120ª Edição - Ano III
De 21 a 27 de março/2011
 

  Alunos do Curso de Farmácia Visitam a EMS

 
 
 
Os alunos do Curso de Farmácia, acompanhados pela Profª Drª Janice Aparecida Rafael Arakawa da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), visitaram no dia 17 de março, as instalações da Indústria Farmacêutica EMS, em Hortolândia/SP.
A iniciativa para o agendamento desta visita partiu da aluna Bruna Del Grande que entrou em contato com a empresa para saber quais as exigências para entrar na indústria, acertando o dia e hora para a equipe da Univap.
EMS foi fundada há quase 50 anos, com capital 100% nacional e possui dois complexos industriais estrategicamente localizados, um em São Bernardo do Campo e outro em Hortolândia, no estado de São Paulo.
Com um trabalho baseado em ousadia, simplicidade, excelência e responsabilidade, a EMS não chegou ao topo do ranking por acaso. A força da marca está nos constantes investimentos, seja em tecnologia, infraestrutura, pesquisa ou desenvolvimento. Outro fator é a ampliação contínua de suas linhas de produtos.
A EMS foi o primeiro laboratório brasileiro a produzir no ano de 2000 medicamentos genéricos; a exportar medicamentos para a Europa em 2005, e a disponibilizar ao mercado brasileiro, em 2010, as versões genéricas de importantes produtos que perderam patentes.
Na empresa EMS, os alunos foram recepcionados pelo Supervisor de Treinamento, Dr. Mário Gallego Neto.
De acordo com o coordenador do curso de Farmácia da FCS/Univap, Prof. Dr. Nilton Syogo Arakawa, o objetivo da visita à indústria farmacêutica foi no sentido de conhecer e de ampliar a visão dos estudantes a respeito de uma das áreas da Farmácia, observando a modernização da área, pelas instalações de equipamentos, novas tecnologias, rotinas de trabalho e possíveis campos de estágios.

 
 
 

  Cooperação Técnico-Científica em Tecnologia Aeroespacial
FVE/Univap e Inotech – Inovação & Tecnologia


 
 
 
A equipe de alunos e professores
A Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap assinou há dois anos um convênio de natureza técnico-científica e educacional com a empresa Inotech – Inovação & Tecnologia, uma organização de sociedade civil de interesse público (Oscip).
O convênio foi celebrado para desenvolver e construir micro-motores de foguetes, propelidos a biocombustível e oxigênio, bem como seus respectivos equipamentos auxiliares.
O motor foguete a combustível líquido utiliza propelentes líquidos injetados sob pressão em uma câmara de combustão. Os propelentes são, geralmente, um oxidante e um combustível, líquidos.
Uma grande quantidade de componentes, coordenados entre si, por meio de sistemas complexos, são necessários para o funcionamento do motor-foguete e todos eles devem funcionar em harmonia para garantir o sucesso da operação.

 
 
 

  Projeto: Univap Virtual e Urmet Daruma
Capacitação de Alunos e Desenvolvimento Tecnológico


 
 
 
A equipe
Beneficiada pela Lei de Informática, a FVE/Univap iniciou em 2008 um projeto de parceria entre a Univap Virtual e a Urmet Daruma.
Este projeto tem como principais objetivos o desenvolvimento de novas tecnologias da informação e comunicação para a automação comercial e a capacitação profissional dos alunos dos cursos de Ciências e Engenharia da Computação da Univap.
O projeto possui três linhas de pesquisa: desenvolvimento de softwares; tecnologia da informação (TI) e integração com desenvolvimento, possibilitando a proposta e a certificação de novos produtos para Urmet Daruma.
A coordenadora do projeto pela Univap Virtual, Profª Drª Silene Fernandes Bicudo, afirma que os alunos vivenciam um ambiente de empresa. “Os alunos colocam em prática a teoria aprendida na Faculdade e saem com formação, maturidade e experiências diferenciadas para o mercado de trabalho”.
O Gerente de Integração e Desenvolvimento do Projeto pela Urmet Daruma junto à Univap, Claudenir Campos Andrade, disse que só este ano os alunos bolsistas fizeram três cursos sobre linguagem de programação (C# Avançado; Asp.net e programação para Android). Além disto, para ampliar conhecimentos, a equipe participa com freqüência de palestras e congressos. “A empresa dá condições, capacita e cobra resultados”, enfatiza.

 
 
 

  Avaliação do Desempenho Muscular

 
 
As atletas Luise Novaes e Monique Peçanha, da equipe de Futebol Feminino de São José dos Campos, fizeram teste de dinamometria isocinética, dia 10 de março, sob a supervisão do fisioterapeuta e docente Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Prof MSc. Daniel Vilela Nogueira, no Laboratório de Biodinâmica do Movimento Humano, Bloco 7, no Campus Urbanova.
O dinamômetro isocinético permite a avaliação objetiva e direta dos componentes de desempenho muscular relacionados às articulações de quadril, joelho, tornozelo, ombro, cotovelo, punho e tronco. Ao realizar o teste, o profissional em fisioterapia obtém os seguintes dados: força máxima e média; força desenvolvida em relação ao peso corporal; comparação da força entre os lados direito e esquerdo (lesado e não-lesado); potência do músculo testado; relação de equilíbrio entre os músculos que realizam o movimento e resistência do músculo testado.

Luise Novaes
 
Monique Peçanha

A atleta Luise, está retornando os treinos após uma cirurgia ocasionada por uma lesão ligamentar, já a atleta Monique é recém-contratada da equipe que disputará o Campeonato Paulista.
De acordo com a coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA), Profª Drª Silvia Ribeiro, as avaliações de atletas da Prefeitura junto aos Laboratórios da Univap fazem parte de um convênio assinado entre a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de São José dos Campos e FVE/Univap, essenciais para o fornecimento de parâmetros e condução do treinamento físico dos atletas que representam o município em diversas modalidades de esportes em campeonatos.

 
 
 

  Curso de Prática de Televisão

 
 
 
Uma nova turma de alunos dos cursos de Rádio e TV, Jornalismo e Publicidade da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), iniciou em março deste ano, o Curso de Prática de Televisão, oferecido pela TV Univap.
Os alunos sob a supervisão do diretor da TV Univap Prof. MSc. Fernando Moreira e dos profissionais da área, Prof. Esp. Filipe Coutinho Soriano, Fabiana Pupio e Jorge Silva, aprendem na prática as técnicas utilizadas pelas maiores emissoras de televisão do país e conhecem o que há de mais moderno e atual na mídia televisiva.
O aprendizado envolve desde a produção de uma pauta até a montagem de um cenário, inclusive as conexões para o funcionamento correto de áudio e vídeo, dos programas a serem gravados.

Os alunos
 
Os profissionais de comunicação, Prof.
Fernando, Fabiana, Prof. Filipe e Jorge
Os alunos aprendizes estão produzindo um programa previsto para ser exibido no Canal 14 da NET digital, no próximo mês de maio.
Participam atualmente do curso, os alunos (foto) Luciano Antunes, Luana Lazarini, Ricardo Pereira, Diego Tribst, Daniel Leite, Letícia Mecatti, Gabriel Carrara, Isabela Rabelo, Sara Nóbrega, Gustavo Miguel, Lucas Sanseverino e Ellen de Andrade.

Saiba mais sobre os programas produzidos pela TV Univap pelo endereço eletrônico: www.youtube.com/tvunivap
Informações: (12) 3947-1012

 
 
 

  Projeto Piloto Rondon no Pantanal
(Corumbá – Mato Grosso do Sul)


 
 
 
Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro – Coordenador
Geral do Projeto Rondon da Univap
A Univap tendo em vista a sua vasta experiência junto as Operações do Projeto Rondon durante cinco anos consecutivos foi convidada a participar de um Projeto Piloto no Pantanal Sul-Mato-Grossense.
As atividades serão realizadas em parceria com a Universidade Federal de Alfenas (Unifenas), cuja residência durante a realização dos trabalhos de campo pela equipe rondonista (estudantes e professores) será em uma flotilha da Marinha Brasileira que percorrerá o trecho Sul do Rio Paraguai, imediações do município de Corumbá (MS).
Os rondonistas irão trabalhar temas sobre o meio ambiente e tecnologia social/produção rural, junto às populações ribeirinhas, pequenas comunidades organizadas ou até em simples agrupamentos de casas.
O convite para participar do Piloto foi formalizado ao coordenador do Projeto Rondon da Univap, Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, no último dia 18 de março, pelo Cel Edson Pierobon, da Gerência de Planejamento do Projeto Rondon do Ministério da Defesa.
Os pormenores sobre a região e ações a serem desenvolvidas serão informadas ao Prof. Alberto, de 3 a 9 de abril, durante a viagem precursora, sendo as despesas custeadas pelo Projeto Rondon/Ministério da Defesa.
As informações e dados colhidos serão fundamentais para a capacitação, já em andamento, dos alunos inscritos e que farão parte da equipe de campo que vai atuar no Pantanal, no período de 15 a 31 de julho.

Informações: (12) 3947-1082
E-mail: monteiar@univap.br
www.univap.br

 
 
 

  Programas Desenvolvidos por Alunos da Univap Exibidos em TVs
Canal 14 da NET Digital e Rede Vida de Televisão


 
 
 
Gravação do Programa Universo Feminino no Estúdio
da TV Univap

Os programas produzidos na TV Univap e desenvolvidos por alunos, a partir 1º período semestral (1º ano) dos cursos de Jornalismo, Rádio e TV e Publicidade da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), são exibidos semanalmente ou a cada quinze dias, em emissoras de TV a Cabo.
Os alunos sugerem pautas, fazem o convite e produzem os programas sempre sob a supervisão dos profissionais da TV Univap.
A partir março, a TV lançou uma nova grade de programação para o primeiro semestre deste ano. Durante os programas ao vivo, o público pode participar e enviar perguntas pelo twitter: @tvunivap


Programa
Horário/Canal
Sinopse
Universo Feminino
Ao vivo às 17h
Às quartas-feiras
Canal 14 da NET digital
Entrevistas em estúdio com temas ligados à mulher. O programa é realizado em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), na produção de quadros: Receitas do Chef (gravado na cozinha do curso de Gastronomia – FCS, com a participação de um aluno do curso) e Dicas de Moda (gravado por uma aluna da área - FCSAC).
Young City
Ao vivo às 17h
Às sextas-feiras
Canal 14 da NET digital
Programa jovem apresentando por um estudante do curso de Rádio e TV que usa linguagem coloquial, dinâmica e divertida, com entrevistas realizadas em estúdio.
Espaço Univap
Aos domingos
Às 14h40
Rede Vida de Televisão
Série Profissões - são apresentadas, a cada semana, as diversas possibilidades de atuação em uma determinada área profissional, sempre com destaque e valorização da qualidade de ensino e infraestrutura dos cursos oferecidos pela Univap.
Univap Notícias
Ao vivo às 17h quinzenalmente
Às quintas-feiras
Canal 14 da NET digital
Programa que exibe reportagens de eventos e atividades em destaque na Universidade.

Informações detalhadas sobre a programação: (12) 3947-1012
Programas disponíveis do endereço eletrônico: www.youtube.com/tvunivap

 
 
 

  Palestra: Planejamento e Gestão Ambiental - 07 de abril de 2011

 
 
 

 
 
 
 

  FVE/Univap Cria o Núcleo de Inovação Tecnológica

 
 
 

 
 
 
 

  Palestra: Unidos somos melhores!

 
 
 

 
 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
19º Aniversário de Criação da Univap

1º de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

29 de abril
Dia do Artista Plástico (FEA)

5 de maio
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Entrega dos Prêmios aos 16 Finalistas Concorrentes (Melhores Receitas)

4º Festival Gastronômico de São José dos Campos


Parceria: Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores) e Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Local: Bloco 7 – Instalações dos Cursos de Gastronomia e Nutrição (FCS) – Campus Urbanova

Horário: 15 horas

7 de maio
Semana Jurídica do Campus Villa Branca – Jacareí (FD)

(Programação a ser definida)

De 11 a 13 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Semana da Históri (FEA)

(Programação a ser definida)

De 12 a 14 de maio
Dia do Gastrônomo (FCS)

13 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Maratona de Programação – Curso de Ciência da Computação (FCSAC)

31 de maio
Dia da Imprensa

1º de junho
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

De 1º a 3 de junho
IX Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XI Semana da Saúde (FCS)

De 7 a 9 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Festa Junina no Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

29 de junho
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visita agendada
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: : nvelho@univap.br

Observação: Visitas monitoradas.

Visitas nas segundas e
sextas-feiras Das 14h às 16h
Início das Aulas – Graduação - Segundo Período Semestral

1º de agosto
Semana Jurídica do Campus Centro – São José dos Campos (FD)

De 15 a 19 de agosto
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
48º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

27 de agosto
Semana da Educação Física – Campi: Urbanova e Villa Branca (FEA)

30 e 31 de agosto
Dia do Educador Físico (FEA)

1º de setembro
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Semana de Pedagogia (FEA)

7 e 8 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica (IP&D)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
III Mostra Internacional de Vídeo Científico (FCSAC)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
Júri Penal Simulado – Campus Centro (FD)

28 de outubro
Dia Nacional do Livro (FEA)

29 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
Dia Nacional do Design (FCSAC)

25 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 29 de novembro a
1º de dezembro