122ª Edição - Ano III
De 04 a 10 de abril/2011
 

  Concurso EDP University Challenge 2010
Alunos de Publicidade e Propaganda Classificam-se em 2º Lugar


 
 
 
No último dia 15 de março foi realizado no auditório do Edifício Bandeira Tower, São Paulo, sede da Empresa Energia de Portugal (EDP), a cerimônia para entrega do prêmio EDP University Challenge 2010, sobre o tema: A EDP e a Eficiência Energética: Um futuro lado a lado.
O clima foi de muita expectativa quanto ao resultado do concurso tendo em vista que as mais renomadas, Instituições de Ensino Superior (IES), estavam inscritas.
O prêmio de R$ 15 mil reais e a possibilidade de estagiar pelo período de três meses em uma das sedes da EDP (Portugal, Espanha e Brasil), fez aumentar ainda mais a expectativa das 32 Instituições participantes.
Idealizado em 2007, pela matriz da empresa em Portugal, o EDP University Challenge é um concurso universitário anual que pretende estimular estudantes a colocarem em prática o conhecimento adquirido ao longo do curso acadêmico, por meio de um plano de negócio nas áreas de estratégia, marketing e comunicação, de forma a promover maior integração entre as universidades e o mundo corporativo.
De todos os trabalhos apresentados quatro foram classificados para a grande final (15 de março), com apresentação oral detalhada das ações e projeto, sendo que os alunos de PP/FCSAC, do 7º período semestral (4º ano), Fernanda Mariano, Iuri Moura, Mayara Nunes, Monique Abreu e Lucas Vieira, classificaram-se em 2º lugar.
O júri foi composto por profissionais das áreas de gestão, marketing, estratégia e comunicação da EDP, que avaliaram os aspectos científicos e acadêmicos dos projetos apresentados.
O projeto “A Energia que Gira a Favor do Planeta”, com o enfoque na energia eólica, esteve sob a coordenação dos Professores Mário José Moreira e Mário Gustavo de Almeida Paula.

 
 
 

  Atendimento a Situações Emergenciais
Novas Diretrizes da American Heart Association


 
 
 
Com objetivo de atualizar o conhecimento de professores e de alunos da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) sobre as novas diretrizes publicadas em outubro de 2010, pela American Heart Association, a respeito do suporte básico de vida, a direção da Faculdade realizou nos dias 4 e 5 de abril, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, um treinamento das equipes.
Sob a coordenação da Profª MSc. Luciene Reginato Chagas, o treinamento demonstra que para aumentar a chance de sucesso da reanimação cardiopulmonar (RCP) em parada cardiorrespiratória (PCR), é preciso a constatação precoce, a solicitação por ajuda e o início imediato das manobras de suporte básico de vida que deverão ser realizadas de forma sincrônica e precisa.
A parada cardiorrespiratória (PCR) é a interrupção de batimentos cardíacos e respiração, sendo necessário restaurar as funções fisiológicas como a oxigenação e circulação.
O treinamento oferecido possibilitará que 117 pessoas, entre docentes e alunos da área da saúde da Univap, possam identificar adequadamente situações de risco de vida, como por exemplo: uma parada cardíaca; a aplicação de técnicas de desobstrução de vias aéreas; exercer adequadamente o atendimento à vítima de parada cardíaca seja sozinho ou em equipe, entre outros procedimentos.
A direção da Faculdade, tendo em vista a excelente repercussão deste treinamento, estuda aplicá-lo aos funcionários da Faculdade envolvidos no atendimento de pessoas junto às clínicas da Universidade.

 
 
 

  Sexualidade e Prevenção

 
 
 

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), atendendo a uma solicitação da direção do Colégio Univap Urbanova – Ensino Médio Integral, organizou no Bloco 6, no Campus Urbanova, a realização de uma palestra sobre sexualidade e prevenção, aos estudantes, no período da manhã do dia 31 de março.
A palestra proferida pela Profª MSc. Maria Conceição Furtado Lancia, teve por objetivo orientar, prevenir e de apresentar quais as principais causas e os efeitos das doenças sexualmente transmissíveis (DST).

 
 
 

  Viagem Precursora do Rondon ao Pantanal: Operação Especial no Rio Paraguai
Corumbá/MS


 
 
 
Instalações da Marinha em Coumbá/MS
A fim de conhecer a região onde as equipes de alunos e professores da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e da Universidade Federal de Alfenas (Unifenas) irão atuar na Operação Especial no Rio Paraguai (MS) do Projeto Rondon no mês julho deste ano, o Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro pela Univap e a Profª Drª Simone Cecília de Melo, da Unifenas, estiveram no período de 3 a 9 de abril na 17ª Brigada de Fronteira (17ª BFron) e no 6º Distrito Naval (6DN) da Marinha Brasileira em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, local sede onde os representantes das Instituições de Ensino Superior (IES), foram recebidos pelo Cel Edson Pierobon, da Gerência de Planejamento do Projeto Rondon do Ministério da Defesa.
As equipes da Univap e Unifenas ficarão alojadas em instalações da 17ª BFron e no Hotel de Trânsito (HT) da Marinha Brasileira. Farão durante os trabalhos sobrevoos em helicópteros da Marinha sobre o tramo sul do Rio Paraguai e vão utilizar viatura leve de combate para atingir localidades às margens do Rio.
A Univap desenvolvera ações em temas relativos ao meio ambiente e tecnologia social/produção rural, comunicação e trabalho e a Unifenas na área de saúde, educação, cidadania, junto às populações ribeirinhas, pequenas comunidades organizadas ou até em simples agrupamentos de casas nas localidades de Forte Coimbra, Porto Esperança, Porto Murtinho, Albuquerque e Porto da Manga.

 
 
 

  Seminário

 
 
 

 
 
 
 

  Palestra aos Alunos do Curso de Pós-Graduação
Condicionamento Físico e Desempenho Esportivo Infanto-Juvenil


 
 
A coordenadoria do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Condicionamento Físico e Desempenho Esportivo Infanto-Juvenil e a Divisão de Atividades Esportivas Comunitárias da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, convidaram o Prof. Waldemar Montezano, ex-atleta e ex-treinador da Seleção Brasileira, para ministrar uma palestra aos docentes e alunos do curso que atuam como coordenadores ou professores nos centros poliesportivos do município.
A palestra realizada dia 4 de abril, no Anfiteatro Maria Lenk, do prédio do Curso de Educação Física, no Campus Urbanova, faz do Fórum de Práticas Ginásticas Esportivas e de Lazer, sob responsabilidade da Profª Drª Silvia Ribeiro e do Prof. MSc. Elessandro Lima, que tem como objetivo instrumentalizar os docentes que atuam nos Centros Poliesportivos e Unidades Associadas, de metodologias atuais e temáticas emergentes desta área.

 

Formado em Educação Física, o Prof. Montezano, especializou-se na Rússia, Polônia, França e Estados Unidos. Como atleta foi campeão brasileiro e sulamericano nas corridas de 200 e 400 metros e deixou um recorde em 1969 que jamais foi batido. Também foi técnico da Seleção Brasileira e treinador de João Carlos Oliveira, o João do Pulo, recorde mundial em salto triplo em 1975 e Rui da Silva, que obteve a 4ª colocação nas Olimpíadas de Montreal, em 1976.
Natural de Muriaé, Minas Gerais, hoje aos 72 anos, o Prof. Montezano foi convidado e é o atual coordenador técnico das equipes competitivas de atletismo da cidade, composto por 46 atletas.

Fonte: Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação em Condicionamento Físico e Desempenho Esportivo Infanto-Juvenil e Secretaria de Esportes e Lazer

 
 
 

  Doação à Mitra Diocesana de São José dos Campos

 
 
 

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), dentro das diversas atividades desenvolvidas no início do ano para receber os novos estudantes da Univap, realizou também o Trote Solidário, estimulando os estudantes a doarem alimentos não perecíveis, brinquedos, livros, roupas e sapatos.
Todas as doações arrecadadas foram entregues no dia 31 de março, pela equipe da Prefeitura do Campus Urbanova, à Mitra Diocesana de São José dos Campos.

 
 
 

  Hóquei sobre Grama e Indoor
Aluno da Univap é Capitão do Time Matias de São José


 
 
 
O aluno Jonel Rodrigues dos Santos, do 7º período semestral (4º ano) do curso de Educação Física, da Faculdade de Educação e Artes (FEA) é jogador e capitão do time de hóquei sobre grama e indoor, em São José dos Campos.
O hóquei sobre a grama foi 'criado' pelos ingleses em finais do século XIX. No Brasil, somente na década de 80 os primeiros atletas federados começaram a ingressar em campeonatos no exterior. Na década seguinte, o Brasil passou a participar regularmente de torneios continentais. Porém, a estréia da primeira seleção brasileira de hóquei sobre a grama aconteceu em Santiago, no Chile, em 1998, quando ocorreu o 5º Campeonato Sul-Americano.
Este esporte é disputado em um campo de grama ou de material sintético de 91m de comprimento por 55m de largura, com dois tempos de 35 minutos. Os jogadores utilizam um bastão, geralmente feito de madeira, que pesa entre 350g e 700g e não pode ultrapassar 5cm de diâmetro. A bola, feita de plástico e cortiça, pesa cerca de 160g e tem diâmetro de 3cm.
Em São José dos Campos, a iniciativa para a criação de um time que representasse o município surgiu na Univap, por intermédio do Prof. MSc. Osvaldo Enrique Cimaschi que estimulou a realização de uma palestra proferida pelo Prof. Carlos Tear, admirador deste esporte, que inclusive organizou uma aula prática demonstrativa.

 
 
 

  Alunos da Univap Participam de Curso de Atualização no Hospital Sírio-Libanês

 
 
 

Os alunos do 4º ao 9º períodos semestrais (de 2º ao 5º ano) do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), estão participando do curso de Odontologia Hospitalar em São Paulo, junto ao Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa.
O curso de atualização sob a coordenação do Prof. Dr. Luiz Carlos Magnello Souza, tem a carga horária de 16horas/aula e será realizado de março a novembro de 2011, sempre na última quarta-feira de cada mês, no horário das 20h às 22h.

 
 
 

  Projeto Rede Brazucah de Difusão do Cinema Brasileiro
Parceria com a FVE/Univap


 
 
 
A FVE/Univap assinou em março deste ano um convênio com a Brazucah Produções Culturais Ltda., para exibição de filmes brasileiros nos auditórios da Universidade, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica e Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC).
O projeto Rede Brazucah de Difusão do Cinema Brasileiro, sob o patrocínio das empresas Comgás e Claro, cederá os direitos para que a FVE/Univap realize a exibição de 7 longas-metragens e 7 curtas-metragens, entre os meses de abril e novembro.
As duas primeiras sessões de cinema gratuitas serão realizadas aos sábados nos dias 16 e 30 de abril, às 15 horas, no Auditório da Faculdade de Direito da Univap – Campus Centro.

Sinopses dos Filmes

RATAO

(Curta-Metragem – 20 min. - Santiago Dellape)
Goma é um garoto que ajuda o Tio a vender cd’s piratas na Feira do Paraguai, em Brasília. Enquanto Tio busca a iluminação espiritual, Goma se envolve com a máfia japonesa que controla a Feira.
AS MELHORES COISAS DO MUNDO
(Longa-Metragem - 105 min. - Lais Bodanzky)

Mano tem 15 anos. Adora tocar guitarra, sair com os amigos e andar de bike. Um acontecimento na família faz com que ele perceba que virar adulto não é brincadeira. O bullyng na escola, a primeira transa, o relacionamento em casa, as inseguranças, os preconceitos e a descoberta do amor transformam a adolescência numa travessia nada simples.

Exibição de Filmes
Auditório da Faculdade de Direito da Univap – Campus Centro

Praça Cândido Dias Castejón, 116, São José dos Campos/SP
Sessões: 16 e 30 de abril
Horário: 15 horas
Entrada Gratuita
Informações: (12) 3928-9800

 
 
 

  4° Festival Gastronômico de São José dos Campos
Parceria com o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da FCS


 
 
 
Alunos do curso prepararam receitas em agosto de
2010, durante a atividade: Organização de Banquetes
e Eventos, nas instalações do curso, no Campus
Urbanova
O 4° Festival Gastronômico de São José dos Campos que teve início dia 1º de abril e vai até o dia 30, conta com a participação de 38 estabelecimentos, divididos nas categorias: Bares e Botecos; Lanches; Pizzarias e Restaurantes. Entre eles, serão 76 pratos concorrentes, com dezenas de lançamentos exclusivos para o Festival.
Organizado pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores), a seleção dos estabelecimentos que estão participando do Festival levou em consideração as condições gerais de atendimento dos locais, como o espaço físico, a infraestrutura, a capacidade de acomodação dos clientes e a qualidade dos pratos.
Este ano o Festival Gastronômico de São José dos Campos conta com prêmios atrativos e que prometem aumentar o consumo nos estabelecimentos participantes. Entre os mais disputados estão um (1) Carro 0 KM e uma (1) Viagem para Cancun.
Para concorrer ao sorteio, basta entrar no site: www.festivalgastronomicosjc.com.br e verificar os estabelecimentos participantes e consumir as saborosas receitas inscritas no Festival.
Outra novidade do Festival deste ano é a parceria criada com a Rede Hoteleira da cidade, que concederá descontos na hospedagem durante os fins de semana do evento.
Os prêmios serão sorteados na sede do Sindicato, dia 3 de maio, na presença de auditor independente - BDO, e entregues aos ganhadores durante o evento de encerramento que será realizado dia 7 de maio, às 15 horas, nas instalações do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) no Campus Urbanova da Univap, com aproximadamente 150 convidados.

Informações: www.festivalgastronomicosjc.com.br

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Visita de Alunos do Curso de Fisioterapia da Faculdade Sudoeste Paulista – Município de Avaré/SP - às Instalações da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Campus Urbanova

Recepção: Bloco 9 – Auditório Azul

Horário: A partir das 9h

15 de abril
Seminário de Sensibilização: Propriedade Intelectual Como Instrumento Estratégico de Fomento à Inovação

Local: Campus Urbanova

Informações: (12) 3947-1036

Inscrições por Intermédio de Formulário:  Formulário de Inscrição

20 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

29 de abril
Dia do Artista Plástico (FEA)

5 de maio
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Atividade de Saúde na Leroy Merlin (FCS)

Programação a ser definida

7 de maio
Entrega dos Prêmios aos 16 Finalistas Concorrentes (Melhores Receitas)

4º Festival Gastronômico de São José dos Campos


Parceria: Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores) e Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Local: Bloco 7 – Instalações dos Cursos de Gastronomia e Nutrição (FCS) – Campus Urbanova

Horário: 15 horas

7 de maio
Semana Jurídica do Campus Villa Branca – Jacareí (FD)

(Programação a ser definida)

De 11 a 13 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Semana da História (FEA)

(Programação a ser definida)

De 12 a 14 de maio
Dia do Gastrônomo (FCS)

13 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Maratona de Programação – Curso de Ciência da Computação (FCSAC)

31 de maio
Dia da Imprensa

1º de junho
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

De 1º a 3 de junho
IX Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XI Semana da Saúde (FCS)

De 7 a 9 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Festa Junina no Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

29 de junho
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visita agendada
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, e fazer a solicitação por intermédio do e-mail: nvelho@univap.br

Observação: As visitas ao CEN são monitoradas.

Visitas nas quartas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
Início das Aulas – Graduação - Segundo Período Semestral

1º de agosto
Semana Jurídica do Campus Centro – São José dos Campos (FD)

De 15 a 19 de agosto
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
48º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

27 de agosto
Semana da Educação Física – Campi: Urbanova e Villa Branca (FEA)

30 e 31 de agosto
Dia do Educador Físico (FEA)

1º de setembro
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
VII Semana de Biologia - VII SEBIO – (FEA)

Programação a ser definida

De 20 a 22 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Semana de Pedagogia (FEA)

7 e 8 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica (IP&D)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
III Mostra Internacional de Vídeo Científico (FCSAC)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
Júri Penal Simulado – Campus Centro (FD)

28 de outubro
Dia Nacional do Livro (FEA)

29 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
Dia Nacional do Design (FCSAC)

25 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 29 de novembro a
1º de dezembro