100ª Edição - Ano III
De 13 a 17 de setembro/2010
 

  Música na Univap
Recital de Violão
Acácio Oliveira interpreta Villa-Lobos


 
 
 
A Univap, a Faculdade Villa-Lobos do Cone Leste Paulista (FAVcolesp) e a Rossi Instrumentos Musicais, realizam gratuitamente, no próximo dia 22 de setembro, quarta-feira, na Capela Nossa Senhora do Amor, no Campus Urbanova, a partir das 19h30 minutos, o recital de violão com Acácio Oliveira. Acácio iniciou seus estudos de violão com Henrique Pinto e, posteriormente, com Turíbio Santos, Alexandre Lagoya, Miguel Angel Girollet e Álvaro Pierri. Recebeu em 1982, o prêmio de melhor instrumentista de violão no Festival Internacional de Música Clássica de Campos do Jordão. Realizou também uma série de concertos pelo Brasil nas comemorações do centenário de nascimento do compositor Heitor Villa-Lobos, em 1987, além de gravações exclusivas para a TV Cultura de São Paulo e outras emissoras do País. A biografia de Acácio é laureada de premiações e de reconhecimentos nacional e internacional pelo excelente trabalho que vem executando com o passar dos anos. (www.classical-guitar-player.com).
Consta na programação a execução do seguinte repertório:

5 Prelúdios
- Sertanejo Brasileiro (1)
- Bachiana (3)
- Homenagem à Corte Imperial (5)
- Índio Brasileiro (4)
- Malandro Carioca (2)
Cadência (Fragmento do Concerto para Violão e Orquestra)
Suíte Popular Brasileira
- Mazurka-chôro
- Shottish-chôro
- Valsa-chôro
- Gavota-chôro
- Chorinho
2 Estudos
Chôro Típico nº 1


Heitor Villa-Lobos maestro e compositor brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro em 5 de março de 1887 e faleceu no mesmo município, em 17 de novembro de 1959.
Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da área na época do modernismo no Brasil, compondo obras que enaltecem o espírito nacionalista onde incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas.
Tornou-se conhecido como um revolucionário que provocava um rompimento com a música acadêmica no Brasil. As viagens que fez pelo interior do país influenciou suas composições, e entre elas, destacam-se: "Cair da Tarde", "Evocação", "Miudinho", "Remeiro do São Francisco", "Canção de Amor", "Melodia Sentimental", "Quadrilha", "Xangô", "Bachianas Brasileiras" (nas quais se inclui o famoso "Trenzinho Caipira") entre muitas outras.

Recital de Violão
Acácio Oliveira interpreta Villa-Lobos

22 de setembro – 19h30min
Capela Nossa Senhora do Amor
Campus Urbanova
São José dos Campos

Entrada Gratuita

Ingressos disponíveis no Conservatório Musical e Faculdade Villa-Lobos – Rua Santa Clara, 269 – Vila Ady-Anna ou na Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap – Campus Urbanova
Telefones: (12) 3206-6639 – 3947-1009
 
 

<< Voltar