98ª Edição - Ano III
De 30 de agosto a 5 de setembro/2010
 

  VI Reunião Anual de Avaliação das Operações Rondon 2010

 
 

Representantes de Instituições de Ensino Superior
(Públicas e Privadas) participaram da VI Reunião Anual
de Avaliação das Operações Rondon 2010, realizada
de 19 a 21 de agosto, no Círculo Militar, em São Paulo
 
O Coordenador Geral do Projeto Rondon da Univap, Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, participou da VI Reunião Anual de Avaliação das Operações Rondon 2010, realizada de 19 a 21 de agosto, no Círculo Militar, em São Paulo.
Representantes de 53 Instituições de Ensino Superior (IES) privadas e públicas estiveram reunidos para avaliarem e debaterem questões sobre as Operações Rondon ocorridas nos meses de janeiro e julho de 2010. Na mesma ocasião, os participantes conheceram as novas diretrizes, deram sugestões sobre novas metodologias para incrementar o projeto e receberam orientações quanto às Operações de 2011, que estão publicadas por meio de edital público.
O Projeto Rondon coordenado pelo Ministério da Defesa permite que alunos universitários na condição de voluntários, durante o período de férias acadêmicas, atuem em ações sócio-educativas em municípios de regiões carentes de recursos no território nacional.

 
 
 

  Alunos do Curso Técnico em Administração Realizam Visita

 
 
 
A fim de conhecer a infraestrutura da Natura Cosméticos S/A, no município de Cajamar/SP, a Profª Ivani Ana de Oliveira, coordenadora dos cursos técnicos em Administração nos Campi Villa Branca e Aquarius, acompanhada de 29 alunos (23 do Campus Villa Branca, em Jacareí e 6 do Campus Aquarius, em São José dos Campos), realizaram uma visita à empresa, dia 9 de agosto.
O objetivo da visita, de acordo com a coordenadora do curso é de promover a motivação dos futuros profissionais e ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “É uma excelente oportunidade aos estudantes que podem ver na prática o funcionamento de uma empresa bem sucedida nas áreas de gestão de pessoas, administração de materiais, logística, marketing, meio ambiente, entre outros”.
A Natura é uma empresa formada por uma diversidade de profissionais altamente qualificados. Essas pessoas que dão a sua contribuição no dia-a-dia nos diversos setores é que fazem a grande diferença da empresa. Esses profissionais levaram a Natura a alcançar títulos como, por exemplo, o da Melhor Empresa do Setor de Higiene e Limpeza (por três anos consecutivos) e a Empresa Mais Admirada no Brasil.
A empresa também estimula o desenvolvimento pessoal, material e profissional de seus parceiros e os encorajam a se tornarem agentes de transformação, contribuindo para a disseminação do conceito do bem estar e na construção de uma sociedade mais próspera, justa, solidária e sustentável.

 
 
 

  Música na Univap
Recital de Violão
Acácio Oliveira interpreta Villa-Lobos


 
 

 
A Univap, a Faculdade Villa-Lobos do Cone Leste Paulista (FAVcolesp) e a Rossi Instrumentos Musicais, realizam gratuitamente, no próximo dia 22 de setembro, quarta-feira, na Capela Nossa Senhora do Amor, no Campus Urbanova, a partir das 19h30 minutos, o recital de violão com Acácio Oliveira.
Acácio iniciou seus estudos de violão com Henrique Pinto e, posteriormente, com Turíbio Santos, Alexandre Lagoya, Miguel Angel Girollet e Álvaro Pierri. Recebeu em 1982, o prêmio de melhor instrumentista de violão no Festival Internacional de Música Clássica de Campos do Jordão. Realizou também uma série de concertos pelo Brasil nas comemorações do centenário de nascimento do compositor Heitor Villa-Lobos, em 1987, além de gravações exclusivas para a TV Cultura de São Paulo e outras emissoras do País. A biografia de Acácio é laureada de premiações e de reconhecimentos nacional e internacional pelo execelente trabalho que vem executando com o passar dos anos. (www.classical-guitar-player.com).

 
 
 

  Premiação em Qualidade em Atendimento ao Consumidor
Colégio Técnico Univap Villa Branca


 
 
 
O diretor do Colégio da Univap, Prof. Sávio, o
Presidente da Câmara, Diobel Fernandes e o Auxiliar
da Administração do Colégio, Jairo Melo
O Colégio Técnico Univap Villa Branca, em Jacareí, recebeu o Prêmio de Qualidade em Atendimento ao Consumidor, promovido pelo Jornal ADC News, de circulação regional, cuja pesquisa de levantamento de informações foi realizada pelo Instituto de Pesquisa - Vínculo Métrica.
A cerimônia de entrega do Prêmio foi realizada dia 20 de agosto, às 19 horas na Câmara Municipal, com a presença de autoridades, de representantes de indústrias e empresas também contempladas com a premiação.
Para receber o Prêmio pela Univap, estiveram presentes na cerimônia o Diretor do Colégio Técnico Univap Villa-Branca, Prof. MSc. Domingos Sávio de Amorim e o Auxiliar Administrativo, Jairo de Sousa Melo.
Todos selecionados pelo Instituto de Pesquisa, obtiveram o aval do Procon de Jacareí, quanto a idoneidade, comprometimento com consumidor e excelência de atendimento.

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 

A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 18 de setembro.

Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.



Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
A Univap que você não vê
Borboletas
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Gaudi
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Caricaturas III
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
Victor Molev
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Entrada Principal
Wassily Kandinsky
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Paul Cézanne
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Cow Parade


Informações: (12) 3947-1009 – Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

 
 
 

  Resultado da Seleção de Bolsistas do Pibid da Univap
Programa Institucional de Iniciação à Docência


 
 

Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa - Coordenador
Institucional do Pibid/Univap
 
A coordenação do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) da Univap, sob a responsabilidade geral do Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa, divulgou no final do mês de agosto, a lista dos contemplados com bolsas de estudos que atuarão do Programa.
No total, 56 alunos dos cursos de licenciaturas da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap foram contemplados com bolsa de iniciação à docência, distribuídas nas quatro áreas dos subprojetos: Ciências Biológicas – 19; Pedagogia – 20; Matemática – 10 e Física – 7 e 11 professores das escolas públicas participantes do projeto receberão bolsa de supervisão. A lista completa dos bolsistas selecionados está abaixo.
O Pibid/Univap, com duração de dois anos (agosto de 2010 a julho de 2012), tem como objetivo principal a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, assim como promove a integração entre educação superior e educação básica, por meio da inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação.

 
 
 

  Serviço Social em Visita ao Tribunal do Júri

 
 
 
Os participantes da visita no Campus Centro, onde o
curso de Serviço Social é ministrado
Alunos do 4° período semestral (2º ano) do curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) que estudam no período matutino, acompanhados das docentes Profª MSc. Maria Enilce Teixeira Garcia e pela Profª MSc. Fernanda Frois Faria, tiveram a oportunidade de conhecer nos dias 25 e 26 de agosto, os trabalhos desenvolvidos no Tribunal do Júri do Fórum de São José dos Campos.
Na ocasião, na abertura da sessão de julgamento, os alunos e docentes da Univap foram saudados pelo Promotor do Júri que aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância do Serviço Social para o Poder Judiciário e destacou a diferença do olhar do assistente social se comparado com de advogados, da promotoria ou do juiz. Ressaltou, ainda, que por meio do trabalho de um assistente social, é possível conhecer uma realidade que poucos conhecem, ou seja, a descrição de fatos é transmitida por intermédio de laudos, pareceres ou perícias, em diferentes processos judiciais, oferecendo uma grande e inestimável colaboração para a solução de conflitos.
Cumpre lembrar que abertura para um estágio conjunto entre os alunos do Curso de Serviço Social e os do Curso de Direito atende um anseio comum ao Diretor da Faculdade de Direito e de vários professores dessa Faculdade, abrindo um amplo espaço para um trabalho interdisciplinar e interprofissional e para integração entre alunos, supervisores e professores em um amplo trabalho de serviços à comunidade mais carente deste município.
Após a primeira sessão de julgamento, o Promotor se reuniu com os alunos de forma descontraída para dar alguns esclarecimentos sobre a assistência social na área do Judiciário. Já no segundo dia, os estudantes puderam entender na prática, o significado das palavras Direito e Justiça.

 
 
 

  Projeto Universitário Aeromóvel
Selecionada a Equipe Univap


 
 

Alunos e professores receberam orientações sobre o
desenvolvimento do Projeto Aeromóvel, dia 28 de
agosto, no Ceplade, no Campus Urbanova
 
Uma equipe composta de 40 alunos (20 moças e 20 rapazes) de diversos cursos de graduação e campi da Univap, acompanhados de dois professores participarão da segunda edição do Projeto Universitário Aeromóvel, nos próximos dias 10 e 11 de setembro.
As atividades serão realizadas no 6º Batalhão de Infantaria Leve, sob a coordenação do General-de-Brigada Araújo Cesar - Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), órgãos sediados no município de Caçapava.
Os alunos e professores que irão participar do Projeto estiveram reunidos dia 28 de agosto, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, para receber orientações e conhecer os procedimentos durante a realização do Projeto.
Outras instituições de Ensino Superior (IES) da região vão participar das missões propostas pelo Projeto Aeromóvel que tem a duração de 36 horas ininterruptas, cujo objetivo é realizar trabalhos em equipes, no desenvolvimento de lideranças e de desafios físicos em situações não comuns do dia-a-dia.
Os alunos de todas as IES denominados pelo Projeto como estagiários farão parte de quatro equipes (Azul, Vermelha, Amarela, Verde). Os participantes “perdem” temporariamente o nome próprio e passam a ser identificados por “número”, a fim de facilitar o trabalho dos grupos no cumprimento das tarefas.
A primeira edição do Projeto Aeromóvel foi realizada dias 26 e 27 de agosto do ano passado, com a participação de 30 alunos e dois professores da Univap.
A responsabilidade pelas inscrições, seleção, orientações e instruções aos alunos e professores na Univap está a cargo do Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, experiente na coordenação de trabalhos de extensão da Universidade (Universidade Solidária, Projeto Rondon, entre outros).

 
 
 

  Exame da Ordem dos Advogados classifica 21 alunos da Univap

 
 
 
Diretora Administrativa do Curso Êxito de São José dos
Campos, Drª Claudia M. Panziera Moraes durante a
palestra informativa
O resultado da segunda fase do 141º Exame de Ordem Unificado (2010.1) da 36ª Subsecção da OAB/São José dos Campos, que consistiu em uma prova prática foi divulgado no mês de agosto.
De acordo com a direção da Faculdade de Direito da Univap, dos 44 aprovados neste Exame, 21 foram ou ainda são estudantes da Univap (Listagem com nomes completos de 14 ex-alunos e sete estudantes do último ano do curso).
O atual Exame de Ordem Unificado foi instituído com o objetivo de selecionar profissionais qualificados para exercer a advocacia com proficiência e em prol da sociedade.
A significativa valorização do Direito e da função do advogado ocorre devido ao fato de que este é o profissional procurado pelas pessoas para assegurar a proteção e a realização de seus direitos, bem como exigi-los perante a justiça.
O Exame é realizado em duas fases distintas: a primeira fase consiste em prova objetiva composta por 100 questões de múltipla escolha, na qual o candidato deverá acertar pelo menos 50 questões para passar à fase seguinte. Na segunda fase, será submetido a realizar uma prova dissertativa, que inclui a redação de uma peça jurídica e mais cinco questões na área do direito escolhido pelo candidato.

 
 
 

  Inscrições Abertas para o Projeto Rondon

 
 

 
O Projeto Rondon coordenado pelo Ministério da Defesa permite que alunos universitários na condição de voluntários, durante o período de férias acadêmicas, atuem em ações sócio-educativas em municípios de regiões carentes de recursos no território nacional.
O Rondon é uma ferramenta extensionista que as Instituições de Ensino Superior (IES), privadas e públicas, podem lançar mão para desenvolver ações de caráter social, de forma mais prática possível e em função das temáticas apresentadas em convite por meio de edital público do Ministério da Defesa às IES brasileiras.
Alunos dos 3ºs, 4ºs ou 5ºs anos de cursos de graduação da Univap poderão fazer a sua inscrição até o próximo dia 16 de setembro, para tentar uma vaga em uma equipe Univap-Rondon e participar das Operações no mês de janeiro de 2011.
No dia 18 de setembro haverá uma palestra geral para os inscritos sobre o que é o Projeto Rondon. O encontro será realizado no auditório 2 do Centro de Planejamento e desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, das 14 às 18 horas.
A Univap está concorrendo para atuar nas Operações Seridó (Rio Grande do Norte) e Rio dos Siris (Sergipe).

Informações detalhadas com o Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, pelo telefone:(12) 3947-1082 - período da manhã, ou por e-mail: monteiar@univap.br


Faça aqui a sua inscrição: http://www.univap.br/rondon/inscreva/form_rondon.php

 
 
 

  1º Simpósio Brasileiro sobre os Efeitos do Aumento da Radiação na Agricultura

 
 
   

A Universidade do Vale do Paraíba, promove de 4 a 7 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, em São José dos Campos, o 1º Simpósio Brasileiro sobre os Efeitos do Aumento da Radiação UV-B na Agricultura.
O evento reunirá experientes pesquisadores de reconhecimento internacional para proferir palestras sobre estratégias e metodologias de pesquisa sobre o efeito da radiação ultravioleta solar em plantas e em microrganismos de importância agrícola.
O Simpósio tem por objetivo compartilhar o estado-da-arte da pesquisa em sistemas agrícolas, despertar o interesse de pesquisadores, professores e estudantes do País e discutir soluções de forma global.
Este simpósio possibilitará ainda conscientizar a comunidade brasileira a respeito das atuais negligências e seus impactos no meio ambiente. De acordo com os organizadores do evento, apesar da relevância sobre o tema discutido no programa sobre as mudanças climáticas globais, poucos são os trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Brasil sobre o assunto e o Simpósio busca justamente elevar o interesse da comunidade e o desenvolvimento de projetos nesta área.

Informações Gerais
Membro do Comitê Organizador:
Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap
Inscrições e programação completa no site: www.univap.br/uvrag
Telefone: (12) 3947-1163
E-mail: drauzio@univap.br

 
 
 

  Encontros Latinos Americanos de Iniciação Científica

 
 
   

O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Univap é resultado de um esforço contínuo da Instituição para manter um espaço acadêmico de discussão da produção realizada por nossos alunos e por alunos de outras instituições, os quais aproveitam a oportunidade para interagir, trocar experiências e avançar em seus estudos com novas sugestões.
O ano de 2010 foi declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas (Unesco), como o “Ano Internacional da Biodiversidade”, com o objetivo de “aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo”. Com esta declaração, abre-se uma excelente oportunidade para refletir sobre a importância da biodiversidade para a qualidade de vida e os esforços empreendidos pela sociedade para preservar a biodiversidade.

 
 
 

  Educação Continuada na Univap

 
 
   

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Inscrições para Projeto Rondon – Operações Janeiro de 2011

Podem participar: alunos dos 3ºs, 4ºs ou 5ºs anos de Graduação

Informações detalhadas com o Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, pelo telefone: (12) 3947-1082 - período da manhã, ou por e-mail: monteiar@univap.br

Até 16 de setembro
Dia do Administrador

9 de setembro
Palestra: Crimes Passionais Faculdade de Direito

Dra. Luiza Nagib Eluf

(Advogada; Procuradora de Justiça do Ministério Público de São Paulo; Ex-Secretária Nacional dos Direitos da Cidadania;

Ex-Subprefeita da Lapa em São Paulo; Autora dos Livros: A Paixão no Banco dos Réus; Matar ou Morrer – O Caso de Euclides da Cunha, entre outros).

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Praça Cândido Dias Castejón, 116 – Centro – São José dos Campos – SP Horário: 10h30

Organização: Faculdade de Direito da Univap e OAB/Subseção de São José dos Campos

Inscrições e Informações na Faculdade de Direito, pelo telefone: (12) 3928-9832

18 de setembro
Dia do Rádio

25 de setembro
UV Radiation on Agriculture

Programação completa disponível no site da Universidade

Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel
Telefone: (12) 3947-1163
www.univap.br

De 4 a 7 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
8ª Feira do Jovem Empreendedor Joseense

Tema de 2010: "Astros que brilham na Terra"

Organização: Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Centro de Educação Empreendedora – Cedemp

Local: Parque Tecnológico Riugi Kojima – São José dos Campos

De 18 a 23 de outubro
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Ciência para o Desenvolvimento Sustentável

De 18 a 24 de outubro
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

Informações: www.univap.br

21 e 22 de outubro
II Mostra Internacional de Vídeo Científico

21 e 22 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro
Missa – Capela Nossa Senhora do Amor

Campus Urbanova

Padre Eduardo Fraga e Silva

Organização: Pastoral Universitária

Horário: Das 18h30 às 19h

Todas as quartas-feiras
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
 
 
 

  Agenda de Eventos Culturais - 2010
 
 
Data
Espetáculo
Local
Horário
22 de setembro

Capela Nossa Senhora do Amor
(Campus Urbanova)

Realização: Faculdade Villa-Lobos do Cone Leste Paulista (FAVColesp)
www.villalobos.mus.br

Informações: (12) 3206-6639

Colaboração: Rossi Instrumentos Musicais

Apoio: Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap
Telefone: (12) 3947-1009
19h30

Campus Urbanova – Av. Shishima Hifumi, 2911
Urbanova - São José dos Campos - SP