116ª Edição - Ano III
De 07 a 13 de fevereiro/2011
 

  Prêmio Young Scholar

 
 
 
O Prof. Sérgio Pilling durante a premiação
O pesquisador do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, Prof. Dr. Sérgio Pilling, docente dos cursos de graduação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Engenharia Química), da Faculdade de Educação e Artes (Química/Bacharelado) e da Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado), recebeu da Sociedade Americana de Química, o Prêmio Young Scholar. A premiação foi entregue durante o Congresso Pacifichem - 2010 (The 2010 International Chemical Congress of Pacific Basin Societies), realizado de 15 a 20 de dezembro, em Honolulu, Havaí/EUA, ocasião em que o pesquisador ministrou a palestra Radiolysis of H2O-CO2 Ices by Energetic and Heavy Cosmic Rays Analogs: Implication for Outer Solar System Objects.
Durante a sua estadia no Havaí, aproveitou a oportunidade para visitar as instalações do telescópio GEMINI localizado a 4.200 metros de altitude, próximo da cidade de Hilo, na ilha maior do arquipélago havaiano. O professor Sergio ministrou uma segunda palestra para os pesquisadores do telescópio GEMINI, sobre suas pesquisas, projetos correntes, bem como os futuros desafios na área da astroquímica experimental no Brasil.


 
 
 

  Troca de Conhecimento entre Alunos da Univap e Uema
Estudante da Univap fala sobre mecanismos de propulsão de foguetes


 
 
 
Luth, em um dos Laboratórios do Curso de Engenharia
Aeronáutica e Espaço na Feau/Campus Urbanova
O site da Universidade do Estado do Maranhão publicou por intermédio da Assessoria de Comunicação (Ascom) uma reportagem sobre a participação dos estudantes daquela Universidade em um encontro com um aluno Luth Silva Ramos, do 7º período semestral (4º ano) do curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) de São José dos Campos.
Durante as férias acadêmicas, Luth esteve na Uema (27/1), quando apresentou no auditório, aos estudantes dos cursos de: Engenharia Mecânica, Civil, Produção, Computação, Física e Matemática, os conceitos aprendidos em sala de aula sobre os mecanismos de propulsão de foguetes e os diferentes sistemas de projéteis.
Na ocasião, Luth também apresentou o projeto Padawan, desenvolvido durante os primeiros anos do curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço na Univap , sob a orientação do Prof. Silas Camargo de Matos. Após a explanação sobre as teorias e conceitos de princípios básicos sobre os veículos lançadores de foguetes; aerodinâmica de foguetes e mísseis; entre outros temas, Luth fez uma demonstração de lançamento de um foguete didático, no Campus Paulo VI, Tirirical.


 
 
 

  Residência Hospitalar

 
 
 
O ex-aluno do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Romulo Luigi Maccire (foto), graduado em 2010, prestou provas para vagas em residência hospitalar na área de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, nas seguintes instituições: Hospital Padre Bento de Guarulhos/SP (1° colocado na primeira fase e segunda fase); Hospital Geral de Vila Penteado/SP (3º colocado na primeira fase) e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – no Programa de Aprimoramento Profissional na Área da Saúde - Odontologia Hospitalar, (2º colocado na primeira fase de testes e 5ª colocação na segunda fase, aprovado com a média final de 76,54 pontos).
De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia/FCS da Univap, Profª Drª Renata Amadei Nicolau, o ex-aluno da Univap, Romulo Maccire, sempre foi esforçado no desenvolvimento dos trabalhos na Faculdade e os méritos alcançados são resultados de seu comprometimento com as aulas, respeito aos professores e colegas de sala.


 
 
 

  Colégio Univap Urbanova - Ensino Médio Integral
Primeira reunião de pais e alunos


 
 
No dia 7 de fevereiro foi procedida a abertura das atividades letivas do Colégio Integral Univap- Urbanova, com a participação da Direção do Colégio, pais e alunos. A reunião havida, teve como propósito cobrir três itens: entrosamento inicial, apresentação da dinâmica de funcionamento do Colégio e elucidação de possíveis dúvidas.
Neste contato inicial pode-se perceber o entusiasmo e alta expectativa de pais e alunos em relação ao Curso.

Os diretores do Colégio,Prof. Dr. Jair
Cândido de Melo e Profª MSc. Jandira
Aligieri, durante a primeira reunião
 
Pais e alunos presentes

Como ponto maior foi a colocação aos pais e alunos que a propositura da Univap, em relação ao Colégio, não é de ser mais um, mas a de criar um curso com singularidades que possam verdadeiramente instrumentar o egresso para caminhar na vida com passos conseqüentes e estar apto a escolha de melhores caminhos. A síntese é preparar-se para viver e conviver melhor.
A didático pedagogia a ser implementada será voltada para o desenvolvimento das habilidades mentais do aluno, capacitando-o a excursionar pelo mundo dos conhecimentos e que atualmente se apresenta de forma explosiva. Será também dado ênfase a parte comportamental estimulando os alunos a desenvolverem atitudes positivas: capacidade de trabalho (uma das razões do tempo integral), responsabilidade, perseverança, compromisso com a qualidade, compromisso com a verdade, solidariedade e liderança.

Colégio Univap-Urbanova – Secretaria Geral – 3947-1093

 
 
 

  Palestra na Faculdade de Direito
Operação Internet Segura


 
 
A Polícia Federal de São José dos Campos realizou no último dia 8 de fevereiro, das 9h às 10h30, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, a palestra: Operação Internet Segura.
Com apoio da direção da Faculdade de Direito da Universidade, o objetivo da Polícia Federal foi de alertar a comunidade acerca dos crimes de “pedofilia”, especialmente após as alterações promovidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) pela Lei nº 11.829, de 25/11/2008, que passou a incriminar, dentre outras condutas, a posse de material pornográfico envolvendo crianças (pessoas com menos de doze anos de idade) e adolescentes (pessoas com menos de 18 anos de idade), o que permitiu o aumento do número de prisões em flagrantes de “pedófilos”. Além disso, passar informações à população a respeito dos softwares e dos mecanismos utilizados na transferência e uso de arquivos que envolvem a pedofilia na Internet, de orientar e prevenir à prática deste crime, bem como as formas para realizar denúncias.


O Diretor da Faculdade, Prof. MSc.
Luiz Carlos e o coordenador
pedagógico, Prof. Dr. Maurício
Alves fazem abertura do evento
 
O Delegado de Polícia Federal,
Dr. Ricardo e os peritos Guilherme
e Carla
 
Parte do público presente

A palestra contou com a presença do Delegado de Polícia Federal, André Ricardo Xavier Carneiro e dos Peritos Criminais Federais, Guilherme Dalphin e Carla de Oliveira Alves e Silva.
Prestigiaram a palestra os alunos e corpo docente da Faculdade, além da imprensa regional e de pessoas da comunidade interessadas e preocupadas com o tema.
A Polícia Federal por intermédio das Delegacias e Superintendências realizou de forma simultânea em todo território nacional palestra sobre este assunto.

 
 
 

  Peça Teatral: “Um Dia Ouvi a Lua” Recebe o Prêmio CPT 2010

 
 
 
“Um Dia Ouvi a Lua” da Cia Teatro da Cidade de São José dos Campos conquistou o prêmio CPT 2010 de Melhor Espetáculo do Interior, concedido pela Cooperativa Paulista de Teatro do Estado de São Paulo. A montagem, que também recebeu indicação na categoria Dramaturgia para Luís Alberto de Abreu, concorreu com mais cinco espetáculos produzidos no ano passado no Estado.
A entrega do prêmio foi realizada na noite da última segunda-feira (7), no Teatro Oficina, em São Paulo, e contou com a participação de mais de 300 artistas da capital e do interior paulista.
“Um Dia Ouvi a Lua” reúne seis atores da Cia Teatro da Cidade: Adriana Barja (docente da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap), Ana Cristina Freitas, André Ravasco, Andréia Barros, Caren Ruaro e Wallace Puosso.
Ao todo foram 14 categorias, sendo pelo menos seis indicações para cada uma delas, no primeiro e segundo semestres de 2010. “Um Dia Ouvi a Lua” concorreu com as peças “A Farsa do Advogado Pathelin”, do grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente, “Terra Papagallis”, da Trupe Olho da Rua, de Santos, “Bielski”, Cia Levante, de Santo André, “João de Barros - Mais uma brincadeira poética”, Cia. Engassa Gato, Ribeirão Preto, e “São Jorge e o Dragão”, Cia. Cornucópia de Teatro, Ribeirão Preto.


 
 
 

  Semana de Integração
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação


 
 
Palestras, aula magna, visitas aos laboratórios, ambientes acadêmicos, jogos esportivos, doação de livros, roupas, brinquedos, alimentos não perecíveis e sangue, fizeram parte da programação do início do ano letivo (2 de fevereiro) na Univap.
Cada Faculdade organizou uma programação diferente tendo em vista as especificidades de seus cursos.

   

A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, que oferece os cursos de Administração, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Jornalismo, Moda, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Turismo, organizou de 2 a 4, especificamente ,para os novos estudantes, uma palestra com o diretor, Prof. Dr. Manoel Otelino da Cunha Peixoto, que apresentou a Faculdade (2/2); a aula magna realizada no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, sobre o tema: Comunicação como estratégia de negócio, ministrada pelo diretor de comunicação externa da Embraer, Carlos Camargo (3/2) e no último dia, a apresentação pela Profª Esp. Vanessa C. Mangialardo, sobre as atividades realizadas por alunos da Universidade no Projeto Rondon, e para encerrar, a palestra: A vida na Universidade, ministrada pela Profª. Esp. Evanize Visigalli.

 
 
 

  Mestrado Profissional em Processamento de Materiais e Catálise

 
 
   

O Programa de Pós-Graduação em Processamento de Materiais e Catálise da Univap foi credenciado com conceito 3 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes - final do ano de 2010). O programa tem por base o desenvolvimento de novos materiais, analisando as perspectivas do setor industrial e consumidor, para diferentes tipos de aplicações.
O objetivo é formar recursos humanos na área de materiais e catálise visando o aperfeiçoamento profissional quanto ao desenvolvimento de diferentes classes de materiais avançados. Isto ocorrerá por meio do estudo da síntese, processamento e caracterização das propriedades físicas, químicas, mecânicas e microestrutural. Diversas aplicações poderão ser apontadas para os materiais isolados, bem como por meio do estudo das diversas interações entre eles.

Informações: (12) 3947-1129 – Secretaria do IP&D – E-mail: Ivone@univap.br

 
 
 

  Agilidade no Atendimento a Pacientes

 
 
A direção da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) solicitou no segundo semestre de 2010, que a empresa P2D Prontuário Universal instalada no Parque Tecnológico Univap, desenvolvesse um projeto para melhor atender aos pacientes em tratamento junto ao Centro de Práticas Supervisionadas (CPS), que envolve as áreas de Fisioterapia, Enfermagem e de Terapia Ocupacional, entre outras.
A empresa P2D Prontuário Universal, especializada em tecnologia na área de saúde, desenvolveu uma plataforma web, que unifica todos os dados clínicos dos indivíduos/pacientes e possibilita a integração com outros sistemas do setor de saúde.
A empresa que iniciou suas atividades em 2007 na Incubadora Tecnológica Univap, no Campus Urbanova, firmou parceria em 2009, com o grupo Touch Tecnologia - empresa responsável pelo sistema de gestão operacional da DASA (Diagnósticos da América S/A).

Alexandre e Ivan durante a
apresentação da funcionalidade
do P2D - Prontuário Universal
 
Membros da equipe da P2D, Carla,
Lucas, Andrea e Alexandre
 
Professores e alunos da FCS
durante apresentação

O projeto piloto desenvolvido pela P2D para atender ao CPS foi implantado no setor de Pneumologia no final do ano passado para os primeiros testes, análises, ajustes e detalhamento do sistema.
A demonstração das funcionalidades do P2D Prontuário Universal à direção da Faculdade, docentes e alunos, foi realizada no último dia 4 de fevereiro, com a participação dos executivos da P2D, Alexandre Marcelo de Faria (Diretor), Ivan Cláudio Shiki (Gerente Comercial), Andréa Freitas de Oliveira e Silva (Analista de Negócios) e pelos estagiários da empresa e estudantes da Univap, Lucas de Faria (Fisioterapia) e Carla Cristiane Gonçalves dos Santos (Enfermagem).

 
 
 

  Pesquisa: Ação Antiproliferativa no Tratamento do Melanoma

 
 
     

 
 
 

  Processo Seletivo – Nova Etapa: Prova Agendada

 
 
   

O Processo Seletivo Univap por meio de prova agendada é um dos mecanismos pelo qual estudantes concluintes do Ensino Médio poderão ter acesso aos cursos da Educação Superior em São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão, onde a Universidade possui seus Campi e oferece cursos de Graduação e cursos Superiores de Tecnologia.
Para participar da prova, o interessado deverá efetuar a sua inscrição por intermédio do preenchimento da Ficha de Inscrição e imprimir o boleto para pagamento da taxa (ambos os documentos disponíveis no site: www.univap.br/seletivo2011). Dois dias úteis após ter efetuado o pagamento o candidato poderá agendar o dia e hora da prova, por telefone, no local escolhido para frequentar o curso.

 
 
 

  Educação Continuada
Matrículas Abertas


 
 
   

A Pró-Reitoria de Educação Superior e de Educação Continuada está recebendo por intermédio do site www.posgrau.univap.br as inscrições para os cursos de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) e de Extensão, aos interessados em aprimorar seus estudos.
Conheça todos os cursos que estão sendo oferecidos e a possibilidade de descontos para turmas fechadas de empresas e ex-alunos da Universidade.

www.univap.br/dialogo_informativo/2011/ed114_especial.html

 
 
 

  Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
Processo de Avaliação dos Alunos Matriculados


 
 
   

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), responsável pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da Univap, está desde janeiro com as inscrições abertas para o processo de avaliação do desempenho dos alunos matriculados nos Programas para a continuidade no ano letivo de 2011, cujas aulas terão início no próximo dia 15 de março.
De acordo com a diretora do IP&D, Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa, a permanência ou não do aluno dependerá do resultado de avaliação devidamente aprovada pelo professor orientador de pesquisa e pelo coordenador do curso onde o aluno está matriculado.
A ficha de inscrição está disponível no site da Univap, ou poderá ser preenchido diretamente na secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu (IP&D II), no Campus Urbanova, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Os aprovados poderão efetivar a sua rematrícula, pessoalmente, a partir do dia 1º de março, das 9h às 21h, no Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui – Campus Urbanova, em São José dos Campos.

Informações: (12) 3947-1129 – E-mail: Ivone@univap.br
www.univap.br

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde – A partir de 7 de fevereiro de 2011

E-mail: cavas@univap.br


Visitas agendadas
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato a partir do dia 7 de fevereiro de 2011, com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e
sextas-feiras Das 14h às 16h
Início das Aulas – Graduação - Segundo Semestre

1º de agosto
XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

20 e 21 de outubro