130ª Edição - Ano III
De 30 de maio a 05 de junho/2011
 

  Noite de Lançamento do Caderno de Pesquisa em Serviço Social

 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap realizou no último dia 27 de maio, a partir das 19h30, no Auditório da Faculdade de Direito, Campus Centro, o lançamento do Caderno de Pesquisa em Serviço Social (Volumes I e II), que envolveu a participação de alunos de duas turmas do curso de Serviço Social e três semestres letivos (2007-2008), totalizando 14 equipes de pesquisas em iniciação científica.
Estiveram presentes na cerimônia de lançamento, o Prof. MSc. Geraldo Vilhena de Almeida Paiva, coordenador do curso, a diretora da FCS, Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa, as pesquisadoras responsáveis, Profª Vera Molina e Profª Mariângela Faggionato, além de outros convidados.



A abertura do evento
 
As pesquisadoras Mariângela e
Vera Molina
 
Carlos Javkin

Os trabalhos reunidos nestes dois volumes foram publicados por se tratarem de um projeto didático-pedagógico, que parte do pressuposto de que aprender fazendo é uma aventura que exige compromisso, criatividade e autonomia, fatores importantes para a construção do conhecimento e da consciência social.


O público presente
 
O Prof. Paulo Barja durante a
apresentação de projetos

Os trabalhos foram orientados pelas docentes da Univap: Profª Drª Vera Lúcia Ignácio Molina, Prof. MSc. Mariângela Faggionato dos Santos e Profª Drª Denise Cristina Guelffi (In memorian), e marca o aniversário de 40 Anos (1969-2009) de criação do curso de Serviço Social da Univap.
A noite de lançamento contou também com a presença pessoal técnico e de grupos culturais da cidade.



A escritora Zenilda Lua
 
A Enfermeira Patrícia, apresenta
atividades do CPS/FCS/Univap
 
A Cia Cultural Bola de Meia com o
show musical "Santo de Casa"

A responsável técnica do Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da FCS, Patrícia Goulart da Rosa Cardoso, explicou ao público presente todos os tipos de serviços realizados pela Univap na área de atendimento social envolvendo áreas específicas da saúde e de acompanhamento. Entre os artistas, o público pôde conhecer a performance mímica de Carlos Javkin; a apresentação do projeto “Arte e Reabilitação: a música de cada um” desenvolvido no CPS/Univap e “Cordéis Joseenses” pelo docente da Universidade, Paulo Roxo Barja; a escritora Zenilda Lua, com seu novo livro, “Aparador de Quimera” e o show musical “Santo de Casa” da Cia Cultural Bola de Meia, que apresentou ritmos da Congada, Folia de Reis, Catira e Jongo.

 
 
 

  Intercientífica Recebe o Prêmio Inova Saúde da Abimo

 
 
 
A Internacional Científica Ltda. (Intercientífica), empresa instalada no Parque Tecnológico Univap recebeu no último dia 25 de maio, durante o jantar oficial da Feira Hospitalar, no Clube Monte Líbano, o Prêmio Inova Saúde, concedido pela Associação Brasileira das Indústrias Médico-Hospitalares e Odontológicas (Abimo).
A 18ª Edição da Hospitalar - Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios, foi realizada de 24 a 27 de maio, no Pavilhão da Expo Center Norte, em São Paulo.
A Intercientífica foi escolhida entre mais de 30 empresas concorrentes e recebeu, além do troféu, um prêmio de R$ 50 mil, como incentivo para a busca contínua por inovação. O prêmio foi entregue pelo presidente da Abimo, Franco Pallamolla, que acredita ser esta uma forma estratégica de incentivo para que os associados continuem a contribuir para o crescimento do setor de saúde brasileiro.
A empresa foi representada pelo diretor Marcelo Sampaio, responsável pelo planejamento, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos e serviços relacionados à área diagnóstica e pesquisa em saúde.
O prêmio foi concedido pelo produto aperfeiçoado para análise multiplex de doenças infecciosas (Teste do Pezinho), com análises simultâneas em um único procedimento laboratorial.

 
 
 

  Bullying

 
 
A direção da Faculdade de Educação e Artes (FEA) solicitou que a Profª MSc. Kátia Medeiros ministrasse uma palestra aos futuros profissionais da educação (Licenciatura) sobre o que é o Bullying e as suas consequências.
A palestra denominada "Bullying: discutindo as ações de violência nas escolas" foi realizada, dia 23 de maio, nos Campi Aquarius e Urbanova, em São José dos Campos e Villa Branca, em Jacareí, envolvendo os alunos dos cursos de: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Educação Física e Química.



 

O Bullying é um termo da língua inglesa (bully que significa ou é semelhante à palavra portuguesa: valentão) e se refere a todas as formas ou atitudes de agressão e assédio, sejam eles verbais ou físicas, de maneira intencional e repetitiva, que ocorrem sem motivação evidente. São exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia. O objetivo é intimidar ou agredir outra pessoa sem que ela tenha a possibilidade ou capacidade de se defender.
O Bullying é um problema mundial e pode ocorrer em todos os contextos e em espaços onde as pessoas interajam. Por conta disso, é necessário que debates sejam realizados em todos os segmentos da sociedade, a fim de conscientizar, principalmente os estudantes e futuros professores sobre a gravidade dessa atitude tão presente e desagradável nos dias de hoje, e em destaque nas escolas brasileiras.

Fontes: www.brasilescola.com e FEA/Univap

 
 
 

  Seminário: Mudanças Climáticas
Impactos Poluidores das Usinas Termoelétricas e Incineradores de Lixo nas Cidades


 
 
 
A direção da Faculdade de Direito da Univap, em parceria com o Centro Amigos da Natureza (Camin), Grupo Consciência Ecológica (GCE), Núcleo Regional do Plano Diretor Participativo e do Fórum Permanente em Defesa da Vida, realizaram dia 28 de maio, a partir das 9h, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, o Seminário: Mudanças Climáticas – Impactos Poluidores das Usinas Termoelétricas e Incineradores de Lixo nas Cidades.
Participaram do Seminário cerca de 500 pessoas, entre ambientalistas, estudantes, políticos e outros interessados nas questões ambientais.
O objetivo do Seminário foi promover a difusão do conhecimento, ampliar o debate e a reflexão sobre a instalação de usinas termoelétricas e seus impactos poluidores no município e em outras cidades brasileiras, mas sobretudo em relação ao projeto da Prefeitura Municipal de São José dos Campos de instalação de uma usina termoelétrica, projeto este que ainda depende da aprovação da Câmara, no entanto,ainda sem data para prevista para ser discutida.
O Seminário contou com a participação de três especialistas que falaram sobre os impactos que a instalação da usina pode causar ao meio ambiente e na alteração da qualidade de vida da população. Estiveram presentes o Prof. Dr. Paulo Hilário Nascimento Saldiva,docente titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e Coordenador do Instituto Nacional de Análise Integrada do Risco Ambiental; o Prof. Ivo Poletto, Graduado em Filosofia e em Ciências Sociais e Assessor do Fórum sobre Mudanças Climáticas e Justiça Social da CNBB; e o Prof. Dr. Carlos Nobre, Secretário de Política e Programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia.


 

A mediação do Seminário foi conduzida pelo Dr. Jairo Salvador de Souza, coordenador do Núcleo de Habitação e Urbanismo da Defensoria Pública, da Regional de São José dos Campos. Ao final das explanações sobre o tema por parte dos especialistas e da participação do público presente, uma Carta em Defesa ao Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida, foi proposta contendo todas as questões prejudiciais e impactantes à poluição do município de São José dos Campos, nas regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Para o Diretor da Faculdade de Direito, o Seminário foi um sucesso, pois com o grande público presente o objetivo de difundir conhecimento e aproximar a Universidade da comunidade foi plenamente alcançado. Este fato contribui para a consolidação do papel da Universidade no contexto municipal e regional.

 
 
 

  II Seminário Internacional em Planejamento Urbano e Regional

 
 
 
Participantes do módulo I
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Planejamento Regional e Urbano (PUR) realizou no último dia 25 de maio, das 14h às 18h, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, no Campus Urbanova, o II Seminário Internacional: Dimensões das organizações sócio-espaciais das regiões de Puebla/México e do Vale do Paraíba/Brasil.
O II Seminário Internacional este ano foi realizado em módulos a fim de apresentar as pesquisas desenvolvidas nas regiões do México e do Vale do Paraíba e debater a forma e a dimensão do crescimento geográfico e espacial.
Fizeram a abertura do evento o Coordenador do Programa de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional do IP&D/Univap, Prof. Dr. Mário Valério Filho; o Vice-Reitor da Universidade, Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Junior e a Diretora do IP&D, Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa.

 
 
 

  1ª Semana da Comunicação
Colégio Técnico Univap Villa Branca Jacareí


 
 
A coordenadoria e alunos do Curso de Publicidade do Colégio Técnico Univap Villa Branca Jacareí, realizaram de 24 a 27 de maio, a 1ª Semana da Comunicação, com a apresentação de workshop, palestras e exposições. Vários temas foram abordados durante a realização do evento, como exemplo, a direção de vídeo clips; comunicação não verbal; marketing de guerrilha; e-mail marketing e a fotografia.



Professores e alunos com o palestrante
Ricardo dos Santos/Embraer (ao centro na
foto)
 
Os diretores de Video Clip, Keige e Pedro
Quadro (ao centro) com a equipe de
publicidade

Segundo a coordenadora do curso de publicidade, Profª Esp. Solange Batelli, a 1ª Semana da Comunicação foi um grande sucesso e provavelmente irá entrar no calendário oficial do curso na Univap. “Este evento agrega valores e informações de extrema relevância para todos aqueles que tiveram a oportunidade de participar”, enfatiza.


O ilustrador Rodrigo Gelmi, durante a
palestra
 
Workshop de Photosphop, com Luis
Henrique, Escola de Artes Vanguardista

Vários profissionais foram convidados a participar da Semana, entre eles, o Assessor de Comunicação da Embraer, Ricardo dos Santos, que ministrou a palestra: Comunicação Empresarial e o Mercado de Trabalho; o diretor da Empresa Cruz & Ferreira, Armindo Ferreira, que preferiu a palestra: Negócios na Internet; os diretores da Empresa Vídeo Clip, Keige e Pedro Quadros; O desenhista e ilustrador, Rodrigo Gelmi e Luis Henrique, da Escola de Artes Vanguardista, que ministrou um workshop sobre Photoshop.

 
 
 

  Aluno do Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes
Publicação de Artigo Científico na Revista NewsLab


 
 
 
O aluno Mateus e a orientadora do Artigo, Profª
Simone
O aluno Mateus Prieto de Souza, do Curso Técnico em Análises Clínicas, no Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes da FVE/Univap, submeteu à apreciação do comitê editorial da Revista NewsLab, em São Paulo, um artigo científico que resume a pesquisa de conclusão do curso em 2009, desenvolvido sob a orientação da Profª MSc. Simone Del Rio Martiniano Ferreira.
A referida pesquisa/artigo estuda a resistência do Staphylococcus aureus à oxacilina pelo gene mecA, por meio de testes de difusão de discos, conforme os procedimentos preconizados pelo National Committee for Clinical Laboratory Standards (NCCLS), usando oxacilina e a cefoxetina.
Os Staphylococcus aureus são bactérias Gram positivas, encontradas colonizando a flora natural, principalmente da pele. Já a oxacilina é um antibiótico pertencente ao grupo das penicilinas. A resistência a este antibiótico (oxacilina) nas bactérias Gram posivitias (Staphylococcus aureus) é determinada, na maioria das vezes, pela presença de um gene localizado no cromossomo bacteriano (gene mecA), responsável pela síntese da proteína ligadora de penicilina ( penicillin-binding protein). Sob o título “Staphylococcus aureus Resistente à Oxacilina”, o artigo foi aceito e publicado na Edição nº 105, de abril/maio/2011, nas páginas 120-132.
A Revista NewsLab, representante oficial da Clinical Laboratoty International (CLI), surgiu no mercado em 1993 como ferramenta de trabalho para os setores de análises clínicas, patologia e bancos de sangue, com a publicação de informações técnicas e científicas sobre novos produtos e equipamentos para as diversas áreas do diagnóstico.

Souza, Mateus Prieto. Staphylococcus aureus Resistente à Oxacilina. Revista NewsLab, São Paulo, n. 105, p. 120-132, abr/mai. 2011.
www.newslab.com.br/newslab/revista_digital/105/revista.pdf

 
 
 

  ACM na Praça

 
 
 
Os alunos participantes do curso de Nutrição com as
docentes Érika Lima Rodrigues e Cláudia Soar
A Associação Cristã de Moços (ACM) realizou dia 28 de maio, em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, um evento de lazer para a comunidade, em uma das praças próximas à sede da ACM em São José dos Campos, no Jardim Satélite.
O evento faz parte da programação que comemora 167 anos de criação da Associação (6 de julho de 1844) e homenageia mais de 45 milhões associados em 125 países.
A ACM na Praça envolveu a participação de alunos e professores dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Nutrição e Terapia Ocupacional e de atrativos esportivos e de lazer, com aulas de fitness, pólo aquático, passeio ciclístico, jogos de handebal, futsal, vôlei e de basquete.

 
 
 

  Congress of the European College of Gerodontology 2011

 
 
O Prof. Dr. Leonardo Marchini (Gerontologia) e o Prof. Dr. Jarbas Francisco Santos (Implantodontia) do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e coordenadores de cursos na área de saúde na Educação Continuada da Univap, participaram dias 19 e 20 de maio de 2011, do Congresso Anual do Colégio Europeu de Gerontologia. O Congresso realizado na cidade de Ghent, Bélgica, foi organizado em colaboração com a Associação Belga de Gerontologia e Geriatria.
“Saúde Bucal e Saúde Geral – Em Avançada Idade” foram os temas principais da conferência deste ano, escolhidos para reflexão sobre a necessidade de tratamento levando-se em conta as características sociais, éticas, físicas e mentais do paciente.

O Prof. Leonardo durante a apresentação
de seu trabalho científico
 
O Prof. Jarbas em frente a Ghent
University, Bélgica

Os docentes e pesquisadores da Univap, com apoio da Fapesp e da Univap, apresentaram os seguintes trabalhos: Patients expectation and saisfaction with removable partial dentures, Leonardo Marchini, Prof. Dr.; e General and oral health related quality of life among caregivers of Parkinson’s patients, Jarbas Francisco Santos, Prof. Dr.
Após o Congresso, os docentes da Univap também tiveram a oportunidade de conhecer a Universidade de Nijmegen, na Holanda. A visita muito contribuiu para o enriquecimento do conhecimento didático-pedagógico e de pesquisa realizadas naquela Universidade, tendo em vista os métodos e as práticas de ensino. Outro fator, extremamente positivo, foi o intercâmbio de informações a respeito de pesquisas, metodologias de ensino e atendimentos clínicos nas áreas da Odontogeriatria e de Próteses, com professores de vários países, em especial, europeus, japoneses e canadenses, enfatiza o Prof. Leonardo.

 
 
 

  Semana do Meio Ambiente
EEIEF Prof. Arlindo Caetano Filho


 
 
A EEIEF Prof. Arlindo Caetano Filho - FVE/Univap, Campus Centro, promoveu de 30 de maio a 3 de junho, a Semana do Meio Ambiente, que este ano tratou de dois temas atuais e extremamente importantes: Ano Internacional da Química e o Ano Internacional das Florestas.
Os temas desenvolvidos na Semana fazem parte do Projeto Meio Ambiente: Responsabilidade de Todos, proposto pela direção da Escola há mais de sete anos.
A abertura do evento foi realizada dia 30 de maio com apresentação musical e de dança dos alunos, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro.



 
 

Ecossistemas brasileiros; Florestas; Química dos cosméticos; Química das tintas; Reciclagem de lixo; História da alquimia e o desmatamento foram alguns dos temas desenvolvidos durante toda a Semana, por meio de oficinas ou por intermédio de exposição de trabalhos.
Os alunos do Ensino Fundamental I, também assistiram à peça teatral do grupo Paca-Tatu, intitulada: Água-Viva, que transmitiu uma mensagem muito importante sobre a preservação da água no planeta.



 
 

Todo trabalho de Artes com materiais recicláveis, desenvolvido pelos alunos do 8º e 9º anos, sob a orientação da Profª Ana Paula Liporoni Bego, foram expostos durante a Semana do Meio Ambiente.
No encerramento das atividades, alunos e professores se reuniram no Campus Urbanova para participarem da VIII Caminhada Ecológica e de uma Gincana promovida pelos professores de Educação Física. Essas duas últimas atividades foram realizadas nas imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Fazenda do Poço), onde estão localizadas as antigas cavas de areia em processo de recuperação, por pesquisadores da Universidade.

 
 
 

  Ministério Amor e Vida e Curso de Odontologia da Univap
Orientações Sobre a Higiene Bucal


 
 
Os alunos do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, acompanhados pela Profª Drª Priscila Christiane Suzy Liporoni, participaram dia 28 de maio, de um mutirão de ações educativas e sociais no Jardim das Indústrias, em São José dos Campos.
Sob a coordenação geral do Ministério Amor é Vida, por intermédio da Operação Mobilização e da Igreja Batista do bairro, as atividades foram desenvolvidas no espaço da Escola Municipal de Educação Infantil Prof. Mário Campaner, concedido pela direção da Escola que colabora e estimula ações semelhantes e que visem a melhoraria da qualidade de vida das pessoas.


   

Os alunos da Univap realizaram palestra sobre a importância de se ter uma boa higiene bucal, da necessidade de visitar regularmente o dentista e como manter uma boa alimentação.
O Ministério Amor é Vida coligado à organização evangélica internacional e interdenominacional, fundada em 1957, procura por intermédio de profissionais voluntários, parcerias com instituições educacionais, igrejas locais e pessoas da comunidade, realizar atividades em prol de populações carentes de recursos financeiros das cidades onde atua.

 
 
 

  VII Campeonato Interno de Educação Física

 
 
A coordenadoria do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA), com objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos em organização de competições e de eventos esportivos, bem como no bom desempenho de arbitragens, realizou de 20 a 28 de maio, o VII Campeonato Interno de Educação Física (CIEF), sob a supervisão do Prof. MSc. Osvaldo Enrique Cimaschi.


   

Participaram das disputas nas modalidades de basquete, handebol, futebol de salão, futebol de campo, natação e de voleibol, 400 estudantes dos períodos diurno e noturno dos campi Urbanova (São José dos Campos) e Villa Branca (Jacareí).
A cerimônia de encerramento e a entrega dos prêmios às melhores equipes foi realizada no dia 1º de junho e contou com a presença de todo corpo docente do curso.


 
 
 

  Inscrições Abertas - Física e Astronomia

 
 
 
 
 
 
 

  Processo Seletivo 2011 - Segundo Semestre

 
 
 

 
 
 
 

  Encontro de Iniciação Científica (INIC)

 
 
 

 
 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Processo Seletivo 2011 - Ingresso para o Segundo Semestre

Inscrições Abertas

Campi: São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão

Até 8 de julho
Cerimônia de Entrega de Certificados - Faculdade da 3ª Idade - Univap
Missa


Organização: Coordenadoria de Educação Continuada do Curso de Pós-Graduação em Cultura Popular Brasileira da Univap

Local: Catedral São Dimas

Horário: 19h30

Apresentação do Coral: Grupo da Pércida

Informações: (12) 3928-9850 - A partir das 13h30 - Administração da Faculdade da Terceira Idade da Univap

15 de junho
Workshop: O Folclore em Sala de Aula

Organização: Coordenadoria de Educação Continuada do Curso de Pós-Graduação em Cultura Popular Brasileira da Univap

Horário: das 18h às 22h

Local.: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) - Campus Urbanova

Tema: O Folclore Brasileiro

Obs.: Os participantes deverão levar alguns materiais para atividades durante o workshop

Informações: (12) 3947-1008 - Marcela

E-mail: latosensu@univap.br

Entrada Gratuita


17 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Festa Junina - Colégio Villa Branca

18 de junho
Cerimônia de Entrega de Certificados - Faculdade da 3ª Idade - Univap
Solenidade de Entrega de Certificado


Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza - Campus Centro

Endereço: Praça Cândido Dias Castejón, 116 - Centro

Horário: 19h

Traje: Esporte Fino

Informações: (12) 3928-9850 - A partir das 13h30 - Administração da Faculdade

21 de junho
Festa Junina no Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

29 de junho
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visita agendada
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, e fazer a solicitação por intermédio do e-mail: nvelho@univap.br

Observação: As visitas ao CEN são monitoradas.

Visitas nas quartas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
Início das Aulas – Graduação - Segundo Período Semestral

1º de agosto
Semana Jurídica do Campus Centro – São José dos Campos (FD)

De 15 a 19 de agosto
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
48º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

27 de agosto
Semana da Educação Física – Campi: Urbanova e Villa Branca (FEA)

30 e 31 de agosto
Dia do Educador Físico (FEA)

1º de setembro
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
VII Semana de Biologia - VII SEBIO – (FEA)

Programação a ser definida

De 20 a 22 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Semana de Pedagogia (FEA)

7 e 8 de outubro
Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica (IP&D)

20 e 21 de outubro
III Mostra Internacional de Vídeo Científico (FCSAC)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
Dia Nacional do Cirurgião-Dentista (FCS)

25 de outubro
Júri Penal Simulado – Campus Centro (FD)

28 de outubro
Dia Nacional do Livro (FEA)

29 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia Nacional do Design (FCSAC)

25 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 29 de novembro a
1º de dezembro