105ª Edição - Ano III
De 25 a 31 de outubro/2010
 

  Primeiro Simpósio Brasileiro Sobre os Efeitos do Aumento da Radiação UV na Agricultura

 
 
A Universidade do Vale do Paraíba e a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna) realizaram de 4 a 7 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova da Univap, em São José dos Campos, o First Brazilian Symposium about the Effects of Increased UV Radiation on Agriculture.


Palestrantes com Reitor da Univap,
Prof. Dr. Baptista Gargione Filho
 
Dr. Andy R. McLeod - University of
Edinburgh, Escócia
 
Dr. Wayne L. Nicholson, da
University of Florida, Kennedy
Space Center, Florida, EUA, com
Gustavo Marques Mostaço, aluno
da Unicamp

O evento sob a coordenação do Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel e Alene Estelle Alder Rangel, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, recebeu quatorze palestrantes, sendo nove estrangeiros (Argentina, Chile, Dinamarca, Nova Zelândia, Escócia e Estados Unidos) e cinco brasileiros, representantes da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
 
 


Dr. Daniel F. Calderini –
Universidad Austral de Chile,
Valdivia, Chile
 
Dr Arthur Germano Fett Neto
(UFRGS); Dr. Wayne L. Nicholson
da University of Florida, Kennedy
Space Center, Florida, EUA; Dr.
Drauzio E. N. Rangel da Univap
 
Palestrantes e Participantes do
UVRAG Simpósio

As palestras incluíram diversos tópicos sobre a importância do aumento da radiação ultravioleta na agricultura devido à redução da camada de ozônio. O Simpósio teve aproximadamente cinquenta participantes, entre alunos e professores, provenientes de 22 universidades ou instituições de pesquisa, que apresentaram trabalhos científicos por meio de pôsteres.
A página do Simpósio, desenvolvida pela equipe da Univap Virtual na internet http://www.univap.br/uvrag/ recebeu aproximadamente 1300 acessos por visitantes de 25 países.


Stephan D. Flint da University of
Idaho, Moscow, Idaho, EUA
 
Dr. Gilberto U.L. Braga - USP
Ribeirão Preto, apresentando a
Drª Riikka Rinnan da University of
Copenhagen, Dinamarca
 
Dr. Donald W. Roberts da Utah
State University, Logan, Utah, EUA

Quatro trabalhos de graduação ou pós-graduação apresentados durante o Simpósio foram avaliados por uma comissão de pesquisadores estrangeiros, sendo classificados e premiados os alunos: Naila Cannes do Nascimento e Hélio Nitta Matsuura, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que obtiveram a 1ª colocação, tendo em vista o empate na contagem dos pontos; Mirian Lobo Saber, da Universidade de São Paulo (USP-ESALQ), a 2ª colocação, e Henrique Dantas Menezes (USP – Ribeirão Preto), a 3ª colocação.
 
 

<< Voltar