129ª Edição - Ano III
De 16 a 29 de maio/2011
 

  Artigo
Universidades


 
 
 
Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, Vice-Reitor
As universidades são entidades públicas ou privadas, mas a distinção não termina aí. Há as criadas por entidades públicas municipais, como a Unitau, cujo ensino não é gratuito. E há as universidades com fundações mantenedoras, como a Univap, as católicas (PUCs), as metodistas, a UNB e outras mais.

1- A Universidade de Brasília – UB é uma instituição pública de ensino superior, integrante da Fundação Universidade de Brasília – FUB, esta definida como entidade não governamental, implantada com o objetivo de "criar e manter a Universidade de Brasília".
A governança da FUB é exercida pelo seu Conselho Diretor, órgão supremo, composto por seis membros, presidido pelo presidente da FUB que é também o Reitor da UB.
O Conselho Diretor elege o Presidente do Conselho e da FUB, que será também o Reitor da UB, com mandato de quatro anos, podendo ser reconduzido.
A renovação é realizada mediante lista tríplice, proposta pelo Conselho Diretor, ao Presidente da República, que fará as nomeações.


 
 
 

  Semana do Serviço Social
Compromisso de Classe por uma Sociedade Emancipada


 
 
A coordenadoria do curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap realizou de 16 a 20 de maio, a partir das 19 horas, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, a Semana do Serviço Social 2011, uma atividade direcionada aos alunos e aberta a participação pública.
Na abertura do evento que este ano tratou do tema: "Serviço Social: Compromisso de Classe por uma Sociedade Emancipada", o Prof. MSc. Geraldo Vilhena de Almeida Paiva, Coordenador do Curso falou da importância da integração acadêmica e da participação dos alunos que elaboraram o programa e conduziram as atividades.
Fizeram parte da cerimônia de abertura da Semana, o Assistente Social, Marcos Valdir Silva, Vice-Presidente do CRESS/SP, o Coordenador do Curso da Univap, Prof. Geraldo Vilhena, a aluna Érika Guiliane Ramos, do 7º período semestral (4º ano), a Assistente Social, Elizete Rangel, além da participação do aluno Diego Rodrigues de Miranda, representante do Diretório Acadêmico, que conduziu todo o cerimonial do evento.



A Abertura dos trabalhos
 
O cerimonial foi conduzido por um dos
alunos do curso

Este ano a comissão organizadora do evento, além de promover palestras, mesa redonda e atividades culturais, realizou vários minicursos com especialistas que falaram sobre as vulnerabilidades dos agentes sociais nos diversos setores da sociedade. Toda movimentação da Semana de Serviço Social envolveu a participação de aproximadamente 900 pessoas, entre alunos e profissionais da área.
Outra novidade foi apresentação, no dia 18, do Núcleo de Estudos em Serviço Social Univap On-line (NESSU), pelas coordenadoras, Profª Drª Elizabeth Liberato e Profª MSc. Mariângela Faggionato dos Santos, com a participação especial da Consultora, Maria Alice Cazalli.


Wagner Hosokama (CRESS/SP) e a Profª.
Margareth Hayashida (Univap)
 
Público presente no Teatro Univap

O objetivo deste Núcleo é desenvolver atividades que contribuam para adquirir novos conhecimentos gerados por meio do debate de ideias, troca de experiências, estudo e da pesquisa sobre temas da área do Serviço Social e de outras áreas do saber relacionadas e que compõem fundamentos da prática e da capacitação acadêmica e profissional.
Numa avaliação geral do evento, o Prof. Vilhena, destacou os compromissos ético-políticos dos Assistentes Sociais em defesa dos direitos sociais, da cidadania e da emancipação e, ainda ressaltou, a expansão das políticas sociais e das grandes e desafiadoras questões sociais, que exigem uma sólida e contínua formação dos profissionais do Serviço Social.

 
 
 

  IX Fórum Regional Sobre as Questões do Envelhecimento
Faculdade da Terceira Idade da Univap


 
 
A Faculdade da Terceira Idade da Univap realizou no último dia 16 de maio, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, o IX Fórum Regional Sobre as Questões do Envelhecimento.
O Fórum busca estudar, discutir a atual realidade e as ações que estão sendo efetivadas para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social do idoso na sociedade.



Apresentação do Coral Viva Voz da
Faculdade
 
O Sr. Ahed Said Amin, dá início aos
trabalhos do Fórum

O evento sob a coordenação da Professora Drª Elizabeth Moraes Liberato e da Professora Débora Wilza de Oliveira Guedes, respectivas coordenadoras da Faculdade da Terceira Idade da Univap contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre alunos, profissionais da área, pesquisadores e outros interessados.


Drª Leila Mara Ramacciotti, durante a,
palestra
 
Parte do público presente

A apresentação do Coral Viva Voz, da Faculdade da Terceira Idade da Univap, sob a regência da maestrina, Veridiana Santos Porto de Araújo; a palestra Consolidação dos Direitos do Idoso, ministrada pela Drª Leila Mara Ramacciotti – Procuradora de Justiça do Estado de São Paulo e docente do Curso de Direito da Univap; bem como a apresentação da Moção 2011, fizeram parte da programação que encerrou as atividades do Fórum às 17 horas, com um café de confraternização a todos os presentes.

 
 
 

  Repensando 13 de Maio
V Edição


 
 
 
Alunos e professores do curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA) realizaram no último dia 13 de maio, no Campus Aquarius em São José dos Campos, um evento que se propôs a discutir a Escravidão e Abolição: Escravos, Libertos e Órfãos.
Os temas foram abordados pelas docentes e pesquisadoras da Univap, Profª Drª Maria Aparecida Papali, autora do livro: Escravos, libertos e órfãos: a construção da liberdade em Taubaté (1871-1895) e pela Profª Drª Valéria Zanetti, autora do livro: Calabouço Urbano: Escravos Libertos em Porto Alegre (1840-1860).

 
 
 

  Celebração: Dia Internacional da Enfermeira

 
 
Alunos do 7º semestre (4º ano) do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), com apoio da Profª Drª Maria Belén Salazar Posso, Profª MSc. Ana Lúcia G.G. Sant’Anna, Profª MSc. Alessandra Emerick e do Prof. MSc. João Benício de Almeida, realizaram duas atividades no mês de maio (dias 11 e 18), a fim de celebrar o Dia Internacional da Enfermeira comemorado no dia 12, e em referência à 72ª Semana Brasileira de Enfermagem (72ª SBEn), que este ano teve como tema principal: Cuidado de Enfermagem, Ética e Inovação.
Fizeram parte da cerimônia de abertura, no dia 11 de maio, a Enfermeira palestrante convidada, Dayana Brasil, a Profª MSc. Alessandra Emerick, a Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa, o Coordenador do curso de Enfermagem, Prof. MSc. João Benício de Almeida e a Profª MSc. Ana Lúcia G.G. Sant'Anna.


A cerimônia de abertura do evento
 
A palestrante convidada
 
O Quinteto de Cordas

A celebração na Univap consistiu na realização de uma palestra sobre o Transplante Hepático: um projeto ético e inovador no Vale do Paraíba, ministrada pela Enfermeira Dayana Brasil, Supervisora do Ambulatório Adulto e atual Coordenadora do Transplante Hepático da Santa Casa de São José dos Campos, e em uma apresentação cultural do Quinteto de Cordas, da Escola de Artes Maestro Fêgo Camargo, de Taubaté.
As atividades foram realizadas no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, nos períodos da manhã e início da noite, a fim de contemplar a participação dos alunos dos dois períodos, matutino e vespertino.

 
 
 

  Capacitação de Soldados do Tiro de Guerra

 
 
O Comando do Tiro de Guerra de São José dos Campos (TG 02-037), realizou junto ao Serpentário do Centro de Estudos da Natureza da Univap, um treinamento com os soldados atiradores, a fim de capacitá-los no manuseio e captura de serpentes. A capacitação foi ministrada pela Bióloga Edvana de Toledo Oliveira, nos dias 11 e 12 de maio e envolveu a participação de aproximadamente 100 soldados.


   

O Serpentário oferece curso sobre "Serpentes: acidente ofídico, primeiros socorros e captura", sob a responsabilidade do Prof. Dr. José Carlos Cogo e com a colaboração da Bióloga Edvana de Toledo Oliveira.
Instruções sobre as características das serpentes, as principais diferenças entre elas, hábitos, comportamentos, captura correta e primeiros socorros, fazem parte do conteúdo do curso.

Informações: serpentariocen@univap.br ou pelo telefone:
(12) 3947-1000 - Ramal 2009.

 
 
 

  Visita ao Centro Experimental Central
Instituto Agronômico de Campinas


 
 
Os alunos do 3º período semestral do Curso de Geografia da Faculdade de Educação e Artes (FEA) acompanhados pela Profª Drª Adriane A. M. de Souza, visitaram no dia 13 de maio, o Centro Experimental Central (CEC), também conhecido como Fazenda Santa Elisa, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
O CEC possui 700 hectares de terras férteis e com localização privilegiada no município de Campinas. Desse total, 220 ha são cultivados com cereais e grãos, 110 ha com café, 16 ha com seringueira e 70 ha com coleções ex situ de plantas nativas e exóticas. As áreas restantes, cerca de 284 ha, são ocupadas com vegetação nativa (19 ha mata atlântica e 75 ha cerrado), várzeas, cursos d'água e represas (90 ha), alamedas de bambu, gramados e parques (100 ha). Na região dos prédios de pesquisa, cujas ruas são asfaltadas, há mais de 40.000m2 de área construída totalizando 40 laboratórios, 250 salas, 90 estufas e viveiros, além de galpões e câmaras frias.

Vista aérea do Centro Experimental
Central do Instituto Agronômico de
Campinas
 
Mariane Barbosa de Paula, Rodrigo de
Moraes Alvarenga, a Profª Adriane e Bruno
Wolpi Guedes

O IAC é um instituto de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e tem sua sede no município de Campinas. Foi fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, e desde 1892, vem sendo administrado pelo Governo do Estado de São Paulo.
Sua atuação garante a oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria, cooperando para a segurança alimentar e para a competitividade dos produtos nos mercados interno e externo.
A visita faz parte das atividades previstas na disciplina Espaço da Produção no Campo, da qual a professora Adriane é a responsável e visa ampliar o conhecimento dos alunos sobre o desenvolvimento de pesquisas voltadas à produção agrícola no Estado de São Paulo.

Fonte: Curso de Geografia/FEA e Assessoria de Imprensa do IAC

 
 
 

  Projeto Saúde Bucal
Técnicas de Escovação


 
 
 
O Projeto de Saúde Bucal desenvolvido pela Liga da Prevenção do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), sob a supervisão da coordenadora do curso, Profª Drª Renata Amadei Nicolau, tem realizado orientações sobre a importância de uma boa higiene bucal, aos acompanhantes de pacientes em tratamento nas áreas de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição junto ao Centro de Práticas Supervisionadas (CPS), no Campus Urbanova.
No último dia 16 de maio, as orientações consistiram em ensinar técnicas de escovação o uso correto do fio dental. Outros temas como: Doenças que começam pela boca; Orientações sobre os hábitos alimentares; Autoexame para a prevenção do câncer bucal, também fazem parte da programação.
Participam deste Projeto, os alunos do 7º período semestral (4º ano), Regina C. V. Marcondes Morais, Bruna Saquete Veras, Ana Paula dos Santos Miranda, Natália Além Carvalho e Léo Perale Neto.
As atividades são realizadas duas vezes por semana. Nas segundas-feiras, orientações coletivas, no horário das 8h às 10h20, e orientações individuais, nas quintas-feiras, das 11h às 13h.

Informações: (12) 3947-1000 - Ramal 2085 - CPS/FCS

 
 
 

  Palestras na Faculdade de Direito
Campi Villa Branca e Centro


 
 
A direção da Faculdade de Direito da Univap, em continuidade a programação definida no Projeto Pedagógico para o primeiro semestre de 2011, realizou palestras no Campus Villa Branca, em Jacareí e no Campus Centro, em São José dos Campos.
Duas palestras foram realizadas no Campus Villa Branca: Ética Profissional do Advogado, proferida pelo Dr. Aníbal Monteiro de Castro, Advogado e Ex-Conselheiro Estadual da OAB-SP e da 36ª Subsecção da OAB/SJC, dia 4 de maio; Direitos do Consumidor ministrada pelo Dr. José Rubens de Souza, Ex-diretor do Procon do município de Jacareí, no dia 17 de maio.

Dr. Marcos Pagan durante a palestra no
Campus Centro, em São José dos Campos
 
Vista parcial do público presente no Teatro
Univap, no dia 24 de maio

No Campus Centro, A Atuação do Profissional do Direito nos Juizados Especiais, foi o tema da palestra proferida pelo Prof. Dr. Marcos Alexandre B. Pagan, integrante do Juizado Especial de São José dos Campos; docente da Escola Superior de Advocacia e do CPC-Marcato e autor da obra jurídica: Ética Profissional, pela Editora Atlas. A referida palestra foi realizada dia 24 de maio no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, nos períodos da manhã e da noite, a fim de atender os alunos dos 3ºs 5ºs e 7ºs períodos semestrais, das turmas: matutino e noturno.

 
 
 

  Visita à Yakult em Lorena

 
 
Os alunos do 1ºs anos dos Cursos Técnicos de Administração e de Informática do Colégio Univap Aquarius, acompanhados pelo Prof. Esp. Rogério Rocha e Profª MSc. Clemilda Valente visitaram dia 19 de abril, as instalações da empresa Yakult, em Lorena/SP.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura, instalações e o processo de produção de algumas linhas de alimentos produzidos pela empresa.
Foi a partir do estudo do mundo das bactérias que surgiu o Leite Fermentado Yakult. Ao combinar uma espécie selecionada de microrganismos vivos benéficos à saúde com a biotecnologia já conhecida da fermentação láctica, nasceu um dos alimentos mais consumidos da história da humanidade no século 20.

Os alunos dos cursos de Administração e
Informática
 
A Profª Clemilda, o Prof. Rogério e alunos,
dentro da fábrica da Yakult

A história do Leite Yakult teve início em 1935, na cidade de Fukuoka, no Japão, com a produção e a distribuição do Leite Fermentado Yakult. No Brasil, a empresa começou a atuar em 1968, com a inauguração de uma filial em São Bernardo do Campo, a primeira empresa do grupo, fora da Ásia.
A fábrica de Lorena inaugurada em 1999 é responsável por toda a produção do Leite Yakult, do Yodel e do Tonyu.
A Yakult hoje possui duas divisões, uma voltada para a área de alimentos e outra de agronegócios.

 
 
 

  Ação Educativa no Bairrinho
Prevenção do Câncer de Boca, da Cárie e da Doença Periodontal


 
 
Os alunos do 3º período do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), a fim de realizar um trabalho de conscientização junto à população sobre a importância da higiene bucal, realizaram no dia 6 de maio, uma visita aos moradores do Bairrinho, localizado nas imediações do Campus Urbanova, em São José dos Campos.


   

Este trabalho educativo, sob a orientação da Profª Drª Renata Amadei Nicolau, faz parte de um programa de orientação às comunidades do município, por intermédio da disciplina de Odontologia Preventiva, que envolve a orientação quanto ao autoexame para a prevenção e diagnóstico do câncer de boca, além trabalhar a prevenção de cáries e da doença periodontal, que ocorre na gengiva e no osso dos dentes.


 
 
 

  Ex-Aluno da Univap Representa o Município
Campeonatos Nacionais e Internacionais de Jiu-Jítsu


 
 
 
No início deste ano, São José dos Campos, foi destaque no Campeonato Paulista de Jiu-Jítsu realizado no ginásio Mauro Pinheiro do Complexo do Ibirapuera em São Paulo. A contribuição individual se deu com a participação do ex-aluno de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA), David Juliano Lemes, graduado em 2007; Pós-Graduado em Treinamento Desportivo pela Faculdade Gama Filho (RJ); e atual aluno do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Condicionamento Físico e Desempenho Desportivo Infanto-Juvenil.
David, que conta com o apoio da Prefeitura e do patrocínio das empresas Dado Construtora, HS Tressoldi e Callan Method, neste último Campeonato conquistou a medalha de prata na categoria faixa preta, peso leve, em uma final apertadíssima.
A grande final do Torneio Estadual de Jiu-Jítsu, pela Federação do Estado de São Paulo, contou com a presença de mais de 800 atletas que participaram da competição nos dias 16 e 17 de abril.
Atuando como professor de Educação Física, junto ao Centro Poliesportivo Vale do Sol da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, David também já foi campeão Sul americano (2009), Campeão Panamericano (2009), Campeão Europeu (2008), Vice-Campeão Mundial (2007) e Terceiro colocado no Campeonato Brasileiro (2009), na categoria leve. Além da medalha de prata conquistada no Campeonato Estadual, David também foi destaque no Campeonato Polonês (Varsóvia), realizado no mês de fevereiro.
Atualmente 38 atletas de modalidades individuais e de 16 equipes são apoiados pela Prefeitura e patrocinados por empresas parceiras por intermédio da Lei de Incentivo Fiscal (LIF), para participar de competições nacionais e internacionais, levando o nome de São José dos Campos às principais disputas do mundo esportivo.

Fonte: Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de São José dos Campos/Curso de Educação Física (FEA/Univap)

 
 
 

  Workshop: Sou + Saúde

 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) que agrega os cursos de Biomedicina, Curso Superior em Tecnologia em Gastronomia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, recebe anualmente a visita dos estudantes do Ensino Médio do Colégio Eng. Juarez Wanderley, interessados em conhecer as diversas faces das profissões na área da Saúde.



Apresentação do curso de
Farmácia pelo coordenador Prof.
MSc. Eduardo Cardoso
 
Visita aos laboratórios dos cursos
de Biomedicina e Farmácia
 
Ambientes dos cursos Superior de
Tecnologia em Gastronomia e de
Nutrição

O Workshop: Sou + Saúde, foi realizado no dia 27 de maio e envolveu a participação de 200 alunos e 10 professores do Colégio que visitaram as instalações dos cursos, receberam informações sobre o projeto pedagógico, a profissão, possibilidades de atuação no mercado de trabalho e participaram de oficinas de orientação e capacitação nas áreas de interesse.


Laboratório do curso de Enfermagem
 
Oficinas no Laboratório do curso de
Odontologia

O Colégio Engenheiro Juarez de Siqueira Britto Wanderley, mantido pelo Instituto Embraer de Educação e Pesquisa foi criado em 2002, com objetivo de proporcionar o Ensino Médio a alunos provindos da rede pública de São José dos Campos, Taubaté, Caçapava e de Jacareí. Oferece o ensino gratuito, educação de alta qualidade, transporte, alimentação, uniforme, material pedagógico, seguro de saúde/vida.

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 11 de junho. Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.


Norman Rockwell
(1894-1978)

Norman Rockwell, nasceu em Nova Iorque, 3 de fevereiro de 1894 e faleceu em Stockbridge, Massachusetts, em 8 de novembro de 1978) foi um pintor e ilustrador norte-americano.
Rockwell era muito popular nos Estados Unidos, especialmente em razão das 321 capas da revista The Saturday Evening Post que realizou durante mais de quatro décadas, e das ilustrações de cenas da vida estadunidense nas pequenas cidades.
Pintou os retratos dos presidentes Eisenhower, John Kennedy, Lyndon Johnson e Richard Nixon, assim como o de outras importantes figuras mundiais, tais como Gamal Abdel Nasser e Jawaharlal Nehru.
Um de seus últimos trabalhos foi o retrato da cantora Judy Garland, em 1969. Morreu aos 89 anos, em consequência de um enfisema.

Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Rodin
Norman Rockwell
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Fotos: A Arte da Fotografia
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
As Melhores Cidades Para Morar
Museus da Cidade de São Paulo
Paisagens Brasileiras
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
A Univap Que Você Não Vê
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
Um Presente para Ciccillo
Melhores Imagens que Circulam na Internet
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Imagens da História
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Memória Fotográfica


Informações: (12) 3947-1009 – Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

 
 
 

  9º Congresso Saúde e Qualidade de Vida Cone Leste Paulista - Qualivitae

 
 
 

 
 
 
 

  Processo Seletivo 2011 - Segundo Semestre

 
 
 

 
 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Semana do Meio Ambiente - 2011

Oficinas, exposições, palestra, apresentações artísticas e muito mais.

Palestra na Univap – Campus Urbanova

Tema: Unidades de Conservação e a Fisionomia de Cerrado do Município

Palestrantes da Secretaria de Meio Ambiente

Rogério Mazzeo - Engenheiro Florestal
William Alvarenga Portela - Engenheiro Agrônomo
André Miragaia – Secretário do Meio Ambiente

Local: Auditório da Reitoria - Bloco 5

Data: 7 de junho (terça-feira)

Horário: 19 horas

Organização: Prefeitura Municipal de São José dos Campos

Apoio: Univap

Informações: 3909-4500 - Site: www.sjc.sp.gov.br

De 5 a 8 de junho
Projeto Saúde Bucal (FCS)
A prevenção do câncer bucal


Ação de Atenção Multidisciplinar – Aos Usuários da CPS

Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) – Bloco 7 – Campus Urbanova

Horário: das 8h às 12h

6 de junho
IX Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XI Semana da Saúde (FCS)

Informações: (12) 3947-1015

Site: www.univap.br/qualivitae - Programação disponível

E-mail: qualivitae@univap.br

De 7 a 9 de junho
Exposição de Artigos de Iniciação Científica (FD)
Sistema Prisional Brasileiro e Cidadania


Tema: Desigualdade e população carcerária brasileira; Progressão da pena; Redução da maioridade penal; Ação do crime organizado nas prisões; Ressocialização

Projeto de Integração Direito e Sociedade I

Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito - Campus Centro

End.: Praça Cândido Dias Castejón, 116 – Centro – São José dos Campos/SP

Horário: 9h

Informações: (12) 3928-9832 ou 3928-9833

11 de junho
XII Festival de Dança

Curso de Educação Física (FEA)

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza - Campus Centro

End.: Praça Cândido Dias Castejón, 116 - Centro

Informações: (12) 3947-1008 - Marcela

12 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Festa Junina no Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

29 de junho
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visita agendada
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, e fazer a solicitação por intermédio do e-mail: nvelho@univap.br

Observação: As visitas ao CEN são monitoradas.

Visitas nas quartas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
Início das Aulas – Graduação - Segundo Período Semestral

1º de agosto
Semana Jurídica do Campus Centro – São José dos Campos (FD)

De 15 a 19 de agosto
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
48º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

27 de agosto
Semana da Educação Física – Campi: Urbanova e Villa Branca (FEA)

30 e 31 de agosto
Dia do Educador Físico (FEA)

1º de setembro
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
VII Semana de Biologia - VII SEBIO – (FEA)

Programação a ser definida

De 20 a 22 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Semana de Pedagogia (FEA)

7 e 8 de outubro
Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica (IP&D)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
III Mostra Internacional de Vídeo Científico (FCSAC)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
Dia Nacional do Cirurgião-Dentista (FCS)

25 de outubro
Júri Penal Simulado – Campus Centro (FD)

28 de outubro
Dia Nacional do Livro (FEA)

29 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia Nacional do Design (FCSAC)

25 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 29 de novembro a
1º de dezembro