75ª Edição - Ano II
De 1º a 7 de março/2010
 

  Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cultura Popular Brasileira
Módulo: Museus, novas concepções e abordagens


 
 
 
A Profª Fátima Manfredini, Pró-Reitora de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap, a Profª Ângela
Savastano, Diretora Executiva de Projetos do Museu do Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de
São José dos Campos, a Profª MSc. Odalice, acompanhada de seu marido, Sr. Walter, e a Profª MSc. Zuleika
S. Sabino Roque, Coordenadora do Curso de Cultura Popular da Univap, na aula do dia 27 de fevereiro
 

A Profª MSc. Odalice Priosti, ministrou dias 27 de fevereiro e 6 de março, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cultura Popular Brasileira, o Módulo: Museus, novas concepções e abordagens.
Com vasta experiência em museologia, com ênfase em Ecomuseologia e Museologia Comunitária, a professora atua principalmente, nos temas: ecomuseu, museu comunitário, comunidade, patrimônio, memória social e cultura. O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cultura Popular Brasileira, tem a carga horária de 392 horas/aulas e é ofertado no Campus Urbanova, em São José dos Campos.
São alunos da primeira turma, graduados nas diversas áreas do conhecimento interessados em entender e decifrar códigos da Cultura Popular Brasileira.
A docente convidada para ministrar o referido módulo é Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999). Doutoranda na mesma Universidade onde desenvolve o Projeto de Pesquisa: “Memória, Comunidade e Hibridação: museologia da libertação e estratégias de resistência”, na Linha de Pesquisa: “Memória, Subjetividade e Criação”.
Também é membro da equipe dinamizadora do Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro, também conhecido como Ecomuseu Comunitário de Santa Cruz, no Rio de Janeiro; Coordenadora de Estudos e Projetos do Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica (NOPH); Membro fundador da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (ABREMC), da qual foi Presidente na primeira gestão (2006/2009), onde atua como vice-presidente. Participa também do Movimento Internacional para uma Nova Museologia, como Conselheira.

 
 

<< Voltar