119ª Edição - Ano III
De 14 a 20 de março/2011
 

  Artigo
Faculdade da Terceira Idade Univap - 20 Anos


 
 
 
Apresentação do Coral
"Quando idealizamos algo, do mais simples ao mais complexo, nos encontraremos ainda frente ao desconhecido, temos objetivos e metas, conhecemos a realidade que pretendemos abordar ou na qual pretendemos atuar, mas os resultados são uma incógnita.
Evidentemente, nossos esforços serão no sentido de fazer o melhor, buscar resultados e realizações coerentes com o que está sendo proposto, ainda mais quando se trata de uma intervenção que implique lidar e nos envolver com outras pessoas, os sujeitos de nossas ações. Há que se pensar no respeito às individualidades e ao grupo, nos compromissos assumidos tão logo nosso projeto ganhe adesões e se inicie.
Há vinte anos, agosto/1991, a criação da Faculdade da Terceira Idade, na Univap, em São José dos Campos, implicava termos plena consciência do ponto de partida desse projeto que se estenderia no tempo, não se apresentava como mera realização que duraria alguns meses e poucos anos.

 
 
 

  Novos Rádios Receptores
Observatório Astronômico da Univap em Construção


 
 
 
Dr. Kazuo Makita e Dr. Mistuo Hoshino (University
Takushoku)
A FVE/Univap recebeu recentemente a doação pela Takushoku University (Japão/Tóquio), de três Riômetros que foram instalados próximos ao Observatório Astronômico em construção no Campus Urbanova da Univap, em São José dos Campos.
Os Riômetros (Relative Ionospheric Opacity METER - Riometer) são rádios receptores que medem a radiação cósmica oriunda do centro da nossa galáxia, sendo a Cassiopéia e Cygnus A, as fontes mais importantes de ruído cósmico. Os receptores instalados foram projetados para medir a radiação em 38 MHz (ondas de rádio) e os dados coletados serão utilizados pelos alunos dos Programas de Iniciação Científica e de Pós-Graduação que realizam suas pesquisas junto ao grupo de Física e Astronomia da Univap.

Área reservada para a instalação
dos equipamentos no Campus
 
Parte da equipe envolvida no
projeto
 
Parte do equipamento instalado

De acordo com o Pesquisador e Professor de Física e Astronomia da Universidade, Prof. Dr. Paulo Fagundes, a radiação cósmica apresenta uma variação diária bem conhecida. Assim, qualquer diminuição na sua intensidade é atribuída à absorção pelos elétrons livres que interagem com as ondas eletromagnéticas, inclusive as ondas na faixa de rádio frequência, da camada ionizada da atmosfera terrestre (ionosfera). Portanto, durante períodos em que ocorrem distúrbios solares, que resultam num aumento na densidade de elétrons livres da ionosfera, é possível inferir a opacidade ionosférica. Estes estudos são importantes para ampliar o conhecimento a respeito dos efeitos das explosões solares na atmosfera terrestre e o acoplamento Sol-Terra durante períodos geomagnéticos perturbados.
Fizeram parte do acompanhamento dos trabalhos, entre os dias 24 de fevereiro e 1º março, Alessandro Abreu (Aluno de Doutorado), Dr. José Ricardo Abalde, Dr. Paulo Fagundes (Pesquisadores/Univap), Dr. Kazuo Makita, Dr. Mistuo Hoshino e Michiko Makita (University Takushoku) e Rodolfo de Jesus (Aluno de Doutorado).


 
 
 

  1º Colocação em Concurso Público na Área de Educação Física
Prefeitura Municipal de Jacareí


 
 
 
Alexandre Brito no Campus Urbanova da Univap em
São José dos Campos
O ex-aluno Alexandre Bonafé Brito, graduado em 2009, em Educação Física - Campus Villa Branca - Jacareí, pela Faculdade de Educação e Artes (FEA), foi classificado em 1º lugar em 20 vagas disponíveis no concurso público 002/2010 – Consesp, para a Prefeitura Municipal de Jacareí, no cargo de Professor de Educação Física.
O resultado do concurso foi divulgado em dezembro de 2010, e Alexandre assume no próximo mês suas funções para atuar como professor junto à Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura Municipal de Jacareí.
Para a coordenadora do curso da Univap, Profª Drª Silvia Regina Ribeiro, o ex-aluno Alexandre sempre foi um estudante empenhado em desenvolver da melhor forma possível os trabalhos solicitados e obteve, com o resultado desse concurso, o merecido destaque.

 
 
 

  3ª Colocada na USP para o Curso de Especialização
Reeducação Funcional da Postura e do Movimento


 
 
 
A recém-formada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Bruna Romanelli Ortiz, foi classificada em 3º lugar (entre 16 concorrentes) na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), no Curso de Especialização em Reeducação Funcional da Postura e do Movimento.
Este Programa de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) que tem a duração de 12 meses e 40 horas semanais de atividades, está sob a coordenação da Profª Drª Clarice Tanaka, cujo objetivo é a promoção do aperfeiçoamento profissional dos fisioterapeutas que atuam ou desejam atuar na área da Reeducação Funcional da Postura e do Movimento, aplicada a diversas patologias; desenvolvimento do fisioterapeuta no entendimento da promoção da saúde e na produção intelectual na área, seja na promoção da saúde do indivíduo ou da saúde coletiva.
O programa conta com aulas teóricas e estágio prático supervisionado nas áreas de: ortopedia, neurologia, reumatologia, gerontologia, incontinência urinária, esporte, saúde ocupacional, oncologia, queimados, atendimento ao paciente pós-crítico.
Para a diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa, a excelente classificação da ex-aluna da Univap, graduada em 2010, atesta a qualidade de ensino do curso, o comprometimento e a competência dos docentes. Além disso, o esforço no aprendizado e a busca por aprimoramento por parte dos alunos, sempre é recompensada.

Fonte: Secretaria/Fisioterapia/USP e Faculdade de Ciências da Saúde da Univap

 
 
 

  Alunas da Univap Fazem Parte da Equipe Principal de Judô da Prefeitura
Participantes do Circuito Europeu de Judô e do Projeto Londres 2012


 
 
 
Talita Libório Morais, o Prof. MSc. Elessandro Váguino
de Lima (Dedé), Brenda Aguiar dos Santos e
Claudirene Maria Cézar (Preta)
Um grupo formado por sete atletas de São José dos Campos participa do Circuito Europeu de Judô nos meses de março e abril deste ano. Cinco pertencem à equipe principal da cidade e os outros dois são do programa Atleta Cidadão. Eles garantiram a vaga em fevereiro quanto participaram da seletiva realizada em Taguatinga (DF).
São José dos Campos terá como representantes no Circuito Europeu, que será realizado de 13 de março a 2 de abril, os atletas da equipe principal Raphael Minoru Miaque (categoria sub-20 até 60kg) e a estudante do curso de Educação Física/FEA da Univap, Talita Libório Morais (sub-20, até 78kg), além dos destaques do programa Atleta Cidadão Lincoln Keiiti Kanemoto das Neves (sub-17, até 66 kg) e Bárbara Faria Ribeiro (sub-17, até 57 kg).
Os judocas Raphael e Talita viajam para o Torneio Internacional de Judô na Alemanha e Portugal, enquanto Lincoln e Bárbara estarão na Copa Européia da modalidade, na República Tcheca e Romênia.
Entre os dias 17 de abril e 7 de maio, a disputa da Copa Européia de Judô será na Rússia e Itália, e entre os atletas da equipe principal de São José, selecionados a competir estão: Pedro Godoy Macedo (sub-20, até 60kg), Brenda Aguiar dos Santos, também estudante da Univap (sub-20, até 70kg) e Jéssica Baptista Santos (sub-20 até 63kg).

Projeto Londres 2012

A atleta e estudante da Univap, Claudirene Maria Cézar (Preta), categoria sênior (+78 kg), participa da seletiva nacional para compor a seleção brasileira para o projeto Londres 2012. As disputas serão em Salvador (BA), no próximo dia 24.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Esportes e Lazer e Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes da Univap

 
 
 

  Curso de Especialização em Gerontologia e Família
Aula Inaugural


 
 
Para dar início as atividades do ano letivo junto ao Curso de Especialização em Gerontologia e Família (Pós-Graduação Lato Sensu), a Profª Drª Cláudia Soar, a convite da Coordenadoria, ministrou dia 1º de março, às 19 horas, uma palestra na aula inaugural sob o tema: Panorama do Envelhecimento Nacional e Mundial.
A Profª Cláudia é docente e Coordenadora do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap e Diretora Técnica de Serviço de Saúde do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes, da Secretaria Estadual de Saúde. Nutricionista pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Nutrição Clínica pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP.


Vista parcial do auditório no
Ceplade, Campus Urbanova
 
As coordenadoras do curso Profª
MSc. Mariângela e Profª
Drª Elizabeth dão boas-vindas
aos alunos
 
A palestrante convidada, Profª
Drª Cláudia Soar

O Curso de Especialização em Gerontologia e Família com a duração de 18 meses, está sob a responsabilidade da Profª MSc. Mariângela Faggionato dos Santos e Profª Drª Elizabeth Moraes Liberato.
Oferecido no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, em São José dos Campos, o Curso possibilita o aperfeiçoamento de profissionais que atuam no campo do envelhecimento, capacitando-os para o trabalho multidisciplinar que envolve a análise e melhoria do nível de atendimento à população idosa.

 
 
 

  Concessão de Bolsas Integrais de Estudo
Prefeitura Municipal de São José dos Campos e Univap


 
 
 
Alunos da Univap, ingressantes e veteranos da
parceria: Prefeitura e Univap
A Pró-Reitoria de Projetos e Ação Social da Univap e a Coordenadoria do Programa São José Universitária da Prefeitura Municipal, realizaram no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova , dia 16 de março, a partir das 19h, um encontro com todos os alunos da Universidade contemplados com bolsas integrais de estudo para 2011.
As bolsas de estudo são custeadas na proporção de 50% (cinquenta por cento) pela Prefeitura e 50% (cinquenta por cento) pela Univap.
No total foram concedidas 124 bolsas, sendo 115 renovadas e 9 para ingressantes do primeiro período semestral.
Para ter direito a concorrer a este benefício foram estabelecidos critérios de aproveitamento escolar e da apresentação de documentos comprobatórios sobre a situação sócioeconômica, analisados pelo Grupo Especial de Trabalho com representantes da Prefeitura e da Univap.
Do total de bolsas remanescentes concedidas em 2011, 60% foram destinadas para ingressantes e 40% aos veteranos.

 
 
 

  Carnaval no Centro de Práticas Supervisionadas
Projeto: Arte e Reabilitação - a música de cada um


 
 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizou no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS), no Campus Urbanova, dia 1º de março, uma atividade carnavalesca com a participação de pacientes, acompanhantes, cuidadores, professores e alunos.
A ideia é envolver aqueles que estão em tratamento em atividades físicas e de estimulação cognitiva, por intermédio de instrumentos musicais ou por meio de movimentos, gestos e dança.
O carnaval no CPS dá início a uma série de atividades propostas no projeto “Arte e Reabilitação: A música de cada um”, de autoria do Prof. Dr. Paulo Roxo Barja, coordenador do curso de Mestrado em Bioengenharia da Univap, aprovado pelo CNPq, no final de 2010.
Os trabalhos que serão desenvolvidos no decorrer do ano contam com o apoio da diretora, Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa, da coordenadora da CPS, Patrícia da Rosa Cardoso e da colaboração das docentes, Profª MSc. Adriana Barja (Terapia Ocupacional) e Profª Drª Fernanda Pupio Silva Lima (Fisioterapia) com a participação das alunas do 5º período semestral (3º ano) do curso de Terapia Ocupacional.
Segundo os professores participantes, o Projeto visa descobrir “a música de cada um”, considerando os limites físicos do indivíduo, por intermédio de um trabalho interdisciplinar, além disto, propiciar momentos de prazer e de interação musical entre as pessoas com deficiência física e de seus cuidadores. Os docentes afirmam ainda que, a ideia não é fazer música para os pacientes e, sim com eles. É um projeto de música e ela faz bem pra todo mundo.

 
 
 

  Projeto Rondon: Missão Cumprida em São João do Sabugi/RN

 
 
 
Equipe Univap/Unifenas
Alunos e professores que participaram dos trabalhos da Operação do Projeto Rondon no município de São João do Sabugi, no Rio Grande do Norte, cumpriram a missão no período de 22 de janeiro a 7 de fevereiro de 2011.
Os temas desenvolvidos junto às comunidades envolveram questões sobre o trabalho, o comércio, meio ambiente e tecnologias alternativas.
Para registrar a participação da Univap neste projeto, alunos e professores criaram um blog e postaram fotos, impressões que tinham de cada ambiente visitado, as experiências adquiridas, relatos de moradores, comentários e as atividades desenvolvidas antes, durante e depois de cada jornada.
A rondonista Clarissa Resende Grassi de Lima, aluna do 7º período semestral (4º ano) do curso de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), faz um relato emocionante da experiência vivida, não só por ela, mas que representa o sentimento de todos aqueles que tiveram a oportunidade de participar deste importante Projeto do governo Federal, do qual a Univap é parceira desde janeiro de 2005.


 
 
 

  Exposições Internas

 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 27 de março.
Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.

Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Veneza
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Portinari – Renoir- Artistas de Nossa Terra
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Gaudi
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
Um presente para Ciccillo
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
Museu do Vaticano
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Edvard Munch
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Miró

Informações: (12) 3947-1009 – Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica
Email: cultura@univap.br

Dica de Filme

As Sandálias do Pescador

Sinopse:

Todos os olhos fitam o Vaticano, aguardando a fumaça branca que comunica a eleição do novo Papa. O novo pontífice é a única pessoa capaz de trazer paz ao mundo ameaçado por uma guerra nuclear.
Adaptado a partir do best seller de Morris L. West, o filme é, ao mesmo tempo, uma história sobre a atual intriga geopolítica e sobre os bastidores do Vaticano. Anthony Quinn interpreta um político russo recém-liberto do cativeiro que é indicado para ser o Papa Kiril Lakota. Produção indicada para dois Oscars e ganhadora do Globo de Ouro pela trilha sonora criada por Alex North.

Ficha Técnica:
Gênero
Drama
Atores
Anthony Quinn, Laurence Olivier, Oskar Werner, David Janssen, Vittorio De Sica, Leo McKern, John Gielgud, Barbara Jefford
Direção
Michael Anderson
Idioma
Português, Inglês
Legendas
Português, Inglês, Espanhol
Duração
161 min.

 
 
 

  FVE/Univap Cria o Núcleo de Inovação Tecnológica

 
 
 

 
 
 
 

  Processo Seletivo – Nova Etapa: Prova Agendada

 
 
   

O Processo Seletivo Univap por meio de prova agendada é um dos mecanismos pelo qual estudantes concluintes do Ensino Médio poderão ter acesso aos cursos da Educação Superior em São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão, onde a Universidade possui seus Campi e oferece cursos de Graduação e cursos Superiores de Tecnologia.
Para participar da prova, o interessado deverá efetuar a sua inscrição por intermédio do preenchimento da Ficha de Inscrição e imprimir o boleto para pagamento da taxa (ambos os documentos disponíveis no site: www.univap.br/seletivo2011). Dois dias úteis após ter efetuado o pagamento o candidato poderá agendar o dia e hora da prova, por telefone, no local escolhido para frequentar o curso.

 
 
 

  Abertas as inscrições até 25 de março - Bolsas de Estudos Institucionais

 
 
 

 
 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Horário: 9h

Informações: 3947-1029 ou 3947-1002 - Secretaria

26 de março
19º Aniversário de Criação da Univap

1º de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

29 de abril
Dia do Artista Plástico (FEA)

5 de maio
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Semana Jurídica do Campus Villa Branca – Jacareí (FD)

(Programação a ser definida)

De 11 a 13 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Semana da Históri (FEA)

(Programação a ser definida)

De 12 a 14 de maio
Dia do Gastrônomo (FCS)

13 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Maratona de Programação – Curso de Ciência da Computação (FCSAC)

31 de maio
Dia da Imprensa

1º de junho
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

De 1º a 3 de junho
IX Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XI Semana da Saúde (FCS)

De 7 a 9 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Festa Junina no Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

29 de junho
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visita agendada
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: : nvelho@univap.br

Observação: Visitas monitoradas.

Visitas nas segundas e
sextas-feiras Das 14h às 16h
Início das Aulas – Graduação - Segundo Período Semestral

1º de agosto
Semana Jurídica do Campus Centro – São José dos Campos (FD)

De 15 a 19 de agosto
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
48º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

27 de agosto
Semana da Educação Física – Campi: Urbanova e Villa Branca (FEA)

30 e 31 de agosto
Dia do Educador Físico (FEA)

1º de setembro
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Semana de Pedagogia (FEA)

7 e 8 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica (IP&D)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
III Mostra Internacional de Vídeo Científico (FCSAC)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
Júri Penal Simulado – Campus Centro (FD)

28 de outubro
Dia Nacional do Livro (FEA)

29 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
Dia Nacional do Design (FCSAC)

25 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 29 de novembro a
1º de dezembro