78ª Edição - Ano II
De 22 a 28 de março/2010
 

  Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap
39 Laboratórios e 32 grupos de pesquisas


 
 
 
Laboratório de Metabolismo de Cálcio
A Univap possui o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), encarregado de executar programas e projetos de pesquisa e desenvolvimento, bem como de ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) de caráter institucional. Fornece também assessoria técnica científica a organismos públicos, privados e prestação de serviços à comunidade.
A Universidade criou o IP&D em 1996, órgão responsável por todas as pesquisas dentro da Univap. Possui atualmente dois prédios no Campus Urbanova com 39 Laboratórios, onde atuam 32 grupos de pesquisadores, sendo 19 deles cadastrados no CNPq. As atividades de pesquisas estão sempre vinculadas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e são concentradas na realização sistemática da investigação científica, tecnológica ou humanística. Os pesquisadores contam também com colaboradores de outras instituições que realizam suas atividades ao longo de um determinado período, divulgando os resultados de suas pesquisas em veículos reconhecidos pela comunidade científica.

Laboratório de Quiímica e Síntese Orgânica
 
Entre os laboratórios mais bem equipados da Universidade estão: o Laboratório de Espectroscopia; Espectroscopia Raman; Espectroscopia Fotoacústica; Experimentação Animal; Farmacologia/Junção Neuro-Muscular; Fibras Ópticas; Física e Astronomia; Fluorescência; Geoprocessamento Urbano e Regional; Infravermelho; Laser de Alta Precisão; Matemática Aplicada; Microondas e Opto-Eletrônica; Polímeros; Preparo de Amostras Biológicas; Processamento de Materiais; Processamento de Biomateriais e Biocerâmicos; Processamento de Sinais Biológicos; Reconhecimento de Padrões e Terapia Fotodinâmica; Análise da Realidade Social; Análise de Marcha e Equilíbrio; Biofísicas Teóricas; Ciências Térmicas; Computação Biomédica; Distúrbios do Sono; Educação; Eletroquímica Orgânica/Laboratório Experimental e Ensaio de Biocompatibilidade.
O IP&D ainda possui a Comissão de Ética em Pesquisa (CEP) que orienta como proceder para desenvolver as pesquisas dentro da instituição de acordo com as legislações federais, principalmente relativas às pesquisas com seres humanos e a Comissão Interna de Biossegurança (CIBIo), que estabelece regras e instruções normativas.
No último dia 12 de março, por intermédio de portaria, a Reitoria também criou o Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA), atendendo a Lei nº 11.794, de 08/01/2008, que estabelece procedimentos para o uso científico de animais e dá outras providências.
 
Laboratório de Bioengenharia
O Instituto realiza no decorrer dos anos, por intermédio dos estudantes de mestrado e doutorado sob a orientação dos pesquisadores, importantes pesquisas com laser, Led, instrumentação, microscopia eletrônica de varredura de raio X, ensaios mecânicos e cerâmicas avançadas, lasers terapias para fins de reparação tecidual e no tratamento de dores musculares, entre muitas outras, como o diagnóstico e tratamento do câncer.
Os grupos de pesquisa do IP&D são definidos por áreas de conhecimento, sendo assim caracterizados: Centro de Pesquisa em Engenharia Biomédica; Centro de Pesquisa em Ciências Biológicas; Centro de Pesquisa em Ciências Exatas; Centro de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional e Centro de Pesquisa em Ciências Humanas.
O Informativo Diálogo da Universidade, a fim de apresentar a população os laboratórios e as diversas pesquisas realizadas, publicará reportagens semanais sobre os trabalhos desenvolvidos no IP&D.
Nesta edição vamos apresentar o Laboratório de Biologia Celular e Molecular de Fungos, sob a coordenação da Profª Drª Cláudia Barbosa Ladeira de Campos.


Faça uma visita ao IP&D da Univap, agende pelo telefone: (12) 3947-1120
E-mail: ipd@univap.br
 
 

<< Voltar