126ª Edição - Ano III
De 2 a 8 de maio/2011
 

  Alunos do Colégio Técnico Univap Villa Branca
1º Lugar em Ciência da Computação na FEBRACE/2011


 
 
 
Os alunos Thales Lemes dos Santos, Alexandre Alves dos Santos e Gustavo Machado Moura (foto), do 3º ano do Curso Técnico em Informática, do Colégio Univap Villa Branca, em Jacareí, foram classificados em 1º lugar na categoria Ciência da
Computação na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia – Criatividade e Inovação (FEBRACE), realizada na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 21 e 25 de março.
Os alunos idealizadores do projeto: Urna Eletrônica com Realidade Aumentada Recarregável à Energia Solar Acessível a Portadores de Necessidades Especiais, receberam o certificado da Intel e um prêmio em dinheiro no valor de duzentos dólares.
Desenvolvido sob a orientação do Prof. Rogério B. de Andrade e pela Coordenadora do Curso, Profª Valéria Fernandes Mendes, o projeto consiste em permitir que o usuário mostre em uma webcam a imagem do candidato escolhido por ele e por intermédio de um programa que esta imagem seja capturada e feito o reconhecimento para então computar o respectivo voto. Cada figura de candidato possui um marcador específico (símbolo), no qual é identificado por rotinas do programa desenvolvido pelos alunos.
Para a construção da urna eletrônica a equipe do projeto desmontou um notebook e o montou novamente em uma base de acrílico, juntamente com uma webcam. Após isto houve a criação e edição dos marcadores, que foram impressos nas imagens que representavam os candidatos. A finalização do projeto ocorreu com a instalação dos programas e teste de validação do mesmo.
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo (USP) uma grande mostra de projetos.


 
 
 

  Pesquisadora da República Checa Ministra Palestra na Univap

 
 
A pesquisadora do Observatório Ondrejov do Instituto Astronômico da Academia de Ciências da República Checa, Drª Hana Mészárosová, esteve visitando as instalações do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova da Univap, dia 27 de abril, ocasião em que ministrou também uma palestra aos alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, em Física e Astronomia e pesquisadores da área.
A palestra sob o tema: Electron beams and magnetoacoustic waves propagating from a magnetic null point located in the solar corona (Propagação de feixes de elétrons e ondas acusto-iônicas a partir de um ponto magnético nulo na coroa solar), trata dos recentes resultados da análise de dados de uma explosão solar registrada simultaneamente por diversos instrumentos, entre os quais, o “Giant Meterwavelength Radio Telescope (GMRT)“, um rádio interferômetro em operação na Índia, composto de 30 antenas parabólicas de 45 metros de diâmetro cada uma e, pelos Observatórios Solares: Hiraiso, do Japão e Learmonth, da Austrália.


O Prof. Dr. Francisco e a palestrante
convidada, Drª Hana Mészárosová
 
Vista parcial do Auditório do IP&D

A pesquisadora é colaboradora do Prof. Dr. Francisco C. R. Fernandes, junto ao Laboratório de Física e Astronomia (IP&D) em pesquisas sobre a análise de dados de explosões solares, particularmente observadas em rádio frequências decimétricas pelos rádio-espectrógrafos do Observatório Ondrejov e pelo Brazilian Solar Spectroscope (BSS), em operação no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
As pesquisas sobre a atividade solar são importantes para um melhor entendimento de problemas fundamentais da Física Solar, tais como o armazenamento e a liberação de energia durante as explosões solares, o aquecimento da coroa solar, o disparo das ejeções de massa coronais e seus efeitos no clima espacial e no ambiente terrestre.

 
 
 

  Palestra no Colégio Univap Urbanova
Dengue: Como Evitar?


 
 
A fim de conscientizar os estudantes do Colégio Univap Urbanova – Ensino Médio Integral, sobre a proliferação da dengue que é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (cor escura, com listras brancas e, menor que um pernilongo), uma palestra foi realizada dia 3 de maio, no período da manhã
Participaram desta atividade a Profª MSc. Luciene Reginato Chagas e os alunos Laísa Fernandes, Franciane Dias, Flávia Priscila, Vanessa Thaís, Carmem Vinieri do 7º período semestral (4º ano), do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS).


 

Na palestra, os alunos de graduação apresentaram aos estudantes do Ensino Médio, a espécie do mosquito, seus hábitos e a forma como se desenvolve em água parada e limpa. Falaram também sobre a dengue hemorrágica, o tipo mais grave da doença e seus sintomas.
No encerramento da palestra, a diretora do Colégio, Profª MSc. Jandira Aligieri (ao centro, na foto), para avaliar o aproveitamento dos estudantes organizou uma atividade interna, que consistiu em um plenário sobre o tema abordado.

Algumas dicas da palestra sobre como evitar a proliferação do mosquito:

- Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Na hora de lavar o recipiente, passe um pano grosso ou bucha nas bordas. Substitua a água dos vasos de plantas por areia grossa umedecida;
- Esvazie as garrafas sem uso. Elas devem ser guardadas de boca para baixo, de preferência em lugares cobertos.
- Pneus velhos são um dos lugares preferidos do mosquito da dengue. Por isso, eles devem ser guardados em lugar coberto ou furados.
- Mantenha as caixas d’água, poços, latões e filtros bem fechados.

Entre na luta contra a dengue. Colabore!

 
 
 

  Serviço Social: Compromisso de classe por uma sociedade emancipada
De 16 a 20 de maio – Teatro Univap


 
 
 
A coordenadoria do curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, realiza de 16 a 20 de maio, a partir das 19 horas, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, a Semana do Serviço Social 2011, uma atividade direcionada aos alunos e aberta a participação pública.
A abertura do evento contará com a presença do 1ª Secretário do Conselho Regional do Serviço Social de São Paulo (CRESS), da Diretora da FCS, Prof. Drª Emilia Ângela Lo Schiavo Arisawa, do Coordenador do Curso de Serviço Social, Prof. MSc. Geraldo Vilhena de Almeida Paiva, da Profª MSc. Margareth Melo Hayashida e do representante do Diretório Acadêmico, Diego Rodrigues de Miranda.
A programação do evento envolve a realização de palestra, minicursos, mesa redonda, atividade cultural e apresentação do Núcleo de Estudos de Serviço Social Univap On-line.

Programação
Data Atividade Participantes
16 de maio
Abertura dos Trabalhos com a Palestra: Serviço Social: compromisso de classe, por uma sociedade emancipada
Wagner Hosokama – 1º Secretário do CRESS/SP e Coordenador da Juventude da Prefeitura de Guarulhos
17 de maio
Minicurso: Vulnerabilidades na Adolescência e Emancipação – 19h
Prof. MSc. Marcos Valdir Silva
Minicurso: Vulnerabilidades na Família e Emancipação – 9h e às 19h
Profª MSc. Margareth Melo Hayashida
Minicurso: Direitos Humanos – 19h
Prof. MSc. Moacyr da Costa Neto
18 de maio
Minicurso: Vulnerabilidades na Saúde – 19h
Prof. MSc. Fábio Alexandre Gomes e a Assistente Social Maria Tereza Fonseca Pinto
Minicurso: Vulnerabilidades na Relação com o Trabalho – 19h

Profª MSc. Maria Enilce Teixeira Garcia
Apresentação do Núcleo de Estudos de Serviço Social Univap On-line (NESSU) – 19h
Profª Drª Elizabeth Liberato; Profª MSc. Mariângela Faggionato dos Santos e pela Consultora Maria Alice Cazalli
Vulnerabilidades na Terceira Idade – 9h e às 19h
Profª MSc. Débora Guedes
19 de maio
Mesa Redonda: O Estágio no Processo de Formação do Assistente Social - 19h
Coordenação da Mesa: Profª MSc. Elisete Rangel (PUC/SP)

Participantes: Mauricléia Soares dos Santos (Assistente Social da Secretaria Municipal de Habitação de Diadema/SP e docente da FAMA e FMU]
20 de maio
Encerramento - 19h
Atividade Cultural: Apresentação de dança, música e poesia
Coquetel de confraternização
Informações: Curso de Serviço Social/FCS
Telefone: (12) 3928-9833 (a partir das 12h30)
E-mail: mmelo@univap.br

 
 
 

  Projeto Saúde Bucal
Para acompanhantes de pacientes em tratamento na Universidade


 
 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) por intermédio da Liga da Prevenção do curso de Odontologia iniciou no dia 2 de maio, as atividades do Projeto Saúde Bucal, direcionadas aos acompanhantes de pacientes em tratamento nas áreas da Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição junto ao Centro de Práticas Supervisionadas (CPS).
A atividade inicial contou com a participação dos alunos do 7º período semestral (4º ano), Regina C. V. Marcondes Morais, Bruna Saquete Veras, Ana Paula dos Santos Miranda, Natália Além Carvalho e Léo Perale Neto, sob a supervisão da Coordenadora do curso, Profª Drª Renata Amadei Nicolau.
A programação completa do projeto será realizada de 2 a 30 de maio, com palestras sobre a saúde bucal; técnicas de escovação e uso do fio dental; doenças que começam pela boca; hábitos alimentares; auto-exame e prevenção do câncer bucal.
As atividades serão realizadas no horário das 8h às 10h20, sempre às segundas-feiras e as orientações individuais, no horário das 11h às 13h, das quintas-feiras.

 
 
 

  Prêmio Jovem Cientista
Inscrições Abertas – De 2 de maio a 31 de agosto


 
 
 

Ao completar 25 edições, e 30 anos de existência, o Prêmio Jovem Cientista foi lançado no último dia 27 de abril, no Teatro Nacional, em Brasília, tendo como tema este ano: Cidades Sustentáveis.
O lançamento fez parte da comemoração dos 60 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), idealizador do Prêmio.
O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do CNPq, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a General Electric do Brasil (GE). Quatro categorias são premiadas: Graduado, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio, e Mérito Institucional. Há ainda uma Menção Honrosa para um pesquisador com título de doutor que tenha se destacado por sua trajetória na área relacionada ao tema do prêmio. Os orientadores das três categorias e as escolas dos três classificados do Ensino Médio são agraciados com laptops, como forma de estimular e reconhecer a cadeia de aprendizagem.
Na categoria Mérito Institucional serão premiadas duas instituições - uma de ensino médio e outra de ensino superior - às quais estiverem veiculados o maior número de trabalhos com mérito científico, desenvolvidos por candidatos inscritos nas categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio.
As inscrições poderão ser feitas de 2 de maio a 31 de agosto pela internet ou pelos Correios. O regulamento completo do prêmio e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.jovemcientista.cnpq.br


 
 
 
 

  Alunos do Colégio Univap Platanus Participam de Desfile Cívico
Aniversário de Campos do Jordão - 137 Anos


 
 
Os alunos do Colégio Univap Platanus, participaram do Desfile Cívico em Campos do Jordão, dia 29 de abril, em comemoração aos 137 anos do município.
Ao participarem do desfile de forma voluntária, os alunos demonstraram amor por sua terra e orgulho em representar o Colégio perante a sociedade jordanense, familiares e amigos.


 

O município de Campos do Jordão está localizado na Serra da Mantiqueira, no interior do estado de São Paulo, numa altitude de 1628 metros, portanto, o mais alto município brasileiro. Com uma natureza exuberante, clima reconhecido como um dos melhores do mundo, localização privilegiada (entre as grandes capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) possibilita grande visitação, sendo o turismo responsável por 80% da economia da cidade.
A Suíça Brasileira, como ficou conhecida disponibiliza de inúmeras opções de hospedagem, diversão, compras, gastronomia, lazer, eventos culturais e entretenimento que, somadas à tranquilidade e segurança, contribuem decisivamente para uma estadia perfeita

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 21 de maio. Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.


Candido Portinari
(Pintor brasileiro)
30-12-1903, Brodósqui (São Paulo)
6-2-1962, Rio de Janeiro (RJ)


Candido Torquato Portinari é um dos maiores nomes da pintura brasileira, alcançando fama internacional pela qualidade e pela temática social de sua obra. Sempre preocupado em caracterizar o tipo brasileiro, retratou a vida rural brasileira, a tragédia das migrações nordestinas e o trabalho duro nos portos.
Pintou quase cinco mil obras - de pequenos esboços e pinturas de proporções padrões como O Lavrador de Café a gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz - presenteados à sede da ONU em Nova York em 1956 e que em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
São Paulo da Garoa
Imagens do Século XX
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Festa de Nossa Senhora Aparecida - Comunidade Beira Rio
Museus da Cidade de São Paulo
Aves Tropicais Brasileiras
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Portinari
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
Machu Picchu
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
São José - Hoje
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Vermeer
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Bruno Torfs
Cartoons Classics


Informações: (12) 3947-1009 – Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica
Email: cultura@univap.br

Sugestão:
Visite o MASP (Museu de Arte de São Paulo) – Avenida Paulista, 1578 - São Paulo/Capital - e conheça a obra de Vermeer, pintor holandês.

 
 
 

  9º Congresso Saúde e Qualidade de Vida Cone Leste Paulista - Qualivitae
Inscrições Abertas – Até 8 de maio de 2011


 
 
Clique na imagem para mais informações

 

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) recebe, até o próximo dia 8 de maio, as inscrições dos interessados em participar da 9ª Edição do Congresso Saúde e Qualidade de Vida – Cone Leste Paulista (Qualivitae) que será realizado no Campus Urbanova, a maior infraestrutura da Univap, em São José dos Campos, interior de São Paulo, de 7 a 9 de junho de 2011.
O tema central do Congresso que este ano trata das Novas tecnologias aplicadas à saúde humana, visa apresentar trabalhos científicos que ressaltem a importância e a inegável influência das novas ferramentas tecnológicas na melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas.
Para a Presidente do Congresso e Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap, Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa, hoje, as descobertas tecnológicas permitem interferências em níveis fundamentais da biologia humana o que provoca um aumento da incerteza sobre os riscos, implicações sociais e éticas de algumas intervenções e de procedimentos. Com base nesse novo panorama, o enfoque do Congresso sobre as Novas tecnologias aplicadas à saúde humana propõe fomentar o debate, fortalecendo assim, a aquisição de conhecimento sobre este assunto durante a formação e na qualificação de profissionais da área da saúde.

 
 
 
 

  VIII Encontro Virtual Educa Brasil

 
 
 

 
 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Projeto Saúde Bucal (FCS)
Palestra: Como vai a sua saúde bucal?


Ação de Atenção Multidisciplinar – Aos Usuários do Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) – Bloco 7 – Campus Urbanova

Horário: das 8h às 10h20

9 de maio
Semana Jurídica do Campus Villa Branca – Jacareí (FD)

(Programação a ser definida)

De 11 a 13 de maio
72ª SBEn – Semana Brasileira de Enfermagem “Cuidado de enfermagem, ética e inovação (FCS)

PALESTRA

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) da Univap no Campus Urbanova

Horário: às 18h

Tema: Transplante Hepático – Enfermeira Dayana Brasil - Supervisora do Ambulatório Adulto/Coordenadora Transplante Hepático da Santa Casa de São José dos Campos

Informações: (12) 3947-1087 (FCS)

11 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
V Repensando o 13 de maio
Escravidão e Abolição: escravos, libertos e órfãos


Organização: Curso de História (FEA) da Univap

Horário: das 18h30 às 21h30

Local: Campus Aquarius da Univap – Rua Tertuliano Delphim Jr., 181 – Jardim Aquarius – São José dos Campos/SP

Informações: (12) 3947-1105

E-mail: historia@univap.br

13 de maio
Dia do Gastrônomo (FCS)

13 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Projeto Saúde Bucal (FCS)
Dia de Escovação – Técnicas de escovação e uso do fio dental (Teatro)


Ação de Atenção Multidisciplinar – Aos Usuários do Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) – Bloco 7 – Campus Urbanova

Horário: das 8h às 10h20

16 de maio
Semana do Serviço Social 2011 (FCS)
“Serviço Social: compromisso de classe, por uma sociedade emancipada”


Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Praça Cândido Dias Castejón, 116 – São José dos Campos

Horário: 19h

Aberta a participação pública

Informações: (12) 3928-9833 – a partir das 12h30

Programação

16 a 20 de maio
Palestra: Direitos do Consumidor – Faculdade de Direito – Campus Villa Branca – Jacareí

Dr. José Rubens de Souza
Advogado e Ex-Diretor do Procon de Jacareí/SP

Local: Auditório do Bloco C – 1ª Piso – Campus Villa Branca – Jacareí
Estrada Municipal do Limoeiro, 250
Jardim Dora – Jacareí

Informações: (12) 3928-9832 – Secretaria da Faculdade de Direito/Campus Centro/São José dos Campos

17 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
Projeto Saúde Bucal (FCS)
Palestra: Doenças que começam pela boca


Orientações sobre os hábitos alimentares

Ação de Atenção Multidisciplinar – Aos Usuários do Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) – Bloco 7 – Campus Urbanova

Horário: das 8h às 12h

23 de maio
Palestra – Faculdade de Direito (FD)
A Atuação do Profissional do Direito nos Juizados Especiais


Dr. Marcos Alexandre B. Pagan
(Juizado Especial de São José dos Campos; Docente da Escola Superior de Advocacia e do CPC-Marcato; Autor da obra jurídica: Ética Profissional – Editora Atlas)

Horários: 10h30 (Matutino) e às 20h (Noturno)

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro - Praça Cândido Dias Castejón, 116 - São José dos Campos - SP

Informações: (12) 3928-9832

Palestra aberta ao público em geral

(Obs.: Valerá 2 horas de atividades para alunos dos 3ºs. 5ºs e 7ºs períodos – Matutino e Noturno)

24 de maio
Workshop: Sou + Saúde (FCS)

Direcionado aos Alunos do Colégio Embraer Juarez Wanderley

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova

Horário: das 8h30 às 11h30

27 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Projeto Saúde Bucal (FCS)
Auto Exame – Prevenção do Câncer Bucal


Ação de Atenção Multidisciplinar – Aos Usuários do Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) – Bloco 7 – Campus Urbanova

Horário: das 8h às 10h20

30 de maio
Ano Internacional da Química – Campus Villa Branca – Jacareí

(Programação a ser definida)

Informações: 3958-4000

20 de maio a 2 de junho
Maratona de Programação – Curso de Ciência da Computação (FCSAC)

31 de maio
Dia da Imprensa

1º de junho
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

De 1º a 3 de junho
VIII Encontro Virtual Educa Brasil
(Universidade do Vale do Paraíba – São José dos Campos –SP)


Inovação educativa para um desenvolvimento sem fronteiras

Informações e chamada de trabalhos: www.virtualeduca.org.br

Realização: Fundação Valeparaibana de Ensino/Univap/Virtual Educa

Apoio: ABTU - IPTV/USP - FCSAC/UNIVAP - COMTEC

2 de junho
Projeto Saúde Bucal (FCS)
A prevenção do câncer bucal


Ação de Atenção Multidisciplinar – Aos Usuários da CPS

Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) – Bloco 7 – Campus Urbanova

Horário: das 8h às 12h

6 de junho
IX Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XI Semana da Saúde (FCS)

Informaçoes: (12) 3947-1015

Site: www.univap.br/qualivitae - Programação disponível

E-mail: qualivitae@univap.br

De 7 a 9 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Festa Junina no Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

29 de junho
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visita agendada
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, e fazer a solicitação por intermédio do e-mail: nvelho@univap.br

Observação: As visitas ao CEN são monitoradas.

Visitas nas quartas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
Início das Aulas – Graduação - Segundo Período Semestral

1º de agosto
Semana Jurídica do Campus Centro – São José dos Campos (FD)

De 15 a 19 de agosto
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
48º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

27 de agosto
Semana da Educação Física – Campi: Urbanova e Villa Branca (FEA)

30 e 31 de agosto
Dia do Educador Físico (FEA)

1º de setembro
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
VII Semana de Biologia - VII SEBIO – (FEA)

Programação a ser definida

De 20 a 22 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Semana de Pedagogia (FEA)

7 e 8 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica (IP&D)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
III Mostra Internacional de Vídeo Científico (FCSAC)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
Dia Nacional do Cirurgião-Dentista (FCS)

25 de outubro
Júri Penal Simulado – Campus Centro (FD)

28 de outubro
Dia Nacional do Livro (FEA)

29 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia Nacional do Design (FCSAC)

25 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 29 de novembro a
1º de dezembro