110ª Edição - Ano III
De 06 a 12 de dezembro/2010
 

  Participação do Subprojeto de Física em Feira de Ciências

 
 
O Universo em Evolução foi o tema da exposição na Escola Estadual Dr. Pedro Mascarenhas em Eugênio de Melo, organizada pela equipe do subprojeto em Física do Pibid/Univap, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes com a participação de sete alunos/bolsistas das Licenciaturas de Física e Matemática da Universidade.
A exposição com 21 painéis doados pelo Projeto Astronomia na Cidade das Estrelas da Univap, foi visitada no dia 3 de dezembro, por alunos e professores da Escola e membros da comunidade.
O Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), sob a responsabilidade geral do Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa com duração de dois anos (agosto de 2010 a julho de 2012), tem como objetivo principal a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores, assim como promover a integração entre educação superior e educação básica, por meio da inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação.


 
 

No total, 56 alunos dos cursos da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap foram contemplados com bolsa de iniciação à docência, distribuídas nas quatro áreas dos subprojetos: Ciências Biológicas (19); Pedagogia (20); Matemática (10) Física (7) e 11 professores das escolas públicas com bolsa de supervisão.
Na EE Dr. Pedro Mascarenhas, foram selecionados 50 alunos do Ensino Médio que participarão a partir de fevereiro de 2011, de oficinas e minicursos promovidos pela equipe, que tem como foco a contextualização pela Astronomia e propõe atividades e ações iniciadas, recentemente, nas escolas parceiras, assumindo a Astronomia como vetor de transmissão e multiplicação de conhecimentos da Física e das ciências correlatas.
Os trabalhos realizados são supervisionados na escola pelo Prof. Luiz Eduardo Carvalho Cardoso, ex-aluno da Univap. A participação da equipe da Física do Pibic/Univap na Feira de Ciências da Escola Estadual teve como objetivo contribuir e iniciar a inserção do tema no cotidiano dos alunos, abrindo caminho para as futuras atividades programadas dentro do projeto, que proporcionará aos futuros professores o aprimoramento do conhecimento, possibilidades práticas de caráter interdisciplinar de experiências metodológicas e tecnológicas.
 
 
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