76ª Edição - Ano II
De 8 a 14 de março/2010
 

  Laboratório de Biologia Celular e Molecular de Fungos

 
 
Este laboratório procura conhecer os mecanismos bioquímicos utilizados pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis para mudar da forma não-patogênica para a forma patogênica e, assim, causar a micose sistêmica humana mais importante no Brasil, conhecida como Pb-micose (ou paracoccidioidomicose). A partir do conhecimento de como o fungo faz para assumir a forma causadora de doença (levedura) será possível também identificar um alvo dentro deste mesmo fungo contra o qual seja produzido um medicamento para o tratamento desta ou até mesmo de outras micoses sistêmicas.


 
 

Para a execução deste estudo são usadas metodologias de biologia celular (cultura de fungos, microscopia ótica e de fluorescência), de biologia molecular (isolamento de ácidos nucléicos – RNA e DNA, clonagem molecular e sequenciamento gênico) e bioquímica (western blot, medidas de atividade de enzimas, respiração celular, atividade mitocondrial e outros).
A implantação desta linha de pesquisa no IP&D da Univap contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa em São Paulo (Fapesp), sob a forma de bolsas de estudo, denominada: Auxílio Jovem Pesquisador em Centros Emergentes (processo nº. 2004/15430-1), cujo título do projeto foi intitulado: “Papel da calcineurina e de espécies reativas de oxigênio na transição dimórfica e viabilidade do fungo patogênico Paracoccidioides brasiliensis”, no período de maio de 2005 a fevereiro de 2010.
De acordo com a responsável pelo laboratório, Dra. Cláudia Campos, durante este período (2005/2010), uma dissertação de mestrado e três trabalhos de conclusão de curso na graduação foram orientadas por ela, com a obtenção de bolsas de estudo concedidas pela Fapesp.


 

Atualmente, participam dos trabalhos realizados no laboratório um grupo de cinco estudantes: três dos cursos de graduação (dois de Farmácia e um de Biomedicina da Faculdade de Ciências da Saúde) e dois do Ensino Médio (Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes - FVE/Univap, em estágio obrigatório para conclusão de Curso Técnico em Patologia), além de uma pesquisadora em Pós-doutoramento, Dra. Tatiana Guimarães de Freitas Matos, beneficiada também pela Fapesp com bolsa de estudo (2009/52752-0), e que desenvolve a pesquisa: “Papel da chaperona HSP90 no dimorfismo do fungo patogênico Paracoccidioides brasiliensis”.
Além dos trabalhos realizados pela Dra. Cláudia, no IP&D, a pesquisadora ministra aulas na graduação e na pós-graduação, é também assessora ad doc da Fapesp no julgamento de projetos na área de Microbiologia e Biologia Celular; e dos periódicos internacionais Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Mycology e Medical Mycology.
A pesquisadora recentemente recebeu novo financiamento da Fapesp (2010/50078-8) para desenvolvimento de projeto intitulado “Calcineurina e cAMP/PKA na fisiologia e no estresse do fungo Paracoccidioides brasiliensis", que permitirá a continuidade ao trabalho realizado até o momento.
O Laboratório de Biologia Celular e Molecular de Fungos faz parte do Centro de Pesquisa em Ciências Biológicas e está estruturado com os seguintes equipamentos:


Qtd Equipamento Procedência
01 Sistema polarográfico oxígrafo (HANSA TECH) Importado
01 Mini agitador de tubos (SHIMADZU) Importado
01 Agitador de tubos tipo Vortex (BIOMIXER) Nacional
01 Agitador magnético (BIOMIXER) Nacional
01 PHmetro (PHTEK) Nacional
01 Conjunto para eletroforese agarose (BIO RAD) Importado
02 Conjuntos de micropipetas automáticas (GILSON) Importado
02 Banhos termostático com circulação externa (MARCONI) Importado
01 Balança eletrônica (MARCONI) Nacional
01 Micro centrífuga (JOUAN) Importado
01 Câmera fotográfica digital, modelo C5060 (OLYMPUS), com aparato para acoplamento em objetiva de microscópio Importado
01 Fonte de eletroforese Power Pac basic (BIO RAD) Importado
01 Conjunto para eletroforese Mini Protean (BIO RAD) Importado
01 Conjunto para eletroforese horizontal para DNA (BIO RAD) Importado
01 Estufa para secagem de vidraria (NEVONE) Nacional
01 Câmara de exaustão Nacional
01 Bomba a vácuo (MARCONI) Nacional
01 Computador notebook (ACER) Importado
02 Computador Intel/Pentium e acessórios Nacional
01 Impressora multifunctional HP Nacional
02 Computadores COMPAQ DeskPRO e acessórios Nacional


Agende uma visita ao Laboratório de Biologia Celular e Molecular de Fungos no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap.
Telefone: (12) 3947-1115

 
 

<< Voltar