115ª Edição - Ano III
De 31 de janeiro a 06 de fevereiro/2011
 

  Ex-aluna do Curso de Ciências Biológicas
1º Lugar na Área de Exatas em Concurso da Prefeitura


 
 
 
A ex-aluna do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA), Regina Lúcia de Oliveira (foto), graduada em 2009, foi classificada em 1º lugar na função de Professora nível II, na área de Exatas, no Processo Seletivo dos Docentes para o Projeto Especial da “Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa Tomita”.
Em e-mail endereçado a coordenadora do Curso de Ciências Biológicas da Univap, Profª MSc. Nádia Campos Velho, datado de 24 de janeiro de 2011, ela agradece a Universidade, à coordenação do curso e aos professores pela formação acadêmica que muito contribuiu neste processo de seleção.
De acordo com a coordenadora do curso, a ex-aluna da Univap com este resultado demonstra que a lincenciatura dá de fato o embasamento necessário para que o estudante siga a carreira que escolheu como professor, profissão de extrema importância para a educação do país.


 
 
 

  Semana de Integração da Faculdade de Direito

 
 
A direção da Faculdade de Direito para dar boas–vindas aos calouros e veteranos realizou de 2 a 7 de fevereiro, a Semana de Integração.


Saguão principal da Faculdade de
São José dos Campos
 
Teatro Univap/Campus Centro
 
O coordenador Prof. Dr. Mauricio e
o Diretor, Prof. MSc. Luiz Carlos

Apresentação do projeto pedagógico, manual do aluno, diretório acadêmico, estágio supervisionado, regras gerais da Faculdade e a entrega dos planos de ensino, fizeram parte da programação no Campus Centro, em São José dos Campos e no Campus Villa Branca, em Jacareí.

 
 
 

  Univap, Antecipando o Futuro!

 
 
     

 
 
 

  Processo Seletivo – Nova Etapa: Prova Agendada

 
 
   

O Processo Seletivo Univap por meio de prova agendada é um dos mecanismos pelo qual estudantes concluintes do Ensino Médio poderão ter acesso aos cursos da Educação Superior em São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão, onde a Universidade possui seus Campi e oferece cursos de Graduação e cursos Superiores de Tecnologia.
Para participar da prova, o interessado deverá efetuar a sua inscrição por intermédio do preenchimento da Ficha de Inscrição e imprimir o boleto para pagamento da taxa (ambos os documentos disponíveis no site: www.univap.br/seletivo2011). Dois dias úteis após ter efetuado o pagamento o candidato poderá agendar o dia e hora da prova, por telefone, no local escolhido para frequentar o curso.

 
 
 

  Educação Continuada
Matrículas Abertas


 
 
   

A Pró-Reitoria de Educação Superior e de Educação Continuada está recebendo por intermédio do site www.posgrau.univap.br as inscrições para os cursos de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) e de Extensão, aos interessados em aprimorar seus estudos.
Conheça todos os cursos que estão sendo oferecidos e a possibilidade de descontos para turmas fechadas de empresas e ex-alunos da Universidade.

www.univap.br/dialogo_informativo/2011/ed114_especial.html

 
 
 

  Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
Processo de Avaliação dos Alunos Matriculados


 
 
   

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), responsável pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da Univap, está desde janeiro com as inscrições abertas para o processo de avaliação do desempenho dos alunos matriculados nos Programas para a continuidade no ano letivo de 2011, cujas aulas terão início no próximo dia 15 de março.
De acordo com a diretora do IP&D, Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa, a permanência ou não do aluno dependerá do resultado de avaliação devidamente aprovada pelo professor orientador de pesquisa e pelo coordenador do curso onde o aluno está matriculado.
A ficha de inscrição está disponível no site da Univap, ou poderá ser preenchido diretamente na secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu (IP&D II), no Campus Urbanova, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Os aprovados poderão efetivar a sua rematrícula, pessoalmente, a partir do dia 1º de março, das 9h às 21h, no Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui – Campus Urbanova, em São José dos Campos.

Informações: (12) 3947-1129 – E-mail: Ivone@univap.br
www.univap.br

 
 
 

  MEC/INEP Classifica a Univap - Conceito 3 no IGC
O Índice Geral de Cursos apresenta conceitos de 1 a 5


 
 
   

O Ministério da Educação (MEC), por intermédio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou, dia 13 de janeiro de 2011, o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2.137 Instituições de Ensino Superior (IES) do País.
O IGC é um indicador que considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). Para avaliar os cursos de graduação o Inep utiliza o Conceito Preliminar de Curso (CPC), e quanto aos cursos de pós-graduação, a referência é a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado final é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5) – Tabela abaixo.
Os conceitos 1 e 2 são considerados desempenho insatisfatório; 3, razoável; e 4 e 5, bons. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após os resultados obtidos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
A Univap, no triênio encerrado no ano de 2009, obteve no IGC o conceito 3 ( levando-se em consideração os resultados obtidos nos anos 2007, 2008 e 2009) em itens como a qualidade dos cursos, o desempenho dos estudantes no Enade, corpo docente, infraestrutura e programa pedagógico.

Distribuição dos Conceitos Obtidos pelas Instituições de Ensino Superior
Públicas e Privadas - Estado de São Paulo


Conceito IGC – Faixas
Conceito IGC – Contínuo
Número de IES no Estado de São Paulo
1
0,0 a 94
1
2
95 a 194
133
3
195 a 294
288
4
295 a 394
34
5
+ 395
10

Fonte: MEC/Inep



 
 
 

  Escola e Colégios da FVE/Univap

 
 
   

 
 
 

  Pedofilia

 
 
   

A Polícia Federal de São José dos Campos realiza no próximo dia 8 de fevereiro, a partir das 9 horas, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, a palestra: Operação Internet Segura.
Com apoio da direção da Faculdade de Direito da Universidade, o objetivo da Polícia Federal é alertar a comunidade acerca dos crimes de “pedofilia”, especialmente após as alterações promovidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) pela Lei nº 11.829, de 25/11/2008, que passou a incriminar, dentre outras condutas, a posse de material pornográfico envolvendo crianças (pessoas com menos de doze anos de idade) e adolescentes (pessoas com menos de 18 anos de idade), o que permitiu o aumento do número de prisões em flagrantes de “pedófilos”. Além disso, passar informações à população a respeito dos softwares e dos mecanismos utilizados na transferência e uso de arquivos que envolvem a pedofilia na Internet, de orientar e prevenir à prática deste crime, bem como as formas para realizar denúncias.
A palestra contará com a presença do Delegado de Polícia Federal, André Ricardo Xavier Carneiro e dos Peritos Criminais Federais, Guilherme Dalphin e Carla de Oliveira Alves e Silva.
Este importante evento, aberto ao público, será realizado de forma simultânea em todo território nacional por intermédio das Delegacias e Superintendências da Polícia Federal.

Informações na Faculdade de Direito da Univap: (12) 3928-9833

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Palestra: Operação Internet Segura – Faculdade de Direito da Univap

Organização: Polícia Federal

Palestrantes: André Ricardo Xavier Carneiro (Delegado de Polícia Federal); Guilherme Dalpian (Perito Criminal Federal); Carla de Oliveira Alves e Silva (Perita Criminal Federal)

Horário: das 9h às 10h30

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza

Endereço: Praça Cândido Dias Castejón, 116 – Centro

Faculdade de Direito da Univap – Campus Centro

Este importante evento, aberto ao público, será realizado de forma simultânea em todo território nacional por intermédio das Delegacias e Superintendências da Polícia Federal.

Informações: (12) 3928-9833 – Faculdade de Direito


8 de fevereiro
Faculdade de Ciências da Saúde – Curso de Serviço Social – Campus Centro – São José dos Campos

Semana de Integração

Palestras: Biblioteca Univap e Serviço Social: Seus Campos de Trabalho e Sua Demanda de Mercado

Horário: 19h

Trote Solidário (De 9 a 15 de fevereiro): Doação de livros, roupas, alimentos não perecíveis e brinquedos

Doação de Sangue (Dia 16): Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos (Informações: (12) 3947-1000 – ramal 2085 – com Patrícia – FCS/Bloco 7 – Campus Urbanova)

9 de fevereiro
Faculdade de Ciências da Saúde – Cursos de: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia – Campus Urbanova – São José dos Campos

Blocos: 4, 7 e 9

Semana de Integração

Palestras: Projeto Rondon; Biblioteca; Programas de Bolsas de Estudos da Univap e Programa Social da Instituição

Horário: 8h30 às 12h (Matutino)

Horário: 18h30 às 21h (Nortuno)

Trote Solidário (De 9 a 15 de fevereiro): Doação de livros, roupas, alimentos não perecíveis e brinquedos

Doação de Sangue (Dia 16): Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos (Informações: (12) 3947-1000 – ramal 2085 – com Patrícia – FCS/Bloco 7 – Campus Urbanova)

9 de feveirero
Faculdade de Educação e Artes – Curso de Educação Física – Semana de Integração

Campus Urbanova – Matutino e Noturno

Dia 10/2Horários: 9h e às 19h

Palestra com Sr. Sérgio Francisco Theodoro – Secretário de Esportes e Lazer de São José dos Campos

Dia 11/2Horários: 9h e às 19h

Palestra sobre Nutrição Esportiva - Drª Nádia Costa – Consultora Técnica

Local: Auditório A – Bloco 3 – Curso de Educação Física

Obs.: Após as palestras haverá na quadra de esportes coberta – Torneio de Calouros e Veteranos – Jogos nas modalidades de Handebol; Voleibol; Basquetebol e Futsal.

10 e 11 de fevereiro
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde – A partir de 7 de fevereiro de 2011

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato a partir do dia 7 de fevereiro de 2011, com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
Início das Aulas – Graduação – Segundo Semestre

1º de agosto
XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

20 e 21 de outubro