112ª Edição - Ano III
De 17 a 23 de janeiro/2011
 

  MEC/INEP Classifica a Univap - Conceito 3 no IGC
O Índice Geral de Cursos apresenta conceitos de 1 a 5


 
 
   

O Ministério da Educação (MEC), por intermédio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou, dia 13 de janeiro de 2011, o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2.137 Instituições de Ensino Superior (IES) do País.
O IGC é um indicador que considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). Para avaliar os cursos de graduação o Inep utiliza o Conceito Preliminar de Curso (CPC), e quanto aos cursos de pós-graduação, a referência é a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado final é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5) – Tabela abaixo.
Os conceitos 1 e 2 são considerados desempenho insatisfatório; 3, razoável; e 4 e 5, bons. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após os resultados obtidos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
A Univap, no triênio encerrado no ano de 2009, obteve no IGC o conceito 3 ( levando-se em consideração os resultados obtidos nos anos 2007, 2008 e 2009) em itens como a qualidade dos cursos, o desempenho dos estudantes no Enade, corpo docente, infraestrutura e programa pedagógico.

Distribuição dos Conceitos Obtidos pelas Instituições de Ensino Superior
Públicas e Privadas - Estado de São Paulo


Conceito IGC – Faixas
Conceito IGC – Contínuo
Número de IES no Estado de São Paulo
1
0,0 a 94
1
2
95 a 194
133
3
195 a 294
288
4
295 a 394
34
5
+ 395
10

Fonte: MEC/Inep



 
 
 

  Selecionada Aluna do Curso de Jornalismo
Projeto do Canal Futura


 
 
 
A aluna Luana Lazarini Loureiro, do 7º período semestral (4º ano), do curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), foi selecionada para participar do Projeto Geração Futura, do Canal Futura, a ser realizado entre os dias 7 e 19 de fevereiro, no Rio de Janeiro.
Para participar do projeto, Luana produziu um vídeo mostrando como fazer uma Farofa de Içá, receita típica da região do Vale do Paraíba, e postou no YouTube, conforme estava descrito no regulamento de inscrição.
O projeto Geração Futura é uma iniciativa do Canal Futura, organizando periodicamente oficinas de produção audiovisual para alunos de ensino médio e estudantes universitários de todo o Brasil. O “Geração Futura” dá ênfase à experimentação televisiva; ao diálogo direto com profissionais da comunicação; à mistura de participantes com diferentes interesses, origens e formações; à construção coletiva de produções para a grade do Canal e à correlação entre mídia e participação social.

 
 
 

  Diretor da TV Univap participa do Natpe Faculty Fellowship

 
 
 
Com a intenção de aproximar as universidades do mercado profissional a National Association of Television Program Executives, convida vinte professores universitários para participar da Natpe Faculty Fellowship, o maior evento da indústria de TV Norte Americana que conta com a presença de redes e produtoras de programas.
O Prof. MSc. Fernando Moreira, docente da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) e diretor da TV Univap, foi o único estrangeiro selecionado a participar deste seleto evento que acontece de 21 a 26 de janeiro, em Miami Beach, Flórida (EUA).
A participação do docente neste importante evento internacional possibilitará aprofundar conhecimentos e ampliar contatos com as produtoras de conteúdos para Televisão Digital Interativa, tema em desenvolvimento pelo Grupo de Pesquisa de Mídia Experimental da FCSAC, e junto ao Programa de Doutorado em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, o qual está cursando.

 
 
 

  Inscrições Abertas Operações de Julho do Projeto Rondon

 
 
   

A Universidade começou a receber a partir do dia 3 de dezembro de 2010, por intermédio do site: www.univap.br as inscrições dos alunos interessados em participar do Projeto Rondon no mês de julho de 2011, nas Operações: Peixe-boi (AM), Oiapoque (AP), Arara Azul (MS) e Tuiuiú (MT).

Informações: (12) 3947-1082

 
 
 

  Escola e Colégios da FVE/Univap

 
 
   

 
 
 

  Processo Seletivo – Nova Etapa: Prova Agendada

 
 
   

O Processo Seletivo Univap por meio de prova agendada é um dos mecanismos pelo qual estudantes concluintes do Ensino Médio poderão ter acesso aos cursos da Educação Superior em São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão, onde a Universidade possui seus Campi e oferece cursos de Graduação e cursos Superiores de Tecnologia.
Para participar da prova, o interessado deverá efetuar a sua inscrição por intermédio do preenchimento da Ficha de Inscrição e imprimir o boleto para pagamento da taxa (ambos os documentos disponíveis no site: www.univap.br/seletivo2011). Dois dias úteis após ter efetuado o pagamento o candidato poderá agendar o dia e hora da prova, por telefone, no local escolhido para frequentar o curso.

 
 
 

  Trote na Univap... não! Somente se for solidário

 
 
 
Aluna do curso de Odontologia no início de 2010 doa
sangue ao Serviço de Hematologia e Hemoterapia de
São José dos Campos durante a Semana de Integração
da Faculdade de Ciências da Saúde
O trote na Univap é proibido, portanto, os diretores das Faculdades e dos Colégios de Ensino Médio e Técnico, mantidos pela Fundação Valeparaibana de Ensino, orientam os alunos e os calouros para que não realizem brincadeiras que ofendam as garantias institucionais dos cidadãos.
A Instituição estimula ações de cidadania que visam a colaborar com outras pessoas, como por exemplo, a arrecadação de alimentos não perecíveis que são doados às instituições assistenciais, visita às casas de idosos, doação de sangue e outras atividades educacionais de integração.





Faça a sua parte e receba seus colegas com o respeito que eles merecem!

 
 

  Inscrições Abertas - Cursos de Educação Continuada
Matrículas de 20 de janeiro a 10 de fevereiro de 2011


 
 
 

A Pró-Reitoria de Educação Superior e de Educação Continuada está recebendo por intermédio do site www.posgrau.univap.br as inscrições para os cursos de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) e de Extensão, aos interessados em aprimorar seus estudos.
A Univap oferece em 2011 cursos nas áreas de Humanas, Sociais Aplicadas, Exatas e da Saúde, cujas matrículas deverão ser efetivadas no período de 20 de janeiro a 10 de fevereiro de 2011.
Entre os cursos oferecidos, estão:


 
 
 

  Pós-Graduação - Especialização - Curso de Cultura Popular Brasileira

 
 
   

 
 
 

  Inscrições Abertas para os Programas de Mestrado e Doutorado na Univap

 
 
   

Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) abre as inscrições para o processo de seleção e admissão nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), no período de 16 de novembro de 2010 a 31 de janeiro de 2011.
Os interessados poderão se inscrever no Mestrado, que oferece os Programas de Pós-Graduação nas áreas de Bioengenharia (20 vagas); Engenharia Biomédica (20 vagas); Física e Astronomia (20 vagas); Planejamento Urbano e Regional (20 vagas); Ciências Biológicas (10 Vagas) e no Mestrado Profissional em Processamento de Materiais e Catálise (15), cujo Edital completo será publicado em breve no site da Univap. No Doutorado, nas áreas de: Engenharia Biomédica (10 vagas) e Física e Astronomia (10 vagas).

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2011
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Início do Ano Letivo de 2011 – Graduação – Primeiro Semestre

2 de fevereiro
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde – A partir de 7 de fevereiro de 2011

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato a partir do dia 7 de fevereiro de 2011, com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
Início das Aulas – Graduação - Segundo Semestre

1º de agosto
XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

20 e 21 de outubro