108ª Edição - Ano III
De 22 a 28 de novembro/2010
 

  10º Encontro Anual de História

 
 
A Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, por intermédio do curso de História, realizou dia 22 de novembro, a partir das 19 horas, no Campus Aquarius, em São José dos Campos, o 10º Encontro Anual de História, que este ano tratou do tema: Negros, Indígenas e Mulheres: Memórias do Preconceito.
A discussão realizada por meio de uma mesa redonda buscou refletir sobre a permanência de práticas e modos de pensar preconceituosos no dia a dia do brasileiro. Tomando por base os três grupos étnicos e sociais, o 10º Encontro Anual de História buscou compreender como se dão as histórias desses preconceitos de forma a ressaltar a incoerência de sua continuidade. As trajetórias pessoais de indivíduos pontuaram a discussão revelando que o preconceito é muitas vezes encoberto.


A equipe organizadora do evento
 
A exposição “Traços da Nossa História: a
multiplicidade não revelada”

A equipe organizadora do Encontro foi composta pela Profª Drª Valéria Zanetti, João Lucas Guizalberte (6º Período de História), Michelle Ferreira Auciello (6º Período de História), Douglas Almeida Silva (6º Período de História), Profª Drª Maria Aparecida Papali, Nara Rubia Martins (6º Período de História), Profª Msc. Maria José Acedo, Suele França Costa (6º Período de História) e Juliana Eliza Viana (4º Período de História).
 
 


Roda de Capoeira Mestre Tucano Preto
 
Profª Kátia e Mestre Tucano Preto (Ricardo
Oliveira)

O evento gratuito foi realizado em parceria com o Núcleo de Pesquisas Pró-Memória de São José dos Campos e com o Diretório Acadêmico Frei Caneca, reuniu professores, pesquisadores, alunos, representantes de grupos sociais e outros interessados.
Além do debate, fez parte da programação a exposição intitulada “Traços da Nossa História: a multiplicidade não revelada” resultado de uma parceria entre os alunos do curso de História da Univap e da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Emanuel Kant, que desenvolveram um trabalho de reflexão sobre as diferentes etnias que compõem a genética do brasileiro.
 
 
<< Voltar