118ª Edição - Ano III
De 21 de fevereiro a 13 de março/2011
 

  FVE/Univap Cria o Núcleo de Inovação Tecnológica

 
 
 
O Ministério de Ciência da Tecnologia (MCT) criou a Rede Mantiqueira de Inovação, composta pelo Centro de Tecnologia de Informação Renato Archer (CTI); Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE); Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA); Centro de Pesquisas Avançadas Wernher Von Braun (CPAWB); Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLUS) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCT), cada qual dispondo de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Site: www.nitmantiqueira.org.br
O objetivo maior dos NITs é atender as empresas e instituições, tendo como principais objetivos a disseminação da cultura de proteção às criações intelectuais e de transferência de tecnologia para o setor empresarial, bem como difundir as boas práticas de gestão de política de inovação.

 
Reunião entre a equipe da Rede Mantiqueira de Inovação e a Reitoria da Univap, no Parque Tecnológico, dia 2 de março de 2011

A ideia é dar apoio às ações que tenham por fundamento a inovação tecnológica em todos os segmentos da ciência e da tecnologia, especialmente as matérias tratadas pelas Leis nºs 9.279, de 15 de maio de 1996 (direitos e obrigações relativos a Propriedade Industrial), 9.609, de 19 de fevereiro de 1998 (proteção de Propriedade Intelectual de programa de computador e sua comercialização), 8.974, de 05 de janeiro de 1995 (uso das técnicas de engenharia genética e liberação no meio ambiente de organismos geneticamente modificados), 9.456, de 28 de abril de 1997 (proteção de cultivares) e demais legislações afins e suas atualizações.
O NIT Univap é uma unidade acadêmico/administrativa de natureza executiva e consultiva vinculada à Reitoria para o fomento e o desenvolvimento de tecnologia e inovação na Universidade.

NIT Univap
Edifício do Parque Tecnológico Univap - Escritório 1
Av. Shishima Hifumi, 2.911 – Bairro Urbanova -
12244-000 – São José dos Campos – SP
Site: www.univap.br/nit
E-mail: nit@univap.br

 
 
 

  Aula Inaugural da Faculdade de Direito

 
 
A Direção da Faculdade de Direito da Univap, convidou para aula inaugural do ano letivo de 2011, o Prof. Dr. Manoel Gonçalves Ferreira Filho, que ministrou aos estudantes a palestra: A Construção do Direito Constitucional Brasileiro pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A aula inaugural foi realizada dia 24 de fevereiro, a partir das 19h, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Centro, prédio da Faculdade de Direito.
Manoel Gonçalves nasceu em São Paulo, capital. Graduou-se em Direito pela Universidade de São Paulo e se fez doutor em Direito pela Universidade de Paris, além de obter o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa.
Atualmente é professor titular (aposentado) de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da USP e presidente do Instituto Pimenta Bueno - Associação Brasileira dos Constitucionalistas.


A composição da mesa dos
trabalhos
 
Prof. Dr. Manoel Gonçalves (ao
centro/sentado) com os docentes
da Faculdade de Direito da Univap
 
Vista parcial do público presente
na palestra

A sua atuação no meio acadêmico e jurídico é extensa. Exerce advocacia desde 1960, integrando a OAB, a Associação dos Advogados de São Paulo e o Instituto dos Advogados. Também fez parte das comissões encarregadas de elaborar anteprojetos da Constituição de 1967 e do Código do Estado em 1969. No mesmo ano, concorreu à titularidade de Direito Constitucional na USP, classificando-se em primeiro lugar. Além disso, foi diretor da Faculdade de Direito de 1973 a 1974.
Com profundo conhecimento da história constitucional brasileira, Manoel Gonçalves foi vice-governador do estado de São Paulo no governo Paulo Egydio, entre 1975 e 1979, e secretário estadual da Justiça. No executivo federal, foi também secretário-geral do Ministério da Justiça entre 1970 e 1971, e secretário do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de 1969 a 1971.

Fonte: Direção da Faculdade de Direito da Univap/www.conjur.com.br


 
 
 

  Alunos do Curso de Educação Física Participam de Festival em Nova York

 
 
 
Os alunos bailarinos Arthur de Melo Duarte e Priscila Schiavinato Martins, do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap e integrantes do Grupo de Jazz da Academia Cristina Cará, irão participar de 17 a 25 de março de 2011, do Festival Youth America Gran Prix (YAGP), em Nova York, nos Estados Unidos.
Os integrantes da academia e alunos da Univap dançarão a coreografia intitulada: Bambaumba Beat, de Cristina Cará, na modalidade Jazz.
Lançado em 1999, por dois ex-bailarinos do famoso Ballet Bolshoi, Larissa e Gennadi Saveliev, o YAGP é uma organização sem fins lucrativos, que fornece oportunidades educacionais e profissionais para os estudantes de dança, como contratos para companhias de dança mundiais, bolsas de estudo, além de oficinas com renomados mestres que atuam também como juízes da competição.
O YAGP tornou-se um local de encontro de renome internacional para estudantes e professores de dança, local onde trocam ideias, partilham experiências sobre questões de balé clássico e da dança contemporânea, além de proporcionar a união entre os apaixonados pela dança de vários países.
A competição é realizada anualmente em Nova York, e aberta a estudantes de dança de todas as nacionalidades, entre 9 e 19 anos de idade.

 
 
 

  Capacitação Odontológica Gratuita
Atendimento às Pessoas com Deficiência


 
 
 
Uma parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), possibilitará que sessenta (60) dentistas registrados no Conselho Regional de Odontologia (CRO) que atuam junto à Rede Pública; Entidades Filantrópicas Assistenciais Não-Governamentais e às Universidades do Estado de São Paulo, sejam capacitados para a realização de atendimentos clínico-odontológicos em pessoas com deficiência.
O curso gratuito será formado por duas turmas de trinta alunos cada uma, cujas aulas terão início no próximo dia 21 de março. Os interessados poderão efetuar a inscrição pelo site: www.fosjc.unesp.br/pfopd
A Unesp também está cadastrando pessoas com deficiências interessadas em receber o atendimento clínico-odontológico gratuito que começará no mês de abril. O cadastro de atendimento pode ser feito pelo site: www.fosjc.unesp.br/pfopd, por intermédio dos telefones: 3947-9086 ou 3018-5826, com Ana Cláudia, ou pessoalmente na Unesp que está localizada na Avenida Eng. Francisco José Longo, 777, Jardim São Dimas, em São José dos Campos/SP.
A Unesp convoca as pessoas com deficiência a se inscreverem para o atendimento e participar de uma pesquisa que visa identificar se este público tem acesso a atendimentos odontológicos no Estado de São Paulo.

 
 
 

  Projeto Estimula o Interesse de Estudantes pela Física e Matemática

 
 
 
Grupo de alunos da Univap e do Estado com o Prof. Iuri
(ao centro)
O Prof. MSc. Iuri Rojahn da Silva, que ministra aulas nos cursos de Matemática, Pedagogia e Geografia junto à Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, desenvolveu em duas escolas do município de Paraibuna (Escola Estadual Coronel Eduardo José de Camargo e Escola Estadual Dr. Cerqueira César), um projeto com os alunos do curso de matemática que busca estimular o interesse pelas áreas da Física e da Matemática.
Após a introdução à teoria os alunos partiram para a prática com o auxílio dos professores de matemática e física das escolas estaduais e, em grupos, desenvolveram projetos para a construção de foguetes e bases de lançamento, usando como matéria prima, materiais recicláveis, como garrafas pets e papelão para as aletas (asas do foguete).
O convite para o desenvolvimento deste projeto nas Escolas foi feito pela Profª Milene Barbosa da disciplina de Geografia da EE Cel Eduardo José de Camargo, também ex-aluna do curso de Geografia da FEA/Univap.
Os melhores projetos foram avaliados e premiados em cerimônia na Escola em novembro do ano passado. De acordo com a direção da Escola, em 2011, o projeto deverá ter continuidade com a participação de mais estudantes.
A notícia sobre esta bem sucedida experiência foi publicada no site da Prefeitura de Paraíbuna, em 7 de dezembro de 2010, sob o título: Estudantes criam projetos para construção de foguetes (www.paraibuna.sp.gov.br/noticia.php?Id=372)
O Prof. Iuri é responsável pelo subprojeto em Matemática do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) da Univap, cujo objetivo principal é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, assim como promover a integração entre educação superior e educação básica, por meio da inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação.
O docente da Univap poderá desenvolver projetos semelhantes para outras Escolas Estaduais, basta enviar um e-mail para: iuri@univap.br

 
 
 

  Dança Inclusiva no SESC
Oficina Desenvolvida por Aluno de Educação Física


 
 
 
Anderson e colegas na sala de recreação do curso de
Educação Física, Campus Urbanova
O aluno bailarino Anderson Luiz dos Santos, do 3º período semestral (2º ano), do curso de Educação Física, da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, durante o período de férias, ministrou no SESC de São José dos Campos, de 1º a 24 de fevereiro, às terças e quintas-feiras, uma oficina de dança inclusiva.
A oficina gratuita foi realizada com objetivo de estimular o aumento da percepção da consciência corporal, da criatividade e da socialização.
O evento foi direcionado a todos os públicos, mas em especial às pessoas com deficiência, de forma a criar condições para desenvolvimento de seus potenciais, suas qualidades e inteligência.

 
 
 

  Palestra Sobre o Tratamento do Melanoma

 
 
A Univap recebeu no Auditório do Parque Tecnológico, dia 22 de fevereiro, a partir das 14h, o professor titular da USP de São Carlos, Dr. Gilberto Orivaldo Chierice, que ministrou uma palestra sobre a ação antiproliferativa da fosfoetanolamina no tratamento do melanoma.
Estiveram presentes no evento representantes da Reitoria, pesquisadores do IP&D, alunos de diversas áreas da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap, o Prof. Dr. Silvio Eduardo Duailibi, da Unifesp, Dr. Knud Sorensen, da Medical, a Enfermeira Tábata Rocha Martins, representante do Hospital Vivalle, Sr. George Philot, diretor da empresa Espaço Dumont, entre outros interessados no assunto.


Dr. Gilberto durante a palestra
 
Vista parcial do Auditório do Parque
Tecnológico

O Prof. Dr. Gilberto que atua no setor de Bioengenharia da USP/São Carlos apresentou os resultados obtidos na pesquisa que vem desenvolvendo com a fosfoetanolamina e a sua possível adoção como um novo quimioterápico no País, de custo reduzido e efeito colateral desprezível (dados com base em dissertação de Mestrado na USP – Faculdade de Engenharia de São Carlos, em 2007).

 
 
 

  Você Conhece o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Univap?

 
 
 
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um sistema de gestão da aprendizagem que possibilita maior interação entre professores e alunos, além de facilitar o desenvolvimento de trabalhos, fóruns de discussões, execuções de tarefas com datas programadas, vídeos, entre outras atividades.
A plataforma Moodle, uma das mais utilizadas no mundo, foi adotada pela Univap por sua simplicidade e eficiência no desenvolvimento dos trabalhos e de navegação para os novos usuários.
A Univap começou a utilizar AVAs em 2003, sendo uma das primeiras Universidades da região a utilizar sistemas virtuais com intuito de disseminar e democratizar o acesso aos conteúdos educacionais.
O AVA pode ser utilizado para o gerenciamento de cursos totalmente a distância, semipresencial ou como apoio aos cursos presenciais.

 

O modelo da Univap deu certo e obteve aprovação tanto por parte dos professores quanto dos alunos. Em 2009, os docentes dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação postaram na plataforma 96 disciplinas e em 2010, o número subiu para 131.
O Prof. MSc. Moacir de Sousa Prado (foto), coordenador do curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), utiliza o AVA como plataforma de apoio às suas aulas presenciais. Em entrevista ao estudante Rodrigo Ribeiro, do 5ª período do curso de Jornalismo e atual colaborador do Informativo Diálogo e da Univap Virtual, o professor fala um pouco da sua experiência na utilização deste sistema.

 
 
 

  Prof. Dr. Paulo Roxo Barja
Ganhador do Prêmio Mais de Literatura de Cordel


 
 
 
O Prof. Dr. Paulo Roxo Barja, físico e pesquisador responsável pelo Laboratório de Fotoacústica Aplicada a Sistemas Biológicos (FASBio) do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), também docente de vários cursos das Faculdades da Univap, foi recentemente contemplado com o Prêmio Mais de Literatura de Cordel, pelo projeto apresentado ao Ministério da Cultura, intitulado: Cordel na Estrada e na Escola.
O Prêmio Mais ressalta a importância da Literatura de Cordel como patrimônio imaterial brasileiro, reconhecendo o papel fundamental desta manifestação na construção da identidade e diversidade da cultura popular brasileira. O projeto do Prof. Barja foi contemplado na categoria de Formação, voltada tanto à qualificação de profissionais quanto à formação leitora do público em geral.
O desenvolvimento do trabalho será feito por intermédio da realização de palestras, oficinas e apresentações para professores e alunos de diversos municípios, durante o ano de 2011.
"O Prêmio Mais vem ampliar o alcance do trabalho com cordéis em desenvolvimento desde 2008, inclusive com a recente obtenção da Bolsa Funarte de Circulação Literária. Escrevi o projeto propondo ações em escolas, com o objetivo de apresentar a professores e alunos o uso do Cordel como ferramenta didática. Assim, o trabalho está diretamente vinculado à área de Educação", afirma o Prof. Barja.
Pela Bolsa de Circulação Literária da Funarte, o Prof. Barja esteve recentemente nos municípios de Juquitiba e São Lourenço da Serra; em abril, desenvolverá atividades em Cerro Azul (Paraná). Já o Prêmio Mais prevê apresentações em São José dos Campos, Santos e São Luís do Paraitinga.

Para saber mais: www.cordeisjoseenses.blogspot.com

 
 
 

  Processo Seletivo – Nova Etapa: Prova Agendada

 
 
   

O Processo Seletivo Univap por meio de prova agendada é um dos mecanismos pelo qual estudantes concluintes do Ensino Médio poderão ter acesso aos cursos da Educação Superior em São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão, onde a Universidade possui seus Campi e oferece cursos de Graduação e cursos Superiores de Tecnologia.
Para participar da prova, o interessado deverá efetuar a sua inscrição por intermédio do preenchimento da Ficha de Inscrição e imprimir o boleto para pagamento da taxa (ambos os documentos disponíveis no site: www.univap.br/seletivo2011). Dois dias úteis após ter efetuado o pagamento o candidato poderá agendar o dia e hora da prova, por telefone, no local escolhido para frequentar o curso.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Horário: 9h

Informações: 3947-1029 ou 3947-1002 - Secretaria

26 de março
19º Aniversário de Criação da Univap

1º de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

29 de abril
Dia do Artista Plástico (FEA)

5 de maio
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Semana Jurídica do Campus Villa Branca – Jacareí (FD)

(Programação a ser definida)

De 11 a 13 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Semana da História (FEA)

(Programação a ser definida)

De 12 a 14 de maio
Dia do Gastrônomo (FCS)

13 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Maratona de Programação – Curso de Ciência da Computação (FCSAC)

31 de maio
Dia da Imprensa

1º de junho
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

De 1º a 3 de junho
IX Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XI Semana da Saúde (FCS)

De 7 a 9 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Festa Junina no Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

29 de junho
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visita agendada
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: : nvelho@univap.br

Observação: Visitas monitoradas.

Visitas nas segundas e
sextas-feiras Das 14h às 16h
Início das Aulas – Graduação - Segundo Período Semestral

1º de agosto
Semana Jurídica do Campus Centro – São José dos Campos (FD)

De 15 a 19 de agosto
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
48º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

27 de agosto
Semana da Educação Física – Campi: Urbanova e Villa Branca (FEA)

30 e 31 de agosto
Dia do Educador Físico (FEA)

1º de setembro
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Semana de Pedagogia (FEA)

7 e 8 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica (IP&D)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
III Mostra Internacional de Vídeo Científico (FCSAC)

(Programação a ser definida)

20 e 21 de outubro
Júri Penal Simulado – Campus Centro (FD)

28 de outubro
Dia Nacional do Livro (FEA)

29 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
Dia Nacional do Design (FCSAC)

25 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

De 29 de novembro a
1º de dezembro