123ª Edição - Ano III
De 11 a 17 de abril/2011
 

  Univap Participa do Projeto Agita São José

 
 
Alunos e professores dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Odontologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap participaram da programação dia 9 de abril, do Projeto Agita São José, organizado pela Prefeitura de São José dos Campos.



 

O evento comemorativo ao Dia Mundial da Saúde, celebrado dia 7 de abril, foi realizado das 8h às 13h, no Parque Roberto Burle Marx, mais conhecido como Parque da Cidade, região norte do município.


 

As equipes da Univap trataram de temas relativos à saúde, entre eles: Conhecendo o Corpo Humano; Por que Lavar as Mãos; Campanha Contra o Tabagismo e Saúde Bucal. Colaboraram também com a Prefeitura nas campanhas de verificação da glicemia capilar (taxa de açúcar no sangue); do controle do colesterol e pressão arterial.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde e Faculdade de Ciências da Saúde da Univap

 
 
 

  Alunos do Curso de Administração Assistem ao Espetáculo:
Os Super Profissionais do Atendimento


 
 
 
Alunos da Univap e atores do espetáculo
Os alunos do 3º período semestral (2º ano) do Curso de Administração da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), acompanhados pela Profª MSc. Márcia Regina de Oliveira, da disciplina Gestão de Pessoas, foram ao Teatro União Cultural, em São Paulo, dia 6 de abril, para assistir ao espetáculo: Os Super Profissionais do Atendimento.
A peça teatral tem por objetivo destacar competências do atendente para lidar com situações e clientes difíceis e ao mesmo tempo valorizar o papel do profissional de atendimento nas organizações.
O espetáculo que é na verdade uma ferramenta divertida de treinamento e orientação apresenta a saga de quatro profissionais de atendimento no enfrentamento de grandes desafios apresentados por seus clientes.
A equipe de atendimento das Organizações Empresópolis tem grandes deficiências: falta de paciência, despreparo, desinteresse, antipatia, preconceito e demora no atendimento.
Preocupados com o desempenho da equipe, os diretores contratam um especialista em atendimento com um método revolucionário: cada profissional será atendido da mesma forma que atende seus clientes para compreender o que eles realmente querem e desejam.
Em seguida, cada profissional, sabedor do que lhe falta, tem uma missão de exercitar ao máximo a característica pessoal na qual é deficiente. Em divertidas cenas, são apresentados vários perfis de atendentes, clientes e situações.
Ao adquirirem estas “super competências”, os quatro profissionais precisam integrar seus talentos e objetivos na construção de uma super equipe de atendimento.
O Espetáculo tem texto e canções de André Tadeu; Direção de Djalma de Lima e Elenco de Cleber Tolini, Débora Machado, Ronaldo Michelotto, Renata Durynek.

Fonte: Curso de Administração da FCSAC da Univap e www.centralpaulista.com
 
 
 

  Faculdade da Terceira Idade
Celebra o Dia Mundial da Saúde


 
 
A Faculdade da Terceira Idade Univap, de São José dos Campos, a fim de celebrar o Dia Mundial da Saúde – 7 de abril, e seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) que em 2011 trata do tema: A resistência antimicrobiana e sua disseminação global organizou no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Centro, uma programação envolvendo apresentação de dança e palestras.
A apresentação de Dança “Cultura Hip Hop” esteve sob a coordenação de Washington Luís Ferreira, Diretor e Coreógrafo da Companhia Feeling de Dança.



 
 

Para ministrar as palestras, a organização do evento convidou um cirurgião dentista do curso de Odontologia e alunas dos cursos de Farmácia e Nutrição, os três pertencentes à Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap.
O Prof. Dr. Leonardo Marchini, falou sobre o Controle das Infecções Bucais; já a aluna Clarissa Resende, do 8º período semestral (4º ano)do curso de Farmácia, ministrou uma palestra sobre Interação: Droga e Nutriente e Jaciara Portela Nascimento, do 8º período semestral (4º ano) do curso de Nutrição, sobre o tema: A Pirâmide Alimentar e os Principais Alimentos para a Melhor Idade.
As atividades relativas à data comemorativa encerraram-se às 16 horas, com o café da tarde de confraternização, servido a todos os presentes.

 
 
 

  Visita à Bienal do Livro e ao Campus Urbanova em São José dos Campos

 
 
Os alunos do Colégio Univap Platanus de Campos do Jordão, acompanhados da diretora, Profª Laura Domingues Schiavo, da Secretária Vanessa Dalbem e dos professores Flávio Gonçalves, Juliana Zucareli e Larissa Silva, vieram a São José dos Campos no último dia 12 de abril para visitar a Bienal do Livro promovida pela Prefeitura Municipal no Pavilhão das Gaivotas, no Parque da Cidade e, para conhecer o Campus Urbanova, a sede e maior infraestrutura da Univap.


Alunos e professores celebram a visita
 
Chegada de um dos ônibus ao Campus
Urbanova

Os estudantes permaneceram na Bienal pela manhã e à tarde fizeram um rápido tour pelo Campus, visitando alguns laboratórios da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e outros espaços. Na ocasião da visita os estudantes de Campos do Jordão fizeram questão de conhecer os estudantes do Colégio Univap Urbanova de Ensino Médio Integral.

Roteiro da visita
 
A integração dos alunos dos Colégios
Univap Platanus e Univap Urbanova

Tendo em vista que o Campus Urbanova é muito extenso, uma nova visita será programada para que os alunos tenham a oportunidade de visitar os laboratórios da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU); Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC); as instalações do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA); Biblioteca Central; TV Univap; Parque Tecnológico; a Capela Nossa Senhora do Amor; Áreas Degradadas em Recuperação (Antigas Cavas de Areia); o Serpentário, o Borboletário e o Criadouro Conservacionista do Centro de Estudos da Natureza.


 
 
 

  Sorria São José

 
 
Alunos e professores do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap participaram da 14ª edição do Projeto Sorria São José, promovido pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) de São José dos Campos, no último dia 9 de abril, das 8h às 13h.



 
 

De acordo com a comissão organizadora do evento, cerca de mil crianças foram atendidas e receberam além do kit de escovação, orientações sobre higienização bucal.
O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal, da Univap, Unesp e de cirurgiões-dentistas associados à APCD que atuaram como voluntários.

 
 
 

  Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento e Gestão Ambiental
Palestra


 
 
 
A coordenação do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento e Gestão Ambiental, realizou no último dia 7 de abril, a partir das 19 horas, uma palestra sobre o perfil do profissional de meio ambiente e os desafios futuros. Na ocasião também foi apresentado a contextualização programática do curso, seis professores que compõem o corpo docente e o Coordenador dos Cursos da Educação Continuada (CEC), Prof. MSc. Roque Mendes.
O evento foi realizado no prédio do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, onde os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu são oferecidos.
O curso objetiva munir os alunos participantes de conhecimentos atualizados necessários para a sua formação, capacitando-o ao exercício profissional na área, por meio de uma abordagem multidisciplinar e holística.
Sob a coordenação da Profª Levidar Célia de Cascia Pereira, Pós-Graduada em Sistema de Gestão ambiental e em Perícia e Auditoria Ambiental, o curso é direcionado para engenheiros, geólogos, biólogos, advogados e demais profissionais de nível superior com atuação e/ou interesse na área de gestão e controle da qualidade ambiental.
O curso consta com disciplinas com conteúdos atuais para atender as exigências do mercado.
As aulas são realizadas as segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 22h, cuja duração é de 18 meses, com início no próximo dia 2 de maio.
O interessado em se inscrever no curso deverá acessar o site da Univap: www.posgrau.univap.br/curso_planejamentoambiental.php, e regulamentar a sua matrícula.

Informações: (12) 3947-1233
E-mail: latosensu@univap.br

 
 
 

  Serpentário Oferece Treinamento

 
 
Equipes do 11º Grupamento de Bombeiros de São José dos Campos, do Grupo Suçuarana, da empresa LG, da empresa Serpal e da Vigilância em Saúde de Jacareí, participaram do curso sobre "Serpentes: acidente ofídico, primeiros socorros e captura”, oferecido pelo Serpentário do Centro de Estudos da Natureza (CEN), da Univap, no Campus Urbanova, sob a responsabilidade do Prof. Dr. José Carlos Cogo e com a colaboração da Bióloga Edvana de Toledo Oliveira.


Grupamento de Bombeiros de São
José dos Campos
 
Pessoal da LG, Serpal e
Vigilância em Saúde de Jacareí
 
Grupo Suçuarana

Os participantes receberam instruções sobre as características das serpentes e as diferenças entre elas, hábito, comportamento, captura correta e primeiros socorros. No curso foi possível ainda esclarecer dúvidas sobre histórias e mitos relacionados à espécie.

Interessados entrar em contato pelo email: serpentariocen@univap.br ou pelo telefone: (12) 3947-1000 - Ramal 2009.

 
 
 

  IX Conferência Latino-Americana de Geofísica Espacial
Participação de Professores Pesquisadores da Univap


 
 
 
Os professores pesquisadores da Univap, Alan,
Francisco, Marcio e Alessandra
Os professores pesquisadores do Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, Prof. Dr. Alan Prestes, Profª Drª Alessandra Abe Pacini, Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes e Prof. Dr. Marcio Tadeu de Assis Honorato Muella, participaram da IX Conferência Latino-Americana de Geofísica Espacial (COLAGE), realizada de 5 a 10 de abril, na cidade de Punta Arenas, na Costa Rica.
Durante o evento, foram apresentados, na forma de painéis ou comunicações orais, 10 trabalhos científicos de autoria dos professores da Univap, incluindo três deles em co-autoria com o Prof. Dr. Marlos Rockenbach da Silva, também pesquisador junto ao Laboratório de Física e Astronomia do IP&D.
A COLAGE é considerada o principal encontro latino-americano de discussão sobre as pesquisas e projetos na área de Geofísica Espacial, cujos principais temas estão ligados à Física Solar, Magnetosfera, Ionosfera, Atmosfera e Clima Espacial, além da Física de Plasmas do Sistema Solar e Ciência Planetária.
Durante todo o evento, além da apresentação dos resultados das pesquisas na área, também foram discutidas futuras colaborações científicas e estratégias para alavancar ainda mais o desenvolvimento de projetos em Geofísica Espacial nos países da América Latina.


Profª Alessandra durante a apresentação
 
Prof. Alan apresenta sua pesquisa na
forma de painel

A participação dos professores-pesquisadores da Univap teve apoio financeiro da Associação Latino-americana de Geofísica Espacial (ALAGE), organizadora do evento e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

 
 
 

  Curso de Condicionamento Físico e Desempenho Esportivo Infanto-Juvenil
Aulas Teóricas e Laboratórios Práticos


 
 
Para compor o Módulo: Resposta Neuromuscular ao Exercício, do Curso de Condicionamento Físico e Desempenho Esportivo Infanto-Juvenil, a Profª MSc. Tânia Matos, da Universidade de São Paulo (USP/SP), desenvolveu aulas teóricas e laboratórios práticos, nos dias 4 e 11 de abril, no Campus Urbanova da Univap, abordando o tema: Desenvolvimento neuromotor na infância e suas adaptações ao exercício físico.

 

Segundo a Profª Drª Silvia Ribeiro, coordenadora do Curso, a abordagem deste tema é de extrema relevância uma vez que 50% dos munícipes atendidos pelos alunos que estão frequentando as aulas, são da faixa etária infantil e juvenil. Para ela, o conhecimento de estratégias e estímulos neuromotores pode potencializar o desenvolvimento e contribuir para a formação de um futuro atleta.

 
 
 

  Corpo em Movimento

 
 
 
Tendo como ponto de partida o Dia Mundial da Saúde, celebrado dia 7 de abril, uma parceria foi firmada entre a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e a Faculdade de Educação e Artes (FEA), por intermédio do curso de Educação Física, para estimular que os acompanhantes, cuidadores ou familiares, realizem atividades práticas de exercícios físicos, sob a supervisão do Prof. MSc. Osvaldo Enrique Cimaschi, do curso de Educação Física, enquanto esperam os pacientes em tratamento junto ao Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da FCS, nas áreas da Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Enfermagem.
O projeto Corpo em Movimento teve início dia 12 de abril, no horário das 8h às 8h50, nas imediações da FCS – Bloco 7, Campus Urbanova, e será realizado duas vezes por semana, sempre as terças e quintas-feiras, deste semestre.

 
 
 

  Seminário

 
 
 

 
 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Seminário de Sensibilização: Propriedade Intelectual Como Instrumento Estratégico de Fomento à Inovação

Local: Campus Urbanova

Informações: (12) 3947-1036

Inscrições por Intermédio de Formulário:  Formulário de Inscrição

20 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

29 de abril
Dia do Artista Plástico (FEA)

5 de maio
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Atividade de Saúde na Leroy Merlin (FCS)

Programação a ser definida

7 de maio
Entrega dos Prêmios aos 16 Finalistas Concorrentes (Melhores Receitas)

4º Festival Gastronômico de São José dos Campos


Parceria: Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores) e Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Local: Bloco 7 – Instalações dos Cursos de Gastronomia e Nutrição (FCS) – Campus Urbanova

Horário: 15 horas

7 de maio
Semana Jurídica do Campus Villa Branca – Jacareí (FD)

(Programação a ser definida)

De 11 a 13 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Semana da História (FEA)

(Programação a ser definida)

De 12 a 14 de maio
Dia do Gastrônomo (FCS)

13 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Maratona de Programação – Curso de Ciência da Computação (FCSAC)

31 de maio
Dia da Imprensa

1º de junho
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

De 1º a 3 de junho
IX Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XI Semana da Saúde (FCS)

De 7 a 9 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Festa Junina no Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

29 de junho
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visita agendada
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, e fazer a solicitação por intermédio do e-mail: nvelho@univap.br

Observação: As visitas ao CEN são monitoradas.

Visitas nas quartas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
Início das Aulas – Graduação - Segundo Período Semestral

1º de agosto
Semana Jurídica do Campus Centro – São José dos Campos (FD)

De 15 a 19 de agosto
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
48º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

27 de agosto
Semana da Educação Física – Campi: Urbanova e Villa Branca (FEA)

30 e 31 de agosto
Dia do Educador Físico (FEA)

1º de setembro
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
VII Semana de Biologia - VII SEBIO – (FEA)

Programação a ser definida

De 20 a 22 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Semana de Pedagogia (FEA)

7 e 8 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica (IP&D)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
III Mostra Internacional de Vídeo Científico (FCSAC)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
Dia Nacional do Cirurgião-Dentista (FCS)

25 de outubro
Júri Penal Simulado – Campus Centro (FD)

28 de outubro
Dia Nacional do Livro (FEA)

29 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
Dia Nacional do Design (FCSAC)

25 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 29 de novembro a
1º de dezembro