131ª Edição - Ano IV
De 06 de junho a 03 de julho/2011
 

  Congresso traz para a Universidade mais de duas mil pessoas

 
 
 
Abertura do Congresso no Ceplade, Campus Urbanova,
com apresentação do projeto “A Música de Cada Um”,
dos cursos de Terapia Ocupacional e Fisioterapia
Novas Tecnologias Aplicadas à Saúde Humana foi o tema principal do IX Congresso Saúde e Qualidade de Vida Cone Leste Paulista (IX Qualivitae), realizado pela Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), de 7 a 9 de junho, no Campus Urbanova da Univap, em São José dos Campos.
O evento reuniu mais duas mil e trezentas pessoas, entre congressistas, palestrantes, profissionais da área, alunos inscritos em workshops e minicursos oferecidos durante o evento e na Atividade Saúde.
No total, 155 trabalhos científicos foram aprovados pelo comitê que premiou os três melhores, intitulados: "Atividade Antifúngica do extrato glicólico de salvia officinalis (sálvia) sob cepas de candida albicans, C. Tropicalis e C. Glabraa" de autoria de: Vinicius Carlos de Castro, Jonatas Rafael de Oliveira, Rosilene Batista de Aguiar Almeida, Polyana das Graças Figueiredo Vilela e Marta Majewski; "Espectroscopia raman na análise in vivo da ação de cosmecêutico na pele humana", Rani de Souza Alves, Maira Tosato, Edson Aparecido dos Santos, Leandro Raniero, Priscila Menezes e Carlos Praes e "Espectroscopia FT-IR aplicada ao estudo de câncer de cólon humano, João Lucas Rangel Silva, Juliana A. A. C. Piva, Leandro J. Raniero, Emilia Angela Lo Schiavo Arisawa, Juliana Ferreira, Renata Azevedo Canevari, Carmem S. P. Lima e Cristiane Oliveira.

 
 
 

  TV Band Vale Exibe Programa Criado na Universidade
República 103.9 − Sábados das 11h30 às 12h


 
 
 
Lucas e a empresária Marianna Felício durante a
gravação do programa exibido no último sábado,
dia 2 de julho
Começou a ser exibido no último dia 25 de junho (sábado), pela TV Band Vale, das 11h30 às 12h, o programa “República 103.9”, idealizado pelo estudante do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, Lucas Sanseverino.
O programa de entretenimento com foco no comportamento jovem, criado pelo aluno foi produzido na TV Universitária e exibido por dois anos consecutivos com o nome Young City pela TV Univap, no Canal 14 da NET.
O novo nome do programa é uma referencia à frequência modulada da Rádio Stéreo Vale, a primeira FM do Vale do Paraíba, e remete à ideia de liberdade, diversidade, novos momentos e desafios.
Com objetivo de valorizar a cultura e turismo local, os eventos da região serão divulgados de maneira diferente, de forma mais dinâmica e interativa. Entrevistas com personalidades reconhecidas que fizeram ou fazem algo diferente e interessante também farão parte do programa que contará ainda com quadros especiais e muita participação do público.
As gravações continuarão a ser produzidas na TV Univap, envolvendo quinze alunos do Curso Prático de Televisão.
A TV Band Vale exibe seus programas para mais de 30 cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

Assista ao programa, faça seus comentários ou entre em contato pelo e-mail: republica@tvbandvale.com.br. Acompanhe também pelo twitter: @republica1039

 
 
 

  Pacientes com Lesões Neurológicas
Canoagem - Esporte Alternativo


 
 
 
Você sabe o que acontece com alguém que possui uma lesão neurológica? É, na verdade muita gente não sabe! As lesões neurológicas de acordo com os especialistas da área podem ser variadas e ocorrer desde uma anomalia congênita (defeitos de nascimento) até um acidente que provoque um trauma na coluna com lesão de medula espinhal, podendo inclusive afetar todo sistema nervoso central. Uma pessoa que sofre um acidente e que apresenta um déficit motor e sensitivo (impossibilidade de atividades físicas comuns) precisa de orientações profissionais para melhorar seu desempenho, ganhando força muscular e independência funcional. A falta de exercícios pode provocar uma série de consequências, entre elas, atrofias musculares, deformidades articulares, espasmos severos, entre muitas outras. O que fazer então para melhorar a qualidade de vida de pessoas acometidas por uma doença desse tipo? A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional têm realizado trabalhos significativos na reabilitação muscular destes pacientes e a Engenharia Biomédica, inventado ou reinventado equipamentos para apressar essas recuperações.

 
 
 

  VIII Semana de Geografia

 
 
Alunos e a coordenadoria do curso de Geografia da Faculdade de Educação e Artes (FEA) realizaram no Campus Aquarius da Universidade, de 24 a 27 de maio, a VIII Semana de Geografia, e trouxeram para dentro da Univap renomados profissionais da área.
Sob o tema “Geografia do Poder”, a Semana busca envolver os alunos nas discussões sobre as formas de manifestações do poder no espaço geográfico.


O coordenador do curso, Prof.
MSc. Gilson dos Anjos Ribeiro, dá
as boas-vindas aos presentes
 
A diretora da FEA, Profª MSc.
Maria Valdelis Nunes Pereira com
o Dr. Diógenes Salas Alves
 
Alunos participam da organização
do evento e de palestras

Para elucidar o tema, foram convidados: o Prof. Dr. Diógenes Salas Alves, docente e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que ministrou a palestra “Amazônia: o impasse desenvolver x preservar num campo político multi-alinhado”; a Profª Drª Cilene Gomes, que falou sobre “Conhecimento Geográfico e o Poder dos Cidadãos”; o Prof. Dr. André Roberto Martin, do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, com a palestra “Da crise do Império ao vazio de poder: indefinições do sistema mundial no alvorecer do século XXI” e o Prof. Dr. Rogério Haesbaert da Universidade Federal Fluminense, que tratou do tema: Da fluidez global à contenção dos novos muros: paradoxos do espaço contemporâneo”.


Vista parcial de um dos Auditórios
do Campus Aquarius
 
O espaço destinado à exposição
 
Músicos da cidade prestigiam a
Semana de Geografia da Univap

Além das palestras, foi realizada uma exposição de objetos e imagens sobre o tema “Geografia do Poder”, e apresentação de grupos musicais de São José dos Campos que contribuiram para abrilhantar ainda mais o evento.

 
 
 

  Ex-Aluno de Administração - Mestrado na Universidade de Salamanca

 
 
 
O ex-aluno de Administração Rafael de Souza Fonseca (foto), graduado em 2008, foi aceito pelo Comitê Acadêmico do Mestrado em Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia da Universidade de Salamanca, Espanha, para frequentar o curso de mestrado junto à Faculdade de Economia e Administração.
Para o diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Prof. Dr. Manoel Otelino da Cunha Peixoto, à época coordenador do curso de Administração, Rafael foi um aluno exemplar e de destaque durante o período em que esteve na Universidade. “Ele sempre foi esforçado e com espírito empreendedor. Não tinha medo de correr riscos. Enquanto ele esteve conosco participava de todas as atividades acadêmicas propostas e muito além disso, era parceiro das iniciativas propostas pela coordenadoria do curso de Administração. Ele foi muito além, pois era ativo e aproveitou todas as oportunidades que teve. Viajou com a equipe do Projeto Rondon para o estado do Piauí, na Operação Grão-Pará; participou por duas vezes consecutivas do Desafio Sebrae, um jogo virtual que simula o dia-a-dia de uma empresa; em 2006 ficou entre os 20 finalistas da segunda edição do Prêmio Santander Banespa de Empreendedorismo e além disso, participou de muitos outros prêmios e concursos de empreendedorismo, sempre com o merecido reconhecimento”.

 
 
 

  Desfile de Moda
Sete Pecados Capitais


 
 
Os alunos do 5º período semestral (3º ano) do curso de Moda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) realizaram no dia 1º de junho, um desfile de moda inspirado nos sete pecados capitais.



 
 

Sob a temática: “o pecado está nos olhos de quem vê − qual é o seu?”, o curso apresentou no desfile uma coleção que traduz a imagem de indivíduos independentes e contemporâneos, capazes de transformar defeitos em virtudes seja por meio da atitude, do vestir ou na maneira como encaram os desafios do mundo moderno.


 

Apresentou que na modernidade o indivíduo globalizado enxerga além de pequenos defeitos. Um ser que percebe que em seu DNA existem soluções, praticidade e harmonia e que o definem como um ser único e com forte personalidade.


 

A comissão organizadora do desfile abusou da criatividade apostando na performance dos 26 looks que apresentaram tecidos e cores fortes para o verão de 2012. A cada entrada na passarela mostrava que o ser humano para obter sucesso na vida usa a seu favor doses eficientes e prazerosas da avareza, de vaidade, da luxúria, ira, gula, preguiça e inveja, ou seja, os sete pecados capitais.


 
 

O desfile de moda da Univap realizado no Pavilhão de Eventos do Campus Urbanova, com a presença de aproximadamente 900 pessoas, entre lojistas, profissionais da moda, estudantes, imprensa e convidados, contou ainda com a participação de Samantha Mahayla, com a dança do ventre; Lucas Viery, com show de mágica e a apresentação da Banda Mix, formada por alunos da FCSAC.

 
 
 

  Maratona de Programação
3ª Edição


 
 
 
A Coordenação, alunos e professores do Curso de Ciência da Computação da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap, realizaram no último dia 2 de junho, a 3ª Maratona de Programação.
A Maratona procura estimular os alunos a usar a criatividade, desenvolver trabalhos em equipe, propor soluções de softwares e resolver problemas sob pressão. A atividade ainda possibilita que a coordenadoria do curso observe a convivência dos estudantes entre si, selecione e prepare equipes para participar de futuras competições regionais, estaduais e mundiais.
As equipes da 3ª Maratona de Programação foram compostas por dois alunos que tentaram resolver durante certo tempo o maior número possível de problemas. Os competidores tiveram à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para solucionar os problemas propostos e vencer a batalha dentro do tempo previsto pelos organizadores.


 

O evento realizado no Campus Urbanova, com apoio da Univap Virtual e patrocínio da Urmet Daruma, objetiva ainda, num futuro próximo preparar uma equipe da Universidade, para participar da ACM International Collegiate Programming Contest Machinery (ICPC). A última edição deste evento mundial ocorreu em Orlando/Flórida, em 31 de maio, quando os estudantes de Zhejiang foram coroados campeões do mundo de 2011.

Melhores Colocados na Maratona de Programação da Univap em 2011

Equipe/Alunos/Curso
Classificação
Prêmio (A Cada Membro de Equipe)
"Giga Pudim" - Leandro Hossaki Mielli e Alberto Felipe D. Rodrigues - (7º período semestral – Curso de Ciência da Computação)
1º lugar
HD Externo de 320GB da Samsung
"Whats Happening"- Fernando Costa Campos e Dalton Dias Meira - (7º período semestral − Curso de Ciência da Computação)
2º lugar
Mouse 2000 Wireless Optical
Sterling Gray da Microsoft
“Droid Does” - Álvaro Augusto Montenegro de Oliveira e Robson Assis Cândido P. Faria - (9º período semestral − Curso de Engenharia de Computação)
3º lugar
Fone de Ouvido com Microfone
Lifechat LX-2000 da Microsoft


Para saber mais, acesse: www.univap.br/maratona_programacao (vídeos e fotos)

 
 
 

  Projeto Rondon
Equipe da Univap Embarca para Corumbá


 
 
 
Rondonistas da Univap no Campus Urbanova,
em São José dos Campos
A equipe da Univap que atuará na Operação Especial no Rio Paraguai (MS) do Projeto Rondon no mês julho embarca no próximo dia 15 e retorna no final do mês, dia 31. Vão participar da equipe os alunos dos cursos de Artes Visuais (Raquel Sales), Enfermagem (Carol Ribeiro) Engenharia Ambiental (Lidiane Costa, Lucas Machado e Thais Arantes), Jornalismo (Luana Loureiro), História (João Lucas) e Direito (Letícia Ribeiro); e os professores Kátia Medeiros e Alberto Resende Monteiro.
O município sede será Corumbá, considerado o primeiro pólo de desenvolvimento da região que abriga, inclusive, 60% do território pantaneiro. Corumbá recebeu o apelido de Capital do Pantanal porque além de ser a principal e mais importante zona urbana alagada da região é a maior cidade em extensão territorial do estado e o mais populoso centro urbano fronteiriço de todo o Norte e Centro-Oeste do Brasil.
Os rondonistas da Univap vão atuar com a equipe da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) e ficarão alojados nas instalações da 17ª Brigada de Fronteira (17ª BFron) e no Hotel de Trânsito (HT) da Marinha Brasileira, naquela região.
A Univap desenvolvera ações sobre meio ambiente e tecnologia social/produção, comunicação e trabalho e a Unifenas, nas áreas da saúde, educação e cidadania. As equipes irão trabalhar junto às populações ribeirinhas, às pequenas comunidades organizadas ou até em simples agrupamentos de casas nas localidades do Forte Coimbra, Fazenda Sapucaia, Porto Esperança, Porto Murtinho, Albuquerque e Porto da Manga. O translado será por intermédio das embarcações da Marinha do Brasil: O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Tenente Maximiano e a Embarcação de Apoio Fluvial Leverger, a fim de facilitar os trabalhos das equipes ao longo do tramo sul do rio Paraguai
A Univap foi uma das quatro Instituições de Ensino Superior (IES) convidadas dentre as 170 IES privadas e públicas de todo país (Univap, Unifenas, Univale e Unesp), que atuam em projetos de extensão universitária por meio do Projeto Rondon, sob a coordenação geral do Ministério da Defesa, para trabalhar neste projeto piloto denominado: Operação Especial Rio Paraguai.

Saiba mais sobre o Projeto Rondon, acesse: www.univap.br/rondon

 
 
 

  VIII Encontro Virtual Educa Brasil

 
 
 
A sessão solene de abertura do VIII Encontro Virtual
Educa Brasil
A Univap foi a sede, dia 2 de junho, do VIII Encontro Virtual Educa Brasil, um dos mais importantes eventos na área de Inovação em Educação realizados no Brasil. A temática deste ano abordou a “Inovação educativa para um desenvolvimento sem fronteiras”.
A sessão solene de abertura do evento contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas e foi realizada no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova.
Fizeram parte da solenidade de abertura do Encontro, o Presidente do Virtual Educa Brasil, Prof. Dr. Heitor Gurgulino de Souza, o Reitor da Univap, Prof. Dr. Baptista Gargione Filho e o Secretário Municipal de Educação, Prof. Alberto Alves Marques Filho.
Durante o evento foram realizadas palestras sobre os temas: A Sociedade Digital; TV Digital Interativa; Inclusão Digital e Acessibilidade; Formação de Professores em EAD (Educação a Distância).

Membros da Comissão Organizadora do
Evento
 
A equipe do Projeto Educom.Fundhas

Além dos professores da rede municipal de educação, estiveram também presentes ao evento representantes da Universidade Metodista de São Paulo, USP, Universidade Federal de Santa Catarina, Dumont Brasil, Universidade Estadual do Rio de Janeiro e do Inpe de São José dos Campos.
O VIII Encontro Virtual Educa Brasil ainda contou com presença de alguns alunos da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas) participantes do projeto Educom.Fundhas, que na ocasião registraram o evento que está disponível no endereço eletrônico http://educomfundhas.blogspot.com/

 
 
 

  Educação Ambiental - Viveiro de Plantas Medicinais da Univap
Alunos de Escolas Municipais e Estaduais


 
 
 
Alunos do ensino fundamental e médio de escolas municipais e estaduais de São José dos Campos participaram do programa de educação ambiental, dia 23 de maio, nas instalações do Viveiro de Plantas Medicinais, junto ao Centro de Estudos da Natureza da Univap, no Campus Urbanova, em São José dos Campos.
Os estudantes fazem parte de grupos beneficiados por programas do governo federal (Pibid/Capes) e da prefeitura municipal de São José dos Campos (Programa Decolar/SME).
O Programa Decolar da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São José dos Campos estimula os alunos a ampliar seus conhecimentos em atividades realizadas fora do horário escolar.
Já os alunos de algumas Escolas Estaduais estão inseridos no Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (Pibid), da Univap, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), que financia o programa. A ideia é incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.

 
 
 

  Alunos de Escolas Estaduais Acompanham o Eclipse Lunar na Univap

 
 
 
Aproximadamente trinta alunos do ensino médio das Escolas Estaduais Prof. Pedro Mazza e Dr. Pedro Mascarenhas, acompanharam no final da tarde do dia 15 de junho, no Campus Aquarius da Univap onde estão instalados o Colégio Univap Aquarius e a maioria dos cursos da Faculdade de Educação e Artes (FEA), o eclipse lunar parcial que pôde ser visto logo após o pôr-do-sol.
O evento faz parte das atividades em desenvolvimento do subprojeto: “Ensino de Física contextualizado pela Astronomia”, do Pibid-Univap (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), financiado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e pelo MEC, em execução na Univap desde 2010.
A observação do eclipse a olho nu e também utilizando telescópios da Univap foi coordenada pelo Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa, docente -pesquisador e coordenador institucional do referido Programa na Universidade.
De acordo com o Prof. Cássio, o eclipse lunar do dia 15 foi o único visível no Brasil neste ano. Foi possível acompanhar sua parte final, pois quando a Lua surgiu no céu, já estava eclipsada e deixando a região da umbra (parte mais escura da sombra da Terra). O pouco da luz que atinge a Lua passa pela nossa atmosfera e dependendo da quantidade de nuvens, poeira e poluição, ela aparece naturalmente mais ou menos avermelhada, enfatiza o pesquisador.

 
 
 

  Semana da FCSAC

 
 
 
Dinamara Osses, Márcia Teixeira e Ricardo Santos
falam sobre a profissão em jornalismo, escritor e os
benefícios da Lei de Incentivo Fiscal do município
A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação realizou de 1º a 3 de junho, a Semana FCSAC. O evento envolveu os cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Jornalismo, Moda, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV.
A programação iniciou com um desfile de moda, que este ano trabalhou a temática: Os sete pecados capitais. Nos dias seguintes, os trabalhos ficaram concentrados na realização de palestras, workshops e oficinas.
Prestigiou o evento, Wagner Santos C. de Jesus, que ministrou uma palestra sobre Tecnologia de Informação (TI); Marcelo Teixeira, designer do Studio Idea&Motions, com a palestra: “design, conceitos e inovações”; ex-alunos e atuais escritores, Dinamara Osses e Ricardo Santos, além de Márcia Teixeira, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que falou sobre a Lei de Incentivo Fiscal (LIF). A palestra tinha também como foco a prática literária, mostrando que por meio de diversos incentivos é possível ser jornalista e escritor. Os dois jornalistas e ex-alunos da Univap lançaram seus livros em 2010. Além deles, o jornalista Anderson Sobrinho, realizou um workshop sobre produção em telejornalismo; o radialista Elói Moreno, ministrou uma oficina sobre edição de áudio; o ex-aluno Pedro Quadros, a oficina de Produção de Videoclipe; Dilara Fernandes da Silva, workshop sobre produção e consultoria em Moda e Maquiagem; a jornalista e fotógrafa Raquel Marques, sobre a fotografia na mídia contemporânea e a influência no comportamento social e o jornalista Everaldo Marques da ESPN, falou sobre a sua atuação na área da comunicação esportiva..

Um dos auditórios no Campus
Urbanova
 
O jornalista Everaldo Marques da
ESPN durante a palestra
 
A Profª MSc. Vânia Braz
e convidados

Outros temas foram abordados durante a Semana, entre eles, Recursos Humanos, Administração, Negócios e Tecnologia.
O evento ainda teve como atração a apresentação de banda musical Os Enferrujados; performance do mágico e ilusionista Luca Viery e outras atrações.

 
 
 

  Palestra sobre Profissões

 
 
A Profª Drª Sonia Khouri, coordenadora do curso de Biomedicina e o Prof. MSc. Miguel Christian Castillo Marin, docente do curso de Odontologia, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap foram convidados para ministrar palestra aos alunos vestibulandos do Colégio Anglo Cassiano Ricardo, em São José dos Campos.
A iniciativa é da direção do Colégio que realizou de 1º a 3 de junho, uma série de palestras sobre as diversas áreas do conhecimento e de acordo com o grau de interesse dos estudantes, que tiveram que fazer a sua inscrição antecipada para participar da 1ª Edição do Projeto: Por Dentro das Profissões.


 

As palestras ministradas pelos docentes da Univap foram realizadas no primeiro dia do evento com apresentação do projeto pedagógico, a infraestrutura disponível, possibilidades de atuação profissional e as perspectivas futuras do mercado de trabalho das referidas profissões.

 
 
 

  Univap Participa da Semana do Meio Ambiente 2011
Exposição e Palestra


 
 
 
Vista parcial da exposição do CEN no Parque da
Cidade
A Univap participou das atividades comemorativas à Semana do Meio Ambiente promovidas pela Prefeitura Municipal e realizadas de 2 a 8 de junho, em diversos espaços no Distrito de São Francisco Xavier e em São José dos Campos.
A comissão organizadora em parceria com Instituições do município, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5), preparou atividades para todas as idades e gostos, integrando palestras, oficinas, exposições, apresentações artísticas, passeios ciclísticos e muito mais.
Este ano a Semana do Meio Ambiente teve com tema principal o Ano Internacional de Florestas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A Prefeitura de São José aderiu à campanha mundial que busca sensibilizar a população sobre a importância da preservação das florestas para a manutenção da vida no planeta.
Entre as atividades programadas, a Univap participou da exposição no Parque da Cidade “Roberto Burle Marx”, com apresentação dos trabalhos realizados no Centro de Estudos da Natureza (CEN), localizado no Campus Urbanova e que envolve pesquisas no Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais.

 
 
 

  Pós-Graduação na Univap − Cursos de Especialização e Extensão

 
 
 
Matrículas: De 20 de junho a 5 de agosto
Plantão no Campus Centro - Período de Férias Acadêmicas: de 8 a 27 de julho

 

Plantão de Matrículas no Campus Centro
Núcleo de Atendimento ao Estudante − Tudo Aqui
Praça Cândido Dias Castejón, 116 − Centro − São José dos Campos - SP
Informações: (12) 3928-9858
 
 
 

  Processo Seletivo 2011 - Segundo Semestre

 
 
 

 
 
 
 

  Inscrições Abertas - Física e Astronomia

 
 
 
 
 
 
 

  Encontro de Iniciação Científica (INIC)

 
 
 

 
 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Processo Seletivo 2011 - Ingresso para o Segundo Semestre

Inscrições Abertas

Campi: São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão

Até 5 de agosto
Pós-Graduação na Univap − Cursos de Especialização e Extensão

Matrículas Abertas

Informações: 3949-2249 ou 3947-1233

www.posgrau.univap.br

De 20 de junho a 5 de agosto
Pós-Graduação na Univap − Cursos de Especialização e Extensão

Plantão de Matrículas no Campus Centro durante o Período de Férias Acadêmicas da Universidade

Núcleo de Atendimento ao Estudante − Tudo Aqui
Praça Cândido Dias Castejón, 116 − Centro − São José dos Campos - SP
Informações: (12) 3928-9858
www.posgrau.univap.br


De 8 a 27 de julho
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visita agendada
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Quartas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
Início das Aulas – Graduação - Segundo Período Semestral

1º de agosto
Semana Jurídica do Campus Centro – São José dos Campos (FD)

De 15 a 19 de agosto
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
48º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

27 de agosto
Semana da Educação Física – Campi: Urbanova e Villa Branca (FEA)

30 e 31 de agosto
Dia do Educador Físico (FEA)

1º de setembro
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
8ª Jornada Odontológica da Univap (FCS)

Informações em breve

De 19 a 23 de setembro
VII Semana de Biologia - VII SEBIO – (FEA)

Programação a ser definida

De 20 a 22 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Semana de Pedagogia (FEA)

7 e 8 de outubro
Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica (IP&D)

20 e 21 de outubro
III Mostra Internacional de Vídeo Científico (FCSAC)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
Dia Nacional do Cirurgião-Dentista (FCS)

25 de outubro
Júri Penal Simulado – Campus Centro (FD)

28 de outubro
Dia Nacional do Livro (FEA)

29 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia Nacional do Design (FCSAC)

25 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 29 de novembro a
1º de dezembro