107ª Edição - Ano III
De 16 a 21 de novembro/2010
 

  III Simpósio Cavas de Areia: Problemas e Soluções e o
1º Encontro de Recuperação Ambiental e Biodiversidade


 
 
A Universidade do Vale do Paraíba realizou de 18 a 20 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, em São José dos Campos, o III Simpósio Cavas de Areia: Problemas e Soluções e o 1º Encontro de Recuperação Ambiental e Biodiversidade.
Os eventos propuseram a avaliar as questões relativas aos temas e buscaram discutir de que forma as ações de recuperação de áreas degradadas pela extração de areia poderão contribuir com a conservação e preservação da biodiversidade no contexto do desenvolvimento sustentável.


 
 

Ministraram palestras durante os eventos, o Dr. Miguel Serediuk Miliano, diretor da Permian Brasil, sobre o tema: Exploração de recursos naturais e biodiversidade; Dr. Eduardo Luís Martins Catharino, docente da USP, sobre a exploração de recursos naturais e biodiversidade; o Eng. Fernando Mendes Valverde, presidente executivo da Associação Nacional de Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil, sobre: Mineração e Desenvolvimento e o Eng. Casemiro Tercio Carvalho, secretário do Meio Ambiente, em exercício, do Estado de São Paulo, sobre o tema: Planejamento estratégico e recursos naturais.
Participaram da Mesa Redonda “Biodiversidade no Vale do Paraíba”: o Prof. Dr. Frederico Lencioni Neto, diretor geral do Campus Villa Branca da Univap em Jacareí (mediador); o Prof. Dr. Herculano Marcos Ferraz de Alvarenga, diretor do Museu de História Natural de Taubaté e docente da USP; a Drª Diana Damasceno Barreto Valeriano, docente do Instituto de Biociências da USP.
A empresa Fíbria Celulose contribuiu também com os eventos, disponibilizando a Unidade Móvel de Educação Ambiental que permaneceu no Campus Urbanova para visitação.
A realização de seis minicursos também fez parte da programação e envolveu os temas: Sociedade, técnica e poder: notas sobre as intervenções de engenharia na cidade moderna (Sérgio Gonçalves de Amorim); Licenciamento Ambiental - A Regularização da Propriedade Rural (Raphael Felipe Batista e Gabriel Alfredo Russo Neto); Biodiversidade - A importância de Inventários Zoológicos (Marcio Perez Bolfarini e Moisés Guimarães); Técnicas de Flores naturais prensadas: Oshibana (Alcione Angélica Kurokawa); Sistemas Agroflorestais (Gabriel Barbosa Lima) e Conscientização Ambiental (Talita Grigorini e Carlos Guilherme G. Rezende).
O III Simpósio Cavas de Areia - Problemas e Soluções e o 1º o Encontro de Recuperação Ambiental contaram com o patrocínio do Sindicato das Indústrias de Extração de Areia do Estado de São Paulo (Sindareia), do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), e da Frast - Fomento para a Recuperação Ambiental das Serras do Taquari.
 
 

<< Voltar