da FVE/Univap.
O Programa foi proposto pela Profª MSc. Luciene Reginato Chagas, do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), e objetiva realizar treinamento para atendimentos emergenciais e ao mesmo tempo avaliar e orientar os funcionários da Comunidade FVE/Univap, sobre o risco coronariano, além da aferição da pressão arterial, da glicemia capilar (quantidade de açúcar no sangue) e da dosagem do colesterol.
Com início em junho, nos dias 20, 21, 27 e 28, o treinamento orientou como prestar os primeiros socorros na reanimação cardiopulmonar (RCP) em parada cardiorrespiratória (PCR), quando se interrompem os batimentos cardíacos e a respiração. A técnica visa justamente preparar as pessoas para que elas possam restaurar as funções fisiológicas como a oxigenação e circulação, em situações emergenciais.
Participaram das atividades de orientações aos funcionários, as alunas do 7º período semestral (4º ano) do curso de Enfermagem, Carmem Vinieri, Flávia Priscila Dias, Franciane Dias, Laiza Fernandes Oliveira, Rosane Aparecida de Moraes Gonzaga, Vanessa Thaís Gonçalves e Kátia Leocárdio.

Avaliação de risco coronariano em
funcionários e colaboradores
 
Verificação da pressão arterial

O treinamento foi realizado em função da publicação em outubro de 2010, pela American Heart Association, de novas diretrizes com relação ao suporte básico de vida. Foi possível demonstrar aos funcionários que para aumentar a chance de sucesso neste tipo de atendimento é preciso sua constatação precoce, a solicitação de ajuda por meio dos telefones 190, 192 ou pelo 0800-7231-225, e o início imediato das manobras de suporte básico de vida, que deverão ser realizadas de forma sincrônica e precisa.
Este programa terá continuidade no segundo semestre, a fim de atender a todos os funcionários da FVE/Univap, dos Campi de São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão.

 
 
 

  Era uma vez ... um sonho
Teatro


 
 
 
Atendendo ao conteúdo programático da disciplina Recreação e Lazer, do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA), ministrada pelo Profº MSc. Osvaldo Enrique Cimaschi, os alunos divididos em grupos tiveram que desenvolver atividades recreativas e apresentá-las em público.
Entre os trabalhos desenvolvidos, uma peça teatral foi encenada pela Turma A, no dia 30 de junho, no período da manhã, no Auditório da Reitoria, no Campus Urbanova, sob o título: “Era Uma Vez... Um Sonho”.
Prestigiaram a encenação os alunos do Colégio Univap Urbanova, do curso de Educação Física e funcionários da Universidade.
O roteiro e cenário do espetáculo foram idealizados pela aluna Lorena Fernandes da Silva. Na mesma ocasião, o aluno Thiago Alexandre de Lima, da Turma B, também fez uma apresentação especial de Dança de Rua com a participação de estudantes das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental Prof. Dr. Pedro Mascarenhas e Prof. Pedro Mazza.

 

A disciplina de Recreação e Lazer ministrada no 1º período semestral possibilita que o aluno desenvolva o espírito criativo e recreativo, facilitando a sua desenvoltura em apresentações e maior interação com públicos diferenciados.

 
 
 

  Processo Seletivo 2011 - Segundo Semestre

 
 
 

 
 
 
 

  Encontros Latino-Americanos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação
Data de envio de trabalhos - Prorrogação até 21 de agosto


 
 
 

 
 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Processo Seletivo 2011 - Ingresso para o Segundo Semestre

Inscrições Abertas

Campi: São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão

Até 20 de agosto
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visita agendada
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Quartas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
Semana Jurídica do Campus Centro – São José dos Campos (FD)

De 15 a 19 de agosto
XI Semana de Histσria da Univap

Tema: História Presente: Paradigmas e Conflitos da Contemporaneidade

Local: Sede da Faculdade de Educação e Artes (FEA) - Campus Aquarius

Rua Dr. Tertuliano Delphim Júnior, 181

Informações: (12) 3947-1105

De 16 a 19 de Agosto
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
48º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

27 de agosto
Semana da Educação Física – Campi: Urbanova e Villa Branca (FEA)

30 e 31 de agosto
Dia do Educador Físico (FEA)

1º de setembro
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
8ª Jornada Odontológica da Univap (FCS)

Informações em breve

De 19 a 23 de setembro
VII Semana de Biologia - VII SEBIO – (FEA)

Programação a ser definida

De 20 a 22 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Semana de Pedagogia (FEA)

7 e 8 de outubro
Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
Encontros Latino-Americanos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação

Data de envio de trabalhos - Prorrogação até 21 de agosto

20 e 21 de outubro
III Mostra Internacional de Vídeo Científico (FCSAC)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
Dia Nacional do Cirurgião-Dentista (FCS)

25 de outubro
Júri Penal Simulado – Campus Centro (FD)

28 de outubro
Dia Nacional do Livro (FEA)

29 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia Nacional do Design (FCSAC)

25 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 29 de novembro a
1º de dezembro