83ª Edição - Ano II
De 26 de abril a 2 de maio/2010
 

  Projeto Pró-Memória de Campos do Jordão

 
 
A Prefeitura Municipal de Campos do Jordão está em fase de análise do projeto apresentado pela coordenadoria do Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, para a implantação naquele município do projeto Pró-Memória, semelhante ao já implantado em São José dos Campos, e em fase de levantamento de dados, no município de Jacareí.
O projeto Pró-Memória tem por objetivo levantar toda a documentação existente sobre a cidade, digitalizar e disponibilizar em um site próprio, definido por cada município.


As professoras da Univap Maria
A. Papali e Valéria Zanetti
explicam de que forma o projeto
resgata e preserva a história de
cada município
 
O Prof. José Eduardo fala dos
trabalhos que serão realizados
pela Univap
 
A palestrante convidada, Profª
Daíse

Em São José dos Campos o projeto é uma parceria entre a Univap, por intermédio do Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica, Câmara Municipal de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, cujo endereço do site é: camarasjc.sp.gov.br/promemoria.
Para avaliação do projeto a ser implantado em Campos do Jordão, uma reunião foi realizada no último dia 15 de abril, no Campus Platanus da Universidade naquele município, com a presença de vários secretários e áreas administrativas representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal.
A proposta foi apresentada pela pesquisadora do IP&D, Profª Drª Maria Aparecida Papali, pela coordenadora dos cursos de História, Profª Drª Valéria Zanetti, da Faculdade de Educação e Artes (FEA) oferecidos no Campi Aquarius/São José dos Campos e Platanus/Campos do Jordão) e pelo Prof. Dr. José Eduardo Marques Mauro, coordenador do Laboratório de Pesquisa do Campus Platanus, em Campos do Jordão, co-autor do projeto Pró-Memória do município.
Na ocasião, os organizadores convidaram a Profª MSc. Daíse Aparecida de Oliveira, para ministrar uma conferência sobre o tema: Gestão Sistêmica de Documentos e Informações Municipais (GSDIM).
A Profª Daíse tem vasta experiência na área e coordenou o Programa de Implantação de Gestão de Documentos do Instituto de Previdência do Município de São Paulo (SP); São José dos Campos (SP); Londrina (PR); Campinas (SP); Barueri (SP) e Uberaba (MG), além de atuar como docente do curso de Especialização em Organização de Arquivos da Escola de Comunicações e Artes e do Instituto de Estudos Brasileiros (USP), entre outras inúmeras atividades relativas à área.
Estiveram também presentes na reunião, representantes dos alunos do curso de História, Paulo Ricardo de Oliveira e Tiago Giovanni dos Santos.

 
 

<< Voltar