121ª Edição - Ano III
De 28 de março a 03 de abril/2011
 

  4° Festival Gastronômico de São José dos Campos
Parceria com o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da FCS


 
 
 
Alunos do curso prepararam receitas em agosto de
2010, durante a atividade: Organização de Banquetes
e Eventos, nas instalações do curso, no Campus
Urbanova
O 4° Festival Gastronômico de São José dos Campos que teve início dia 1º de abril e vai até o dia 30, conta com a participação de 38 estabelecimentos, divididos nas categorias: Bares e Botecos; Lanches; Pizzarias e Restaurantes. Entre eles, serão 76 pratos concorrentes, com dezenas de lançamentos exclusivos para o Festival.
Organizado pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores), a seleção dos estabelecimentos que estão participando do Festival levou em consideração as condições gerais de atendimento dos locais, como o espaço físico, a infraestrutura, a capacidade de acomodação dos clientes e a qualidade dos pratos.
Este ano o Festival Gastronômico de São José dos Campos conta com prêmios atrativos e que prometem aumentar o consumo nos estabelecimentos participantes. Entre os mais disputados estão um (1) Carro 0 KM e uma (1) Viagem para Cancun.
Para concorrer ao sorteio, basta entrar no site: www.festivalgastronomicosjc.com.br e verificar os estabelecimentos participantes e consumir as saborosas receitas inscritas no Festival.
Outra novidade do Festival deste ano é a parceria criada com a Rede Hoteleira da cidade, que concederá descontos na hospedagem durante os fins de semana do evento.
Os prêmios serão sorteados na sede do Sindicato, dia 3 de maio, na presença de auditor independente - BDO, e entregues aos ganhadores durante o evento de encerramento que será realizado dia 7 de maio, às 15 horas, nas instalações do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) no Campus Urbanova da Univap, com aproximadamente 150 convidados.

Informações: www.festivalgastronomicosjc.com.br

 
 
 

  Equipe Médica do Hospital Municipal Visita as Instalações da FCS

 
 
A direção e coordenadores de cursos da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) receberam no último dia 28, a visita de integrantes da equipe médica do Hospital Municipal Doutor José de Carvalho Florence, Dr. Camilo Stanzani (Diretor Clínico), e das Drª Laís Salles Pinheiro e Drª Maria Henriqueta Rennó Merlotti, interessados em conhecer as instalações do Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) e laboratórios da Faculdade no Campus Urbanova.
Na ocasião, a equipe visitou os Laboratórios de: Anatomia, Centro Cirúrgico de Enfermagem, Hidroterapia; Biodinâmica II; Fisioterapia Neurofuncional, entre outros espaços.

Drª Laís, Dr. Camilo, Drª Maria Henriqueta
e o Prof. João Benicio, do Curso de
Enfermagem
 
A equipe médica com o Prof. Luiz
Eduardo, no Laboratório de Anatomia

Na Universidade, a visita da equipe médica foi acompanhada pelo Prof. MSc. João Benicio de Almeida, Coordenador do Curso de Enfermagem, pelo Prof. MSc. Luiz Eduardo Cardoso, responsável pelo Laboratório de Anatomia e Prof. Dr. Rodrigo Alexis Lazo Osório, Coordenador do Curso de Fisioterapia.
A partir desse encontro novas parcerias serão programadas entre a Universidade e a área clínica do Hospital Municipal, visando o atendimento de pacientes da rede pública da região.

 
 
 

  Orientação de Saúde Bucal
Ministério Amor e Vida


 
 
 
A organização evangélica internacional e interdenominacional, fundada em 1957, denominada Operação Mobilização (OM) – por intermédio do Ministério Amor e Vida, sob a coordenação da Sra. Dirce Aragão, solicitou à Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap que realizasse na Vila Machado, em Jacareí, uma atividade odontológica de orientação de saúde bucal junto aos moradores.
A ação voluntária foi realizada dia 26 de março e contou com a participação de aproximadamente 20 alunos do curso de Odontologia sob a supervisão da Profª Drª Cibelle Barbosa Lopes.
A atividade ocorreu nas instalações da Escola Estadual Dona Benedita Freire de Macedo, das 8h às 16h, e atendeu aproximadamente 200 crianças.

 
 
 

  Univap participa do Dia Mundial da Saúde
Agita São José


 
 
   

A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com o Projeto Agita São José, realiza no dia 9 de abril, sábado, o evento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde.
As atividades serão realizadas no Parque Roberto Burle Marx, mais conhecido como Parque da Cidade, região norte do município, das 8h às 13h, gratuitamente para toda população. A expectativa da organização é que cerca de cinco mil pessoas participem das atividades esse ano.
A Univap é parceira do evento e irá contribuir com várias atividades nas áreas da saúde e de educação Física. Pela Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) já estão confirmadas a participação de equipes nas áreas da Biomedicina, Enfermagem e Odontologia. Pela Faculdade de Educação e Artes, a equipe de Educação Física, vai desenvolver atividades de recreação, ginástica e dança.
A iniciativa da Prefeitura tem o objetivo de informar e sensibilizar a população sobre os benefícios da atividade física e da prática de uma alimentação saudável no cotidiano das pessoas.
A programação começa às 8h com uma caminhada dentro do parque. Além desta atividade, os participantes receberão orientações sobre saúde (postura, amamentação, conservação alimentar, higiene bucal, etc), segurança nas ruas, teste para verificar a dependência do tabagismo, quick massagem, serviço de podologia, mostruário vivo do mosquito Aedes Aegypti, apresentações de dança e música, exposições de fotografia e equipamentos para trekking, entre outras atividades.
Durante o evento será realizada também a “VI Mostra de Boas Práticas para um Estilo de Vida Fisicamente Ativo e Saudável”, oferecendo à população um ambiente que permitirá a interação das pessoas a fim de mostrar alternativas de atividades que podem ser incorporadas no cotidiano das pessoas como orientações sobre nutrição saudável e também práticas de atividades físicas.

Fontes: Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde/Faculdades de Ciências da Saúde e de Educação e Artes da Univap

 
 
 

  Projeto Rede Brazucah de Difusão do Cinema Brasileiro
Parceria com a FVE/Univap


 
 
 
A FVE/Univap assinou em março deste ano um convênio com a Brazucah Produções Culturais Ltda., para exibição de filmes brasileiros nos auditórios da Universidade, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica e Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC).
O projeto Rede Brazucah de Difusão do Cinema Brasileiro, sob o patrocínio das empresas Comgás e Claro, cederá os direitos para que a FVE/Univap realize a exibição de 7 longas-metragens e 7 curtas-metragens, entre os meses de abril e novembro.
As duas primeiras sessões de cinema gratuitas serão realizadas aos sábados nos dias 16 e 30 de abril, às 15 horas, no Auditório da Faculdade de Direito da Univap – Campus Centro.

Sinopses dos Filmes

RATAO

(Curta-Metragem – 20 min. - Santiago Dellape)
Goma é um garoto que ajuda o Tio a vender cd’s piratas na Feira do Paraguai, em Brasília. Enquanto Tio busca a iluminação espiritual, Goma se envolve com a máfia japonesa que controla a Feira.
AS MELHORES COISAS DO MUNDO
(Longa-Metragem - 105 min. - Lais Bodanzky)

Mano tem 15 anos. Adora tocar guitarra, sair com os amigos e andar de bike. Um acontecimento na família faz com que ele perceba que virar adulto não é brincadeira. O bullyng na escola, a primeira transa, o relacionamento em casa, as inseguranças, os preconceitos e a descoberta do amor transformam a adolescência numa travessia nada simples.

Exibição de Filmes
Auditório da Faculdade de Direito da Univap – Campus Centro

Praça Cândido Dias Castejón, 116, São José dos Campos/SP
Sessões: 16 e 30 de abril
Horário: 15 horas
Entrada Gratuita
Informações: (12) 3928-9800

 
 
 

  Sorria São José
9 de abril – APCD de São José dos Campos


 
 
 
Participação dos alunos do curso de Odontologia da
Univap em 2009, na 12ª edição do Sorria São José
A Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) de São José dos Campos realiza no próximo dia 9 de abril, sábado, das 9h às 13h, a 14ª edição do evento: Sorria São José.
O evento anual filantrópico tem por objetivo realizar trabalhos de prevenção da cárie dentária e do câncer bucal, entre as crianças da rede municipal de ensino.
Durante o Sorria São José 2011, deverão ser atendidas mais de duas mil crianças, que também receberão o kit de escovação e orientações sobre técnicas de higienização bucal.
A forma de conscientização das crianças para os cuidados bucais é feita de maneira descontraída, com brincadeiras, mas mostrando a importância de se fazer os movimentos corretos na hora da escovação de dentes. Esse tipo de iniciativa contribui para prevenir, desde cedo, problemas como cáries e até mesmo o câncer bucal.
O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal, da Univap, Unesp e cirurgiões-dentistas associados da APCD que atuam como voluntários.
As escolas que desejarem participar do Sorria São José, podem se inscrever, pelo telefone 3938-9901 (APCD), falar com Cíntia dos Santos.
O evento será realizado na sede da APCD São José dos Campos, localizada na Rua Egle Carnevalli, 26, Jardim das Indústrias.

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 16 de abril. Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.

Leonardo Da Vinci
Biografia
 

Leonardo Da Vinci, artista renascentista italiano, nasceu em 15 de abril de 1452. Existem algumas dúvidas sobre a cidade de seu nascimento. Para alguns historiadores, seu berço foi em Anchiano, enquanto para outros, foi numa cidade, situada na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Pisa.
Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois se mostrou um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.
Leonardo Da Vinci fez estágio no estúdio de Verrochio (importante artista da época), na cidade de Florença. Viveu uma época em Milão, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Até 1506, realizou trabalhos principalmente em Florença e tudo indica que nesta época tenha pintado sua obra mais famosa: a bela e enigmática Gioconda. Faleceu na França no ano de 1519.

Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Machu Picchu
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Melhores Imagens que Circulam na Internet
França
Flores
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Leonardo Da Vinci
Esculturas de Michelangelo
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
Caricaturas III
Ilhas Maldivas
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
Caricaturas II
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Portinari
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Victor Molev

Informações: (12) 3947-1009 – Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica
Email: cultura@univap.br

Sinopse:

O filme: A Vida de Leonardo Da Vinci - é considerado o melhor e mais completo relato sobre a vida do maior gênio da humanidade. Uma superprodução milionária da RAI, filmada nas locações reais onde Leonardo Da Vinci viveu, e baseada numa meticulosa pesquisa histórica.
Conheça toda a história de Leonardo Da Vinci, de sua infância em Florença à sua morte na França, passando por sua longa estada em Milão. Acompanhe o processo de criação de suas principais obras-primas, como A Última Ceia e Mona Lisa, seus desenhos da anatomia humana e suas inúmeras invenções. Além da atuação magistral de Philippe Leroy como Da Vinci, o filme tem como destaque a direção do veterano Renato Castellani, vencedor da Palma de Ouro em Cannes por Due Soldi di Speranza (1952) e diretor de outra famosa série: A Vida de Verdi (1981).

 
 
 

  Palestra: Planejamento e Gestão Ambiental - 07 de abril de 2011

 
 
 

 
 
 
 

  FVE/Univap Cria o Núcleo de Inovação Tecnológica

 
 
 

 
 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Atendimento a Situações Emergenciais – Novas Diretrizes da RCP – De Acordo com American Heart Association – Publicada em outubro/2010

Treinamento e Atualização – Alunos da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova

Horário: das 8h30 às 12h

Professora Responsável: Profª MSc. Luciene Reginato Chagas

4 e 5 de abril
Sorria São José – APCD de São José dos Campos

Participação dos alunos e professores do Curso de Odontologia (FCS)

Local: Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD)
Rua Egle Carnevalli, 26 – Jardim das Indústrias – São José dos Campos

Horário: Das 9h às 13h

Informações: 3938-9901 (APCD), Cíntia dos Santos

9 de abril
Dia Mundial da Saúde - Agita São José – Prefeitura Municipal de São José dos Campos/Secretaria Municipal de Saúde

Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Cursos de: Biomedicina (Conhecendo o Corpo Humano – Prof. Dr. Raduan Hage e mais 8 alunos); Por que Lavar as Mãos (Profª Drª Sônia Khouri e mais 8 alunos); Enfermagem (Campanha Contra o Tabagismo – Prof. MSc. João Benício de Almeida e alunos); Odontologia (Saúde Bucal – Prof. Marcos Augusto do Rego, Prof. Luis Eduardo da Silva Soares e Profª Cibelle Barbosa Lopes e mais 26 alunos), além de outros cursos

Faculdade de Educação e Artes (FEA): Curso de Educação Física: Atividades de Recreação, Ginástica e Dança (Prof. MSc. Osvaldo Enrique Cimaschi e alunos estagiários)

Local: Parque Roberto Burle Marx (Conhecido como Parque da Cidade)

Horário: Das 8h às 13h

9 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

29 de abril
Dia do Artista Plástico (FEA)

5 de maio
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Atividade de Saúde na Leroy Merlin (FCS)

Programação a ser definida

7 de maio
Entrega dos Prêmios aos 16 Finalistas Concorrentes (Melhores Receitas)

4º Festival Gastronômico de São José dos Campos


Parceria: Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores) e Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Local: Bloco 7 – Instalações dos Cursos de Gastronomia e Nutrição (FCS) – Campus Urbanova

Horário: 15 horas

7 de maio
Semana Jurídica do Campus Villa Branca – Jacareí (FD)

(Programação a ser definida)

De 11 a 13 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Semana da História (FEA)

(Programação a ser definida)

De 12 a 14 de maio
Dia do Gastrônomo (FCS)

13 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Maratona de Programação – Curso de Ciência da Computação (FCSAC)

31 de maio
Dia da Imprensa

1º de junho
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

De 1º a 3 de junho
IX Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XI Semana da Saúde (FCS)

De 7 a 9 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Festa Junina no Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

29 de junho
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visita agendada
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, e fazer a solicitação por intermédio do e-mail: nvelho@univap.br

Observação: As visitas ao CEN são monitoradas.

Visitas nas quartas e sextas-feiras Das 14h às 16h
Início das Aulas – Graduação - Segundo Período Semestral

1º de agosto
Semana Jurídica do Campus Centro – São José dos Campos (FD)

De 15 a 19 de agosto
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
48º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

27 de agosto
Semana da Educação Física – Campi: Urbanova e Villa Branca (FEA)

30 e 31 de agosto
Dia do Educador Físico (FEA)

1º de setembro
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
VII Semana de Biologia - VII SEBIO – (FEA)

Programação a ser definida

De 20 a 22 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Semana de Pedagogia (FEA)

7 e 8 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica (IP&D)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
III Mostra Internacional de Vídeo Científico (FCSAC)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
Júri Penal Simulado – Campus Centro (FD)

28 de outubro
Dia Nacional do Livro (FEA)

29 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
Dia Nacional do Design (FCSAC)

25 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 29 de novembro a
1º de dezembro