83ª Edição - Ano II
De 26 de abril a 2 de maio/2010
 

  Curso auxilia adolescentes da Fundação Casa

 
 
 
A fim de dar conhecimento técnico aos adolescentes que estão cumprindo as medidas sócieducativas na Unidade de Internação Tamoios da Fundação Casa, em São José dos Campos, o Prof. MSc. Iuri Rojahn da Silva, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, desenvolveu um projeto e apresentou ao Centro Paula Souza, parceiro da Fundação, para oferecer oficinas de iniciação profissional. O curso de auxiliar de eletricista, com a duração de três meses, foi concluído em 25 de março. O resultado do trabalho desenvolvido foi apresentado pelos adolescentes no último dia 28 de abril, às 19 horas, no Auditório do Campus Aquarius da FEA, aos estudantes de Pedagogia que poderão num futuro próximo criar projetos semelhantes e aplicá-los junto a outras comunidades carentes de recursos educacionais.
Este projeto contou com o apoio da diretora da Faculdade, Profª MSc. Maria Valdelis Nunes Pereira e dos dirigentes da Fundação Casa, por intermédio do diretor, Dr. Antônio Sérgio dos Anjos, da Psicóloga Cássia Regina Neves e da Coordenadora Pedagógica, Jusefina de Oliveira Ribeiro.
Para o Prof. Iuri, a oportunidade para os adolescentes é excelente e uma forma de inseri-los novamente à sociedade após cumprirem o que a Lei determinou. A formação técnica de auxiliar de eletricistas dará a eles novas oportunidades de trabalho e terão condições, num futuro próximo, de executar serviços de manutenção preventiva e corretiva de instalações elétricas.
A ênfase na aprendizagem significativa necessita do envolvimento do aluno, o que permite estabelecer relações, principalmente entre aquilo que ele sabe e o que está aprendendo. Por outro lado, exige também não só da parte deles, mas da nossa, certa ousadia, primeiro para apresentar problemas, buscar soluções e experimentar novos caminhos. É uma troca que só acontece quando há motivação, diferente do aprendizado mecanizado sem envolvimento emocional, enfatiza do professor de Física da Univap, Iuri da Silva.
 
 

<< Voltar