113ª Edição - Ano III
De 24 a 30 de janeiro/2011
 

  Início das Aulas - 2 de fevereiro de 2011

 
 
   

 
 
 

  Trote na Univap... não! Somente se for solidário

 
 
 
Aluna do curso de Odontologia no início de 2010 doa
sangue ao Serviço de Hematologia e Hemoterapia de
São José dos Campos durante a Semana de Integração
da Faculdade de Ciências da Saúde
O trote na Univap é proibido, portanto, os diretores das Faculdades e dos Colégios de Ensino Médio e Técnico, mantidos pela Fundação Valeparaibana de Ensino, orientam os alunos e os calouros para que não realizem brincadeiras que ofendam as garantias institucionais dos cidadãos.
A Instituição estimula ações de cidadania que visam a colaborar com outras pessoas, como por exemplo, a arrecadação de alimentos não perecíveis que são doados às instituições assistenciais, visita às casas de idosos, doação de sangue e outras atividades educacionais de integração.





Faça a sua parte e receba seus colegas com o respeito que eles merecem!

 
 

  Alunos Rondonistas na Univap Criam Blog

 
 
 
Parte da equipe de Rondonistas no Campus Urbanova,
antes do embarque.
Para registrar a participação da Univap nas operações do Projeto Rondon, no período de 22 de janeiro a 7 de fevereiro de 2011, no município de São João do Sabugi, no Rio Grande do Norte, os alunos Thiago Lopes (Engenharia Ambiental/FEAU), Janaína Lopes (Pedagogia/FEA), Clarissa Resende (Farmácia/FCS), Jaciara Portela (Nutrição/FCS), Victória Zanato (Engenharia Ambiental/FEAU), Fernanda Costa (Farmácia/FCS), Débora Keila (Fisioterapia/FCS), Rozaldivo Pereira (Engenharia Ambiental/FEAU), acompanhados das professoras Liv Almeida (curso de Nutrição/FCS) e Maria Auxiliadora Antunes (cursos de Administração e Ciências Contábeis/FCSAC), criaram um blog e estão postando fotos, impressões, experiências, comentários e as atividades desenvolvidas antes, durante e depois, de cada trabalho realizado.
No município onde os estudantes atuam estão sendo desenvolvidos temas relativos ao trabalho, ao comércio, meio ambiente e tecnologias alternativas.
A equipe espera que outros estudantes e a comunidade acompanhem os trabalhos que estão sendo realizados e postem no blog, seus comentários.

Acesse o endereço eletrônico e acompanhe o trabalho dos estudantes da Univap: http://univapnorondon.blogspot.com

 
 
 

  Mestrado na Unicamp
Recém formada em Terapia Ocupacional


 
 
 
Recém formada no curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap, turma de 2010, Cíntia Monteiro Carvalho (foto), foi selecionada no processo seletivo da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, para ingressar no Mestrado Profissional de Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação.
A ex-aluna da Univap foi, ainda, contemplada com uma bolsa de estudos do CNPq, para a realização de pesquisa no Laboratório de Tecnologia Assistiva, integrante do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer do Ministério da Ciência e Tecnologia, sob orientação da Profª MSc. Maria Aparecida Ramires Zulian.
O curso de Terapia Ocupacional da Univap recebeu conceito 4 (quatro) no último Enade e é o único curso nessa área na região.
A Reitoria da Univap, a Direção da Faculdade e a Coordenadoria do curso parabenizam a ex-aluna e desejam muito sucesso em sua carreira profissional.

 
 
 

  Artigo Científico de Pesquisadores da Univap - Mais de Mil Acessos

 
 
 
Dra. Fernanda e Dr. Cogo no Laboratório de Fisiologia e
Farmacologia no IP&D
Artigo científico desenvolvido para Tese de Doutorado em Engenharia Biomédica, de autoria da Profª Drª Fernanda Pupio Silva Lima, sob a orientação do Prof. Dr. José Carlos Cogo, foi publicado na Revista de Neurologia, da Viguera Editores S.L - Barcelona, Espanha.
Em comunicado via e-mail, no mês de dezembro de 2010, a Editora informa o número de acessos ao artigo científico (mais de 1.000) que refere-se à plasticidade cerebral de paciente com lesões no encéfalo após programa de tratamento com robótica, quantificada com ressonância magnética funcional. O referido estudo foi realizado com a colaboração do Laboratório de Fisiologia e Farmacologia do IP&D – Univap, com o Instituto Guttmann e a Universidad de Barcelona.
A Revista de Neurologia, fundada em 1973, em Barcelona, visa fomentar e difundir o conhecimento produzido em língua espanhola sobre a neurociência, tanto clínica como experimental.

 
 
 

  Recém Formado em Fisioterapia Ingressa no InCor

 
 
 
Todo início de ano as mais renomadas instituições na área da saúde no País realizam processo seletivo para o ingresso de estudantes em cursos de Especialização em diversas áreas.
Recém formado no curso de Fisioterapia, turma de 2010, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, Pedro Henrique Sombra Basagni, 21 anos, foi selecionado em três deles: no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo, junto ao Instituto do Coração (InCor), para o curso de Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória; no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia da
Fundação Adib Jatene, no curso de Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no curso de Especialização em Fisioterapia Respiratória. Pedro optou em estudar no InCor por ser o maior centro de referência na área de cardiológica da América Latina; possuir excelente infraestrutura e ter a oportunidade de realizar pesquisas científicas.
Em entrevista ao Informativo Diálogo, Pedro disse que o curso de Fisioterapia da Univap proporcionou todo embasamento teórico/prático necessário para sua aprovação nos concursos que prestou, e ainda possibilitou conquistar a 11ª colocação no concorrido processo seletivo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo - Instituto do Coração (InCor).

 
 
 

  MEC/INEP Classifica a Univap - Conceito 3 no IGC
O Índice Geral de Cursos apresenta conceitos de 1 a 5


 
 
   

O Ministério da Educação (MEC), por intermédio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou, dia 13 de janeiro de 2011, o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2.137 Instituições de Ensino Superior (IES) do País.
O IGC é um indicador que considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). Para avaliar os cursos de graduação o Inep utiliza o Conceito Preliminar de Curso (CPC), e quanto aos cursos de pós-graduação, a referência é a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado final é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5) – Tabela abaixo.
Os conceitos 1 e 2 são considerados desempenho insatisfatório; 3, razoável; e 4 e 5, bons. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após os resultados obtidos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
A Univap, no triênio encerrado no ano de 2009, obteve no IGC o conceito 3 ( levando-se em consideração os resultados obtidos nos anos 2007, 2008 e 2009) em itens como a qualidade dos cursos, o desempenho dos estudantes no Enade, corpo docente, infraestrutura e programa pedagógico.

Distribuição dos Conceitos Obtidos pelas Instituições de Ensino Superior
Públicas e Privadas - Estado de São Paulo


Conceito IGC – Faixas
Conceito IGC – Contínuo
Número de IES no Estado de São Paulo
1
0,0 a 94
1
2
95 a 194
133
3
195 a 294
288
4
295 a 394
34
5
+ 395
10

Fonte: MEC/Inep



 
 
 

  Processo Seletivo – Nova Etapa: Prova Agendada

 
 
   

O Processo Seletivo Univap por meio de prova agendada é um dos mecanismos pelo qual estudantes concluintes do Ensino Médio poderão ter acesso aos cursos da Educação Superior em São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão, onde a Universidade possui seus Campi e oferece cursos de Graduação e cursos Superiores de Tecnologia.
Para participar da prova, o interessado deverá efetuar a sua inscrição por intermédio do preenchimento da Ficha de Inscrição e imprimir o boleto para pagamento da taxa (ambos os documentos disponíveis no site: www.univap.br/seletivo2011). Dois dias úteis após ter efetuado o pagamento o candidato poderá agendar o dia e hora da prova, por telefone, no local escolhido para frequentar o curso.

 
 
 

  Inscrições Abertas - Cursos de Educação Continuada
Matrículas de 20 de janeiro a 10 de fevereiro de 2011


 
 
 
A Pró-Reitoria de Educação Superior e de Educação Continuada está recebendo por intermédio do site www.posgrau.univap.br as inscrições para os cursos de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) e de Extensão, aos interessados em aprimorar seus estudos.
A Univap oferece em 2011 cursos nas áreas de Humanas, Sociais Aplicadas, Exatas e da Saúde, cujas matrículas deverão ser efetivadas no período de 20 de janeiro a 10 de fevereiro de 2011.
Entre os cursos oferecidos, estão:



 
 
 

  Inscrições Abertas Operações de Julho do Projeto Rondon

 
 
   

A Universidade começou a receber a partir do dia 3 de dezembro de 2010, por intermédio do site: www.univap.br as inscrições dos alunos interessados em participar do Projeto Rondon no mês de julho de 2011, nas Operações: Peixe-boi (AM), Oiapoque (AP), Arara Azul (MS) e Tuiuiú (MT).

Informações: (12) 3947-1082

 
 
 

  Inscrições Abertas para os Programas de Mestrado e Doutorado na Univap

 
 
   

Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) abre as inscrições para o processo de seleção e admissão nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), no período de 16 de novembro de 2010 a 31 de janeiro de 2011.
Os interessados poderão se inscrever no Mestrado, que oferece os Programas de Pós-Graduação nas áreas de Bioengenharia (20 vagas); Engenharia Biomédica (20 vagas); Física e Astronomia (20 vagas); Planejamento Urbano e Regional (20 vagas); Ciências Biológicas (10 Vagas) e no Mestrado Profissional em Processamento de Materiais e Catálise (15), cujo Edital completo será publicado em breve no site da Univap. No Doutorado, nas áreas de: Engenharia Biomédica (10 vagas) e Física e Astronomia (10 vagas).

 
 
 

  Escola e Colégios da FVE/Univap

 
 
   

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Início do Ano Letivo de 2011 – Graduação – Primeiro Semestre

2 de fevereiro
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde – A partir de 7 de fevereiro de 2011

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato a partir do dia 7 de fevereiro de 2011, com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
Início das Aulas – Graduação - Segundo Semestre

1º de agosto
XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

20 e 21 de outubro