96ª Edição - Ano III
De 16 a 22 de agosto/2010
 

  Univap disponibiliza 900 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos
Parceria: Univap, Diocese de São José dos Campos e Lions Clube Centro


 
 
 
O Projeto Social Vale a Pena Viver da Univap oferece o total de 900 vagas para os cursos profissionalizantes gratuitos de: Informática Básica (200); Informática Avançada (200); Eletricidade Básica (200); Eletricidade Residencial (100) e Eletrônica Básica (200).
As inscrições poderão ser feitas, pessoalmente, de 18 a 31 de agosto, das 8 horas às 17 horas, na Avenida Eng. Francisco José Longo, 526 – Bairro São Dimas, em São José dos Campos, no prédio do Lions Clube Centro, onde a Univap mantém uma Unidade Fixa de Ensino Profissionalizante.
As aulas terão início dia 1º de setembro, nos períodos da manhã e da tarde.
A idade mínima para participar dos cursos gratuitos da Univap é de 12 anos. Aqueles com idade entre 12 e 18 anos, deverão comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis, para a assinatura dos documentos necessários à matrícula.
Para frequentar os cursos de Eletricidade Básica, Residencial e de Eletrônica, o interessado deverá ter concluído o Ensino Fundamental, e apresentar os documentos básicos (RG/CPF – do interessado ou dos pais).
A Coordenadoria do Projeto Social não efetivará a matrícula se o interessado (a) não apresentar todos os documentos exigidos.

Curso / Documentos:

Eletricidade Básica
Eletricidade Residencial
Eletrônica
- Ter concluído o Ensino Fundamental
- Cédula de Identidade
- CPF
Informática Básica
Informática Avançada
- Cédula de Identidade
- CPF

 
 
 

  Talentos na Univap
Magno - Músico
Lucas - Escritor


 
 
 
Após a publicação da reportagem no Informativo Diálogo On-line da Univap, Edição 94, sobre o aluno do curso de Odontologia, Paulo César, que tem na música uma de suas maiores paixões, outros estudantes começaram a procurar a Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica, a fim de ampliar o intercâmbio ou de mostrar suas habilidades.
A reportagem desta semana fala de dois alunos: Geraldo Magno Alves de Abreu (Mestrado em Engenharia Biomédica) e Lucas Eduardo de Paula Soares (8º período semestral - 4º ano - do Curso Superior em Administração).
Magno, como é conhecido na Univap, é também apaixonado por música, mas no caso dele, seus estudos no aprendizado na arte de tocar piano tiveram início aos 12 anos. Em entrevista ao Informativo Diálogo ele fala um pouco de sua trajetória musical.

 
 
 

  Inscrições Abertas para o Projeto Rondon

 
 

 
O Projeto Rondon coordenado pelo Ministério da Defesa permite que alunos universitários na condição de voluntários, durante o período de férias acadêmicas, atuem em ações sócio-educativas em municípios de regiões carentes de recursos no território nacional.
O Rondon é uma ferramenta extensionista que as Instituições de Ensino Superior (IES), privadas e públicas, podem lançar mão para desenvolver ações de caráter social, de forma mais prática possível e em função das temáticas apresentadas em convite por meio de edital público do Ministério da Defesa às IES brasileiras.
Alunos dos 3ºs, 4ºs ou 5ºs anos de cursos de graduação da Univap poderão fazer a sua inscrição até o próximo dia 16 de setembro, para tentar uma vaga em uma equipe Univap-Rondon e participar das Operações no mês de janeiro de 2011.
No dia 18 de setembro haverá uma palestra geral para os inscritos sobre o que é o Projeto Rondon. O encontro será realizado no auditório 2 do Centro de Planejamento e desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, das 14 às 18 horas.
A Univap está concorrendo para atuar nas Operações Seridó (Rio Grande do Norte) e Rio dos Siris (Sergipe).

Informações detalhadas com o Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, pelo telefone:(12) 3947-1082 - período da manhã, ou por e-mail: monteiar@univap.br


Faça aqui a sua inscrição: http://www.univap.br/rondon/inscreva/form_rondon.php

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza, no ambiente interno da Universidade, diversas exposições. Atualmente as exposições estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo) e permanecerão até 28 de agosto.

Já a Exposição de Fotografias dos participantes dos Concursos da Univap 2008/2010, permanecerá até o dia 27 de agosto, na Biblioteca Central.

Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.


Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Exposição de Fotografias - Concurso Univap 2008/2010
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Revolucionários da Arte no Brasil:
Tarsila do Amaral e Caricaturas II
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Victor Molev
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
Fotos Surrealistas e Fotos de Ângulos Inusitados
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Jim Warren
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
Tamara de Lempicka e Vermeer
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Os 50 Edifícios Mais Bizarros do Mundo


Informações: (12) 3947-1009 – Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

 
 
 

  Processo Seletivo Univap 2010
2º Semestre


 
 
   

A Univap possui vários mecanismos para quem quiser estudar ainda este ano. O Processo Seletivo 2010, com início no segundo semestre disponibiliza as seguintes formas de ingresso:

• Prova Agendada
• Para quem já tem Curso Superior
• Por intermédio do ENEM
• Pedido de Transferência

 
 
 

  Educação Continuada na Univap

 
 
   

 
 
 

  1º Simpósio Brasileiro sobre os Efeitos do Aumento da Radiação na Agricultura

 
 
   

A Universidade do Vale do Paraíba, promove de 4 a 7 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, em São José dos Campos, o 1º Simpósio Brasileiro sobre os Efeitos do Aumento da Radiação UV-B na Agricultura.
O evento reunirá experientes pesquisadores de reconhecimento internacional para proferir palestras sobre estratégias e metodologias de pesquisa sobre o efeito da radiação ultravioleta solar em plantas e em microrganismos de importância agrícola.
O Simpósio tem por objetivo compartilhar o estado-da-arte da pesquisa em sistemas agrícolas, despertar o interesse de pesquisadores, professores e estudantes do País e discutir soluções de forma global.
Este simpósio possibilitará ainda conscientizar a comunidade brasileira a respeito das atuais negligências e seus impactos no meio ambiente. De acordo com os organizadores do evento, apesar da relevância sobre o tema discutido no programa sobre as mudanças climáticas globais, poucos são os trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Brasil sobre o assunto e o Simpósio busca justamente elevar o interesse da comunidade e o desenvolvimento de projetos nesta área.

Informações Gerais
Membro do Comitê Organizador:
Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap
Inscrições e programação completa no site: www.univap.br/uvrag
Telefone: (12) 3947-1163
E-mail: drauzio@univap.br

 
 
 

  Encontros Latinos Americanos de Iniciação Científica

 
 
   

O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Univap é resultado de um esforço contínuo da Instituição para manter um espaço acadêmico de discussão da produção realizada por nossos alunos e por alunos de outras instituições, os quais aproveitam a oportunidade para interagir, trocar experiências e avançar em seus estudos com novas sugestões.
O ano de 2010 foi declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas (Unesco), como o “Ano Internacional da Biodiversidade”, com o objetivo de “aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo”. Com esta declaração, abre-se uma excelente oportunidade para refletir sobre a importância da biodiversidade para a qualidade de vida e os esforços empreendidos pela sociedade para preservar a biodiversidade.

 
 
 

  A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010
Ciência para o Desenvolvimento Sustentável


 
 
 
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010 ocorrerá entre 18 e 24 de outubro de 2010. O tema principal será: “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Além de promover atividades as mais diversas de divulgação científica, estimularemos na SNCT 2010 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade, sempre de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população.
Existe hoje, no mundo inteiro, uma crescente preocupação em associar crescimento econômico à proteção do meio-ambiente, à preservação da vida no Planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” significa fazer com que Ciência e a Tecnologia sejam fatores essenciais para um desenvolvimento com qualidade, que conjugue suas vertentes social, econômica e ambiental.
Além da importância do tema, outras razões justificam a escolha. A 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada entre os dias 26 a 28 de maio de 2010, teve por objetivo contribuir para o estabelecimento de uma “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao Desenvolvimento Sustentável”. Com isto, a SNCT 2010 possibilitará, com suas ações de popularização da ciência, a criação de uma interface importante da Conferência e de seus resultados com a sociedade brasileira.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Processo Seletivo Univap – Provas Agendadas

São José dos Campos

Jacareí

Campos do Jordão

Informações: www.univap.br

Inscrições Abertas
47º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Palestra
“O potencial das células tronco da membrana amniótica”


Profª Drª Ornella Parolini

(Centro Ricerca Eugenia Menni, Fondazione Poliambulanza Brescia – BS – Itália)

Horário: Das 8h45 às 11h

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova – Entrada Franca

Organização: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Colaboração: Profª Drª Luciana Barros Sant’Anna

25 de agosto
Dia do Biólogo

3 de setembro
Dia do Administrador

9 de setembro
Palestra: Crimes Passionais – Faculdade de Direito

Dra. Luiza Nagib Eluf

(Advogada; Procuradora de Justiça do Ministério Público de São Paulo; Ex-Secretária Nacional dos Direitos da Cidadania;

Ex-Subprefeita da Lapa em São Paulo; Autora dos Livros: A Paixão no Banco dos Réus; Matar ou Morrer – O Caso de Euclides da Cunha, entre outros).

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Praça Cândido Dias Castejón, 116 – Centro – São José dos Campos – SP Horário: 10h30

Organização: Faculdade de Direito da Univap e OAB/Subseção de São José dos Campos

Inscrições e Informações na Faculdade de Direito, pelo telefone: (12) 3928-9832

18 de setembro
Dia do Rádio

25 de setembro
UV Radiation on Agriculture

Programação completa disponível no site da Universidade

Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel
Telefone: (12) 3947-1163
www.univap.br

De 4 a 7 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
8ª Feira do Jovem Empreendedor Joseense

Tema de 2010: "Astros que brilham na Terra"

Organização: Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Centro de Educação Empreendedora – Cedemp

Local: Parque Tecnológico Riugi Kojima – São José dos Campos

De 18 a 23 de outubro
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Ciência para o Desenvolvimento Sustentável

De 18 a 24 de outubro
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

Informações: www.univap.br

outubro
II Mostra Internacional de Vídeo Científico

21 e 22 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro
Missa – Capela Nossa Senhora do Amor

Campus Urbanova

Padre Eduardo Fraga e Silva

Organização: Pastoral Universitária

Horário: Das 18h30 às 19h

Todas as quartas-feiras
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
 
 
 

  Agenda de Eventos Culturais - 2010
 
 
Data
Espetáculo
Local
Horário
22 de setembro
Música na Univap

Acácio Oliveira
interpreta Villa-Lobos
(Recital de Violão)


Entrada Franca

Capela Nossa Senhora do Amor
(Campus Urbanova)

Realização: Faculdade Villa-Lobos do Cone Leste Paulista (FAVColesp)
www.villalobos.mus.br

Informações: (12) 3206-6639

Colaboração: Rossi Instrumentos Musicais

Apoio: Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap
Telefone: (12) 3947-1009
19h30

Campus Urbanova – Av. Shishima Hifumi, 2911
Urbanova - São José dos Campos - SP