83ª Edição - Ano II
De 26 de abril a 2 de maio/2010
 

  Central Analítica Multiusuário
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap


 
 
 
Luminex 200 - Sistema de análises -
compacto
A criação da Central Analítica foi uma iniciativa do IP&D, e realização de um sonho de vários pesquisadores, entre eles o Prof. Dr. Milton Beltrame, que acredita no compartilhamento de recursos como forma de incentivar a produção acadêmica.
O Instituto disponibilizou um espaço e alocou equipamentos para um programa que se destina a apoiar grupos de docentes, alunos da Pós-Graduação, empresas incubadas e aquelas aprovadas pelo programa PRIME (totalizando 90 empresas: www.univap.br/prime), que poderão utilizar equipamentos adquiridos com verba da Universidade e da Financiadora de Projetos e Pesquisas (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.


Cromatógrafo
 
O Laboratório dispõe de equipamentos de grande porte para uso coletivo. O objetivo é auxiliar na racionacionalização do uso de recursos, evitando a duplicação de equipamentos. Este laboratório dispõe de um (1) Cromatógrafo gasoso modelo Clarus 600; um (1) Espectrofotômetro modelo lambda 25 UV da marca Perkim Elmer; e um (1) Luminex 200, além de outros equipamentos como Autoclave, Estufa de Cultura e Freezer-47, os quais ficam à disposição dos usuários, desde que agendadas sessões de utilização.
Este espaço é dirigido e operacionalizado pela Técnica Priscila Leite, a qual tem estabelecido uma política de manutenção e utilização de serviços que serão executados por ordem cronológica de entrada do pedido no laboratório. Além desses equipamentos, ainda serão adquiridos com verba da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), ainda este ano, uma (1) máquina de gelo e uma (1) geladeira.


Cromatógrafo

A cromatografia: envolve uma série de processos de separações de misturas. A cromatografia acontece pela passagem de uma mistura por meio de duas fases: uma estacionária (fixa) e outra móvel. A grande variabilidade de combinações entre a fase móvel e estacionária faz com que a cromatografia tenha uma série de técnicas diferenciadas. A Cromatografia permite a separação de misturas e identificação de seus componentes. Esta separação depende da diferença entre o comportamento dos analitos entre a fase móvel e a fase estacionária. A interação dos componentes da mistura com estas duas fases é influenciada por diferentes forças intermoleculares, incluindo iônica, bipolar, apolar, e específicos efeitos de afinidade e solubilidade. O Analito é a substância separada durante a cromatografia.


 
Espectrofotômetro
Espectrofotômetro

A espectrofotometria é o método de análises ópticas mais usadas nas investigações biológicas e fisico-químicas. Trata-se de um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto e uma quantidade conhecida da mesma substância.

Autoclave
 
Autoclave

Autoclaves são equipamentos utilizados para esterilização de materiais e resíduos através do calor úmido sob pressão.


Estufa de Cultura

Equipamento adequado para acondicionamento de meios de culturas proporcionando crescimento de microorganismos em temperaturas controladas e uniformes.
 
Estufa
Luminex 200

O equipamento Luminex 200 é um sistema de análises compacto para aplicação em laboratórios clínicos e de pesquisa que integra lasers, sistema óptico, sistema de fluxo contínuo, controladores, sistema de processamento de sinais digital de alta performance. Este equipamento utiliza a tecnologia xMAP® a qual permite a realização simultânea de até 100 ensaios em uma mesma amostra utilizando volumes mínimos. O sistema permite a aplicação de protocolos rápidos e de custo efetivo em diversos formatos de ensaios, incluindo aqueles realizados com ácidos nucléicos, receptor-ligante, imunoensaios e ensaios enzimáticos.


Utilização dos Equipamentos da Central Analítica Multiusuário
Agendamento - E-mail: prileite@univap.br
Telefones: (12) 3947-1150 ou (12) 8148-8196
Horário: das 13h às 18h – De segunda a sexta-feira
Local: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap
Av. Shishima Hifumi, 2911 - Campus Urbanova
São José dos Campos - SP
 
 

<< Voltar