78ª Edição - Ano II
De 22 a 28 de março/2010
 

  Jornalismo Científico a Distância
Univap inicia a nova turma em abril de 2010


 
 
   

A Universidade do Vale do Paraíba (Univap), por intermédio da Pró-Reitoria de Educação Superior e Educação Continuada, cumprindo os requisitos definidos pelo MEC (Ministério da Educação) e diretrizes estabelecidas no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional da Instituição - 2004/2010), oferece vagas para a segunda turma do curso de especialização em Jornalismo Científico a distância.
O Jornalismo científico nos fornece um panorama histórico dessa que é uma das áreas mais polêmicas do jornalismo. Além disso, oferece um guia referencial de órgãos de pesquisa e divulgação no Brasil, fonte imprescindível para jornalistas e divulgadores científicos iniciantes. São esses os ingredientes que fazem do Jornalismo Científico peça chave para quem pesquisa, trabalha ou mesmo reflete sobre a divulgação da ciência, seu papel na sociedade e suas perspectivas, particularmente professores e estudantes de comunicação.
A idéia original de realização deste curso partiu de uma demanda observada pela ABJC (Associação Brasileira de Jornalismo Científico) de cursos desta natureza, sobretudo nas regiões menos desenvolvidas do País.
Ainda há vagas para candidatos interessados que deverão efetuar sua pré-matrícula on-line e enviar a documentação. A carga horária do curso é de 450 horas/aula, com mensalidade de R$ 318,00 (trezentos e dezoito reais).
O aluno terá duas aulas presenciais no decorrer dos 18 meses do curso, sendo presença obrigatória, na aula inaugural e na avaliação final (prova e banca examinadora – monografia).
O objetivo do curso é oferecer oportunidade de aperfeiçoamento e especialização aos profissionais que atuam no campo da comunicação e outras áreas de interesse. Busca também colocar em discussão as relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico e o desempenho dos meios de comunicação, sobretudo jornalísticos, na transmissão da informação, do conhecimento, e na construção de uma cultura científica na sociedade. Além disso, o curso pretende apresentar os temas mais relevantes em jornalismo científico, bem como difundir o maior número possível de fontes relacionadas a este tema.
O curso é direcionado para: Assessores de imprensa de institutos, universidades e centros de pesquisa; Cientistas e pesquisadores de quaisquer áreas do conhecimento; Divulgadores científicos em geral; Professores e educadores de todos os níveis acadêmicos; Repórteres e comunicólogos (jornalistas) da imprensa diária e/ou especializada; Graduados em qualquer área do conhecimento interessados em divulgação científica.
Os alunos terão acesso às disciplinas de: História e Filosofia da Ciência; Mídia, Ciência e Políticas de CT&I; Divulgação e Jornalismo Científico; Jornalismo Científico, Fontes e Mídias; Linguagem da Divulgação e do Jornalismo Científico; Oficina de Redação Jornalística e Multimídia I; Ciência e Sociedade; Metodologia da Pesquisa Científica; Aspectos históricos e contemporâneos da divulgação científica no Brasil; Didática do Ensino Superior; Oficina de Redação Jornalística e Multimídia II; Cultura Científica e a Comunicação nas Organizações e Seminários Multidisciplinares.

Universidade do Vale do Paraíba - Univap
Pós-Graduação Lato Sensu
Avenida Shishima Hifumi, 2.911 - CEP 12.244-000
Campus Urbanova – São Jose dos Campos – SP
Informações: (12) 3949-2292 - (12) 3947-1233
Site: www.posgrau.univap.br – E-mail: latosensu@univap.br
 
 

<< Voltar